Assinar:
Postar comentários (Atom)
Juan foi meu aluno. Me deu a honra de escrever um dos textos da orelha do livro. Loco é pra sempre.
“Não queria que os jogadores se sentassem no gramado. Estava longe e não pude interferir. Aquilo foi ordem dos dirigentes”. (Flávio Costa, técnico do Framengo no Jogo do Senta)
67 comentários:
“Outro dia, tive que responder a alguns amigos tricolores e botafoguenses sobre um assunto recorrente: a detração do Zico. Parece prática obrigatória nas hostes das outras torcidas do Rio tentar diminuir o único homem que honrou a camisa 10 de Pelé. As acusações normais estavam presentes: jogador de clube, perdedor de Copas, craque de clube pequeno na Europa. Algumas novas se juntavam: pseudo-herói de história enfadonha, menosprezador do Brasil. Lá vai minha resposta…
Zico é o caçula de uma família de boleiros católicos de Quintino, que realizou feitos gigantes dentro e fora do campo. Talvez a característica mais marcante em sua carreira tenha sido o de muitas vezes decidir pelo caminho mais duro: o certo.
O primeira dos feitos foi o que fez com a própria natureza. Franzino como um Bebeto, transformou seu corpo com disciplina e profissionalismo. Via a força de jogadores como o Pelé e sabia que não haveria mais espaço no futebol para Ypojucans. Transmutou-se para o corpo de um atleta, numa era pré-anabolizantes.
Outro feito gigante foi o que mais incomoda a vcs: ele reverteu o equilíbrio das forças no Rio. O Flamengo era freguês do Botafogo. Não tinha um título nacional. Tínhamos muito menos Cariocas que o Fluminense. A torcida era só maior que as outras. O grande ídolo era o Dida. Hoje, temos mais títulos que qualquer um, todos são nossos fregueses, e a torcida é esmagadoramente maior do que qualquer outra no planeta. E temos um ídolo que é maior para a torcida até do que Garrincha é para o Botafogo. Mais que isso: todos os adversários que viveram a geração Zico são traumatizados com o Flamengo.
continua
Mais um: o exemplo. Ele pode ser chato – e é. Mas sempre foi um líder positivo. Aquele time do Flamengo só foi o que foi porque ele estava lá. Porque ele estava lá inspirando a molecada. Porque ele estava lá mostrando que se dedicar nos treinamentos vale a pena. Porque ele dava orientações aos mais novos. Porque chamava a marcação em campo para que os outros jogassem. Porque resolvia a parada quando se esperava isso dele. Porque fazia os outros jogarem. Em seu tempo, fez caras como Nunes e Marinho serem convocados para a Seleção. Além, claro, de Raul, Leandro, Mozer, Junior, Vítor, Andrade, Adílio e Tita.
Por tentar fazer o que era certo (hoje batem palmas pelos princípios do Kaká por ficar no Milan!), retardou sua ida para a Europa. Acabou indo para um time pequeno, que fez grande. Udine tem estátua dele. Sofreu contusões e a estrutura do clube não permitiu que se recuperasse direito. Isso, o frio, as crianças e um empresário pouco confiável aceleraram sua volta. Para casa. Nenhum dos grandes fez isso. Venceu mais um Estadual e um Brasileiro pelo time do seu coração.
Mais difícil do que qualquer outro obstáculo enfrentado por qualquer um dos grandes jogadores da história, Zico venceu uma contusão invencível. Não a ruptura de um tendãozinho patelar. E não em uma era de avanços tecnológicos em medicina esportiva. Era tudo na faca. Por pouco não se viciou em morfina para superar as dores. E não foi uma contusão boba, que acontece sozinha. Ele foi atacado de forma vil e brutal, numa quarta à noite chuvosa no Maracanã. Nenhum dos grandes sofreu isso.
Ainda mais do que superar, ele optou pelo caminho mais difícil. Acelerar sua recuperação, mesmo que isso lhe custasse a saude e o resto da carreira. Tudo para poder jogar vinte minutos por jogo numa Copa do Mundo. Simplesmente porque sabia que o Brasil inteiro precisava do 10. Eu sei que cada um de vcs sentia um sopro de esperança quando o Galinho aparecia na beira do campo em 86. Essa é a sensação mágica de ter um super-herói em campo. Ele entrou e resolveu muitas. Perdeu um pênalti. Mas durante o jogo. O Brasil ainda teve ourtas chances. Na hora do vamovê, ele fez o dele. Sócrates, a inspiração do Maicosuel, perdeu. Culpar o Zico pela perda da Copa é falta de caráter. É trocá-lo por Barrabás.
