domingo, 29 de setembro de 2013

Setembro, o mês negro do Botafogo



Bora falar sério sobre o Botafogo. E faço minhas as palavras do meu camarada Wesley Machado, publicadas no Blog "Estrela solitária no coração". Boa sacada.

“O que eu vou escrever agora eu deveria ter registrado no início da competição e de quando começaram a fazer festa com o Botafogo. Mas é uma constatação e a mais pura realidade. Por mais botafoguense que eu seja, não posso delirar ou dar asas a minha imaginação. O time do Botafogo tem seus méritos, mas é um time limitado e salvo um milagre ou tropeços consecutivos do Cruzeiro, ele não vai ser campeão em 2013. Pode garantir uma vaga na Libertadores, eu disse pode, porque isso também não está garantido.

Desde 2007, o Botafogo vem fazendo boas apresentações no Brasileiro e sempre enche seus torcedores de esperança, mas desde aquele ano – exceto no ano de 2009 -, a campanha do Botafogo começa a degringolar em setembro, depois da primeira quinzena de setembro, mais precisamente no final da segunda quinzena de setembro. Exatamente como está acontecendo agora.

Diferente dos anos anteriores, o campeonato está nivelado por baixo, poucas equipes se salvam e o Botafogo, que também tem um time limitado, ganha com isso. Pesa nesse instante a má fase de Seedorf, as seguidas convocações de Lodeiro e Jefferson e as contusões que todos os jogadores estão sofrendo, diferente do primeiro turno, nas primeiras rodadas, qualquer substituição era bem-vinda, mas hoje nada parece surtir efeito.

Não vejo outra opção, a não ser focar na Copa do Brasil, onde o título e a Libertadores estão mais palpáveis, é o caminho mais fácil. Mesmo com toda a valentia dos jogadores do Botafogo, hoje, o time não será campeão brasileiro. Eu vou adorar morder a língua no final do ano e escrever um texto valorizando cada gota de suor que for derramada para que o título venha para General Severiano, mas hoje eu não consigo ver isso.

As apresentações diante da Ponte Preta, Bahia e até contra o Flamengo pela Copa do Brasil me fazem relembrar 2012, 2011, 2010, 2008, 2007… e vejo o mesmo filme dos anos anteriores.

Tem solução? Acho que tem. Não adianta porque Oswaldo não vai mais tirar coelho da cartola, não tem mais nada que possa ser descoberto nesse elenco do Botafogo. Acho que a solução está fora dele. O mercado ainda está aberto e algumas contratações ainda podem ser feitas. Elias, por exemplo, que está na Ponte Preta, estava na Série B e foi resgatado para a Macaca. Melhorou consideravelmente a equipe. Acho que o Botafogo, assim como fez com o Hyuri, poderia tentar trazer mais alguma peça, uma ou duas para ter mais opções, pois somente com o elenco que tem não funciona. E precisa urgentemente, sentar com Seedorf e perguntar: Amigo, o que você precisa para voltar a jogar bem? Jogar novamente em alto nível? O que está faltando?

Além de Seedorf é preciso que outros jogadores voltem a brilhar e a sorte precisa ajudar mais uma vez, e quando digo sorte, me refiro aos cartões, as contusões, ao bom humor do árbitro durante a partida, e a uma série de fatores que pode ajudar o Botafogo nessa empreitada.

Caros amigos botafoguenses, eu jamais vou deixar de acreditar, mas não vamos começar a arrumar desculpas esfarrapadas ou tentar maquiar o óbvio: o Botafogo tem um time limitado que contou com os erros adversários e com a sorte até agora. Fez poucos jogos brilhantes e precisa de muito mais do que está apresentando se quiser ser campeão, ou melhora agora ou vai ser meio da tabela de novo. Aliás, muito provavelmente, o Botafogo terminará essa rodada na terceira ou quarta posição, ainda não fiz as contas, mas acho que existe a possibilidade de terminar essa rodada fora do G4. Portanto, vamos sonhar com um milagre, vamos apelar para Santa Rita de Cássia, já que deu certo uma vez, porque na bola, não tem como.

