terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Blog do PC entrevista jornalista botafoguense que foi xingado de flamenguista por Ancelmo Gois

Digo de coração: Ancelmo Gois é um dos jornalistas mais bacanas que conheço. Apesar de talentoso e famoso, trata bem todo mundo e é um dos caras mais queridos da redação do Globo. Mas tem aquele defeito: é framenguista.

Como muitos aqui se lembram, no final do ano passado, mestre Ancelmo publicou uma nota em sua coluna afirmando (ou seria xingando?) que o jornalista Carlos Eduardo Novaes é framenguista. No mesmo dia, este humilde blogueiro desmentiu o colega de Frei Paulo. Novaes é Botafogo. Dos bons.

Sou fã do Novaes desde os meus tempos de estudante de Jornalismo. Se muitos não vão pra cama sem o Jô, eu não acordava sem ler o Novaes. Desde os tempos do JB, passando pela Última Hora (lembro até hoje da musiquinha “Carlos Eduardo Novaes, Rachel de Queiroz...”), e voltando ao JB. Com certeza, ajudei Novaes e o ilustrador Vilmar a enriquecerem, comprando e lendo todos os seus livros. 

A nota publicada no Ancelmo em que Novaes é xingado de framenguista

Como aqui neste espaço todos sabem que matamos a cobra e mostramos o pau (não se animem tricolores!), pedi ao Thiago Facioli, repórter aqui do Blog, para entrevistar o Novaes, que é pai da namorada de um amigo do irmão da tia do Thiago. Repórter com um futuro promissor, e que vai passar a me substituir nas minhas constantes idas para o mato, onde costumo ordenhar vaquinhas (como todos também sabem), logo na primeira matéria, Thiago conseguiu dar um grande furo (epa! O Thiago é tricolor). Entrevistou a fera via email.

Carlos Eduardo Novaes nos bons tempos do JB da Condessa

O livro que pode ter "driblado" mestre Ancelmo

Confira a entrevista. Antes, como não sou bobo nem nada e elogio de ídolo é pra mostrar pra todo mundo, leiam o que o mestre escreveu sobre o Blog do PC:

"Thiago caríssimo: vi o blog e gostei muito. Ágil, atual, informativo, bem “diagramado”. Dê meus parabéns ao PC e pergunte se de vez em quando posso lhe enviar um texto. Como não tenho blog e só escrevo sobre esportes olímpicos na GSN (Global Sports Network), às vezes sinto ímpetos de dar um pau no Botafogo – como no final do Campeonato Brasileiro do ano passado – mas não encontro espaço para desaguar minha irritação".

Por que você é Botafogo? Quais foram as suas influências?
Antes de me apaixonar pelo Botafogo tive, na primeira infância, um flerte com o América – clube do meu pai – e um namorico com o Fluminense sei lá por que. Penso que minha descendência calabresa encontrou afinidades entre as cores do clube e a bandeira da Itália. Curiosamente quando mudei para a Rua Paissandu, ao lado da sede do Fluminense, virei botafoguense. Nenhum tipo de influência. Torcer pelo Botafogo foi uma decisão pessoal de um menino de oito anos de idade. Conta a lenda porém, que abracei o Botafogo por causa do porteiro do meu prédio na Rua Paissandu, um português barrigudo, vascaíno, que metia medo na garotada. Vê-lo frágil e choroso na final do Campeonato Carioca de 1948 quando o Vasco perdeu para o Botafogo, provocou-me uma enorme alegria. Naquele momento para mim o Botafogo tornara-se uma espécie de Vingador. Resolvi subir na sua garupa e seguir com ele para o resto da vida.