Pelé disse que o jogador que mais se aproximou dele foi Zico. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela World Soccer (anterior ao prêmio da Fifa) no ano em que chegou à Europa (no ano seguinte, ficou contundido e perdeu para Platini, que venceu a Eurocopa pela França). É considerado o maior batedor de faltas de todos os tempos.
continua
Ele ainda inventou o futebol no Japão, outro lugar onde tem estátua dele. Jogou até os 41 anos. Não como o Romário, exigindo para jogar sem treinar, para gozar de privilégios que os colegas não tinham. Mas, como sempre, como um exemplo a ser seguido. E ainda foi treinador (bem sucedido) do time, coisa que índoles como a do Romário não permitem.
A “soberba” com relação ao Brasil é uma grande dificuldade que o cara tem de lidar com a escória. Isso pode ser um defeito para muitos de vcs. Mas é de se perguntar por que nenhum de nós está diretamente envolvido com o projeto de seu clube de coração…
A verdade é todos os adversários devem se corroer por nunca terem tido um ídolo como o Zico. Mais do que um super-herói em campo, ele é um exemplo que qualquer um pode usar para criar seus filhos. Dizer diferente é desdém. Eu fui criado assim e sou muito agradecido ao grande exemplo que recebi. Muitas vezes tomo o caminho mais difícil.
O Zico foi realmente um bom jogador de clube. Como o amigo mesmo escreveu chegou a jogar direitinho num clube pequeno da Europa e fez sucesso no Japão. Mas o Botafogo teve Nilton Santos. Só para citar um. E que vestiu apenas duas camisas na vida: do Botafogo e da seleção. Precisa escrever muito?
O que o Nilton Santos ganhou com o Botafogo?
Deixa eu dormir, amigo. Dá uma espiadinha no google. Não se discute Nilton Santos.
Nosso amigo fã do Zico me acordou e acabei vendo o primeiro gol do Vasco. Em impedimento. Todo jogo agora é assim? Será que jogador do Cabofriense também vai escrever no twitter que veio ao Rio e foi assaltado? Curioso que depois que fez acordo com o Sistema, o Vasco passou a ser beneficiado que nem o Framengo.
Mas deixem eu dormir, pô!
PC hj assisti no canal viva um episodio de retrato falado, que falava sobre o botafogo, o cara tinha uma noiva e estava enrolando ela pra casa, ai ele falou pra ela que casaria se o botafogo fosse campeão carioca, e fazia 21 anos que ele não ganhava, a mulher levou a serio e sem gostar de futebol virou uma torcedora fanatica pelo botafogo, e o bota foi campeão ai o cara disse que foi roubado e não cumpriu a promessa ai disse se vc bi campeão casaria, ai vc ja conhece o resto da historia, mas foi legal teve a participação da Beth carvalho.
Ainda sobre o fã do Zico:
o cara tem um excelente texto. O último framenguista que conheci que tinha um texto tão bom foi o Zé Lins do Rego. Escreva mais, amigo. E é uma honra para o Blog ter mais um comentarista de qualidade. Conte agora como o Framengo conseguiu vencer a Copa Toyota de 1981. Desde o jogo do Brasileiro que levou o time a disputar a Libertadores.
Não me queira mal.
Programa da Globo sobre o Botafogo? Não vejo.
Quantas copas o Zico ganhou?
Quem tem um vídeo no youtube falando que tinha gana do Botafogo pois no aniversário do framengo perdeu de 6x0?
Quem é que foi esculhambado do flamengo depois de 'anos de serviços prestados?'
Quem é que ficou no framengo só pela rivalidade que o clube da lagoa tinha com o Glorioso (pesquisa ai, anônimo, quem ficou com 1 pé fora do clube pois ninguém queria mais ele na gávea)?
QUEM É VOCÊ, anônimo que gosta de se esconder atrás de um monitor, MISERO MORTAL, para perguntar sobre Nilton Santos, o melhor nº 6 de todos os tempos?
