quinta-feira, 12 de julho de 2012

Não é só o Flamengo que é Flamengo, a paixão do torcedor é que é a paixão do torcedor

Faço mea-culpa (eu escrevi "mea", não inteira) sobre o post abaixo para destacar esse fantástico vídeo que pesquei no site do Dia e está rolando na Rede. Volta e meia a gente vê essa gente da Grande Mídia influenciando os ingênuos torcedores do Framengo dizendo que no Framengo é diferente, que o Framengo é isso é aquilo, que a torcida do Framengo é tatati tatatá. Ora direis, ouvir estrelas. Sempre disse, com a imparcialidade que é a minha marca registrada no instituto de marcas e patentes, que o Framengo é um grande time. Como é o Botafogo, o Vasquinho e o Fluminense (pra ficar só, inicialmente, nos times do Rio). Torcedor de time grande é uma "raça" fantástica. Seja ele torcedor de que time for. E este vídeo, feito por um rapaz chamado Gabriel Santoro, é prova disso. Vejam especialmente os trechos em que os "entendidos" da Grande Midia desancam o time do Palmeiras. Como escrevi no post abaixo (o da mea-culpa) também acho o atual time do Palmeiras fraco - uma espécie de Vasco paulista -, mas PALMEIRAS É PALMEIRAS. Como Botafogo é Botafogo, Fluminense é Fluminense e por aí adiante. Time grande é time grande. Não tem essa de apenas um ser considerado o bambambam do pedaço porque tem a força dos patrões e dos amestrados manipuladores fanáticos da Grande Mídia.

E estamos conversados.

Para ler a matéria, clique aqui.

31 comentários:

Unknown disse...

O Pc sempre querendo comparar o pequeno foguinho a times grandes, quem disse que o Palmeiras é o foguinho de SP ?? Mais respeito com o Palmeiras, que já conquistou a América e jogou a final de um mundial, e já ganhou tudo, pequeno, sem títulos e sem torcida é o foguinho, com certeza o blogueiro viu a festa da torcida do Coritiba ontem né, morram de inveja torcedores do pequeno foguinho, até o Coritiba tem torcida e disputa títulos.
.
E Flamengo é Flamengo sim, Vasco é Vasco sim, Palmeiras é Palmeiras sim, só o foguinho que não existe.
.
Saudações da Mulambada.

PC Guimarães disse...

Repito: não me lembro de ter tacado pedra em Santo quando era criancinha lá no meu Grajaú de antigamente. Por que tenho que pagar tantos pecados com esse mala aqui no nosso Blog? Como delira o nosso torcedor global.

Unknown disse...

Ah PC, você gosta, ao menos alguém fala a verdade aqui neste blog.
.
Saudações da Mulambada.

PC Guimarães disse...

Então fala aí como foi que o Framengo foi "bi" em um ano só e explica com detalhes a história das papeletas amarelas. Depois continuamos as aulas seguintes.

Unknown disse...

Ah Pc, nas papeletas amarelas nada foi provado, como sempre só especulações, como contestar vitórias de um time que tinha Zico, Júnior, Andrade entre outros ?? E você insiste em falar de carioquinhas né, também é o único título que foguinho por vir a ganhar um dia, o que acha de falarmos de Brasileiros ?? Explique como é ir em São Paulo e roubar o time de casa ?? Vamos falar de Presidentes ?? Explique como o foguinho teve em seu comando um contraventor, vamos falar de títulos ?? Aí é esculacho, o foguinho não tem, vamos falar de torcida ?? Vamos falar de 1999 onde o foguinho ganhou pontos do STJD, e o Gama caiu no lugar do foguinho, esse foi o estopim para se criar a Copa "Joãoseiláoque", me poupe de fanatismo Pc.
.
Saudações da Mulambada.

P. P. P. disse...

Nobre PC.

não querendo me intrometer, mas já o fazendo.