Títulos inesquecíveis, grandes times, jogadores marcantes?
Os jogadores que tatuaram meu amor pelo clube estão todos na minha infância e adolescência. Não sei se porque quando somos crianças não temos senso crítico, as jogadas parecem mais bonitas, os jogadores maiores e mais talentosos. Fui testemunha ocular, porém, de uma das fases de ouro do Glorioso que tinha em sua galeria de craques Nilton Santos, Garrincha, Zagalo, Didi, Paulo Valentim, Quarentinha, Amarildo e por aí vai... Gerson, Jairzinho, Paulo Cesar, Roberto, Afonsinho... (desculpem se estão fora de ordem de entrada). Não esqueço de um jogo contra o Fluminense no final dos anos 50 (1957?) que assisti na tevê preto-e-branco do meu quarto. O Botafogo ganhou de 6 a 1 (ou 6x0?) com cinco gols do Paulo Valentim no grande goleiro Castilho. Até então nunca havia visto um time grande golear outro grande com tanta autoridade.

E a nota do Ancelmo chamando-o de “grande rubro-negro”?
Nem precisei desmenti-la. Amigos e leitores – perplexos – encheram sua caixa postal de desmentidos. Uma amiga mandou-me um e-mail: “O Ancelmo enlouqueceu?”. O engano foi a propósito do livro “Mengo, uma odisséia no Oriente” que escrevi por ocasião do titulo mundial do Flamengo em Tóquio, 1981. Lembro que na época, trabalhando no JB, recebi inúmeros telefonemas de botafoguenses indignados com a história dos cinco geraldinos rubro-negros que deixam o Brasil de táxi, bike, lombo de burro, atrás do Flamengo no Japão. Tinha que dizer aos meus detratores para não confundirem futebol com literatura. Mas não adiantava: o torcedor é um passional.

Em sua opinião existe uma atenção especial da imprensa em relação ao Flamengo?
Comercialmente toda a mídia carioca “torce” pelo Flamengo (como a paulista pelo Timão). Suas vitórias, seus títulos, suas crises vendem mais jornais, revistas, elevam o ibope na TV, no rádio e provocam corridas aos blogs rubro-negros. Por aí se entende o espaço exagerado que a imprensa dedica ao Flamengo. No dia em que o Botafogo tiver uma torcida do mesmo tamanho vai receber o mesmo tratamento. Mas para isso precisa de títulos! Títulos que se ganha com garra, união e vontade de vencer, algo que tem faltado ao nosso Glorioso.

Você costuma ir aos jogos?
 A ultima vez que estive em um estádio, o Engenhão, levado pelo Lídio Toledo para o camarote do nosso presidentista, assisti a uma partida tão ruim – Botafogo 0x0 Fluminense, acho que em 2010 – que me perguntei se precisava sair de casa “para ver aquilo”. Na verdade tem tempo que troquei a emoção dos estádios – algo insuperável – pelo conforto da poltrona. Mas já fui de seguir o Botafogo por todos os campos do Rio. Lembro que com 13 anos de idade peguei um bonde sozinho, escondido dos meus pais, e fui ver a estréia de Garrincha em General Severiano (se não me engano contra o Bonsucesso). Ali, naquele jogo, olhando para aquele jogador de pernas defeituosas, ninguém poderia supor que ele iria se transformar em um dos maiores craques do futebol tupiniquim.

Você tem foto com a camisa do Botafogo? Se não tiver, podemos tirar uma?
 Eu tinha uma camiseta dos tempos em que competia no Campeonato Juvenil de Atletismo correndo 100ms e saltando em distância. Hoje tenho só a lembrança, mas lembrança não sai (ainda) em fotografia. Estou à disposição para uma foto, desde que não me entreguem uma camisa já usada por terceiros e nem me levem para longe de casa.

29 comentários:

eduardo schiefler disse...

Muito legal PC !!!
Ta ai o Botafoguense sensato !!

Ramón disse...

Gostei muito da entrevista!

E ele sabe que torcida se conquista com títulos. Acho que uns textos dele servirão para desalienar alguns indivíduos aqui do blog.

असुर disse...

Carlos Eduardo Novaes! Você já conhece o MCMB? ;D

Anônimo disse...

Maravilha, PC. Alto nível. Muito boa entrevista do Thiago.

