quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como pode alguém não gostar do Botafogo? Por Caio Barbosa

Meu camarada Alexandre Fernandes avisou e pesquei o texto abaixo lá no face. O Caio Barbosa matou a pau (calma, tricolores!). O Botafogo é diferente. Há anos que eu digo isso aqui no Blog. E o nosso Caio ainda lembrou do eterno Mazolinha, escolhido aqui no blog em eleição livre, direta e imparcial como melhor do que o Zico.

"Não admito alguém não gostar do Botafogo. Não pode. O Botafogo, muito mais que o Barcelona de Messi, Xavi e Iniesta, é a grande graça do futebol. É ali, naquela camisa alvinegra, estrela cravada no peito, que reside o que há de mais lúdico, divertido e gostoso do esporte bretão. Não tem aquela prepotência, aquela arrogância, aquela necessidade atávica de rubro-negros, tricolores e vascaínos de se acharem o melhor, o maior.

O Botafogo simplesmente o é. Basta-se. É diversão garantida ou seu dinheiro de volta. O Botafogo não só é fantástico como, de quebra, nos dá botafoguenses. Estes são impagáveis. Que dizer do Satanás Dudu Sarmento? Ano passado assisti à final da Taça GB com ele. O Botafogo arregaçou o Vasco? Sabem quantos gols ele viu? Nenhum. Passou o jogo TODO de costas. Juro. Na final contra o Flu, no primeiro jogo ele não foi. O Tricolor passou o carro. No segundo jogo, favas contadas, quem estava lá na Oeste Superior xingando tudo e a todos à espera de um hecatombe? Ele!

E o Simas? Que dizer do craque historiador que perdeu a graça de viver quando o Fogão quebrou o jejum de 21 anos, em 1989? Sim, claro. O Botafogo do jejum era muito melhor do que o Botafogo pós-jejum. Havia perdido a graça ser Botafogo. É como dizer que a torcida do Botafogo é pequena. Uma ova! A torcida alvinegra não vai é por opção mesmo. É a graça da parada. Se passar a lotar o estádio, deixa de ser Botafogo e vira Flamengo, ora bolas.

O Botafogo nunca mais foi o Botafogo de Garrincha, Didi, Nilton Santos, Quarentinha, Zagallo. O Botafogo que eu gosto, o Botafogo que eu conheço é feito de ídolos quixotescos: Loco Abreu, Dimba, Túlio Maravilha, Mazolinha... quer coisa melhor que ter um ídolo chamado Mazolinha? Ah, que me desculpem os rivais....

O Botafogo não pode perder, perder de ninguém, nem ganhar, ganhar de ninguém que estará sempre em meu coração.
FOGOOOOOOOOOOOOOOOO"

29 comentários:

Zé do Rádio disse...

Como não gostar do glorioso...

um time que parece arame liso, cerca todo mundo mas não faz mal a ninguém.

um time que sua torcida merece todo nosso respeito em filas de bancos, vagas de estacionamento e caixas eletrônicos destinadas a pessoas idosas.

um time que sua própria torcida admite e grita aos 4 ventos que títulos é coisa de time comum, o que importa é ter história e ser o time que mais serviu a seleção.

Um time que não consegue se impor sequer diante do minusculo Juventude-RS....(fomos roubados)

Como não gostar do glorioso???

Unknown disse...

|
Mas o framengo se impôs para o minúsculo Santo André, na mesma Copa do Brasil e no mesmo Maracanã, não foi Zé do Rádio?
|
30/06/2004 – quarta-feira – 21h45
FRAMENGO 0×2 SANTO ANDRÉ
Local: Maracanã
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Público: 71.988 mulambos
Gols: Sandro Goiano 7’ e Élvis 22’ do 2º tempo.
FRAMENGO: Júlio César, Reginaldo Araújo, André Bahia, Fabiano Eller e Roger (Athirson); Da Silva, Douglas (Negreiros), Ibson e Felipe; Jean e Róbson (Jônatas).
Treinador: Abel Braga
SANTO ANDRÉ: Júlio César, Dedimar, Alex e Gabriel; Nelsinho (Da Guia), Dirceu, Ramalho (Ronaldo), Elvis e Romerito (Dodô); Osmar e Sandro Gaúcho.
Treinador: Péricles Chamusca
|
Quem é minúsculo:
Santo André ou Juventude?
|
Ah, se não fosse as maracutaias da cbf/globo...
|
O framengo teve que comprar o treinador e meio time do minúsculo Ipatinga para se IMPOR na Copa do Brasil.
|

Unknown disse...

