domingo, 19 de maio de 2013

O jogo do senta: Botafogo x Flamengo. O dia em que o Flamengo e os flamenguistas se sentaram em campo após uma goleada do Botafogo


“Senta para não apanhar de mais”.
Fim dos campeonatos estaduais de 2013. Corinthians campeão em São Paulo, numa disputa dura com o Santos; Atlético campeão em Minas numa briga inesquecível com o maior rival Cruzeiro. Dois campeões alvinegros. No Rio não houve jogos finais. O Botafogo ganhou os dois turnos, a Taça Guanabara e a Taça Rio, e conquistou o título sem precisar de jogo final.  O que é mais importante: SEM CONTESTAÇÃO. Nada de lance duvidoso, nada de impedimento inventado, de pênalti mandrake, de jogador agredindo e ameaçando o adversário e não sendo expulso. Aliás, nada de reclamação do adversário. Ou melhor, dos adversários. No plural.
Mas nem sempre foi assim. Remexendo nos meus arquivos achei a pérola abaixo. Sabia desse jogo através de sites e blogs na internet. Pena que na época não existia televisão. As cenas devem ter sido hilárias. Agradeço muito se algum pesquisador enviar para o Blog.
No dia 10 de setembro de 1944, Botafogo e Framengo se enfrentaram. Como está no texto: “Os rubro-negros entraram com pose de tricampeões, mas quem deu as cartas foi o Botafogo”. O que aconteceu depois vocês podem ler em detalhes no recorte abaixo (é só passar a mãozinha). Mas, como sou repórter e gosto de furar, não resisto e repito aqui com destaque a declaração de Flávio Costa, então técnico do Framengo, no final do jogo:
“Não queria que os jogadores se sentassem no gramado. Estava longe e não pude interferir. Aquilo foi ordem dos dirigentes”.

Reprodução: livro "Botafogo de Futebol e Regatas. História,
Conquistas e Glórias no futebol", de Antonio Carlos Napoleão

Precisa contar mais?
Que venha o Brasileiro 2013. A luta continua, companheiros.

46 comentários:

Anônimo disse...

Pc, eu só acredito mesmo se eu ver no Baú do Esporte da Globo.

PC Guimarães disse...

E alguém aqui tinha dúvidas disso? Vocês, framenguistas, só acreditam no que sai na Globo. Passou recibo, hein companheiro! Conta fechada. Próximo da fila, por favor.

Gil disse...

PC,

Faz tempo que quando o soprador de apito faz o correto é afastado!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Unknown disse...

“[...] Caríssimo Flanático. Vi sim o choro convulsivo para explicar 80[...]” (Cacau)

Grande Cacau,

Pera aí, deixa eu entender, você vem falar em “títulos roubados” e eu que estou com choro convulsivo?

Parafraseando o PC: “Mata-me de rir”.

”[...]quanto ao lance de mão de 82, ver a mão negra do atleta desta cor e dizer que foi a de cor branca do quase caucasiano Raul é mesmo de uma cara de pau fra-menguista SEM PAR.[...]”

O Raul, Cacau, estava com uma camisa de mangas longas de cor preta, por isso a dúvida. Mas estranho o seu silêncio em relação ao vídeo que eu mostrei da mesma partida (http://www.youtube.com/watch?v=YdfgS-2E8YA&feature=youtu.be), o Leão dá uma cotovelada no Nunes, a mesma coisa que ele tinha feito na final de 78, entre Palmeiras e Guarani, quando ele deu uma cotovelada no jogador do Guarani, mas só que em 78 ele foi EXPULSO e o PENAL FOI MARCADO.

Mas voltando ao lance de mão, tem uma foto que saiu no dia seguinte no Jornal do Brasil mostrando claramente quem tocou a bola. Não precisa ler a matéria, até pq é um site de mulambo, basta apenas ver a foto:

http://flamengonet.blogspot.com.br/2012/08/alfarrabios-do-melo_21.html

Ah! Se alguém achar que a imagem da matéria não passa de Photoshop, basta checar aqui na página 29 no acervo do Jornal do Brasil:

http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19820427&printsec=frontpage&hl=pt-BR

E a lenda cai por terra.

