sábado, 27 de setembro de 2014

Há 70 anos que os botafoguenses sacaneiam os flamenguistas por causa do JOGO DO SENTA


Post especial para botafoguenses. Desaconselhável para SENTÕES.

Vejam a pérola que me ajudaram a descobrir.

Mais uma prova do crime... digo da importância do Jogo do Senta.

Quando pensei em escrever Jogo do Senta, a verdadeira origem do chororô alguns amigos chorões, hoje mais conhecidos como SENTÕES, duvidaram que o jogo tivesse acontecido.

As desculpas, como sempre, foram as mais diversas possíveis. Tudo isso está contado no best-seller que está abalando Bangu, Grajaú e Ninho do Urubu. Depois que consegui a foto dos framenguistas SENTADOS em campo passaram a dizer que na época sentar em campo não tinha a mesma "leitura" de hoje. Esse chororô também foi descartado no livro com o depoimento das testemunhas oculares do jogo. Seu Menezes, benemérito do Botafogo, esteve no lançamento e gravou diversas entrevistas, algumas disponíveis no blog do livro.

Agora há pouco o Wesley me mandou o link de uma ilustração do genial MOLAS publicada em 1945 antes de um jogo entre Botafogo e Framengo e postada no blog Mundo Botafogo. Rui, por sua vez, pescou a imagem no interessante blog DataFogo.

24 comentários:

Anônimo disse...

PC, já tem uma imagem para incluir na segunda edição do livro mais querido da atualidade.

Abs
Pablo

PC Guimarães disse...

Quando estava escrevendo o livro em Petrópolis soube de uma outra ilustração do Molas, publicada no Jornal dos Sports. Como a Biblioteca Nacional estava em greve, não pude checar essa arte. Vc matou a charada. Na segunda edição (e vocês podem ajudar que isso aconteça) vou tentar resgatar essa ilustração e, quem sabe, publicar esta do post também.
Tudo para zoar os SENTÕES que se achavam os mais espertos. Gostam de zoar, mas choram quando são zoados. E o Livro do Senta também pode ajudar a acabar de vez com a armação do chororô, criada pela FraPress e pelos ídolos framenguistas Leo Moura (rebutalho do Botafogo que nunca fez nada na seleção e virou craque no Framengo), Obina, Sousa e Toró.
FATO.

PC Guimarães disse...

Em tempo: a ilustração é outra. É possível que Molas tenha feito outras. na época o framengo não tinha tanto poder na Mídia.

Unknown disse...

que engraçado...

Favor, antes de ler, tentem esquecer que sou um flamenguista.

Você entra aqui e tem uma impressão de que o tempo não passou...

A galera fica toda faceira- e comemoram tal qual um gol- por terem achado uma noticia de um jogo acontecido há 70 anos.

Sinceramente, sinceramente mesmo, eu achei bacana a ideia do livro e todo o auê feito em torno dele, mas...caras, eu queria entender... sério, não to de zoação, queria entender mesmo e não o entender de um torcedor rival, mas o de um escritor fissurado nos mistérios que permeiam o ser humano...Queria poder, ainda que discordasse, saber o que motiva alguém e, por conseguinte, todo um grupo a ficarem tão encantados com esses pequenos achados como se fosse uma busca heroica pelo santo graal.

Por exemplo esta frase: "...Tudo para zoar os SENTÕES que se achavam os mais espertos. ..."

Uau! Pc, até onde eu sei você levou um pouco mais de um ano escrevendo o livro(perdoe-me se estiver enganado) e tudo isso apenas pra "ZOAR OS SENTÔES"???

Você provavelmente dirá que sim e dirá que também escreveu por se sentir no dever de desmascarar uma farsa e todo aquela coisa que eu leio diariamente aqui e no facebook, no GE ou em qualquer outro lugar que se permita comentários( guardadas as devidas diferenças é óbvio).

Mas, ainda imbuído daquele espírito curioso dito acima,eu lhe( e me) indago: será apenas isso mesmo??

