terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SeleFOGO, uma seleção com 10 jogadores do Botafogo. Para quem tem bom gosto

No momento em que o "campeão" brasileiro tem apenas dois jogadores na seleção dos "Melhores do Campeonato", escolhida por mais de 500 pessoas (entre jornalistas, técnicos e jogadores - o que não dá para manipular), meu camarada Fernando Molica, jornalista da pesada, publica no seu blog um post sobre uma seleção brasileira com 10 (eu escrevi 10) jogadores do Botafogo.

Fomos acostumados assim. Com qualidade. Não aceitamos qualquer groselha. Para sermos campeões ou melhor de alguma coisa temos que ser superiores. É por isso que no texto do Molica (que republico abaixo) ele cobra QUALIDADE do Botafogo.

Mas tem gente que se contenta com pouco e tem que ficar arrumando desculpas para justificar esse pouco.

No dia do aniversário do Botafogo de Futebol e Regatas, exponho uma foto que traduz muito do nosso orgulho. Essa seleção brasileira é formada por 10 - dez! - jogadores do Botafogo. Apenas Félix, goleiro tricolor, não jogava no Alvinegro. Não sei bem quando foi esse jogo, deve ter sido por volta de 71/72, possivelmente foi uma partida contra uma seleção da América do Sul - na época, havia torneios curtos, disputas de taças entre, por exemplo, Brasil e Argentina. Também não sei se o Gérson e o Brito chegaram a jogar juntos no Botafogo, mas ambos estiveram por lá (Gérson brilhou no bi de 67/68; Brito foi alvinegro entre 71 e 74).

Por algumas poucas vezes, a então CBD driblava a trabalheira de convocar a seleção para apenas um jogo e transferia a um time ou a um combinado a tarefa de honrar a amarelinha. No caso, a responsabilidade coube ao Botafogo. Tudo a ver: o time, afinal, mandou para a seleção jogadores como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Amarildo, Jairzinho, Paulo Cesar, Roberto, Marinho. É, até hoje, o clube que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira.

O importante é que não fiquemos no saudosismo. A foto no blog deve servir de inspiração, de compromisso de mudança. Não podemos nos conformar com a mediocridade, com a sina do risco do rebaixamento. Isso não é compatível com o Botafogo nem com o futebol brasileiro.

Em tempo: o Botafogo Football Club nasceu, em 1904, no Largo dos Leões, aqui pertinho de casa, numa reunião de garotos. Surgiu a partir do sonho de uns meninos que queriam jogar bola. A fusão com o Club de Regatas Botafogo (criado em 1894) ganhou força com uma tragédia. Em junho de 1942, num jogo de basquete entre o time do Football e o de Regatas, um jogador do primeiro, Armando Albano, foi vítima de uma síncope e morreu na quadra. A dor cimentou a união dos dois clubes, sacramentada em 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, nosso dia da Criação.


Ah, para não esquecer: o time aí de cima é formado por Moreira, Félix, Brito, Leônidas, Carlos Roberto e Valtencir; Rogério, Gérson, Roberto, Jairzinho e Paulo César. Destes aí, os alvinegros Brito e TODOS os atacantes vestiram a camisa da seleção principal. Rogério foi cortado, por contusão, às vésperas da Copa de 70.


20 comentários:

Anônimo disse...

O campeonato foi muito disputado. Acho que as escolha dos melhores foi correta e um reflexo do que foi o Brasileirão. Escolheria no entanto o Pet no lugar do Diego Souza como o melhor do campeonato. O Pet foi muito mais decisivo nos momentos que o Flamengo precisava. O Diego Souza deixou a desejar na reta final.

SRN

PC Guimarães disse...

Nessa eu concordo com vc, SRN. Jogos entregues à parte, sorte à parte, etc à parte, Pet foi decisivo. Foi pro Framengo pra fazer parte do come e dorme e tentar garantir o dindim que tinha para receber, e surpreendeu. Talentoso e líder, comandou o time. Deu opções. O Framengo não ficou mais precisando daqueles chuveirinhos do Juan e dos empurrões e cavadinhas do Fábio Luciano como aconteceu nos últimos cariocas. Fábio Luciano saía dando cotoveladas, se jogando na área (Marcelo de Lima Henrique "caiu" numa dessas) e Angelim se aproveitava. O framengo passou a ter um melhor padrão de jogo.

Anônimo disse...

* a escolha

SRN (rubronegro, mas não analfabeto)

Anônimo disse...

Caneludo por caneludo, ficaria com o Val Baiano, este Adriano deve pagar muito pra essa mídia corrompida falar bem dele, o cara grosso de bola, pau a pau com o Vitor Simões em ruindade, mas joga no todo poderoso, vira imperador...

Gilson Botafoguense

xexeu disse...

A Gilson a bebida esta te fazendo muito mal, ai não comparar Adriano com Vitor Simões e sacanagem, sera que vc tambem caiu e bateu a cabeça.

Anônimo disse...

Gilson,

O Adriano foi o artilheiro do campeonato, pode ser ruim, grosso e o escambau, mas sabe fazer gol.

SRN

xexeu disse...

Alo SRN eles ja estão de sapato altos, pois foi um titulo não terem caido para serie B.

xexeu disse...

Alias se caissem ia faturar mais na serie B, do que na serie A, pois ia ser o unico time grande da serie B, mas ano que vem se não melhorar vai passar sufoco de novo, ainda bem que não tem rebaixamento de time grande no campeonato carioca.

Anônimo disse...

O Val Baino fez um gol a menos e nao tem esta cobertura toda da midia... e tem mais, o Jefferson foi o melhor goleiro do campeonato, o Bruno fala fina, tava louco pra entregar o jogo na final.

Gilson Botafoguense

Anônimo disse...

Quase que infartei por causa do Bruno... Ainda bem que a cerveja me deixou mais tranquilo...

SRN

Anônimo disse...

Não vi Jefferson falhar em um único gol...

SRN

PC Guimarães disse...

Não aceitamos troca. Podemos mandar o Castillo pra vcs.

Minoru disse...

Isso é o Botafogo.

xexeu disse...

Alias se o castillo continuasse jogando o bota ia direto era pra terceira divisão.

xexeu disse...

E SRN vc ainda pode beber, o duro e ver esse sofrimento sobrio.

xexeu disse...

O Gilson Botafoguense que fez o certo amarrou um fogareu daqueles,tomou 4 capiprinhas,1 dose de tequila, 6 cervejas, quando acordou ja tinha terminado tudo.

Anônimo disse...

É Gilson,pode ir preparando pra sofrer mais,vem ai "léo guerreiro".Direto do nosso clone do Distrito Federal.E o Assumpçao havia dito q traria reforços de peso.Como diz o PC: "Mata-me de rir".André/Minas

PC Guimarães disse...

Léo Guerreiro! Mata-me de chorar.

Anônimo disse...

Pelo jeito vou ter que aumentar meu stk de bebidas...
Gilson Botafoguense

Unknown disse...

É Gilson, e eu vou ter q começar a beber...