O Góis, assim como muitos outros jornalistas flamenguistas, sofre de amnésia voluntária quando escrevem no OGlobo sobre esportes.

Obs: Um tricolor escrevendo no blog significa que vamos ter "furos"?

Léo

Mario_av disse...

Mais um tento para o Blog do PC.
O Thiago está aprovado, pode continuar dando furo.

PC Guimarães disse...

Matam-me de rir. Alô alô, Mário: lembrei de vc ontem. Estive lá no Cervantes gastando um voucher de um churrasco misto para 3. Saí rolando. Agradeço em nome do Thiago. O garoto vai longe. Hoje, por exemplo, está indo ao Engenhão.

Julio disse...

Muito bom meu caro PC, por isso fiquei fã do blog. Grande Carlos Eduardo Novaes !!!

Anônimo disse...

PC vc é o cara!!!

PC Guimarães disse...

Eu, não. O Novaes é que é o cara. Sou apenas um aluno.

असुर disse...

http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=24459&t=idolo+loco+abreu+comentara+vasco+x+nacional-uru+pela+fox+sports

Ídolo é isso mesmo.

Mario_av disse...

Eu ainda tenho 2 deste voucher do churrasco misto.
Vai até Março a promoção.

Anônimo disse...

Não sobra um "voucher" destes para o final de junho?

Léo

Mario_av disse...

Léo,
Fui ver agora no site para confirmar a validade. Na realidade tenho 3, mas termina 12/02. Tenho até quinta para comer isto tudo!
Salvo pelo PC.

Anônimo disse...

Loco Abreu joga as 19:30 no Engenhão pelo Botafogo e comenta o jogo do Nacional as 22:00 em São Januário.
São 90 minutos de jogo, mais 15 de intervalo, mais 5 de parada técnica além dos acréscimos. O jogo do Botafogo não termina antes de 21:30.
Loco Abreu tem 30 minutos para sair de campo e chegar a cabine de transmissão em São Januário.
Só espero que toda essa movimentação não interfira em seu desempenho no jogo de amanhã.
Apesar de 2 gols na estréia, o uruguaio anda devendo boas atuações.

Anônimo disse...

A entrevista foi otima. A vaca do PC e bem jeitosa, o PC e meu mestre mas... Ja mandou os brindes do Asura?????
Fabio medici

Frederico disse...

Guima meu querido!!! Estou com o MBMC!!

ÒTIMA ENTREVISTA,o jogo ao qual o Navaes se refere foi aquele 6 X2 na final de 57, com o Flu jogando pelo empate.

Frederico disse...

Ia esquecendo... PC que puta sacanagem. O Asura ficou três dias em frente ao computador, teve graves calos nos dedos e agora neca de brindes?

MCMB!!

pc, tira a mão do c@#@!@#@#@ do boi e manda os brindes de nosso amigo rsrsrs

PS. Perguntar não ofende: o que você achou Guima do "instrumento" dos bois do sul de Minas? Conseguiu "ordenhar" e tirar muito "leite" KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Um a mais disse...

Um comentário para quebrar o clima.

O Novaes diz "Suas vitórias, seus títulos, suas crises vendem mais jornais, .... Por aí se entende o espaço exagerado que a imprensa dedica ao Flamengo. No dia em que o Botafogo tiver uma torcida do mesmo tamanho vai receber o mesmo tratamento. Mas para isso precisa de títulos!"
As perguntas de sempre:
Vale título roubado? Vale beneficiamento descarado de tabelas? Vale até promotores e juízes de justiça desportiva punindo os adversários e liberando jogadores do Flamengo?
Com todo o respeito, às vezes o Novaes, o Márcio Guedes, e alguns outros camaradas íntegros e competentes, de imprensa, pelo seu pessimismo e por não verem a bandidagem que existe contra o Botafogo, muitas vezes nem parecem que são realmente botafoguenses.
É isso aí PC, exerci democraticamente meu direito de divergência.

Um a mais

Anônimo disse...