Porque eu acho meio estranho alguém e todo um grupo ficarem diluindo por tanto tempo e com tanto afinco uma coisa considerada repugnante e sem valor algum apenas por "ZOAR OS SENTÕES"( eu, pelo menos, não me sinto zoado de forma alguma) e aí que reside minha curiosidade ( sério, eu gasto horas pensando nisso): não tem algo a mais nessa coisa toda???

Só pra finalizar( agora sim é uma zoada):

do jogo pra cá a segunda guerra terminou e os aliados venceram, o comunismo se alastrou pelo leste europeu, os EUA construíram uma bomba que pode dizimar uma cidade e terminar uma guerra, cuba passou por uma revolução e se tornou socialista, O Brasil foi tomado por militares,essa é pra você FOGO F: o homem ( aparentemente) foi à lua e mais um monte de coisas aconteceram com o mundo depois de 1944.

Só pra atualizar a galera que foi morar no acre.

PC Guimarães disse...

Camejo
Vc está mal informado como sempre acontece quando não dá pra fazer pesquisa no google. Não levei um ano. Anunciei que ia escrever o livro em dezembro, quando deu no Dia e fui nas rádios Globo e Tupi. DEpois dei uma esfriada até abril, quando os amigos me cobraram, pesquisei em dois meses e me tranquei um mês no mato para escrever. E pare com essa mania de perseguição. O livro não foi escrito para zoar framenguistas, amigo. É o resgate de um jogo histórico do Botafogo contra um de seus principais adversários regionais. Ainda bem que vc não é Jornalista. Se fosse, seria um fracasso. Vai por mim. Jornalistas não vivem de ilusões e não são manipulados. E, muito menos, são fanáticos. Tirando os conhecidos da FraPress, claro. Mas como sei que vc é uma pessoa do bem, apenas ingênuo, não creio que seria da FraPress.

PC Guimarães disse...

Zoar os SENTÕES faz parte do dia a dia de todo o brasileiro cujo time já foi vítima das armações pró time do Sistema.

Gustavo Menezes disse...

Bom dia PC. Ótimo domingo pros GLORIOSOS!
Desculpe pela recente ausência dos comentários. Desde a repercussão do 'Jogo do Senta' nos dias que se seguiram após evento lançador. Novamente PARABÉNS pelo best seller!
(Ainda não entreguei o exemplar do cunhado, culto, mas ainda com aquele defeitinho congênito. Sempre cobro dele a evolução, normal quando nos alfabetizamos)

Gustavo Menezes disse...

PC e galera do bem.
Embora afastado dos comentários, tenho me deliciado com as zoadas e principalmente as definições (Isso mesmo! Foram excelentes!) dadas pelos companheiros de ESTRELA aos sentões que frequentam, como incômodos surfistas rodoviários, nossa querida van. E por aqui soltam inúmeras sandices.
Confesso que em parte fiquei barbarizado com a ira enrustida de alguns comédias. Não quis 'cair na deles', baixíssimo astral.
Vão demorar a digerir o 'tapa de luvas' dado por nosso piloto. PC você os acertou em cheio. Aliado ao momento de explícita ajuda aos mesmos queridões. Como comentaram aqui: "o rei está nú". E tomem desculpas...

Gustavo Menezes disse...

Sentem e arrefeçam!
Como sempre o fizeram.
Essa é sua história.

Gustavo Menezes disse...

PC, para fugirmos da maratona grobal, todos ao Maracanã hoje!
"...domiiiingooo, eu vou ao Maracanããã..."

Unknown disse...

Pc escreva um livro sobre o campeonato de 1907, aquele que nem no hino do botafogo constava.
Atualudades: quer dizer que a CBF, ajuda o Botafogo para o mesmo não perder pontos, estranho, porque só o botafogo tem esse benefício? Essa CBF é uma vergonha mesmo, sempre ajudando o botafogo, e os hipócritas aqui, querendo inverter o jogo, são muito esperto mesmos. Só mais uma prova que o botafogo é o clube mais ajudado.

Unknown disse...