Tem mais, caro anônimo...
Grandes coisas o cara ir em um país onde não existia o futebol, fazer alguma coisa por lá e virar um deus? Os japoneses patentearam a rapadura também! Se for assim o Araruama, semana que vem, embarca para a Thailândia (nada contra o país) com a missão de instalar o futebol por lá. Pera... futebol japonês? O que é isso?
Outra coisinha que você, anônimo manipulado, não sabe: não foi o Zico que tornou seu clube grande. Leia mais, estude mais, saia dessa caixa alienante que você vive e saiba a verdade... leia mais livros, sobre a história da Globo por exemplo e verá que o seu clube só cresceu ao mesmo tempo que a emissora cresceu. Mas isso é aula de história para o Mauro do AQIP...
Esses anônimos são uma piada.
Direto de Brasília,
Asura
PC e coisa antiga, esse canal da Viva e muito legal, passa o chico anisio,Viva o gordo, Tv pirata, e outros programas antigos.
O canal é bom, Xexa, mas pelo que vc me contou esse especial é suspeito. Deve ter sido escrito pelo Walter Clark.
Ai professa já acordou?
Enquanto se prepara para mais uma noite de domingo cheia de chororô assiste ai, afinal de contas recordar é viver...http://globoesporte.globo.com/rj/index.html
Abs!!!
Ai professa já acordou?
Enquanto se prepara para mais uma noite de domingo cheia de chororô assiste ai, afinal de contas recordar é viver...http://globoesporte.globo.com/rj/index.html
Abs!!!
Ai professa já acordou?
Enquanto se prepara para mais uma noite de domingo cheia de chororô assiste ai, afinal de contas recordar é viver...http://globoesporte.globo.com/rj/index.html
Abs!!!
Ai professa já acordou?
Enquanto se prepara para mais uma noite de domingo cheia de chororô assiste ai, afinal de contas recordar é viver...http://globoesporte.globo.com/rj/index.html
Abs!!!
Ai professa já acordou?
Enquanto se prepara para mais uma noite de domingo cheia de chororô assiste ai, afinal de contas recordar é viver...http://globoesporte.globo.com/rj/index.html
Abs!!!
Um astuto e próspero capitalista já disse que um dos melhores negócios que podem existir no mundo especulativo é comprar um botafoguense pelo que ele realmente vale e vende-lo pelo preço que ele acha que vale. Se fosse possível, tal operação produziria uma lucratividade obscena dada a distância interplanetária entre os dois valores. Mas essa é uma negociação que deve ficar restrita ao campo das hipóteses, já que não há no mundo quem queira comprar um botafoguense, por sua absoluta inutilidade.
Reza a tradicional etiqueta rubro-negra que não devemos perder muito tempo com nossos pequenos rivais municipais cuja razão maior da existência é tentar morder os calcanhares do colosso Flamengo sem jamais verdadeiramente ameaça-lo em sua tranquila, incontestável e longeva supremacia futebolística.
Infelizmente vivemos tempos terríveis, que miseravelmente confirmam as profecias de Friedrich Nietzsche sobre o eclipse de todos os valores e o surgimento na arena do (então) futuro de irmandades nacionalistas bárbaras com o único objetivo de roubar os não-irmãos.
O filósofo de A vontade de potência e A gaia ciência olhou dois séculos à sua frente e o que viu foi uma violenta mudança de costumes e um total desprezo às tradições e ao conhecimento acumulado durante as gerações predecessoras. Ainda que não tenha feito uma menção específica às torcidas organizadas ou ao bando acéfalo de cronistas esportivos e seus métodos vândalos de motivação, o quadro que Nietzsche pintou com pinceladas fortes em suas viagens proféticas revelou uma época onde já não há espaço para a verdade e nem para a boa educação, nem mesmo no âmbito desportivo.
Tinha razão o visionário alemão pois vivemos mesmo tempos inomináveis. Alguns de nossos melhores fregueses, falo dos pouco mais de 18 abnegados torcedores da camisa sem cor, em especial aqueles que se abrigam por trás de seus crachás na crônica esportiva carioca, onde são maioria absoluta e relativa (aberração demográfica inexplicável), insistem em usar de todos os subterfúgios do beletrismo para mascarar a realidade, distorcer fatos e construir uma imagem virtual do time do Botafogo que não guarda qualquer relação com o que os 11 vagabundos fantasiados em preto & branco tem mostrado nos gramados.