Pergunte a este representante dos esgotos da favela da Praia do Pinto, quanto o Jose Roberto Rato embolsou, para expulsar quase meio time do galo.

PC Guimarães disse...

Falar em dirigentes, fale aí do George Helal, do Edmundo Santos Silva e do Kleber Leite. E do Márcio Braga, claro. Depois conte sobre as vezes em que o Framengo escapou de cair para a segunda divisão. Sei bem o que é ir até São Paulo e perder roubado pro tome da casa. Aconteceu isso no jogo dos gandulas seguranças do São Paulo. Vc é torcedor global e não tomou conhecimento disso. Entendo. O que não passa na Globo não acontece para torcedores comuns de times comuns como vc. Quase esqueço das papeletas amarelas. Nada foi provado contra o Collor também. E vc acredita nele? Mas entendo o seu fanatismo. É natural para quem é iludido pela Grande Mídia como todo framenguista.

Unknown disse...

Ah Pc, nem gosto da Globo, sei perfeitamente que ela manipula resultados e omite informações, porém vocês torcedores do pequeno foguinho, deveriam reverência-lá, o foguinho só existe por que a mídia ainda fala alguma coisa, e o foguinho deu a sorte de ser um bairro no RJ, avisa lá ao Presidente do foguinho pra não aceitar a cota de televisão que a Globo repassa, e você que falar de roubos em SP ?? Que falar de gandulas ajudando ?? É difícil PC, até você está se tornando um alienado.
.
Com certeza a Globo não mostrou e não repercutiu o roubo de 1995, a Globo também não mostrou que tiveram que bater no árbitro no jogo entre foguinho e SP no morumbi em 1981, pois o mesmo estava favorecendo ao foguinho, a Globo não mostrou que em 1986 o foguinho fora rebaixado mas continuou na 1° divisão, isso a Globo não mostrou né PC.
.
Saudações da Mulambada.

Ricardo Rocha disse...

"Roger decidiu se aposentar e, aos 33 anos, vai virar homem de negócios. Sem clube desde que rescindiu com o Cruzeiro, no dia 19, o meia vai trabalhar num novo projeto da empresa de Kleber Leite, a Klefer, administrando a imagem e a carreira de jogadores de futebol. " Extra

Roger vai administrar a imagem de jogadores de futebol...
Pausa...
É pra acreditar?

Luis disse...

Após esse ótimo post do PC, de alto nível,enaltecendo os grandes clubes,entra logo o obsecado motorista da Patricia Amorim a falar as mesmas mesquinharias,sem senso do ridículo, repetindo "o Botafogo é pequeno"
Parece uma criança mimada e pirracenta que ao ser contrariada vai quebrar mais cadeiras por aí
Será que ele é filho do Dunshe de Abranches,aquele presidente do Framengo traumatizado que gritava e espumava pelo canto da boca no microfone das rádios Globo e tupi "eu odeio o Botafogo!"
Pobres invejosos e pequenos

Unknown disse...

PC,
Belo video, bem como o belo texto seu. Só os iludidos acreditam que somente o Flamengo é Flamengo.
GB

Unknown disse...

PC.

Com todo respeito ao deputado Jean, mas seria este Dom Cid Allan uma tremenda... éééé.. .(você sabe)?

Veja que todas as vezes em que ele se 'entusiasma' com uma resposta sua, vem com uma tréplica começando com um "aaahhhh".

Que coisa, hein?

Mas já que é para perguntar, se ele não conseguir falar do José Rouberto Wright, perguntem quando o Beltrami cobrou para expulsar o Dodô em 2007.

E se não responder de novo, tenho mais dúvidas... hehehe

Com licença aos corretos amigos do blog, mas..

Chuuuuuuuuupa Cid Allan!

Unknown disse...

"...quanTO o Beltrami cobrou"

Frederico disse...

