segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Qual foi o primeiro clube a escalar negro no time?

Veja mais tarde na coluna "PC Guimarães comenta" 85 no Correio do Brasil.

36 comentários:

Lorraine S. disse...

O vasco, bjs.

Anônimo disse...

Pergunta boa pra derrubar o pessoal. Uma já dançou na resposta.

SRN

Fabiano disse...

Somente Negro ou seria Diamante Negro? :-)

SA

Anônimo disse...

(Alex-rj) Bangu foi o primeiro ate um jogador negro e o vasco a coloca um em campo!

Certo??

PCFilho disse...

Xará,

O Vasco está longe de ter sido o primeiro. Como pesquisador da história do nosso futebol, posso citar no mínimo 4 clubes que escalaram negros antes do Vasco: Bangu, Andaraí, América e Fluminense.

O Vasco "levou a fama" só porque foi o primeiro campeão com um time formado majoritariamente por negros. Mas não foi o pioneiro.

Anônimo disse...

ora,essa é facil.Foi o Botafogo é claro.

JLF

xexeu disse...

O que vai mudar na historia esse fato?

eduardo schiefler disse...

Então PC, aqui no Brasil já ouvi uma história do Bangu e uma do Vasco, mas não sei a resposta certa.
Mas no mundo creio que foi na Escócia e o cara se chamava Andrew Watson do Queens Park FC de Glasgow no século 18. Segue o link que conta um pouco da história do cara :
http://www.black-history-month.co.uk/articles/andrew_watson.html

PC Guimarães disse...

A resposta está na coluna. Quem deu a dica foi o melhor e mais bem pago colunista do Brasil: JLF.

E obrigado pela visita e comentário, Sá. Volte sempre.

Anônimo disse...

PC,

O Campeão carioca de 1906 não foi o Flu? O Botafogo dividiu com o Flu título de 1907... Ou estou falando groselha?

SRN

Anônimo disse...

ô PC,mudando de assunto,to pra t dizer uma coisa e nao sei se vai agradar a vc e a muitos botafoguenses,prefiro ver o fogao perder do time dos bambi e cair pra 2ª do q ganhar dos mesmos e ajudar os caras.Abraçao.André/Mianas

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PC Guimarães disse...

"Estou falando groselha"! Vendo "Enquanto a bola não rola", né? (rs). Parece que foi algo parecido com aquele título do Framengo de 1987. Havia duas chaves. O Botafogo foi campeão em uma delas.

PC Guimarães disse...

Já andei matutando sobre isso, André. É como dssei alguém aqui no Blog: Segunda Divisão a gente volta no campo. Duro é aturar framengueiro comemorando título. Ainda mais brasileiro. Ainda mais sendo pentacampeão.

Anônimo disse...

Hehehe... 'Enquanto a bola não rola' até que é divertido! Mas o Flu não se considera campeão de 1906? Cadê o PC Filho pra explicar essa história?

SRN

Anônimo disse...

PC,

Faça uma enquete: "O Botafogo deve entregar o jogo pro São Paulo, só pra sacanear o Flamengo, mesmo correndo risco de rebaixamento"?

SRN

xexeu disse...

Alo Gilson Botafogense se perder para o São Paulo vai ter que assinar a serie B, ano que vem.

xexeu disse...

Sobre a torcida do botafogo logico que prefere que o bota saia desta situação, pois se o Fla for campeão, e uma semana de comemoração depois passa, e se o bota cair e 1 ano inteiro para tentar voltar.

xexeu disse...

Alo SRN não vamos deixar o Blog acabar, a gente começa a opinar sobre a serie B tambem, serve pra vc também Rodrigo Shampoo.

xexeu disse...

o Botafogo tá vivendo o dilema do pedófilo preso por delegado veado; ou libera para o desafeto, ou passa pelo menos um ano tomando no "Flu"

essa não e minha não tirei do Kibe loco.¨

Rodrigo Shampoo disse...

Uma vez o PC falou que não sobre time de segunda divisão, quero ver se o Botachoro cair. O assunto vai passar a ser Botachoro de Duque de Caxias.

Querer que o Botachoro entregue o jogo para que o Flamengo não seja HEXA, é um pensamento de timinho mesmo.

Rodrigo Shampoo disse...

"que não fala sobre time de segunda divisão"

CORREÇÃO

Cebolão disse...

Que se dane o framengo sendo campeão ou não eu tô cagando e andando. Essa história de torcer por Botafogo perder pra atrapalhar o Framengo a mim não pega.

Me preocupo com o Botafogo, o resto é o resto.
E agora, faltando 3 rodadas pra acabar o campeonato, esse time brilhante que essa diretoria medíocre montou, comandado pela panela das moças Juninho, Leandro Guerreiro, Lucia Flavio e Reinaldo Chinelo tem obrigação de ganhar do São Paulo ou o pau vai comer.
Ganham pra isso, vão jogar em casa e tem que se matar pra vencer esse jogo. A pressão é essa e o bicho vai pegar.

xexeu disse...

E isso ai Cebolão, tem que levar porrada mesmo se perder.,e se o juiz rouba porrada nele também.

Jorge disse...