”[...]E já vou pedir a uma imobiliária para reservar um ap para mim em Resende. E em Santo André também. E em Quito (Zé meleca)[...]”

Que bom, Cacau. Quando for a Santo André, aproveita e visita a sala de troféus do Esporte Clube Santo André e veja a taça da Copa do Brasil! Competição que o bota NUNCA GANHOU, e que só faz passar vexame todo ano sendo eliminado para as “potências” Remo, Gama, Paraná (duas vezes), Santa Cruz, Paulista, Vitória (duas vezes), Americano etc. E que já tá sofrendo com Sobradinho e CRB.

E quando for a Quito, aproveita para ver uns jogos da Libertadores! Competição que os botafoguenses só conhecem por ”ouvi falar”. Fica a dica.

”[...]Em Resende eu vou passar duas temporadas.. Vou precisar entender o 'Xuxa´s day' (2009)[...]”

Eu lembro bem, Cacau. Foi na semi da TG, o Juiz expulsou dois jogadores do Flamengo, ainda no primeiro tempo contra o Resende, deu pênalti para eles e perdemos o jogo. Em vez de ficar de chororô com o juiz ou reclamar de ResendePress, o Fla foi em frente e venceu o campeonato. Coisa de time grande.

”[...] Mas para ajudar a discussão, o Oscar Scofaro que viu o Raul defender o gol do Grêmio foi o mesmo que marcou alguma coisa, ninguém sabe o que, em gol do Sport que eliminava o Flamerda em 82.[...]” (Carlos Henrique)

Sei que no futebol a versão espalhada às vezes é mais interessante que a verdade dos fatos. Estou dizendo que houve também um gol mal anulado do Flamengo, como pode ser visto no acervo da revista Placar! Até o Jornal do Brasil do João Saldanha e Sandro Moreira fala do gol mal anulado do Leandro:

http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19820401&printsec=frontpage&hl=pt-BR

Mais uma lenda cai por terra.


“[...]82... A eliminação precoce da Libertadores que tentaram ganhar achando que eram time de verdade (e eram um exibicionismo de TV) doía. O Nacional do Uruguai, com um time que nem figura nos seus melhores da história, veio aqui com um atacante brasileiro gordinho, daqueles que nos idos dos anos 80 não tinham vaga por aqui, e os eliminou da Libertadores em pleno Maraca com um gol do citado[...]” (Cacau)

Eliminado pelo Nacional? Até aonde eu saiba, o Fla foi eliminado pelo Peñarol (que, aliás, foi campeão), e a “eliminação precoce” foi na semifinal.

Como eu havia dito em outro comentário: Eu sei que História não é o forte de vcs, já que precisaram de um flamenguista até para escrever a biografia do maior ídolo, mas tente maneirar na distorção.

Abraços!

Unknown disse...

Que garoto didático hein?

Não vou me dar ao trabalho de catalogar nada.

O Botafogo só conhece Libertadores de ouvir falar e o Santo André é campeão da CB que o Botafogo jamais venceu, é devido a fatos como além de não termos contratado os principais jogadores do Juventude (falei algo FLAmiliar?), termos sido ROUBADOS EM CAXIAS DO SUL PELO ... veeeeeeeeja vocêêê... Márcio Resende.

Ahh.. é chororô né?

Mas se você cataloga informação a informação, é porque tem mesmo o que explicar. Quem foi escolhido pelo Botafogo não precisa explicar nada.

A PRÓPRIA HISTÓRIA DO FUTEBOL JÁ EXPLICA EM CAPÍTULOS DOURADOS.

