segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O Balanço da Rodada, por Sydd Benn, o Interino Bebum: "Os devaneios de um flamenguista"


José Luis F, o maior colunista do Brasil, continua de férias . Soube que está nas Ilhas Virgens. Em razão disso, sou obrigado a optar por uma solução caseira, mais barata, mesmo que obrigue meus milhões de leitores a ler devaneios framengueiros de um sujeito que acha que o Framengo perde roubado e o Botafogo ganha roubado. Mas por R$ 1,99 vocês queriam o quê?


"A rodada foi boa para os times cariocas. Fluminense e Botafogo ajudaram seu time co-irmão, o Flamengo, a garantir sua vaga na Libertadores e a se aproximar do título".

Mas a rodada foi boa não só por isso. Com as vitórias deste domingo, Fluminense e Botafogo mantêm-se mais uns dias com o nariz acima de linha d'água. O que é bom. Aumenta a auto-estima desses times tão sofridos.

Há anos não venciam todos os cariocas numa mesma rodada no Brasileiro. E, sinceramente, não me lembro da última vez em que Fluminense e Botafogo venceram numa mesma rodada, embora acredite que isso tenha acontecido alguma vez.

Mas, vamos ao balanço de cada time.

Fluminense - Com a virada no jogo contra o Cruzeiro, confirmou o que tenho dito: é um time que tem camisa, tem tradição e, diferentemente de outros que têm como único objetivo neste campeonato não cair para a segundona, não pode ser classificado de amarelão. Por isso, dos dois cariocas, acho que é quem tem mais chances de não cair. Ainda assim, sua situação é muito difícil. De qualquer forma, a saída de alguns velhos que na juventude já não eram grande coisa e, agora, só atrapalhavam, melhorou o time. A volta de Fred também ajudou. Para dificultar tudo há a presença de Cuca - técnico que tem mais a cara de um time chorão (não cito o time que me vem à cabeça para não parecer implicante).

Botafogo - Pela terceira vez consecutiva foi ajudado pelo juiz. Um pênalti claro no D'Alessandro foi ignorado. Vejam bem, meus amigos, isto não é um acusação ao Botafogo, clube pelo qual estou torcendo e que é praticamente (ao lado do América) meu segundo time. Desejo, do fundo do coração que ele supere, o quanto antes, essa situação que o persegue a cada ano: ter como aspiração máxima a permanência no grupo de elite do futebol brasileiro. Mas é inegável que os juízes estão dando uma mão ao Botafogo. Ao serem ajudados a cada semana pela arbitragem, pelo menos os botafoguenses param de chorar.

Mas, que fique claro: o Botafogo tem que se ajudar também. Não basta os juízes roubarem a seu favor. No jogo com o Flamengo, por exemplo, teve um pênalti inventado. Mas - vejam que insanidade, que compulsão suicida! - o "vibrante" Lúcio Flávio foi designado para cobrá-la. E logo contra o Bruno. Como se sabe, nessas ocasiões o suposto maestro botafoguense já chega verde na bola. Olha para o gol e vê um gigante de cinco metros de altura defendendo umas balizas que mais parecem de futebol de botão. E, aí, as coisas ficam difíceis.

Outro fator deve ser considerado: o Botafogo está com sorte. Neste domingo, depois de fazer 1 a 0 aos dois minutos de jogo, passou 90% de tempo em seu campo dando chutões para onde o nariz apontava. E não levou o gol de empate. Claro que foi ajudado pela incompetência absoluta do Internacional, cuja única jogada era o chuveirinho.

Por fim, um elogio: agora que aposentou aquele pirilampo presepeiro de rabo-de-cavalo, o Botafogo tem um goleiro. Não chega a ser uma maravilha, como todos veremos até o fim do campeonato, mas, pelo menos, tem mais de 1,70 de altura.

Enfim, nos resta torcer para que o Botafogo não chegue à última rodada dependendo de um resultado, porque, neste caso, será fatalmente vítima de seus nervos frágeis. Como se sabe, há décadas o Botafogo amarela nas decisões.