PC taí o primeiro representante daqueles que nunca irão gostar da gente, o zé do rádio é o típico ser framenguista, tenta usar o deboche como arma, diz não se importar com o BFR, mas vem pagar pau em blogs do Botafogo, eles não param de se incomodar com o Botafogo, mas a culpa não é deles, eu culpo o Manga e sua turma por esse ódio todo.

Zé do Rádio disse...

Caro Dudu...

se você acompanha o blog do PC, e sei que acompanha, vos pergunto: De quem o PC adora mais falar, do mengo ou do glorioso? De quem o PC, sabidamente que tera audiência, provoca mais polêmicas? E somos nós que damos audiência ao glorioso????

Faça-me rir....

Zé do Rádio disse...

Caro Zabumbeiro..

é, perdemos para o ST.André...coisa feia.. mas não me lembro que ficar colocando a culpa em assoprador de apitos...ou qualquer outra coisa para justificar sos erros e vergonhas do meu time....não é mesmo?

Wesley Machado disse...

PC, depois do Globo Esporte exibir uma reportagem do Baú do Esporte em que o Fluminense ganhou uma tal de taça "Amizade Tricolor" em 2000 (http://globoesporte.globo.com/globo-esporte/videos/t/globo-esporte-rj/v/bau-do-esporte-relembra-duelo-entre-fluminense-e-gremio-pela-taca-amizade-tricolor/2415425/), a Federação do Rio já arrumou mais um título para o Flamengo:

http://fferj.com.br/noticias/flamengo-e-campeao-do-torneio-super-classicos.html


Wesley Machado disse...

Para o Zé do Rádio, relembro um quadro do Chico Torcedor:

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte-rj/v/chico-o-torcedor-humorista-ironiza-a-fe-do-torcedor-flamenguista/2061504/

Luis disse...

Zé do Radio
Vc é querido por todos aqui.
Não se apoquente com o que não podes compreender. O Fogão é nosso,jamais o conhecerá .Fique com o rádio coladinho no ouvido,escutando Cleber Leite e o Marcio Braga ou a Hora do Brasil que é mais adequado aos bão framenguista

Unknown disse...

Como não gostar do Grorioso? A estrela solitária é solitária mesmo... Sem Torcida E Sem Títulos. Solitária...

Ah! A Dieta da Herbalife tá dando certo... Só que a dieta do Grorioso é de Títulos. Kkkkk e quem dá o "Shake" no Grorioso, em vez de ser a Herbalife, é o FLAMENGO.

Legal, né?

Unknown disse...

Já estou sentindo saudades do Sidney...
GB

Unknown disse...

Será PC ? Crise total no foguinho, crise entre os jogadores, salários atrasados, deficiência na preparação física dos jogadores, crise entre ?torcida? (Sé é que existe) e o técnico. Não sou eu que estou falando, é o amigo do PC, o Flamenguista Renato Maurício Prado, no blog dele, ver link abaixo:
.
http://oglobo.globo.com/esportes/rmp/posts/2013/02/19/o-drama-do-botafogo-486879.asp
.
Mais o PC e os adeptos do foguinho vão falar que é a Flapress, estão tentando colocar uma crise dentro do foguinho e etc, discurso ensaiado.
.
SRN

Unknown disse...

"um time que sua torcida merece todo nosso respeito em filas de bancos, vagas de estacionamento e caixas eletrônicos destinadas a pessoas idosas". (Zé do Rádio)
.
Parafraseando o Ilustríssimo, competente, jornalista e Professor PC Guimarães, mate-nos de rir Zé do Rádio, show.
.
SRN

Unknown disse...

O único zé do rádio que conheço é do Sport, campeão brasileiro de 87.

Anônimo disse...