Ou então, apague o Botafogo da história e tire onda com Ingleses e Espanhóis pois com argentinos e uruguaios não vai dar: eles também têm 2 Copas do Mundo.

Desculpe ter que lembra sempre disto.

PC Guimarães disse...

Seeeeeentaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Quanto aos biógrafos framenguistas dos botafoguenses, meu caro amigo, a questão é encontrar ídolo de verdade na história do Framengo para contara história. Por isso Ruy Castro biografou Garrincha, por isso meu camarada Marcos Eduardo Neves biografou Heleno. E a história não é o nosso forte mesmo, amigo. Nós somos a história. Chupa. Digo, senta.

PC Guimarães disse...

E ainda teve isso, Gil. Não é de hoje que fazem isso. Vide o Guttemberg. Eles gostam é de José de Assis de Aramengão, Zé Roberto Wright, Marcelo de Lima Henrique, Djalma Beltrami... E ainda vem artista aqui reclamar de juiz. Me divirto.

PC Guimarães disse...

De novo: SEEEENTAAAAAAAAAAA.

Anônimo disse...

Esse comentário do Felipe Flanatico deveria ir pro Destaque esse sim e um Flamenguista que bate de frente com alguns botafoguenses que vivem no passado.

Agora vou ver as gostosas no teste de fidelidade só têm gostosa se o Cacau Avila ver vai ter um infarto.

PC Guimarães disse...

1981 é presente, Sidinho?

Anônimo disse...

Resposta Pessoal.

Ceotto disse...

Sidney senta para nao apanhar de mais, a nao ser que voce goste...

Anônimo disse...

E você Ceotto já sentou na vara do Wagner Montes quando o foguinho perdeu para o maior do mundo em 2007,2008 e 2009 ?

Carlos Henrique disse...

Amigos,

Às 10 horas da manhã final da Spax Cup.

Botafogo x FC Köln.

Para quem não conhece, o Köln é o Colônia, algumas vezes campeão alemão e que revelou o Podolsky.

O Botafogo ganhou do Olympiakos na semifinal eo Köln eliminou o Schalke 04.

Final às 10, pode ser assistida em:

http://botafogofr-paret.blogspot.com/2013/05/domingo-sem-fogao-domingo-com-foguinho.html

Abraços.

Carlos Henrique disse...

Não ia nem citar,

Mas como o Lunático citou algo que eu disse e falando "mais uma lenda que cai", eu pergunto:

Que resposta ele me deu?

Porque não falou o que o Scolfaro marcou no gol anulado do Sport? Ou isso nem existiu? Será? Deve ser tudo montagem da imprensa, que tem uma má vontade tremenda com o Flamerda, assim como as arbitragens.

Por favor, não substime a inteligência das pessoas.

Unknown disse...

Eles não respondem nada Carlos.

O papo deles se resume a)

Allan versão Sidney - um tatibitati simplesmente risível.

Allan como Allan mesmo - um arquivinho de Word que o "fessô" na "Facu" montou para ele (por isso o comentário sai desconexo... ele já tentou combinar aquela porra milhares de vezes).

Os demais - passam a vida na pesquisa Wikimengo.


Vai sair o que dali? Que Beltrami deu caô de contusão para dizer que não acompanhou o lance do Dodô em 2007?....... ou que Chupettinha (a zigalinha) chamou o ladrilheiro ao campo?..... ou que assaltaram o Sport em plena Recife na sequência maracutaiada de 82, na qual Raul tava de manca comprida preta e por isso confundiu com a pele negra do volante (no vuco-vuco da área, nada de a manga da camisa subir... ô camisinha moderna, ainda em 82 hein?)?

Unknown disse...

Aê urubuzecada..


FLAçam-me rir volume 3 milhões (isto já é best seller faz tempo).

Reis disse...

Eu me divirto com esse blog. Da-lhe Fogão sempre.

Ceotto disse...

