quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ser BOTAFOGO

Vocês viram ontem na telinha do plimplim. Embora tricolor, meu saudoso camarada Paulo Alberto Monteiro de Barros, o "Arthur da Távola", captou bem o que é ser BOTAFOGO. Ser BOTAFOGO é diferente. O botafoguense não compactua com picaretagens, não aceita ser roubado sem reclamar. Tudo para o botafoguense é difícil. Não tem essa de depender de juízes e bandeirinhas para conseguir vitórias e títulos. Consegue as coisas na garra, na luta, com muito esforço, contra tudo, contra todos e, especialmente, contra os árbitros.

Mas Paulo Alberto escrevia melhor do que eu:

"Ser Botafogo é possuir uma espada de fogo e luz para enfrentar, iluminar e desbravar. É apreciar claras definições e alternativas extremas: a do branco e do negro. É ser súbito, safo, seguro de si. É saber o que querer e querer o que sabe.

É ser estrela solitária ou solidária; é tomar partido, ousar e desbravar. Ser Botafogo mistura nobreza sem aristocracia com popularidade sem demagogia. É furar, varar, ultrapassar, chegar, enfrentar pedradas, tormentas e adversidades e sempre conhecer a melhor matéria do próprio sonho. É incendiar-se sem incendiar ninguém

É insistir e crer onde os fracos desistem. É sobranceria, guerra, gorro, rasgo, Biriba, Carlito Rocha, Macaé e superstição. É adotar o embate para torrar e moer a emoção.

Ser Botafogo é clarão do alto da montanha, é esquina carioca, atrito, vontade de “saldanhar” a opressão, é águia, água-forte, firmeza, mais ciência e fúria que pausa ou vacilação. É o único time de intelectual que chega ao povão.

Ser Botafogo é garrinchar a vida com a elegância de um Nilton Santos e as peraltices de Quarentinha. É gostar de peleja, vitalidade, capacidade de decidir, autenticidade, batida de limão, filé com fritas, passear na chuva, sanduíche de mortadela, filme de heroísmo, goleiro valente, contrastes intensos; é curar gripe com alho, mel e agrião. Na adversidade, o botafoguense não come mel; come abelha para continuar e construir.

Ser Botafogo é saber discordar da desconfiança. É deprimir-se e recolher-se até voltar a labareda. Aí é bater de frente, olhar firme, detestar receio, medo, pântano, mentira e derrisão. É conhecer o risco e ousá-lo e tudo fazer com categoria e vontade de viver. É vencer.

Ser Botafogo é não desistir de insistir, de teimar e buscar. É faca, fato, feito, festa, furor. Queimadura.

Ser Botafogo é buscar a forma nobre de competir e saber empunhar a estrela da vitória interior e a estrela solidária às melhores formas do amor. É fazer da vida, festa e furacão; flor e labareda; esperança e realização."

15 comentários:

Anônimo disse...

"Ser Botafogo é possuir uma espada de fogo e luz para enfrentar, iluminar e desbravar."

Tinha que ser tricolor...

SRN

Anônimo disse...

"É faca, fato, feito, festa, furor. Queimadura."

Tinha que ser tricolor(02)...

SRN

Fernando Mattos disse...

Ser Botafogo é chorar a cada final perdida para o Flamengo dizendo que o juiz roubou.

Anônimo disse...

"É fazer da vida, festa e furacão; flor e labareda..."

Tinha que ser tricolor(03)...

SRN

Anônimo disse...

"É furar, varar, ultrapassar..."

Tinha que ser tricolor(04)...

SRN

Anônimo disse...

"Ser Botafogo é chorar a cada final perdida para o Flamengo dizendo que o juiz roubou."

Tinha que ser framenguista...

SRN

xexeu disse...

ser botafogo e possuir uma espada de fogo e iluminar pra ver se sai da lanterna

PC Guimarães disse...

Vocês poderiam me explicar o post acima? Lembram direitinho, né? O Mengo já começou o campeonato carioca ganhando roubado de um pequeno. Escancaradamente. São FATOS, meus amigos. Vocês deveriam ter vergonha desses 3 últimos títulos ROUBADOS do Botafogo.

Anônimo disse...

Todos os grandes do Rio prejudicam os pequenos de nosso estado... Menos, PC...


SRN

PC Guimarães disse...

Mas o Framengo é sistemático e acaba em títulos. Nunca, jamais em tempo algum, vou esquecer o impedimento (sic) do Djalma Beltrami, o pênalti (sic) do Marcelo de Lima Henrique e a não expulsão do Juan, fora otras cositas como esse jogo citado aí em cima.
ROUBO! VERGONHA! Vou morrer com isso no peito, no coração, na cabeça, no cacete.
Fiquei nervoso só em lembrar.
Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ai que meda

PC Guimarães disse...

:-)

xexeu disse...

ai que meda foi eu que disse

Anônimo disse...

Esse gritinho do PC... Me lembrou uma fera... Um Leão... Não somente um Leão... Um Leão Lobo...

SRN

xexeu disse...

se este blog tivesse audio este gritinho do pc não sei não....