Será que o Allan é o namorado do zandonaide da Praça General Osório?

Cadê o Cacau Ávila pra passar o rodo nessa cambada e desinfetar o blog?

Abs
Pablo

Anônimo disse...

Se vasculhar bem acha gato nesse telhado:

http://www.lancenet.com.br/
minuto/Gavea-fica-luz-
funcionarios-dispensados_0_869313173.html

E que papo é esse de "linha especial que só abastece a Gávea"?

Abs
Pablo

Zé do Rádio disse...

Wesley...

passei lá no seu blog e vi que tu já foi mulambo.....interessante....

sobrea tal taça que vc citou que arrumaram para o Flamengo, já estava combinada antes mesmo da competição...mas concordo com vc, não vale nadinha de nada. Principalmente por qure o foi o mengo que ganhou...se fosse o glorioso com certeza tu pensaria diferente...

Zé do Rádio disse...

PC e amigos,

fico imaginando o que vai acontecer, hipotéticamente é claro, se o Flamengo, com essa atual diretoria, que não vem do atual mundo podre do futebol, e que a essa altura do campeonato, com suas vidas profissionais muito bem resolvidas, e claro que não vão querer mancha-las com o profano título de cartolas corruptos, fazerem do mengão o maior time do Brasil, pois torcida e capacidade o clube tem, oque não tinha era gente séria para fazer a coisa andar..... mas voltando a questão... oque os inimigos da FLAPRESS vão inventar para se auto conformarem???

e vc PC, o maior marketeiro que conheço, vai voltar a ser jornalista???

Que chato, a vida de muita gente vai perder a graça....esse Flamengo... sempre incomodando...

Obs: mas claro, tudo isso é só um devaneio...

Anônimo disse...

O JOBSON ESTÁ COMENDO A BOLA NESSE MOMENTO NO SÃO CAETANO PRA CIMA DO SÃO PAULO.

O mlk tá fininho.

E o Botafogo procurando atacante.

Ah, vai tomar no %@ Assumpção capacho da flapress!!!

Abs
Pablo

Anônimo disse...

Zé do Rádio é mais um cara de pau (ou gozador).

"...com essa atual diretoria, que não vem do atual mundo podre do futebol..."

O framengo, meu filho, é o que há de podre no futebol. É produto da Globo/Ditadura, para entreter o povo.

Abs
Pablo

luiz sergio cunha disse...

independente de títulos, disso e daquilo, torcer pelo flamengo é cioisa de péssimo gosto,

quando olho aquela camisa cafona, fico me perguntando : deve haver algo.

será que não é a raimunda do nosso futebol ?

lscunha

Frederico disse...

Há um tempão não venho aqui, mas vejo como esse blog se renova e consegue manter os melhores.

Já vi o Edu e o Allan e agora tenho a agradável surpresa de conhecer o Vinícius Monteiro e o Zé do Taxi. O espaço por aqui é cada vez mais flamenguista.

TÁ DOMINADO!!! Abraços!

Zé do Rádio disse...

Pablo,

olha, não sou muito bom em história, mas pelo jeito vc é pior que eu.

A ditadura que vc citou começou justamente nos anos 60, anos do qual vcs mais se enaltecem e se vangloreiam. Claro que tirando o fato de ter muitos jogadores na seleção, já naquela época o glorioso já servia de coadjuvante, pois Santos e Palmeiras sobravam nas competições nacionais, e no caso do peixe até internacional. O glorioso venceu alguma coisa ali, outra aqui...e foi só, e olha que para vcs os anos 60 só tiveram 9 anos, de 60 a 68, do qual começa ali um longo perído de vergonhas que só acaba em 89 com aquele gol irregular do Mauricio...

Se a ditadura usou o Flamengo para alguma coisa com certeza não deu resultado. E sobre a Globo, essa é uma das descupas mais safadas que vcs inventaram. Se a Globo realmente quisesse meu caro, com o poder que ela tem, e sabemos que tem, Flamengo de longe era o melhor e mais vencedor time brasieliro...mas não é isso que a história, olha ela ai de novo, nos conta. Não é mesmo...

Léo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Léo disse...