Pc, ultimamente tenho descido ao nível de Sid para começar a tirar esse garoto do sério, pois, textos embasados em verdades incontestáveis não atingem essa raça, prometo em breve elevar o nível.

RFC disse...

É 1944 né,os anos foram passando,o flamengo cresceu,ganhou títulos,com isso a torcida só cresceu e hj é a maior,ganhamos o mundo,a América,no RJ somos soberanos,somos TOP FIVE da Adidas(faço questão de por Top Five porque sei que os rivais piram nisso kkkk) em breve teremos a camisa mais valiosa da América e hoje o Flamengo é um dos maiores clubes do mundo e segundo a fifa um dos 7 clubes mais lendários do Mundo,e o botafogo seguiu o caminho inverso,não consegue nem chegar as oitavas da Copa do Brasil,sua torcida é um lixo,dificilmente conseguirá ganhar a libertadores,quanto menos mundial,só conquistou o 20° título estadual só agora,sua sala de troféus é motivo de risadas,é considerando um time médio ou pequeno para 99% dos torcedores Brasileiros (os outros 1% são os torcedores do caçulinha,vulgo botafogo),putz achoi que peguei um pouco pesado agora,nem vão responderem ao meu comentário ou melhor vão responder MUDANDO TOTALMENTE o assunto,mas eu assumo,fui um monstro agora,humilhei os torcedores de um time que não incomoda ninguém,enquanto meu time por ser o Maior do RJ incomoda tanto que nós somos os mais odiado por botafoguenses,tricolores e vascaínos,e vou confessar uma coisa,EU AMO ISSO,VOCÊS NÃO TEM A NOÇÃO DO QUE É TORCER PRA UM TIME QUE É MUITO ODIADO E QUE INCOMODA TANTO,PRINCIPALMENTE QUANDO JOGAMOS NOSSAS CONQUISTAS NAS CARAS DE VOCÊS,A MELHOR PARTE É VER VOCÊS CULPAREM DEUS E O MUNDO PARA JUSTIFICAREM NOSSAS CONQUISTAS KKKK,ACEITA QUE DÓI MENOS KKKKKKK
FALEM BEM OU FALEM MAL,MAS FALEM DO FLAMENGO,SRN.

Unknown disse...

Ô Leno e Lilian.

O grande problema do binômio menguinho/menguitistas é justamente este..


... o mundo (e no Liverpool, ninguém sabia explicar o que era flamengo)... maiores disto.... EM BREVE.....


Agora me diz uma coisa..

A Fifa diz que o menguitinho é um dos 7 mais lendários do mundo?

kkkkkkkkkkkk

É lenda?

Que marmota é essa?

E sobre SUAS CONQUISTAS, você considera mesmo a Libertadores/81 uma conquista?

Nos acusa de não responder ao que vc escreve mas pq você não responde às nossas indagações?

E outra coisa, digite com mais calma. A gramática agradecerá penhoradamente.

Carlos Henrique disse...

Botafogo bicampeão da Spax Cup.

Acabou de vencer o FC Köln (conhecido como Colônia) por 1 a 0 na final.

Abraços!

Unknown disse...

|
Com gol de Paulo Ricardo, juniores do FOGÃO vencem o Koln por 1 a 0 e faturam a Spax Cup, na Alemanha, pelo segundo ano seguido!
\o/
|

RFC disse...

Cacau entendo que ainda não engoliu o comentário do Felipe,que chicotada que ele te deu hein ? kkkkkk
Agora está aqui o vídeo em que um "cara" fala sobre essa consideração da Fifa(Vou deixar pra vocês adivinharem quem é o "cara" do vídeo,vamos ver se entendem de futebol)segue o link do vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=U0pD8eLHSSg)
Quanto a 81,não foi uma conquista não,foi um show do melhor time da América,aliás em 81 fomos os melhores do mundo,ou pelo menos ganhamos dos melhores,garanto que agora o Liverpool conhece e assim como vocês devem nos odiar por termos tirado um título dele também,tenho uma ideia para vocês botarem como comentário de destaque,ou tomam vergonha na cara e ponham esse do Felipe Flanático ou ponham esse do Del Piero: "Estamos falando de um time fantástico como o Flamengo e um país como o Brasil." (Del Piero,ao comentar o interesse do Flamengo)

Unknown disse...

|

Parei no:
"nem vão responderem ao meu comentário"
e
"nós somos os mais odiado por botafoguenses"

Volta pra escola, Vanderlei Cardoso, digo, Jerry Adriani, não, não, é Roberto Carlos.

