segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Por que a torcida do Flamengo não comparece aos estádios? José Luis F pergunta

Depois de passar mais uma semana de folga desfrutando do alto salário que ganha como colunista do Blog do PC, Ele está de volta. JLF. Muita gente pensa que Ele é o PC. Mas não é. Pelo estilo inconfundível, isento, imparcial e diferenciado alguns chegam a pensar que JLF não existe. É algo assim como um pássaro, um avião, uma locomotiva, o verdadeiro Superman.

Para os que pensam que JLF é o PC "travestido" (no bom sentido) de heterônimo, como se eu fosse um Fernando Pessoa dos Trópicos, a coluna de hoje é uma prova que isso não faz o menor sentido.

O verdadeiro PC nunca aprendeu matemática. Que dirá Economia! E JLF faz uma análise com números de humilhar Malba Tahan e Oswald de Souza. Prova por a mais b, digo, por um mais um (que eu nem sei quanto dá) que a torcida do flamengo (a maneira que ele usa para escrever Framengo) não é tão grande assim

Ladies, gentlemen and tricoloreNegritos, com vocês: o Balanço da Rodada, por José Luis F.

"Num oferecimento das Granjas Couto Pereira, Entregas Expressas Ilha do Retiro, Chocolate Olimpico e do Baíle do Avaí apresentamos:

BALANÇO DA RODADA

Não vou me estender muito na análise desta rodada que nada trouxe de bom para os cariocas. Os 167 torcedores do Fluminense cujas mamães os autorizaram a ir ao longínquo e perigoso subúrbio do Engenho de Dentro viram que o trabalho do Cuca tem qualidade; falta só trocar todo o elenco e o Fluminense terá alguma chance de subir ano que vem para a 1ª Divisão. O Botafogo caiu claramente de produção nas duas últimas rodadas. Aquele futebol vistoso, de qualidade, envolvente, do meio do 1º turno até 3 rodadas atrás está sumido. Isso obviamente tem consequências e o Fogão perdeu mais uma oportunidade de se aproximar do Palmeiras.

Do flamengo nada há a dizer. O que se poderia falar de bom de um time cuja principal estrela é um jogador master de 42 anos, sobrenome complicado cheio de consoantes, e que foi dispensado da reserva do Goiás? Melhor nem falar nada.

Vou dedicar esta coluna a analisar uma pergunta que anda por aí sem resposta há algum tempo. Por que a torcida do flamengo é a que menos comparece aos jogos? De todas as torcidas cariocas a do rubronegro é a mais refratária a apoiar o time mesmo nos momentos em que ele mais precisa. Vamos aos números.

Como todos sabem a torcida do “mais querido” representa 58% da torcida carioca, a do Vasco 17%, a do Flu 13% e a do Botafogo 12%. Isto na cidade do Rio segundo o Ibope e o Datafolha. Se incluirmos o grande Rio, com a Baixada, Niterói e São Gonçalo nada muda de muito relevante. Só o Fluminense cai para 11% e o Botafogo sobe para 13%.

A grosso modo podemos dizer que a torcida do flamengo é 3,5 vezes maior que a do Vasco. Nunca em 34 anos que acompanho o futebol carioca vi no Maracanã o flamengo superar o Vasco à razão de 3,5 por 1. Jamais. O normal é ter 1,5 flamenguistas para cada vascaíno ou conforme o desempenho dos times na circunstancia, algo em torno disso.

Em relação ao Fluminense, a torcida do flamengo é 5,3 vezes maior. Vou repetir: 5,3 vezes maior. Alguém por aí já viu algum flaflu com essa proporção de torcedores? 5,3 flamenguistas para cada tricolor? No Maracanã? Nem de bricadeira.

Com relação ao Botafogo a torcida do flamengo é 4,5 vezes maior. Nunca tal proporção foi vista no Maraca. Nem quando todas as patricinhas do baixo Gávea resolvem ir à final do estadual para tentar arrumar namorado e esgotam os ingressos, a torcida do flamengo supera a do Botafogo nessa proporção.

Logo a grande pergunta que até hoje não teve resposta convincente é POR QUE A TORCIDA DO FLAMENGO NÃO COMPARECE?