Aos nossos opositores agrada dizer que a torcida do Flamengo é messiânica, sebastianista e desconectada da realidade fática, mas os rubro-negros aprendem desde criancinha que os títulos, lauréis e honrarias no futebol se conquistam apenas dentro das quatro linhas gramadas. Ainda que imerecidamente o Foguinho detém o título de campeão do estado. É mais do que evidente que devemos aproveitar o encontro que o destino marcou para domingo para recolocar as coisas em uma perspectiva mais comprometida com a realidade atual.
Não é sequer preciso lembrar que desde aquele acidente de 2010 a cachorrada incapaz não nos vence. E que na maioria dos últimos encontros conosco voltaram pra casa chorando com suas tristes bandeirinhas enroladas e escondidas sabe-se lá onde.
O Flamengo tem consciência que deve mostrar para aquela minúscula torcida e para a míope imprensa alvinegra que o Mengão Fuderosão Mata-Perros é o PentaTricampeão carioca, o Bi Campeão da Copa do Brasil, o Hexa Campeão Brasileiro, o Campeão Sul Americano e Mundial e campeão da Taça Guanabara 2010. Ou seja, é o melhor time do pedaço até prova em contrário.
Talvez você esteja achando que já leu esse texto antes. Calma, você não pirou. Permita-me uma breve explicação.
Já escrevi um bilhão de vezes aqui no nosso humilde bloguinho o quanto me enfastia o atual formato do campeonato carioca. Não é má vontade de coroa rabugento, é que realmente a competição, hoje hipertrofiada por timiculos dos mais irrelevantes, não consegue mais motivar a ninguém. A Taça Rio então, essa que é a ultima tábua de salvação dos incompetentes que não foram capazes de ganhar a Taça Guanabara, é das coisas mais chatas do esporte mundial. É só pelada.
Mas o Flamengo tem suas obrigações morais e esportivas, tem que comparecer aos jogos que a federação marca e, nem que fosse pra manter a vantagem estatística que nos mantém bem afastados dos chorosos alvinegros sem ônibus, entrar em campo com seriedade, entrar pra vencer.
Mas o Urublog não se sente obrigado a respeitar esse tipo de compromisso e diante de um jogo desimportante contra um adversário de menor porte como o Foguinho pode ficar de sacanagem. Por isso nem escrevi um post novo. Peguei um post velho, de 2007, e dei um tapa. Preguiça? Sim. Desinteresse e desrespeito ao adversário? Sim, sim. Mas pra jogar com o Botafogo já tá bom até demais.
Flamengo x Foguinho? Sinceramente, eu tenho mais o que fazer.
realmente dá sono...ô timezinho mais ou menos esse do Vasco... daqui a pouco o juiz dá uma força lá pra eles, que o diga o ABC.
não concordo...o jogo tá emocionante...Vasco x Abc vasco x cabofriense ...o vasco consegue fazer qualquer jogo virar clássico kkkkkkkkkkkkkkkk
PC,
Já repararam como estão ajudando o Vasco e sem o alarde da imprensa.
O jogo do Vasco com o ABC foi uma vergonha e eu não vi destaque ao assalto praticado em São Januário.
Tá na cara que esse ano querem o Vasco pelo menos na final de algum campeonato porque aí o deputado artilheiro presidente do Vasco se reeleje e evita a volta do Eurico. A Globo tem um pouco de receio que o Eurico volte; não que ela vá deixar de ser o que é por conta do Eurico, mas ela sabe que é melhor sem ele por lá para incomodar.
Por que será PC que poucos coleguinhas seus abordaram o assalto ocorrido em São Januário na última quarta? Ainda desqualificaram a sacaneada que o Leandrão deu, levando para o lado bairrista e tal, para não ter que abordar o conteúdo é claro.
Te cuida botafogo.
olha lá kkkkkkkkkkkkkkkk arrumaram o penalti não falei
O Velho Vasco está de volta. 40 e tantos minutos e pênalti pro Vasco, como lembrou o anônimo acima. Fora e expulsão do jogador do Cabofriense. Interessante, né? É o esquema sendo montado para dar Fla e Vasco na final.