Gol do Duque de Caxias.
Gol do supermercado Extra.
Ih, gol do Resende também!!!

|

Unknown disse...

Chicotada?

Engraçado né? Não sofro de insensibilidade congênita a dor e não percebi nada.

Já quanto a Del Piero, quem foi mais importante para o futebol..

Del Piero ou Franz Beckenbauer?


Responde ok?

Senão vais virar o allansid da vez..

Alô PC.. tá pintando hors concours a mala do segundo semestre.

Mas antes.. cuidado com..

Sendas
Duque de Caxias (Del Piero elogiou mas o cara da escola de samba Grande Rio esculachou)

Resende (duas vezes... vai virar mania?... freguesia?)

Anônimo disse...

Ceotto e melhor vc ficar na sua porquê não quero xingar você entendeu mais respeito com minha pessoa e melhor não se meter comigo não porquê quando nos Flamenguista fica com sangue quente não têm ninguém quer nos pare.

Anônimo disse...

Amigos verdadeiros do blog, hoje o Pc está com meu empresário resolvendo um compromisso importante que dará muitas alegrias para esse blog, agora só falta a Assinatura do Pc Guimarães.

Pablo disse...

Estão ficando agressivos os mulambos.

Calma, gente.

Abs
Pablo

Reis disse...

"... quando nos flamenguista fica com sangue quente não têm ninguém quer nos pare." Ele precisa de aula de reforço urgentemente. Da-lhe Foguão!

Reis disse...

Blog do PC é cultura para os mulambos. Aqui aprendem tudo sobre futebol verdade e ainda podem ter aula de português. Por isso eles não saem daqui.
Da-lhe Fogão!

Unknown disse...

É amigo Reis.

Mas são renitentes. Agarraram um pedaço de amostra de carniça de laboratório e pensam pela vida inteira que é material orgânico legítico.

Vá demovê-los da idéia! Mais fácil o Lula (o do Planalto) e o Sidney melhorarem no vernáculo.

Carlos Henrique disse...

Botafogo campeão (bicampeão) da Spax Cup.

FC Köln (Colônia, time que lançou Podolsky) vice-campeão.

Schalke 04 terceiro, e Olypiamkos quarto.

Borussia foi eliminado por nós na primeira fase.

Abraços!

Carlos Henrique disse...

Último campeões do torneio:

2013 - Botafogo
2012 - Botafogo
2011 - Hamburgo
2010 - Hamburgo
2009 - Schalke 04
2008 - Atlético Mineiro
2007 - Chelsea
2006 - Boca Juniors
2005 - Atlético Mineiro
2004 - Bochum
2003 - Hertha Berlin
2002 - Borussia
2001 - Porto
2000 - Schalke 04

Anônimo disse...

Pronto, além de ter o Roberto Carlos agora chegou o Sério Reis, fala sério.

Amigos, do Blog estamos desde da 6:00 horas da Manhã negociando com o Pc Guimarães e nada do Idoso assinar o contrato.

Unknown disse...

Não reclame do Ed Carlos Sidney.. Ele tá tentando jogar aí ao lado de vocês.

________________________

Agora amigo Carlos, vão reclamar mais do que né?

Não vi nesta lista acima de campeões, nada desconhecido ou inventado às pressas (Cobreloa).

Xiiiiiiiiiiiii...Lá vem o Frank Aznavour.. cutuquei feridas... "Tô com raiva", né mesmo Latino?

