quarta-feira, 17 de outubro de 2012

É bom tomar cuidado com ela, flamenguistas!


Dá-lhe, dá-lhe, Portuguesa!

9 comentários:

Léo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Léo disse...

Que me perdoe o maior erudito alvinegro português Rui Moura, do extraordinário blog Mundo Botafogo, mas quando cheguei em Portugal, ainda na década passada, ficava sempre em dúvida em alguns almoços sobre se aquela criança com treze anos era irmã ou irmão...

Embora o que interessa-se mesmo fosse o raio do bacalhau e o sempre bom vinho...

Dá-lhe, Portuguesa!

Unknown disse...

É Leo.

Mas apesar de só os (as) conhecer daqui mesmo, dá também gosto ver aquele grupo que puxa mais para o lado escandinavo. Tem uma misturada que dá um caldo bom que só. Loiras com olhos transparentes, ora verdes ora azuis, pele de maçã, uma coisa.

Conheço uma turma que meeeuu Deeeeuuuusssss. E nenhuma linha de bigode, o bigode superior se é que me entendes.

Enfim, só passei para dizer que a TV, neste exato momento, exibe algo que não sei bem identificar em que categoria de entretenimento se enquadra, protagonizado pelo 13º e pelo 16º de um campeonato de 20 clubes E QUE JÁ ESTÁ CAMINHANDO PARA O SEU FINAL.

Só olho para a TV quando o locutor levanta o tom de voz.

Só Jesus!

PC Guimarães disse...

Mata-me de rir, Léo. Mas o Cacau também tem razão.

Unknown disse...

E terminou enfim uma coisa que a TV vinha exibindo desde que encerrou o capítulo de hoje de mais um arrastão promovido pela Carminha.

O time mais engraçado do Rio de Janeiro, hoje conhecido como o 'empata-perde', saiu de campo com seu animador de telespectador dizendo ao microfone da emissora que lhes dá guarida que podem se salvar da degola com 8 empates, nos 7 jogos que restam.

Xiiiiii. Acho que é conta de mentiroso....

:)

Estes caras precisam mesmo do seu público para vender este tipo de ilusão, não galera? O arremedo de time vai receber o São Paulo com L. Fabiano e Lucas e depois vai a Minas pegar o Galo.

Como arrumar 8 pontos a esta altura do campeonato?

Ruy Moura disse...

Agora vocês imaginem que eu, português, meio brasileiro por ter vivido a minha infância e juventude no Rio, com irmã brasileira, fosse colocar no meu blogue as fotos de brasileiros que os próprios brasileiros me enviam, com gente completamente desdentada, mulheres barbudas, homens com ar de imbecis, porcos, maltrapilhas, jovens moças tomando banho em poças de lama e todos aqueles brasileiros bem conhecidos que vivem como muito bem vocês todos sabem. Não o faria nunca. Jamais publicaria um estigma desses, jamais faria isso ao 'meu' Brasil, e jamais faria isso ao maravilhoso povo africano de língua oficial portuguesa.

O que me espanta são duas coisas: (a) ao contrário do que diz o Léo, só muito no interior de Portugal pode hoje haver confusão entre 'irmão' e 'irmã'; (b) que a maioria esmagadora dos brasileiros não conheça nada do Portugal moderno, apesar da crise; (c) que pouquíssimos brasileiros conheçam a evolução dos países de língua oficial portuguesa em África, e que ridicularizem os africanos em coisas que também são possíveis de encontrar no Brasil;(d) que intencionalmente tenha sido retirado o almirante que caracterizava o Vasco para uma figura gorda e bigoduda que não existe no Portugal de hoje; (d) que quem posta estas coisas sobre Portugal não saiba, ou omita, que Portugal está entre 30º e 35º melhor país do mundo no índice de desenvolvimento humano do PNUD. É o país de língua oficial portuguesa mais desenvolvido.

Geralmente não comento este tipo de coisas, porque não merecem o meu tempo, e só o fiz pelo Léo, mas é de muito mau gosto caracterizar assim o Vasco, um clube amigo, e especialmente Portugal, um país irmão.

Percebo que em grande parte dos casos não é por mal que o fazem, mas certas pessoas que o fazem têm a formação e a educação suficiente para já não o fazerem, nem passarem por ignorantes para quem os lê e conhece o real das coisas. É mais do mesmo de um estigma que já não existe. Mas que fazer?... Os homens evoluem sempre lentamente quando se trata de mentalidade...

Abraços Gloriosos.

PC Guimarães disse...

Amigos: da minha parte quero dizer que foi apenas aquela velha história do perco o amigo mas não perco a piada. Adoro Portugal, onde já estive mais de 5 vezes, e fui muito bem tratado. Adoro o povo português. Sou neto de português, sou Guimarães, sou casado com a filha de um português. E minha mãe, filha de portugueses, também era vascaína, a exemplo da minha mulher. Portanto...
Salve, Rui! Uma honra ter vc aqui.

Léo disse...

Grande Rui:

Concordo com o seu posicionamento crítico e alinho-me com ele, discordo apenas do item A, nem mesmo o "muito interior" das aldeias da Guarda(conheço bem) conferiria um mínimo de veracidade a citação ou a foto postada, trata-se de uma piada contada por amigos portugueses que achei pertinente dentro do perfil de gozação que é a característica dominante deste espaço mantido pelo PC.

Da mesma forma que você, também não entro em debates rasteiros sobre estigmas sem sentido e acho que a piada em si só reforçaria (pré)conceitos na mente daqueles que não possuem um mínimo de informação sobre Portugal.

Aliás, fazendo um pequena ressalva, não acho que a maioria esmagadora dos brasileiros desconheça tanto assim o Portugal atual, pelo menos, no meu círculo de amizades, embora admita que já tenha lido discussões despropositadas e altamente xenófobas entre brasileiros e portugueses anônimos na internet, fruto, muito mais, da falta de educação do que da própria ignorância.

De qualquer forma, como disse o PC, a brincadeira seguiu um pouco a linha "do perco o amigo e não a piada", e nem poderia ser diferente, posto que, também detenho nacionalidade portuguesa.

Superado isto, caso tenha se sentido ofendido pela menção ao seu nome, e em razão da sua deferência para com a minha pessoa, seguem as desculpas pela brincadeira.

Mulheres menos bonitas ou lindas existem em qualquer lugar do mundo, embora quando estou pelo Estoril, hospedado no Saboya, não encontre exemplares das primeiras...

Saudações gloriosas,

Léo



Ruy Moura disse...

Amigos, não gosto de fazer comparações, porque existem virtudes e defeitos em toda a parte. Mas vou fazer uma exceção e dizer que uma grande vantagem dos brasileiros sobre outros povos, incluindo o português, é que conseguem virar as coisas mais desagradáveis em situações favoráveis. Sei que é característica dos povos lusófonos serem improvisadores e saem-se muitas vezes bem, mas os brasileiros fazem-no com mais esmero ainda. Vocês acabaram de o provar, Gloriosos amigos.

O maior exemplo que conheço da forma como os brasileiros encaram o que lhes é desagradável, desdramatizando e virando a coisa em algo engraçado foi a forma como Ronald Reagan chegou ao Brasil. É sabido que ele cometia muitas gafes, e quando desembarcou em Brasília cometeu uma que podia ser um caso diplomático sério. Disse: "Viva o bom povo boliviano!"

E em vez de o Brasil se chocar, o jorna do dia seguinte trazia assim em letras 'gordas' na primeira página: "Seja bem vindo presidente do Canadá!"

Abraços Gloriosos.