É um vídeo sobre a paixão, e a paixão não mede o tamanho de seu objeto, ela é paixão e só. Talvez quanto mais deficiente, quanto mais precárioe stiver o objeto deste sentimento obsessivo, mais forte ela vai se manifestar.

Podemos aplicar a tudo ou quase tudo, mas vamos ao futebol. Nos últimos anos a paixão do torcedor do Barcelona arrefeceu, sim, por mais absurdo que possa parecer ela diminuiu. Os torcedores saem do estádio dez minutos antes do final do jogo, perdem o terceiro gol de Messi em maisum massacre de 5 ou 6 sobre um Valencia da vida. Valência da vida na visão do torcedor barcelonista, porque o Valência é um clube importante, mas torna-se pequeno ante o gigantismo do oponente, ao passo contrário o torcedor valenciano engole a surra e torna-se mais apaixonado pelo objeto, agora esmagado, de sua paixão.

Não há dúvidas de que os longos jejuns tornam a paixão mais aguda, mais aflorada, "mais paixão". O caso do Botafogo entre 1968 e 1989 é uma prova viva, sem dúvida a torcida poderia ter crescido mais, todavia, o que cresceu foi a paixão. No palmeirense é isso o que se vê agora, um clube acostumado a conquistas passa anos sem ganhar nada de real valor, vem uma Copa do Brasil e a apoteótica comemoração, talvez na mesma proporção da conquista corinthiana uma semana antes.

Existe torcedor mais apaixonado que o do Bangu? Certamente nenhum dos quatro grandes do Rio tem torcida tão fervorosa. Fervor alimentado pela lembrança de momentos históricos importantes com as mais difíceis agruras, as mais fortes humilhações e até o riso incrédulo e debochado do torcedor de outro clube quando declarada sua paixão. O sofrimento a dor aumentam sim esse sentimento obstinado e irracional.

A série c, absolutamente incompatível com a grandeza do Fluminense fez do tricolor, hoje, o torcedor mais apaixonado do Rio, as conquistas estão voltando, veio uma Copa do Brasil, Um Brasileirão, finais de campeonatos continentais e outras conquistas se avizinham, dentro das perspectivas quase esquizofrênicas do futebol, com isso essa paixão renovada pelo desastre tende a se acomodar, se arrefecer.

A paixão pelo futebol e um time do coração é como uma mola, sofre os efeitos de distenção e contração. A frase "Flamengo é Flamengo" que surgiu de forma repentina e da boca de um cidadão nada merecedor de crédito é tão vazia quanto todas as outras que enaltecem um clube em detrimento de outros, porque para o torcedor apaixonado, o verdadeiro "Timão", o verdadeiro "Glorioso", "Mais Querido", "Expresso", "selealgumacoisa", "Máquina" é o seu time.

Em suma, parem as frases, cessem as designações ufanistas, segurem os dísticos de poder e concentremos nossas atenções em uma única verdade: PAIXÃO É PAIXÃO!!

Abraços

eduardo schiefler disse...

Perfeito Fred.

Unknown disse...

Perfeito Fred, aproveita e ensina ao jardim da infância, menino Allan, como se escreve um texto longo com clareza e objetividade.
GB

eduardo schiefler disse...

Respeito é tudo!! Criticar faz parte, e se feito com respeito tudo fica mais fácil de ser compreendido.Não é o caso deste post, mas alguns não sabem discutir sem atacar.

Unknown disse...

O caso do pequerrucho Dom Cid Allan é até compreensível, visto tratar-se de meninote imberbe, que mal conhece a própria estorinha do seu clube (e por isso, vive no wikimengo) e fala de ouvir o paizão, humilhado pelo Botafogo, lhe contar asnices.

Unknown disse...

A única coisa da qual discordo do majestoso texto do Fred, é sobre paixão que arrefece, no nosso futebol brasileiro, com mais e mais conquistas.