Opa,vamos com calma pessoal... Quero lembrar que o Botafogo, mesmo perdendo, não cai para a segundona no domingo. E, caso vença, o framengo também não será pentacampeão brasileiro. A maioria considera essa rodada como definitiva. Eu não. Acredito e torço para que o Botafogo vença e se afaste ainda mais da zona da degola. Não importa se isso ajuda o framengo. Sou Botafogo!! Manchetes como "torcida do Bota aceita perder para São Paulo para prejudicar Fla" são "plantadas" em jornais populares com objetivos meramente mercantis. Isso não pode ser levado a sério. O Botafogo pode vencer porque o São Paulo está longe de ter uma grande equipe, assim como o framengo. São apenas times regulares, medianos que ganharam fôlego no final enquanto a maioria, que brigava de fato pelo título, perdeu a força e despencou na tabela. O Botafogo deve vencer. Mas o framengo já estaria com os três pontos do jogo com o Goiás? Não que o Goiás tenha um grande time, mas a história recente revela alguns vexames dos rubro-negros diante de sua torcida ultra-mega-hiper-galáctica no maracanã. Quem sabe? Sejamos menos deterministas...

Anônimo disse...

falou e disse

zé Luis

PC Guimarães disse...

Deus te ouça, Jorge.

PC Guimarães disse...

Bastou o Cebolão falar em pau comer pro Xexéu ficar entusaismado.

xexeu disse...

Jorge voce tem razão sim, esta ainda não e a ultima rodada, o fla ainda tera corintians fora jogo dificil, e o Gremio em casa que e um classico,e tenho medo sim pois o fla adora dar vexame com casa cheia, caso do Santo Andre, Atletico Mineiro, e o America de cabanas.,so da mesmo pra falar alguma coisa na ultima rodada, a diferençao do fla com os outros e que o mengo esta jogando bem.

Unknown disse...

Como diz o Mestre PC:"O Reginaldo sabe tudo sobre o Botafogo".
Lógico PC, o Fogão é o meu "segundo" time no coração.

Só para corroborar as palavras do SRN,passo alguns detalhes sobre o campeonato da Liga carioca de 1906

O Botafogo e o Fluminense terminaram empatados na primeira colocação do torneio.Como o Fluminense tinha um saldo de gols maior que o do Botafogo (5 gols a mais),declarou-se campeão.

Os botafoguenses, alegando que o Estatuto da Liga era omisso com relação a um critério de desempate,também,declararam-se campeões cariocas de 1906


O Fluminense não aceitou dividir o título e recorreu à justiça,a mesma atitude adotada pelo Botafogo.

Após várias decisões judiciais ao longo dos anos , que favoreceram os dois lados,surge em 1996 o "figuraça"Presidente da Federação Carioca de Futebol,Sr. Eduardo Viana (o famoso Caixa D’água)que ,através de um Ato administrativo,decidiu dividir o título de 1906 entre os dois clubes,encerrando 89 anos de batalhas judiciais.

Portanto,o primeiro título carioca que o Botafogo ganhou(compartilhou)foi no tapetão, por uma benesse do finado gente finíssima Mr. Caixa D'água,após o Fluminense lutar na justiça durante 89 anos, por este campeonato que ganhou em campo.

A classificação final em 1906
1- Fluminense:5 vitórias;zero empates e 1 derrota;Saldo:10 gols*

1- Botafogo :5 vitórias;zero empates; e 1 derrota; Saldo 5 gols*

3- Internacional e Payssandu

(*)Fluminense campeão pelo saldo de gols.
Botafogo campeão pelo Caixa Dágua.

Jorge disse...

Caro Reginaldo... Parabéns pela bela pesquisa, mas não cabe a você julgar quem é mais campeão carioca em 1906. Você mesmo afirmou que as duas equipes declararam-se campeãs. Nenhuma simpatia pelo Caixa D'água, mas a justiça foi feita. Se o regulamento não fosse omisso não teria existido esse problema... "(...)Botafogo, Botafogo, campeão desde 1906..."

PC Guimarães disse...

Essa paixão do Reginaldo pelo Botafogo é histórica. Nem o sol cobre melhor o Botafogo do que o nosso Reginaldo.

PC Filho disse...

Galera, a pendência era sobre o Campeonato de 1907, não 1906.

A pesquisa do Reginaldo está corretíssima.

Apenas um detalhe: houve 2 WO's (Fluminense e Botafogo venceram por abandono de um outro clube).

O Botafogo entrou na justiça por causa disso, porque achava injusto que o saldo fosse levado em conta, já que houve 2 WO's.

O Fluminense sempre contou esse campeonato (faz parte do tetra 06-07-08-09). O Botafogo só passou a contar muito tempo depois, tanto que o próprio hino do clube fala em "campeão desde 1910".

:-)

xexeu disse...

Gennnnnnnnnnte o que vai mudar essa pesquisa de 1906 e 1907, ora bolas,vai mudar muita coisa e se o bota perder os proximos jogos.

Unknown disse...

Meu caro Jorge
Eu não julguei o resultado,apenas dei a minha opinião "isenta", como faz o PC quando o assunto é o tema principal deste blog:Clube de Regatas do Flamengo.

O PC,mais do que ninguem, sabe que eu "adoro" o Botafogo e,por isto, nas próximas semanas serei "botafoguense desde criancinha".
Foooogoooooooo!!!

Mas meu amigo PC, a tua frase: "Nem o sol cobre melhor o Botafogo do que o nosso Reginaldo" deveria ir para a coluna dos melhores comentários do blog.Gostei.

Foooooooooogoooooooooooo!!!

PC Guimarães disse...

Cambada de interesseiros. Deixa estar que Goiás, Corinthians e Grêmio vão fazer a parte deles.Já fiz até promessa pra São Jorge pro Mengo não ficar no G 4.