Enquanto isso na Toca da Raposa…”

14 comentários:

Marcos Paret disse...

Escrevi no meu blog e afirmo aqui.

Apesar de termos vencido o muro corintiano e das vitórias empolgantes contra Criciúma lá fora, contra o Santos na Vila e contra o Coxa, o canto de cisne do nosso time se deu naquele empate que valeu a vaga nas quartas da CB lá no Horto.

Ali, provavelmente, o time usou o restante do fôlego que ainda possuía e a partir dali, foi "na banguela". O banco começa a fazer falta e não adianta achar que os meninos da base vão resolver a parada. O exemplo do menguitinho está aí mesmo. Garotos podem chegar num time arrumado e darem certo mas chegar para resolver (como se quis hoje com Otáveio), nunca deu e não dará certo nunca.

Na quarta-feira, é jogo de times locais mas no próximo sábado, com o futebol taticamente confuso e com tantos jogadores atuando mal, periga pagarmos um mico contra o Grêmio inimaginável há umas 6 rodadas.

E sobre Seedorf - é clara a solução e só não vê quem não quer. O cara é profissional ao extremo e esta ânsia de não ficar de fora faz parte deste comportamento, que o faz parecer fominha e até ficar chateado quando é substituído mas hoje, ele tem que ir pela via do Juninho ou do Alex.

Tem que sair do banco, tem que entrar do meio para o fim do jogo ou poderá até sofrer uma contusão que o tire definitivamente da temporada.

É a minha forma de ver as coisas.

RFC disse...

goooolll da makkkkaakkkaa kkkkkk


gooooll do bahia


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk MAKAKA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

BLOG DO XEXÉU disse...

POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POOTO POCOTO

BLOG DO XEXÉU disse...

POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POOTO POCOTO

BLOG DO XEXÉU disse...

POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POCOTO POOTO POCOTO

PC Guimarães disse...

BICHOOOOOOOOOONNNAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

BLOG DO XEXÉU disse...

TA NERVOSAAAAAAAAAAAAAAAAAA

PC Guimarães disse...

CHUUUUUPAAAAA!!!!!

Marcos Paret disse...

Carácoles.

Depois das letrinhas de confirmação, acho que Xexéu escreveu aqui mais do que já o fez o tempo todo em que escreve no blog.

BLOG DO XEXÉU disse...

marcos é que o PC enche tanto o saco do flamengo que tinha que aproveitar essa oprtunidade antes do jogo do fla pois se perder so o pó meu

Marcos Paret disse...

É certo.

Mas tranquilize-se: não sei como anda o vasquitinho mas no momento, o futebol do Botafogo é de longe o pior entre os outros 3.

Ou surge um fato novo ou então, vão ter que tirar leite da Makaka (autozoação).

Só quero que leiam que falei em ir nas tetas da fêmea e não no King kong... hehehe.

Unknown disse...

Seja lá como for, se for feita uma seleção de Bahia, framengo e Ponte Petra não dá para formar um elenco reserva do Botafogo.

O time está jogando apático, sem alegria, sem motivação. Algo há! Algo há!

Unknown disse...

Pc,


Pelas mães dos meus filhinhos: tira esse rolamento automático...Por Favor.

Wesley Machado disse...

PC, para fazer justiça, o texto do qual vc falou, postado lá no blog, foi do Cássio Peixoto. É que o blog é coletivo, eu sou o que mais posto, mas outras pessoas também postam. Este último layout também também não deixou a opção "Postado por...". De qualquer maneira, já me desiludi com o título, ainda mais com esta vitória do Cruzeiro sobre o Inter fora. De qualquer maneira, foi até um bom resultado nas pretensões à Libertadores, que deve ser o foco agora, assim como a Copa do Brasil. Agora é voltar a vencer, justamente no clássico contra o Flu quarta. Eles vêm numa crescente, estão invictos há alguns jogos e sonham com a Libertadores. Podemos dizer que será um confronto direto. O Corinthians pelo jeito já ficou para trás. Vamos brigar com Grêmio, Atlético Paranaense, Inter, Santos, Fluminense e, vá la, o Vitória.