Comecei a ler o texto e pelas sandices, pensei que fosse o interino do PC em uma edição extraordinária de mengalomania, depois pensei no Shampoo, nestes surtos frequentes, o Xexeu, assinaria em baixo desse texto, mas foi eliminado no Português, no final um anônimo, que deve ter bebido muito pra conseguir imaginar grandeza num jogador mediano.
GB
Carac! O juiz terminou o jogo antes no ataque do Cabofriense. Já vimos esse filme.
" (...) mas os rubro-negros aprendem desde criancinha que os títulos, lauréis e honrarias no futebol se conquistam apenas dentro das quatro linhas gramadas. (...)".
Mata-me de rir, anônimo. Acho que você tem lido muito Nietzsche e visto poucos jogos do Framengo.
Impressionante o que a arbitragem está fazendo pelo Vasco. Acho que o Bebeto deveria "ameaçar" se candidatar. Aí a Globo ía ficar em sinuca de bico, pois não é possível 3 times na final.
Se bem que, agora que o CADE deixou a Globo se apoderar de 120% do futebol brasileiro, tudo é possível.
Em 90, o Eurico fez uma manobra para favorecer o Vasco durante a Copa, transformando ele em "by". Mas o tiro saiu pela culatra numa derrota para o Bangu. Quem se deu bem foi o Botafogo. O resto todo mundo já sabe, volta olímpica com caravela de isopor, etc...
San
Gilson Lucas
PS: curioso o mulambo anônimo que acredita que o "mengão fuderosão" é muito maior do que o Botafogo. Consultou a Barsa, o Google, blogs mulambos, etc, e gastou 5 horas para compor um texto sofrível e postá-lo num blog do, Botafogo.
Tá tudo dominado.
O desejo é o time do 4 x deputado estadual contra o da 4 x vereadora.
E viva o futebol e a política.
abs,
PC, você já se deu conta de que os posts de seu blog recebem mais comentários do que os do Zandonaide no Globo?
Esse texto gigantesco e cansativo está bem ao estilo do framenguista pseudo-intelectual que havia sumido para a felicidade geral da maioria, falou que não escreveria mais aqui por se sentir ofendido, depois apareceu e escreveu mais um monte de bobagens e agora parece que continua escrevendo as mesmas bobagens ao quadrado, porém no anonimato.
Ser mala é pré-requisito para ser torcedor do Framengo?
Zico, o amarelão de Quintino.
O tablóide Flance sumiu com a pesquisa do escudo mais bonito do mundo. Imaginem se o time da Globo tivesse vencido o concurso...
Aha se fosse o botafogo que tivesse ganho do ABC do jeito que o Gigante da Colina venceu e hoje tivesse ganho do pobre Cabofriense.
E o Gutemberg é o único afastado...
Futebol, política e globo tudo a ver!
Pelo jeito o boneco do Fernando Prass tá dando sorte hein Vascão 2019?
Expulsão de adversário, penalti com golzinho no finalzinho do jogo é muita sorte mesmo.
Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, exceto em São Januario cai.
Aposto que um vascaino leva o pr~emio da mega-sena neste sábado.
São 33 milhões. Esfrega o boneco do Prass Vascão.
Pô PC, você é ingênuo, hein? Acha mesmo que nesse universo de 35 milhões de mulambos (se é que é isso mesmo), vai haver mais do que uns 5 que sabem escrever um texto desses? Esses dois textos quilométricos foram copiados de 2 blogs. O que fala do Botafogo x Flamengo previsivelmente veio do Mulamblog (aquele do Mulamberg, colunista do Fra do globoesporte.com). Já o do Zico veio de um blog qualquer aí, sendo que o Mulamberg fez um comentário sobre o texto nesse blog, ou seja, se duvidar também foi passado pro Mulamblog. PC, as provas que no máximo dois framenguistas têm capacidade de elaborar um texto desses:
http://globoesporte.globo.com/platb/arthurmuhlenberg/
http://www.bullshitando.com/?p=512
Bingo!!!!!!!!!!!!!!
Bingo!!!!!!!!!!!!!!
Mais uma coisa: esse fdp do Mulamberg devia ser preso e torturado pelo grave xingamento que faz ao Nilton Santos. Nesse texto sobre o jogo de amanhã (copiado com grande esforço pelo anônimo, orgulhoso de ter aprendido a eficaz ferramenta Ctrl+C Ctrl+V) ele põe a foto da Enciclopédia com um jogador qualquer do Urubu e diz na legenda: "Violino e Enciclopédia. Dois Rubro-Negros de Raiz." Fdp ele, hein?