Flamengo - Vai mal. Vejam bem, amigos. Quando digo que o Flamengo vai mal é porque sua meta não é escapar do rebaixamento (como nos casos de Botafogo e Fluminense) ou voltar à divisão de elite (como Vasco e Duque de Caxias). Seu objetivo é o título. Por isso, tem que jogar mais do que vem jogando.

Há poucos dias chegou a ser dominado no segundo tempo contra o Botafogo, que, como foi dito, tem como ambição máxima não cair. Isso é inconcebível.

Depois, não atuou bem contra o Barueri. É verdade que teve um gol legítimo anulado e, depois, sofreu um gol irregular. Uma arbitragem correta teria mudado o destino do jogo. Mas time bom passa por cima de arbitragens facciosas.

E neste domingo, fez um jogo parelho contra o modesto time do Santos. Isso é muito pouco.

Petkovic - o craque no campeonato - tem que se recuperar logo da contusão. E os dois laterais - que já mostram que sabem jogar - têm que melhorar, pois estão muito abaixo do que podem render.

Mas o principal problema do Flamengo está fora dele. É inadmissível ser roubado há cinco jogos consecutivos. O Flamengo é time grande. Fosse outro já estaria chorando diante da TV, pedindo para que a torcida não vá mais aos estádios. Com o Flamengo, não. O juiz marca um pênalti roubado? O Bruno defende. O juiz marca um segundo pênalti roubado? O Bruno defende de novo. Mas não devemos nos iludir: isso tem limites. Algum dia o cobrador não será gente do tipo Lúcio Flávio (ou Juninho, ou Alessandro, ou Emerson, ou Vitor Simões, ou André Lima, ou Reinaldo) ou, ainda, Ganso e a bola vai entrar. Mesmo que na meta esteja o melhor goleiro do Brasil.

Vejamos as últimas cinco partidas. O Flamengo foi prejudicado contra o Vitória, voltando de Salvador com um empate, quando deveria ter vencido a partida. Depois, em quatro joigos foram quatro pênaltis mal marcados (contra o Palmeiras, contra o Botafogo e dois contra o Santos). Houve ainda um gol legítimo anulado no início do jogo com o Barueri. E um gol em impedimento do Barueri validado. Mais: em seguida, por conta da mala branca, o Barueri afasta dois dos melhores jogadores do jogo contra o São Paulo, adversário direto do Flamengo, que, aliás, teve um pênalti contra si não marcado.

Tem razão o professor Andrade. Algo estranho está ocorrendo. É preciso que a diretoria tome alguma providência.

21 comentários:

Anônimo disse...

Quanta baboseira, consegue superar o Xexeu.

Já que o JLF está de férias, passa o balanço da rodada para o SRN, garanto que sai um texto melhor, mais inteligente e divertido.

Gilson Botafoguense

beth disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PC Guimarães disse...

E ele cisma que dá pra colunista. É muito parcial.

Anônimo disse...

PC,eu já estou de volta.Amanhã envio o balanço da rodada porque a seleta audiência do teu blog não merece as sandices desse inteino.Só não envio hoje porque é feriado e você poderia ter problemas com a justiça do trabalho.E alem disso é necessario guardar respeito com o dia do Fluminense
JLF

PC Guimarães disse...

Dia do Fluminense! Ué! A Parada não foi ontem?

Anônimo disse...

finados,PC,finados,

JLF

PC Guimarães disse...

Ah, bom! Pensei que fosse sobre aquela parada de ontem em Copacabana. Vi na tv um senhor meio gorducho, cheio de irmãos beijadores, no meio daquela gente toda.

xexeu disse...

Parabens pelo comentario da rodada do final de semana, foi o melhor comentario ja realizado neste blog, não faltou com a verdade, doa a quem doer. PC contrata este cara.

xexeu disse...

