domingo, 26 de fevereiro de 2012

Time de melhor campanha da Taça Guanabara não é o Vasco nem é o Flu; é o Botafogo, claro. Como sempre

Deu no lancenet. FATO.

Precisa comentar?

Nem tudo perdido: Botafogo lidera estatísticas no Carioca

Números estão ao lado do Glorioso e confiança segue em alta

Botafogo x Fluminense - Semifinal da Taça Guanabara - Oswaldo de Oliveira (Foto: Marco Terranova) Técnico Oswaldo de Oliveira não vê erros graves na equipe (Foto: Marco Terranova)
Vinícius Perazzini
Publicada em 26/02/2012 às 07:30
Rio de Janeiro (RJ)
Você, alvinegro, está chateado com o Botafogo, não é? A eliminação na semifinal da Taça Guanabara ainda machuca, porém não há motivo para desespero, dizem os números. Pelas estatísticas do Estadual, o Glorioso é o melhor time do campeonato em diversos fundamentos, sendo a equipe com mais gols e finalizações certas, entre outros dados relevantes.

Pela contagem do Footstats, ferramenta usada pelo LANCENET!, o volume de jogo do Botafogo impressionou, por mais que a campanha ao longo do primeiro turno não tenha contagiado tanto. O ponteiro no Grupo A não se prendeu a um determinado tipo de jogada. Tentou os cruzamentos, os acertando, tanto quanto driblou, liderando os quesitos.

Certamente, os números positivos são conhecidos pelo treinador Oswaldo de Oliveira, que utiliza um banco de dados repleto de estatísticas, este montado pela comissão técnica e atualizado a cada confronto. Daí, surgem elogios feitos com base.

– Acredito que nossa equipe fez um bom primeiro turno, jogou bem as partidas nas quais contou com uma boa condição de campo. Não vejo erro gritante no time. O processo é de evolução. Evoluímos durante o campeonato e vamos manter direção – destacou Oswaldo de Oliveira.

Um ponto curioso demonstra que o Botafogo fez por merecer melhor trajetória nesse início de temporada. Dos grandes cariocas, o Alvinegro é o único invicto em 2012. O Vasco perdeu para o Nacional (URU) na Libertadores, o Flumimense para Vasco e Boavista no Estadual, e o Flamengo caiu diante do Vasco no Estadual e do Real Potosí (BOL) pela Liberta.

O cenário para o futuro é, no mínimo, consolador. Entre os jogadores, a confiança por dias melhores é grande e o capitão Loco Abreu avalia como será a sequência na Taça Rio:

– Para a frente, sempre temos o que melhorar, mas é coisa pequena, questão de entrosamento. O importante é que fomos competitivos, jogando o futebol que a gente queria.

Dados animam - Estatísticas lideradas pelo Bota no Estadual

> Gols feitos
18
Ao lado do Vasco, o Botafogo tem o melhor ataque do Cariocão. E foi o que mais marcou na fase de grupos.

> Assistências
14
Nem todos os gols saem com passes açucarados. Mas no Glorioso a mira está boa. O Flu tem 12, é o segundo.

> Cartões
12
O Botafogo nem sequer levou cartão vermelho. O Vasco vem atrás, com 15 amarelos e um vermelho recebido.

> Cruzam. certos
57
A tática 4-2-3-1 ajuda nesse quesito, com Loco Abreu como referência. Flu em segundo, com 46 bolas certas.

> Dribles
101
Porém, se engana que o time é só chuveirada. Os pontas driblam e buscam jogo. Vasco atrás, com 83.

> Viradas certas
98
Quando falta espaço, a equipe busca uma brecha virando o jogo. Em segundo vem o Fla, com 67 êxitos.

> Finaliz. certas
58
Com tantas opções de ida ao ataque, as oportunidades aparecem. O Vasco vem em segundo, com 49.

> Defesas
20
Aqui, não é vantagem liderar. E o Botafogo é o menos exigido lá atrás. O goleiro do Vasco fez 23 defesas.

> Invicto (jogos)
8
Ao lado do Vasco, o Botafogo ainda não perdeu neste Carioca. Só que o rival já levou a pior na Libertadores.



14 comentários:

Frederico disse...

Então tá PC. Continuem assim rsrs

Anônimo disse...

só pra não perder a viagem:


"MAURÍCIO ASSUMPÇÃO: O DENTISTA QUE TIROU O SORRISO DO BOTAFOGUENSE "

Frederico disse...

Agora falando sério. Acho esse tipo de matéria prejudicial ao Botafogo. A torcida tem que estar insatisfeita sim, afinal o Botafogo é dos grandes do Rio, o único fora da Libertadores, dedicou-se exclusivamente à disputa da Taça GB, e não está nem na final.