Ai professa, este certamente tu já conhece, mais vale a visita, é um representante do triunvirato da vergonha carioca BacalhauCachorradaPódearroz, tudo de terceira, falando um monte de 'verdades" sobre meu "Framengo" HexamaiormaiordomundoemaisqueridodoBrasil!!
já dei boas risadas e acho que vale compartilhar, afinal de contas recordar é viver e pro meu "Fra" o que vale é vencer. rsrsrsrs
Ai professa, este certamente tu já conhece, mais vale a visita, é um representante do triunvirato da vergonha carioca BacalhauCachorradaPódearroz, tudo de terceira, falando um monte de 'verdades" sobre meu "Framengo" HexamaiormaiordomundoemaisqueridodoBrasil!!
já dei boas risadas e acho que vale compartilhar, afinal de contas recordar é viver e pro meu "Fra" o que vale é vencer. rsrsrsrs
http://dossieflamengo.blogspot.com/
Eu não perco muito tempo lendo textos que me parecem suspeitos.
Da mesma forma que o Google sacaneia o PC, por vezes ajuda muito.
Digitem na pesquisa do Goolgle: "tive que responder a alguns amigos tricolores e botafoguenses"
Mais uma fraude!
O melhor é o nome do site.
Até os textos que eles escrevem são falsos! O que é verdadeiro no Framengo? Continuo ingênuo. Vou checar isso, Mario_av.
E o Vasco, hein? Uma vez Coadjuvante, sempre Coadjuvante. Coloquei um posto sobre o jogo do Vasco e só falam do Botafogo e das mutretas do Time do Apito! Assim vcs estragam o esquema.
Até os textos que eles escrevem são falsos! O que é verdadeiro no Framengo? Continuo ingênuo. Vou checar isso, Mario_av.
E o Vasco, hein? Uma vez Coadjuvante, sempre Coadjuvante. Coloquei um post sobre o jogo do Vasco e só falam do Botafogo e das mutretas do Time do Apito! Assim vcs estragam o esquema.
Caramba, Mario. Mais uma farsa. Que cara-de-pau. O que quer dizer que o Zé Lins continua sendo o único framenguista que sabia escrever. Retiro os elogios ao farsante.
Na minha época de faculdade de engenharia, diríamos: cqd
Como vive o torcedor de um clube cujo maior craque CONSEGUIU PERDER 5 COPAS?
Esse sujeito aí, que escreve em capítulos,demonstra erudição na crença que desse jeito vai mudar a realidade. Só porque cita Nietzsche. Nietzsche não salva o Flamengo das manobras antiéticas e antiesportivas dos últimos tempos; não me venha falar de "moral rubro negra". O CRF tem na sua história grandes feitos sim, Biguá, Bria e Jayme, Kanela (que foi atleta do BFR) e Buck. E se Zico foi um exemplo para o CRF e para muitos jogadores de outros clubes de gerações posteriores, foi porque era Zico, não porque o Flamengo é assim - na época já estava no cartel esportivo. A história mais recente do Flamengo cheira a podre. Se o anônimo filósofo rubro negro vê a realidade com seus óculos, eu vejo com os meus. O CRF, no futebol pelo menos, serve hoje de pousada para atletas que pensam que são mais do que qualquer um e que podem tudo. Quem conhece aqueles intestinos sabe que é quase um caso de polícia. Isso porque se combinou que nada pode ameaçar a nação, pois a nação dá lucro. O futebol do Flamengo, macomunado com o poder econômico mancha a história do clube.
Vou aproveitar o Nietzsche: ser livre é poder ser o que se quer. Sou Botafogo, inspirado pelo meu pai, pelo Garrincha, por ter conhecido pessoalmente Nilton Santos, Aída dos Santos, Mendonça, Silvio Fiolo e seu técnico Roberto Pável, e por testemunhar grandes feitos desse clube, no futebol, no basquetebol, de voleibol, no polo aquático, na natação e no atletismo.