¨"passa o balanço da rodada para o SRN, garanto que e mais divertido e inteligente", foi acionado ai o dedectador de boiolagem.

PC Guimarães disse...

Xexéu: ele é contratado. Custa R$ 1,99 por mês. Mas é muito parcial e tendencioso, ao contrário do JLF.

xexeu disse...

se vc pagar 2,00 reais tem balinha de troco!

xexeu disse...

Pelo jeito vc paga o cara em birita.

PC Guimarães disse...

Mata-me de rir, Xexéu.

PC Filho disse...

No meu blog, eu não dou voz para flamenguista, não.

Até já tentei uma vez. Dezessete candidatos apareceram. Doze não conseguiam escrever o próprio nome. Os outros cinco até acertavam os seus nomes, mas escreviam Framengo.

eduardo schiefler disse...

PC, já desse uma olhada no blog do Roberto Porto na espn ?! ele fala a opinião dele sobre pontos corridos. Além de comentários sobre botafogo,e o brasileiro de 87.

:)

Anônimo disse...

Não adianta, Eduardo. O que o PC pensa está mais para Milton Neves do que para Roberto Porto, infelizmente...

SRN

PC Guimarães disse...

Robertão é meu camarada e já adquiriu o direito de falar e escrever o que quer.Mas vou lá ver.

PC Guimarães disse...

Xará: eu aqui consigo um milagre. Acho que os únicos framengueiros que conseguem atender os requisitos básicos da alfabetização escrevem aqui no Blog.Muitos vão além disso. Por isso se sentem à vontade num Blog de gente inteligente. Onde eles conseguiriam isso na blogosfera rubro-negra?

Anônimo disse...

PCFilho (ou filho do PC?).

Pensei que fossem só os botafoguenses que não soubessem escrever o nome do Flamengo direito.Até o nosso letrado PCPai,dono do blog, escreve "framengo".
Daqui a pouco vamos ler por aqui :bicicreta,craro e etc...

fabio Medici disse...

Bom dia, amigos... primeiramente, sópara esclarecer que sou carioca, logo, não deu tempo de assimilar todos os hábitos paulistanos, PC. falar que minha família estava com bóia de pneu pe sacanagem... se bem que minha filha mais nova, de 2 anos, não entrou na água de jeito nenhum, chorando de medo das ondas da Barra. E nos fartamos com o queijo coalho com orégano...mas bóia de pneu, jamais!!!!!!!!
Parabéns pela vitória dramática sobre o Inter. 1 a 0, com 1 a menos, pênalti não marcado para o Inter e defesas milagrosas do Jefferson? realmente é para se livrar de vez do fantasma...
E o Flu? O chato da vitória do FLu foi eles ficarem com esperança. Para o Flu escapar, Botafogo, Coritiba ou Atlético Paranaense teriam que cair... pouco provável...
pena...
E o Fla? Não leva o título, mas depois das derrotas de Cruzeiro e Inter, grandes chances de beliscar uma vaga na Libertadores, ainda que seja bem difícil.
E pela primeira vez, o campeonato está realmente emocionante...
Mas acho que 4 clubes caindo é um pouco demais. 2 ou 3 estaria de bom tamanho, mas sem ranking...
ótima semana
fabio Medici

eduardo schiefler disse...

SRN, tudo menos Milton Neves né ?!(eita cara insuportável).
Olha o que aconteceu domingo : depois de ter visto o jogo do botafogo contra os gayuxos, dei uma passada num bar perto de casa para ver o segundo tempo do flu, chegando lá, um senhor com seu neto perguntou se podia se sentar (peguei uma mesa bem na frente da tv) logo um outro cara fez o mesmo....bem ai vem o interessante.
O senhor era botafoguense, o outro cara vascaíno, e o neto para desgosto do senhor era internacional (depois de tirar alguns sarros do garoto o senhor me confessou : culpa do meu maldito genro).
De repente nos vimos todos comemorando gols do flu (sem detector pra mim hein...eu tava secando o cruzeiro hehe).