Aqui a coisa funciona de forma diferente no futebol, Fred. Se fosse vôlei (e foi assim que aconteceu), olharíamos a TV apenas na medalha de ouro olímpica ou, de vez em quando, de liga mundial (título anual), mas no futebol, a paixão nunca arrefece. Não gostamos apenas dos 3x0 (placar moral de ontem), mas sim do drible, do chapéu, do toque de bola mágico, da mostra da superioridade sempre que se é melhor em campo.

Se a torcida do Flu voltar ao normal, volta por ser uma torcida assim. As do Fla, Vasco e Fogão, são passionais e jamais deixarão de sê-lo, fenômeno este, repito, visto no nosso país e mormente no futebol.

E um outro fator também corrobora em muito para isto: aqui não há a manifestação política do povo através do esporte, não há a viiolência hoolyganiana (somente casos pontuais) ou mesmo, em outra ponta, a fleugma de se achar maior que tudo: aqui tem mesmo é a zoação e esta meu caro, é inafastável em relação ao torcedor de futebol no nosso país.

santos disse...

Gostei do vídeo. Demonstra bem como é a paixão do torcedor. Se tem uma experiência que faz falta na minha vida, foi a de nunca ter viajado para assistir a um jogo do Vasco em outro estado. Quase fui ao Morumbi na final de 89. Me arrependo até hoje por não ter ido.

Mas, por outro lado, concordo com os comentaristas, esse time do Palmeiras é mesmo uma draga.

Aliás os títulos do Corinthians (Brasileiro e Libertadores) e esse agora do Palmeiras representam bem a decadência do futebol atual. Dois times de M., cuja grande qualidade é o fato de os 10 jogadores de linha marcarem intensamente.
Nos dois times, a principal função dos atacantes é marcar os laterais adversários. Depois, quando for possível, aì sim eles saem pro jogo. Aquele tal de Luan dá carrinho até na sombra. E se o adversário passar com a bola muito rente à linha lateral ainda periga levar um carrinho do Felipão.

Respeito esses times, são times de raça e pegada (não no sentido tricolor). Porém, são times muito fracos.
Que porcaria de final de Mundial teremos: Chelsea x Corinthians.

É, definitivamente, em 2012, o futebol foi derrotado.


Vascão 2012

Unknown disse...

Acho que o problema de 89 foi que, não somente você como torcedor mas quase todos acharem que haveria segundo jogo, e com aquele regulamento que anulava o jogo da volta caso o visitante vencesse, a festa foi feita lá mesmo.

santos disse...

É, você tem boa memória, Cacau. Foi exatamente isso. Eu estava servindo o quartel à época e o esforço financeiro para embarcar nessa caravana seria enorme. Como todo mundo achava que haveria outro jogo no Rio -- era o pensamento corrente de então, sempre que havia possibilidade de outro jogo, isso acabava mesmo acontecendo! --, resolvi poupar minha grana pro jogo de volta.
Perdi um jogo histórico.


Vascão 2012

BLOG DO XEXÉU disse...

PARABENS PELO TEXTO FREDERICO.

Frederico disse...

Muito obrigado meu amigo Xexéu. Saudações flamengas desde Maria da Fé até Cruzeiro!!!!!

Unknown disse...

|

Obrigado pela aula, Frederico.

Paixão é Paixão.

mulambo é mulambo.
(não resisti)
:)

|

Frederico disse...

:) Valeu Zabumbeiro!

Unknown disse...

É Santos.

Bebetinho já desencantando no Vasco cruzando exatamente na cabeça do Sorato, centroavante que me fez pensar ser o cara da 9 da seleção mas que infelizmente ficou pelo caminho. Careca arrebentava mas poderíamos ter ido com ele depois da Copa da Itália.

Foi contusão ou acabaram não valorizando o cara com a amarelinha?

Jorge Eduardo Antunes disse...

Alto nível. Quase tudo, aliás...

Frederico disse...

