segunda-feira, 9 de julho de 2012

Será que o Joel vai trocar a velha prancheta por esse brinquedinho?

Muito interessante. Deu hoje no site do Estadão.


Engenheiros da computação criam prancheta virtual em tablet para técnicos de futebol

Produto começa a ganhar espaço em grandes clubes do futebol brasileiro
ESTADÃO PME

Reprodução site
Reprodução site
Uma das telas do produto desenvolvido por brasileiros
 Joel Santana vai adorar. Um dos principais técnicos do País, conhecido por ficar na beira do gramado carregando sua inseparável prancheta, tem agora à disposição a prancheta eletrônica para tablets denominada Tactical Pad. O produto foi desenvolvido pelos engenheiros da computação Pedro Henrique Borges de Almeida, Danilo Lacerda e Fernando Closs, todos ex-estudantes do Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp).

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::

A versão atual do software é comercializada desde março de 2010 e utilizado por treinadores de diversas equipes - Ponte Preta, Internacional, Bahia e Figueirense. O Tactical Pad também é usado pela seleção sub-21 de Portugual e pela seleção principal da Coréia do Sul.

O produto surgiu a partir de uma necessidade dos próprios treinadores, que reclamavam da pouca praticidade dos softwares disponíveis no mercado. "Eles eram difíceis de manusear, com interface confusa e funcionalidades incompletas. Notamos também que o uso de mouse e teclado inviabilizavam o uso nas preleções e as soluções gráficas eram em geral muito amadoras", afirmou Almeida para a Agência FAPESP.

O Tactical Pad roda em dispositivos com Windows, Android ou iOS e pode ser usado de duas formas: para montar o posicionamento tático da equipe, como se fosse uma prancheta virtual, e também como uma forma de analisar as imagens da equipe durante uma partida.


2 comentários:

Unknown disse...

A única coisa que o Socana faz com a prancheta, é jogar o jogo da velha.
GB

santos disse...

Tá louco? Se o Joel aparecer com um aparelhiho desses na Gávea, não dou vinte minutos pra um framengueiro subtrair o artefato.


Vascão 2012