Nem precisaria ler o texto para confirmar o seu poder de fogo, bastaria verificar o nº maciço de comentários flamenguistas nesta caixa para sancionar que o seu efeito é devastador...

Anônimo disse...

Não, Zé do Rádio, você é pior de história do que eu.

O Golpe de 64 foi apenas o início. O ponto de recrudescimento foi o AI-5, promulgado em 13 de dezembro de 1968 e o ápice na década de 70.

Naquele momento, os militares perceberam (sob influência da CIA) que era necessário investir pesado em "pão e circo" para entreter os zés do rádio. Na época, Roberto Marinho disputou ferozmente com Civita o direito de ser o assessor de chumbo, digo, imprensa, dos truculentos militares.

Ganhou Marinho e ele elegeu (com dinheiro, muito dinheiro, de fora) seu time, o framengo, como o projeto de integração nacional através do esporte. Graças ao Botafogo e ao Santos (mais o Botafogo de Garrincha do que o Santos de Pelé) o futebol se tornava a grande paixão popular e o motivo de maior orgulho da nação, que deixava, em 58, de ter o complexo de "vira-lata". Dali pra frente começou a nascer a farsa chamada framengo.

Mas era preciso também "acabar" com o Botafogo (a pedra no sapato) e isso foi tentado já no início da década de 70. Ou você acha que o Botafogo era o único que devia impostos? Pensando bem, você deve mesmo achar isso...

Abs
Pablo

Unknown disse...

Olá galera.

O Zé, gente boa na educação, é mesmo bizarro como seus pares.

Ele some com medinho mas basta um brilhareco e está ele aí de volta, e todo animadinho.

Mas claro que não houve chororô contra o Santo André, caro Zé.

Imagina se o menguinho vai chororar se quando leva a taça, sempre tem um 'pega o ladrããããooo' do lado de lá.

Mas o chororô da "Emeleca´s" night no ano passado foi flórida, hein?

Zé do Rádio disse...

Faça-me rir caro Pablo.... O Botafogo mais que o Santos? Só na mente distorcida e bairrista do torcedor carioca.... O que o bota venceu nos anos 60 comparado ao Santos????

O flamengo não tem nada haver com a ditadura, como alias nenhum time tem.

A seleção de 70 pode até ter servido de tapa olhos para os safados dos militares deitarem e rolarem, mas nenhum time foi beneficiado ou prejudicado pelos mesmo. Os grandes times dos anos 70 foram Palmeiras, Inter, Vasco e Fluminense, sendo os dois cariocas abaixo dos dois primeiros, posso presumir então que todos foram beneficiados pelos ditadores? Não, é claro que não... Essa é uma descupa muito safada.

E coitadinho do Botafogo, desde a ditadura que existe um complo diabólico e altamente esquematizado para acabar com o time ícone da lisura e dos bons costumes....O fato do glorioso ser administrado por anos e anos por amadores e incompetentes, não tem nada a haver com essa trama nefasta e cruel para acabar com o fogão, ou será que os tais administradores eram menbros dessa organização??? Coitadinho do glorioso....Faça-me rir 2...
E sobre a globo, já lhe disse acima e mantenho.

Zé do Rádio disse...

Grande Cacau...
é cara tava meio sumido mesmo.... mas os motivos eram outros, mais complexos.....

mas vejo que pouca coisa mudou por aqui. O PC continua sendo meu ídolo do marketing, quando precisa bombar o blog é só falar mal da mulambada...

Os torcedores do glorios continuam se achando perseguidos pela infame FLAPRESS...

E as desculpas pelo sempre fracasso alvi negro também continuam as mesma, o juíz, a bola, a globo,.....agora até a ditadura também tem culpa....

E sobre os St.André, que é só mais um dos milhares de mico dos mulambos...falar o que...mico é mico, rsrsrs

Unknown disse...

Ah Zé!

Fala sério aê!

Viestes por causa dos futuros Zicos.

Só que na sua ausência, disseram que o último candidato ainda iria levar, no mínimo, uns 12 anos para chegar a tal nível: precisaria perder três Copas do Mundo SÓ COMO JOGADOR.

Difícil.