Esta pergunta enseja outras: por que de todos os orgão da grande imprensa só o blog do PC levanta esta questão? Por que a concorrência silencia sobre este assunto? Será por pressão do patrocinadores? Será por que temem vender menos jornal ou ter menos acessos às suas paginas na web? Ou será por insuficiência de estudos de aritmética elementar por parte dos seus colunistas?

Respostas para a redação do Blog.

16 comentários:

Anônimo disse...

Vai ver que a torcida do Flamengo não acha o time essa 'coca-cola' toda...

SRN

Fan disse...

essa é fácil: a torcida do Flamengo não tem dinheiro para ir ao estádio. SImples assim.
Nos tempos da geral, ficava mais fácil.
Agora, como que o povo conseguirá R$30,00 para o ingresso, R$5,00 para a Kombi e mais 5,00 para o churrasquinho de gato?
Impossível.
o problema é o preço proibitivo dos ingressos.
abs

eduardo schiefler disse...

Esta "análise da rodada" tá mais fraca que a pelada dos desesperados de ontem !!
PC, troca esse JL Fanfarrones pelo SRN.

Anônimo disse...

muito boa a analise do JLF.de fato ainda não tinha pensado nsso.A torcida do flamengo é a que menos comparece mesmo.

mario

Anônimo disse...

Porque a torcida do Flamengo paga pelos ingressos ao contrário das torcidas dos outros times do Rio que tem seu conchavo coma diretoria para ganhar carga de ingresso.

Você tem dinheiro para ir a 1 jogo por semana? Mas a torcida do Flamengo não!!!!!!!!!

Anônimo disse...

é curioso que o mesmo IBOPE diz que 27% da torcida do Flamengo está na classe A/B e só 20% nas classes D/E.Logo a maioria da torcida do flamengo tem grana sim para comprar ingresso,cachorro quente e o escambau.

JLF

Anônimo disse...

JLF não é mais o mesmo... Se o Botafogo fez um ponto e o Palmeiras perdeu a rodada foi ótima pro Fogão rumo ao título...

SRN

xexeu disse...

nossa quanta bobagens, os maiores publicos do brasil, são dos jogos do flamengo, alias sempre foi, e pode esperar que a torcida tem a hora certa para comparecer, e so ganhar mais 2 jogos em seguida, que o proximo sera record de publico.

Anônimo disse...

a matematica não mente meu caro xexeu.os numeros são claros e mostram como a torcida do flamengo não vai aos jogos.Ou você já viu alguma vez no maracanã ter 3,5 vezes mais flamenguistas que vascaínos?

mario

santos disse...

A torcida do Flamengo comparece, sim. Só que a maior parte fica do lado de fora do Maraca vendendo latinha de cerveja por "dois real" ou praticando pequenos assaltos nas imediações do estádio.
A pesquisa do Ibope está corretíssima. O aumento da miserabilidade e da violência na cidade são indícios claros do crescimento vertiginoso da torcida do urubu.

PC Guimarães disse...

Matam-me de rir. JLF já é um sucesso em todo o mundo. Não é à toa que custa caro.

Anônimo disse...

Se a torcida do flamengo é majoritariamente das classes A/B então tem grana para ir aos jogos.Não vai porquê?segundo o Xexeu só vai quando o time está bem.Talvez isso explique porque a torcida tem ido tão pouco nos ultimos anos.È torcida que só apoia quando está ganhando.Triste isso.

mario

Anônimo disse...

A torcida do Flamengo não comparece poque tem que assaltar o povo do lado de fora... A dos outros times não comparece por medo dos flamenguistas assaltando do lado de fora...

SRN

PC Guimarães disse...

Esse SRN!

xexeu disse...

o flamengo estando mal ainda coloca 30 mil torcedores contra o sport, coisa que o botafogo consegue colocar quando esta bem, isto faz tanto tempo

Anônimo disse...

O Botafogo colocou 16000 contra o Fluminense o que proporcionalmente é MUITO mais que os 30.000 do flamengo meu caro Xexeu.Dos 20.000 que estavm no engenhão 80% eram botafoguenses.

Mario