Não sei Cacau... em 82 ele se contundiu, uma pena, poderia ter sido o diferencial, muito embora eu não me conforme com o Chulapa no lugar do Dinamite. Em 86 foi o ano dele, ou seria, era ao lado do Branco, Josimar e mais um ou dois o sopro de esperanças daquela seleção envelhecida que o Telê teimou em levar para a Copa, outro que fez falta foi o Renato Gaúcho, no caso do Portaluppi uma tremenda falta de jogo de cintura da comissão técnica, na verdade todos foram para a balada, na volta o Leandro (craque) não conseguiu pular o muro de volta e o Renato solidário não se escafedeu, depois o próprio Leandro que tinha feito um 85 maravilhoso na zaga central foi solidário e pediu o desligamento, agiu com caráter. No lugar do Peixe Frito entrou o Júlio César do Guarani, ou seja, a aquela seleção foi se desmontando.

Em 94 o Careca já estava em fim de carreira a dupla Bebeto E Romário já estava cristalizada e saiu-se muito bem.

Em 98 o Zagallo cometeu o mesmo erro, apostar na geração envelhecida da Copa anterior, e em 2006 foi a vez do Parreira, incrível como no futebol "lição aprendida" é um termo desconhecido.

Abração.

santos disse...

Cacau o que aconteceu na Copa da Itália foi o seguinte. No ano anterior, na Copa América de 89, o Brasil ia mal, depois se encontrou na competição e na reta final arrebentou contra Argentina (eu estava lá, Romário quase fez um gol antológico, dando três lençóis) e contra Uruguai. Lazzaroni apostava todas as fichas na dupla Romário e Bebeto. Infelizmente, Romário quebrou a perna, e o Laza passou a apostar tudo no Careca.
Careca era um tremendo paneleiro e forçou a escalação de outros amigos seus no time.
Entrou o Mozer e saiu o Mauro Galvão. Você bem sabe o que acontece quando entra flamenguista no time, né? Ele jogava se mandando pro ataque e a segurança da zaga se perdeu. No meio de campo entrou o Alemão, para a saída do Silas, que não era nenhuma Brastemp, mas era o jogador mais técnico do meio. E no ataque, Careca quis jgar com seu parceiro Muller, forçando a saída do Bebeto do time. E o conjunto foi pra casa do cacete.
Na verdade, não fosse a contusão de Romário, o Brasil teria ido em 90 com uma proposta semelhante àquela que se mostraria vencedora em 94: Defesa segura, marcação forte e a dupla Romário e Bebeto resolvendo na frente.
Uma pena, o botinudo que quebrou o Romário pode ter nos tirado mais uma Copa, pois o time de 89 era bom e tinha boas chances de ganhar.


Vascão 2012

Unknown disse...

Várias citações.

Do careca, lembro desta coisa de ser paneleiro e falso p/ccte. Só queria a sua turminha do Morumbi no time.

Do BrasilXArgentina, eu também estava lá. Jogaço no qual Maradona até tentou repetir Pelé, chutando do seu campo, mas no restante, foi completamente dominado pelo jogo da nossa seleção. Era a época em que um certo produto branco já rivalizava com o seu futebol.

Boas lembranças. A passagem trágica por Salvador, a redenção em Recife com o surgimento dos fortes laços dos pernambucanos com a seleção (ali surgiu a imagem símbolo daquela época, o time entrando em campo de mãos dadas... imagem fortíssima e que até hoje emociona).

E depois a volta ao Maraca para fazermos a festa. Uma pena mesmo a contusão do baixinho, um dos melhores (senão o melhor) jogadores do país depois da geração de ouro dos anos 50,60 e 70. Fui no BrasilXArgentina mas acabei não indo à decisão contra os uruguaios.

Depois, ainda tivemos o bizarro nas eliminatórias com o sinalizador da baranguete da vez, a 'marinete fogueteira de Nikiti'.