Camejo disse que "não se sente zoado". Putz! Ahahahahahahah! Imagina então se incomodasse......, o cara não sai daqui, tenta rebater a zoada o tempo todo, ás vezes apelando e chamando outros membros do blog de manés, e ainda vem na cara de pau escrever que o PC não atingiu o alvo ahahahaha, agora PC e demais não é bom contrariar gente doente, pode ser que esteja babando e espumando pela boca ahahahah

Unknown disse...

Pc,
essas armações, são delírios botafoguenses, certo mesmo é que o botafogo foi ajudado em 86,99 e agora. CBF VERGONHA, ja o flamengo perdeu o titiulo de 87 por causa da CBF, se fosse o seu time com certeza estaria com o título.
No jogo contra o Bahia foi beneficiado com penalti inventado, gol mal anulado e ainda dizem que foram prejudicado, são espertos vocês!!!

Wesley Machado disse...

"Uma coisa considerada repugnante e valor algum", disse o pobre flamenguista acima em relação ao Jogo do Senta. Realmente os flamenguistas não têm apreço pela História. Querem se livrar Dela, pois sabem que Ela, a História, guarda fatos que lhe são "repugnantes", porque revelam verdades que os flamenguistas não querem que venham à tona.

Desmerecer a importância deste jogo, bem como do livro do PC, que recuperou e preservou esta história, é como não reconhecer a importância do Botafogo para o futebol brasileiro.

Os flamenguistas só sabem falar em títulos, mas não se importam com o contexto em que eles foram conquistados.

Expulsão de Reinaldo no Brasileiro de 80. Expulsão de meio time do Atlético na Libertadores de 81. Mão na bola de Andrade no Brasileiro de 83. Falta de Bebeto em Taffarel no Brasileiro de 87 - sem contar a polêmica com o Sport.

E mais recentemente, anulação de gol e expulsão de Dodô, pênalti duvidoso em Fábio Luciano e expulsão de Lúcio Flávio e não expulsão de Juan, respectivamente nas finais dos Cariocas de 2007, 2008 e 2009. E este ano, gol impedido de Márcio Araújo nós acréscimos contra o Vasco, entre tantos outros roubos gostosos.

Neste mesmo ano do Jogo do Senta, o Vasco também reclama que o gol de Válido na final não teria sido válido, à medida que o jogador do Flanengo teria empurrado um jogador do Vasco no lance do gol do titilo, marcado no fim do jogo.

Pois bem, todas estas histórias não podem cair no esquecimento, como querem os flamenguistas, que só querem celebrar os louros da vitória, sem que ninguém saiba o que precisaram fazer para chegar onde chegaram, vendendo a alma ao diabo e sendo favorecido pela CBF e pela arbitragem.

Bem, é isto que queria dizer.

Wesley Machado disse...

Outro dado importante que esqueci de dizer é que esta descoberta da charme do Molas, como já comentaram algumas pessoas, dá fôlego, ânimo e oportunidade para o PC lançar uma segunda edição do livro, que também pode ser considerado de auto-ajuda, sem desmerecimento pelo que este gênero que sofre preconceito dos mais intelectualizados pode representar. Digo isto porque o Livro do Senta tem ajudado e vai continuar ajudando, à medida em que um livro é eterno, o botafoguense a superar seus pessimismos, timidez em zoar, e nos deu argumentos infalíveis para rebater os flamenguistas, que na falta de argumentos, quando reclamávamos de arbitragem, falavam em chororô. Hoje sabemos que eles são sentões e assim serão chamados pelo resto da vida.

Marcos Paret disse...

86 e 99... 86 e 99... 86 e 99.


marcelino garoto: procure todas as minhas respostas ao Camejo sobre estes tais dois anos de ajuda ao Botafogo..

86 - mudança total no formato.

99 - ajuda ao tricolete para que ele pulasse direto da terceira para a primeira.

Putzz... Já escrevi "um livro" aqui sobre isto mas o seu pessoalzinho finge que não lê.

Procure outras reclamações, sempre tendo em mente..