Concordo com o Um a mais. O Dapieve já tinha mostrado certa fraqueza também. E esse papo de que torcida se faz com títulos é relativo, pois títulos forjados nos bastidores a qualquer custo formam uma torcida como a do Flamengo. Se um dia a torcida do Botafogo ficar igual a do Flamengo eu viro São Cristóvão.

San
Gilson Lucas

Anônimo disse...

É isto aí, Mario.

Conforme sempre afirma o Pablo: o Blog do PC salva.

Acabou de salvar o seu "voucher", no meu caso, irei ao Cervantes "semcher" mesmo.

O Frederico voltou e parece um sindicalista da PM baiana, está comandando um motim no blog junto com o Asura reivindicando prazos justos e dignos para os envios de brindes prometidos na campanha...

O Um a Mais tem toda a razão, o mestre Novaes deveria explicar melhor a colocação, nós, botafoguenses, não reconhecemos a maior parte dos últimos títulos dos maiores beneficiados pelas arbitragens.

Este aumento de torcedores baseado em títulos de araque é socialmente alarmante e deve ser encarado como uma perda de sentido ético e moral dos nossos jovens.

O Fla tornou-se um problema social e lembra a publicidade do cigarro Vila Rica feita pelo Gerson, quer leva vantagem em tudo e não sente a menor vergonha de nada.

Excluindo os nossos flamenguistas do blog, que são honestos e preferem perder um título a ganhá-lo com um penalti roubado oferecido Marcelo de Lima Henrique, não é Schiefler, Fredera, Xexa...???

Léo

Émerson disse...

Quantos Carlos Eduardo Novaes não haverão por aí, aqui no Brasil e pelo mundo a fora, sendo xingados e incrimados como framenguistas, injustamente?

edgard horacio disse...

que coisa menor. torcer pelo botafogo
por causa do vascão.

Wander Costa disse...

PC, o Oswaldo é tricolor?

"http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2012/02/06/justo/"

sds, Wander.

Anônimo disse...

PC, passei lá pelo blog do JB e o Gilson tem razão. Caramba, aquilo lá é frequentado por marginais de presídios com certeza.

Antigamente tínhamos mais respeito e equilíbrio por parte de jornalistas esportivos. Nelson Rodrigues, João Saldanha, Sandro Moreira, Oldemário, Luiz Mendes, entre outros, emitiam sempre opiniões contundentes, todo mundo sabia os clubes para os quais torciam, mas havia respeito. O estilo venal Zandonaide Maurício Prado de hoje infelizmente virou regra. O futebol deixou de ser esporte, arte, para se tornar palco de negociatas. Vale tudo para defender um Leo Rabello aqui, um árbitro ladrão ali, um jogador marginal acolá. No final, o que interessa, é o triunfo de vocês sabem quem.

Mas graças a Deus a turma do João Saldanha e do Sandro se foi mas o PC está aí para iluminar as mentes da juventude BBB, que perdeu a referência do convívio sadio em sociedade.

Viva o "PC sem medo" !!

Abs
Pablo

Anônimo disse...

No Rio todo mundo sabe que a Globo tem um time. Agora ela tem outro também em SP:

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/
1045627-corinthians-negocia-com-parceiros-da-globo-para-dar-nome-ao-itaquerao.shtml

ZeBussa disse...

Pecêta,

Lembre ao Ancelmo que os Maiores cronistas, comentaristas esportivos são TODOS botafoguenses: João Saldanha, Luiz Mendes, Oldemário Touguinhó, Sandro Moreira, Paulo Mendes Campos, Armando Nogueira, Paulo Francis e muitos mais!
Vou parar por aqui, porém se ele assim desejar, farei a relação por ordem alfabética.
Humilhei?

PC Guimarães disse...

Ué! Esqueceu de mim? (rs)

ZeBussa disse...

Não Pecêta!
É que os citados formam uma constelação.
No CÉU!

PC Guimarães disse...

Ah, bom!