Essa posição parece-me cômoda, como virar as costas para a realidade, a capacidade de se insurgir, revoltar-se,leva a uma ação que pode melhorar o clube, um grande deve ter ideia fixa pelo sucesso, é dele que se alimenta.

Isso vale rigorosamente para Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense.

Zabumbeiro de Zona disse...

Aproveitamento do Loco13, cobrando pênalti pelo Botafogo:
13 pênaltis convertidos = 72,2%
5 pênaltis perdidos = 27,8%

असुर disse...

Cara... que merda... vou ter que concordar com o Fred.

:(

Émerson disse...

Concordo com Frederico...
Afinal, a Taça Guanabara não vai para General Severiano.

Anônimo disse...

PC,

Vem aí a estréia do filme sobre Heleno de Freitas. Heleno era uma mistura de Herrera com Loco Abreu. Nas décadas de 30 e 40 o Botafogo incomodava a hegemonia do time da elite, o FluminenC. Nesse período o time da Globo tinha o mesmo peso do Americano de Campos no futebol do Rio.

O domínio do Botafogo na década de 30 deixou a elite tricolor enfurecida e já a partir dali o Botafogo passava a ser perseguido por conta de seus talentosos craques.

Na década de 40, Heleno tinha a missão de substituir Carvalho Leite, o artilheiro do tetra (único na história) da década de 30. Não se dava por vencido nunca, mesmo com as armações extra campo contra o Botafogo.

Depois do esquadrão de Heleno, Quarentinha e outros, veio a gloriosa década de 50, quando os craques alvinegros encantaram o mundo com um futebol bonito, envolvente e...campeão.

A diferença entre os craques alvinegros da história da seleção pode ser exemplificada no gesto de Didi ao levar o primeiro gol da Suécia. Bem diferente de certos galinhos chorões...

Mas aí veio a ditadura militar e a ascenção da Globo...o resto tudo mundo já sabe.

Abs
Pablo

Frederico disse...

Pablo, faça-me o favor, dizer que o Heleno era uma mistura de Herrera com o Loco? Você está jogando contra o patrimônio!

Heleno foi um dos maiores craques da história de nosso futebol, muito, muito, mas muitíssimo melhor que Herrera, Loco, os dois juntos ou multiplicados por dez.

São bons jogadores, no entanto, compará-los a um mito como Heleno...

Frederico disse...

Outra coisa, (hoje estou com os dedos mais nervosos do que os do PC acariciando pemba de touro rs)Heleno nunca atuou com Quarentinha. O "artilheiro que não sorria", maior goleador do Glorioso, atuou nas décadas de cinquenta e sessenta, quando Heleno saiu do Botafogo, Quarentinha devia ter 13 ou 14 anos.

Eu acho que são essas imprecisões que o levam a confundir o Flamengo com o Americano.

Anônimo disse...

Frederico, desculpe não ter sido mais explícito. Eu me referia ao temperamento e não ao futebol praticado.

Eu me esqueci que o blog é frequentado por não-botafoguenses. Você tem razão, Heleno foi um dos mitos que vestiram o verdadeiro manto sagrado.

Loco Abreu também é um mito, pois a cavadinha do título é daqueles lances épicos que jamais serão esquecidos. Diferente dos "títulos" rubro-negros, sempre conquistados sem mérito esportivo.

Abs
Pablo

Anônimo disse...

pois é Frederico, concordo com o seu primeiro comentário lá em cima....muitos botafoguenses estão insatisfeitos sim, mas tem ainda uma grande parte que está sendo iludida por esta diretoria nefasta que se instalou em Gal. Severiano.

Frederico disse...

Pablo, se o filme for fiel a verdade, você verá que o temperamento do Heleno era completamente diferente do Loco. Heleno era completamente destemperado, subia em alambrados para brigar com torcedores.Muito ao contrário, Abreu é um jogador centrado, com inegável capacidade de liderança. Na verdade ele só é louco no apelido, ou talvez tenha a chamada "boa loucura". Infelizmente Heleno acabou perecendo em um manicômio, em sua Minas Gerais, na cidade de Barbacena.

Heleno nunca foi campeão pelo Botafogo. Conquistou seu único título vestindo a camisa do Vasco, e já devastado pela sífilis encerrou sua carreira mágica e trágica no América.

XEXEU disse...

E VICEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Anônimo disse...

comparar heleno com loco abreu isso sim é loucura, ainda mais vindo de um botafoguense. louco abreu é bem lúcido e sabe muito bem o que faz e o que fala. de bobo ele não tem nada. encontrou uma moleza e tá deitando e rolando.