Carlos Henrique disse...

Quer a lista de vices, caro Cacau?

No site tem. Vou colocar os recentes.

2013 - FC Köln
2012 - Shalke 04
2011 - Shalke 04
2010 - Borussia Mönchengladbach (quando coloquei só Borussia era o Dortmund)
2009 - Alemannia Aachen
2008 - Olympiakos
2007 - Atlético Mineiro

Abraços

PC Guimarães disse...

Não vi o Framengo na lista acima, Carlos Henrique...
Ah, desculpe, agora é que fui ler direito. É torneio na Europa. Não dá pra levar os árbitros brasileiros.

PC Guimarães disse...

Sacanagem o que o Ricardinho está fazendo com o Allan. Pô, amigo, o cara estava crente que ia faturar o título de Mala do Blog no segundo semestre também. Vcs framenguistas são muito engraçados. Vivem de sonhos e desses titulos armados.

Unknown disse...

E é um querendo tirar a taça do outro.

Para mim, está sufragado o cantor como mala do 2º semestre sem necessidade de enquete.

Que mimimi doido.

Unknown disse...

E PC.

Não fale assim do regional menguinho. Isto fere ilusões alimentadas.

Alessandro Del Piero, que era do elenco da Itália campeã do mundo em 96 (era uma espécie fra-menguista na seleção deles), falou que eles são o chicote dourado do carroceiro.

Quem é Franz Beckenbauer perto do italiano?

Unknown disse...

Aliás, falar em super mega menguinho...

"...meu filho não nasceu para jogar em time fracassado..."

______________________

Do pai do Marcelo Moreno mesmo é que eles não falam. O "véio" tomou um 'cala a boca Magda' dos espertos empresários e agora, fica o menguinho com aquele carvão ruim de queimar no elenco.

FLAçam-me rir, a lenda.

Carlos Henrique disse...

PC,

Já que você insistiram, o site da Spax Cup é organizado.

Tem os 4 primeiros colocados de várias edições. Encontrei Botafogo em quarto, Cruzeiro vice, Cruzeiro terceiro lugar, Porto em terceiro, Chelsea em quarto e mais clubes: Newcastle, Benfica, Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund, Besiktas Istanbul, West Ham United, Wolfsburg...

Abraços.

Carlos Henrique disse...

Corrigindo:

*vocês insistiram.

Unknown disse...

Pessoal, eu até conheço o Del Pierro.

Não foi aquele que, junto com Zidane, Deschamps, Di Livio e Amoruso viram o Botafogo ser campeão da Tereza Herrera em 1996??

Esse time foi considerado um dos maiores da Juventus de toda a história, e viriam a ser campeões da UEFA e também intercontinentais da Copa Toyota nesse mesmo ano.

Mas em time onde se passou jogadores de maiores quilates, fica bem difícil lembrar-se de Zidanes, Del Pierros, Zicos, Dinamites e todo esse exército de bons jogadores, esses comuns para nós, mas para os outros são “jenios” e “krakes” e todo tipo de adjetivo superinflamado.

Aos amigos que arrotam títulos (seja eles legítimos ou não), lembrem-se:

Uma década muda tudo!

Já aconteceu com o framengo, já aconteceu com o Inter. Já aconteceu com o São Paulo, e está acontecendo com o curinthxxxxa e o frufru.

O futebol é cíclico, sempre foi, e temos que torcer que continue assim. Hungria e Uruguai, por exemplo, praticamente sumiram do mapa do futebol quando seu futebol começou a não ter competitividade interna, e Japão e EUA estão experimentando o inverso, onde os resultados de sua competitividade já começam a aparecer no cenário mundial.

Abração Pessoal!

Unknown disse...

Onde ler-se “seja eles legítimos ou não” entendam “sejam eles legítimos ou não”.

Desculpas! Não revisar o texto dá nisso mesmo...