terça-feira, 27 de setembro de 2011

As dicas gastronômicas e turísticas do Blog do PC para o nosso amigo Eduardo Schiefler - 1: o couvert do La Mole


Os sócios do Blog são a razão desse blog existir e estar próximo de bater a marca de 1 milhão de visitas. Por isso, inauguro hoje a seção "As dicas gastronômicas e turísticas do Blog do PC para o nosso amigo Eduardo Schiefler", framenguista, mas gente boa. Eduardo acaba de informar que virá ao Rio em breve e este blog dará (no bom sentido) algumas dicas para o nosso amigo que poderão servir também para outros amigos do Vale do Itajaí, do Vale do Paraíba e do Vale do Loire .

Para começar o couvert do La Mole, o mais carioca dos restaurantes da classe média do Rio. Nasceu na Dias Ferreira, no Leblon, hoje tem em diversos bairros, mas é a cara dos tijucanos. Não é um restaurante sofisticado. Uns acham que já foi muito melhor. Mas o couvert é inconfundível e ideal para lariqueiros e demais esfomeados. Dizem que na década de 60 os estudantes da PUC eram capazes de comer uns 10 seguidos.

Dependendo da filial e do cozinheiro, a lasanha
pode vir com esse visual e saborosa

Conheci uma figura fantástica no La Mole da Dias Ferreira. O saudoso garçom Jesus, que acompanhou minha juventude e a dos meus amigos daquele meu Grajaú de antigamente. Se não desse para juntar 5 ou seis em fuscas, brasílias ou escortes, dividindo a gasolina, pegávamos o 434 e enfrentávamos quase duas horas (ida e volta) de viagem só pra ver Jesus e comer o pão que o fuinha nunca amassou. Sempre gostei do inhoque (ou gnochi para os frescos) ao forno, com pedacinhos de presunto e gratinado na mussarela. Fora os amarelinhos quindins da sobremesa (vinham dois).

Jesus, o melhor e mais querido garçom que conheci,
numa foto publicada numa matéria que escrevi para O Globo sobre garçons

Apesar do nome italiano não é bem uma cantina italiana e pode frustrar os entendidos na culinária da terra de Leonardo da Vinci, Pepino di Capri e Paolo Rossi . A decoração não lembra nada daquelas fantásticas cantinas do Bexiga (adoro esse nome). Nada de linguiças penduradas no teto (como gostam os tricolores, esperançosos que elas caiam em seus colos) e nem mesmo um simples toalha vermelha quadriculada sobre outra verde. Foi no La Mole da Dias Ferreira que achei que tinha aprendido a beber vinho. Pedia um Chateau Duvalier Rosé (pasmem! Já vivi meus dias de tricolor e desentendido) e achava que estava abafando. Anos depois soube através do meu amigo Reinaldo Paes Barreto, enólogo e gourmet, que Chateau Duvalier "não servia nem para flambar bidê".

Certa vez, outro amigo, de São Paulo, com sobrenome italianíssimo, Baroncelli, cismou de conhecer o La Mole. A reação dele quando deu a primeira garfada no espagueti a bolonhesa não esqueci até hoje. Escrevi uma crônica já publicada no Blog e que pode ser lida aqui.

VIRAM COMO NÃO É VERDADE A AFIRMAÇÃO DE QUE O BLOG DO PC "SÓ FALA DO FRAMENGO"?

16 comentários:

eduardo schiefler disse...

Valeu PC !!!
Dei um look no cardápio da turma do poker hoje, vai ser entreveiro...mas depois dessas fotos, esse entreveiro vai ser ser palha perto dessas tuas dicas.

eduardo schiefler disse...

Li a crônica outra vez, não me lembrava, mas a história é muito boa !!
Refresco de tomate é dose mesmo !!
Lembra que te falei que hospedei uma italiana e seu pai, levei o homem numa pizzaria....o cara é de Napoli, fui até o dono, pois sempre vou lá...expliquei a situação.
O cara escutou a palavra Napoli, e não sei se ficou com medo daquele cara que esteve ai no teu prédio carregando uma maleta de violino, e chamou o signore na cozinha pra mostrar tudo, no fim, meu hóspede ensinou ao cara um tipo de pizza que se faz em Napoli, mas não creio que tenha sido adicionada ao cardápio, pois não tinha queijo, e por aqui pizza sem queijo é meio difícil né.

Anônimo disse...

Quem não gosta de La Mole é o Xexeu

Mario_av disse...

"não servia nem para flambar bidê"
A melhor definição que eu já vi sobre o Chateau Duvalier.
Eu também já fui enólogo de Chateau.

eduardo schiefler disse...

Manda pouco no Rio o PC !!
Jesus trazia gelada pro cara na mesa pô !!
:)

eduardo schiefler disse...

Comida, daqui a pouco aparece uma pombinha, e dale flamengo de novo.
Velho truque esse PC.

:)

Anônimo disse...

Coincidência hein PC? foi só o Edu receber as fotos do Piscinão de Ramos, que já esta arrumando as malas pra conhecer o Rio.
GB

Frederico disse...

É PC, fui muito ao La Mole de Copocabana, ao Cervantes então... sempre encontrava lá o tricolor e gente boa Fausto Fawcet, que entornava muito! Quase tanto quanto eu. rsrsrsrs

Frederico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frederico disse...

Caramba PC!!! Agora é que eu li, não bastassem os amigos sicilianos, o nosso Eduardo tem também ligações com a Camorra napolitana. Ainda bem que eu sou flamengo e amigo dele !! UFA...

Anônimo disse...

Jonh Galliano in Rio.
Aí que loucura !!!!
A reserva na Le Boy está confirmadíssima.....

Anônimo disse...

Jonh Galliano in Rio.
Aí que loucura !!!!
A reserva na Le Boy está confirmadíssima.....

Anônimo disse...

Que arraso Schiefler do La Mole para a Le Boy.

Jew hacker disse...

Sei qual é. O anônimo aí não gosta de judeus. Está hackeado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

eduardo schiefler disse...

GB, aquelas fotos do piscinão...tá loco, vou passar longe !!
Fred, esse senhor me contou algumas histórias de como a coisa funciona por lá, e que por causa dessas e de outras coisas ele não volta pra lá.
Eu ainda quero conhecer Pompeia, que ao lado.

Henryeth disse...

Também precisei dar umas dicas gastronômicas a um leitor do Blog do PC que desembarcaria aqui em Manaus.

Acabou que eu nem sei o que houve com o Gilson Tavares.. :-/