..que em 89, seu juiz terminou o jogo da Taça GB ao ver que o seu goleirinho (já falecido) bateu roupa e deixou a bola nos pés do Paulinho Criciúma que a chutou para as redes.

PORTANTO, COM MORALIDADE, NÃO HAVERIAM FINAIS.

..que em 95, quando íamos partir para 0 3x1 aqui no Maraca, com medão de que enfiássemos outra piaba no time maluco do Santos (fizeram jogo de valentões contra o Flu e saíram do Maraca com 5 na caixa), o juizeca anulou jogada do Tulio à frente do goleiro E ELE NÃO PERDIA. Sua Senhoria resolveu marcar a falta vencida mais sem vergonha da história.


Acorda para cuspir, garoto!

Unknown disse...

botafoguenses adoram dar uma de coitadinhos, são espertos em querer mudar o jogo, nunguem acredita mais nisso não. A máscara caiu. Jobson não joga porque a CBF avisou-o da c..da que iria fazer, mas os outros times a CBF nunca avisa. Vergonha essa CBF. Depois dizem quw são prejudicados.

Unknown disse...

Falta do Bebeto, e a do Mauricio em 89???? Hipocrisia mas e o Jobson/CBF

Unknown disse...

Eduardo dudu,


Engana-se my friend, eu vivo aqui não por me sentir incomodado com zoações, como digo sempre: é um lado gostoso do futebol que cada vez mais se perde.

vivo aqui porque gosto de discutir futebol, gosto de falar sobre futebol...Sinto-me, sim, incomodado com as injustiças muitas vezes vociferadas aqui no que diz respeito ao meu clube de coração.

Noutro ponto, eu só chamo frequentemente uma pessoa aqui de mané, simplesmente por que o cara é um mané e eu gosto de falar sempre a verdade, mas se algum dia lhe tratei dessa forma ou outra que tenha se sentido desrespeitado lhe peço sinceras desculpas e afirmo que, no seu caso, não foi uma mera verdade e sim apenas zoação.

Unknown disse...

Ajudado oficialmente na "cara dura", e mais uma vez esse ano. Como podem reclamar da CBF, com essas ajudas escancaradas e sem nenhum pudor?

Unknown disse...

Wescley Machado,

""Uma coisa considerada repugnante e valor algum", disse o pobre flamenguista acima em relação ao Jogo do Senta. "


Deixando o "pobre flamenguista" de lado, creio que você carece de melhorar sua compreensão textual, quando escrevi a tal frase(Uma coisa considerada repugnante e valor algum") não me referi ao livro e sim ao modo como vocês veem o Flamengo.

a frase no seu contexto completo:

"...Porque eu acho meio estranho alguém e todo um grupo ficarem diluindo por tanto tempo e com tanto afinco uma coisa considerada repugnante e sem valor algum apenas por "ZOAR OS SENTÕES""


Eu acho estranho o fato de vocês, botafoguenses ( principalmente você com todo esse ódio que carrega dentro de si pelo flamengo externado naquela entrevista que vi) ficarem felizes e todo eufóricos por terem a oportunidade de zoarem algo que consideram TÃO REPUGNANTE E SEM VALOR ALGUM como o time do Flamengo e toda sua história.

Pois, pensemos, se vocês consideram o flamengo como algo ruim, inexpressivo e repulsivo por que perdem tanto tempo e gastam tanta pena ( a ponto de escreverem um livro)com isso???


E ai vem a pergunta: será que é só PRA ZOAR OS SENTÕES??

Cristian Hofman disse...

A charge sempre fez parte do futebol, e parodiando o amigo Marco camejo, não me considero "sacaneado".
Continuem buscando no passado distante algo que "incomode" o Mengão, porque nós, temos farto arsenal para zoar qualquer adversário em nível nacional.
SRN

Anônimo disse...

"temos farto arsenal para zoar qualquer adversário em nível nacional..."

Essa não cola nem no playground.

Mata-me de rir.

Abs
Pablo

PC Guimarães disse...

Nasceram para ser gozados pelo Brasil.