Dois remendos:
a) se há uma torcida sebastianista é a do Vasco, por afinidade com a mentalidade portuguesa materializada, por exemplo, pelo "volta Juninho".
b) Os 11 do Botafogo, esses de hoje e os dos últimos anos, não são vagabundos, não usam chinelinhos, não acham que podem tudo. Não são meros cordeiros ou objetos, têm opinião - vejam Lúcio Flávio, Túlio (o que chorou), Sebastián Abreu; além de Joel Santana, Carlos Roberto, Cuca, Caio Junior, Maurício presidente, Anderson Barros (ex-Flamengo). Todos brigaram e têm brigado como podem para fazer o seu trabalho, e têm feito isso muito bem. E como deve ser, estão escorados no profisisonalismo e ética da atual administração. Quer exemplos? Ajudou-se o quanto pode o Jobson, até ele se recusar a ser ajudado; não aceitou o Juan no clube (esse sim, um mau caráter de DNA)e não aceitou a falta de profisisonalismo do Marcio Rosário. O Somália errou, mas no Botafogo ele aprende.
Por fim: andaram falando aí do 6x0 que o BFR tomou do Flamengo, mas é bom lembrar que naquele mesmo ano, em 5 jogos, foi o único que o Flamengo ganhou do BFR e o Botafogo eliminou o Flamengo da Copa de Ouro com um 3x1 e seguiu para aquela fatídica semi com o São Paulo - aquele foi um dos jogos qu eme fez mais ainda botafoguense.
SDS
Guilherme
Guilherme: o cara é uma farsa. Deve achar que Nietzche é um antigo centroavante da seleção alemã. E gostei do seu comentário sobre o Juan. Tremendo mau caráter. O Botafogo fez bem em recusar.
Não escrevi nada no blog, fiquei surpreso ao ser "indiretamente" citado pelo Cabañas, sempre que escrevo assino. Um abraço a todos os amigos, estou em Buenos Aires e retorno na sexta, peguei agora meu notebook e entrei para ver como estava tudo por aí. Não tenho tido quase tempo para nada. Não estou a passeio e não tenho tempo para os malbecs e carnes rsrsrsrs. Amanhã dá Mengão. Quanto ao anônimo flamengo, não faço ideia de quem seja, mas sempre que aparecer por aqui estará o meu nome através da conta no Google, como sempre fiz. Abração pessoal e saudações flamengas!!!!!!!!!!!!!!!!!!
De mais a mais, discordo da ideia da ideia da imprescindibilidade de Zico, foi e é nosso grande ídolo, mas mesmo sem ele o Mengo seria gigante como sempre foi. Nossos ídolos são muitos e fundamentais para a história do futebol brasileiro. Zizinho, Domingos,Leônidas,Nonô, Moderato, Jaime. Sempre fomos o clube mais importante, mais glorioso e seremos sempre, como diria o flamengo Ibrahim Sued... sorry periferia. Ciao.
Como já diz minha tia de 70 anos:
"Conheço o Botafogo por causa da seleção brasileira. Só tinha jogadores do Botafogo."
Se você perguntar pras pessoas na rua quem foi Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Didi, Zagallo - essas pessoas certamente irão saber quem são...
Nonô? Moderato? Jaime? Ahn?
"Sempre fomos o clube mais importante, mais glorioso e seremos sempre [...]"
Até ai seu texto estava suportável, mas depois dessa virou palhaçada... até o glorioso os caras querem ser! É mole?
Menos Frederico... beeeeem menos...
A globo manda abraços!
Asura
Fredera: que Nonô é esse? O seu Nonô? Sergio Noronha jogou no Framengo? E Moderato? Algum nome de remédio?
Hoje somos nós PC!
Imagino como serão as confabulações por aqui, antes e após o clássico.
E essa abstinência teima em me segurar na esquina. Nem mesmo uma Liber...
SRN
Controversias a parte, Moderato tem sim a ver com remédio (Nome e sobrenome de remédio: Moderato Wisintainer).
Dizem que o cara estava operado (de apendicite) e ainda de resguardo no ospital, os cartolas da época foram lá e pegaram o cara na marra e botaram para jogar a final do campeonato carioca de 1927. De tanta raiva, e prometendo matar todos os cartolas, ele acabou fazendo o gol contra o América! (Coisas que só acontecem no FRA)
Foi o primeiro jogador do Rio Grande do Sul a ir para a Seleção Brasileira...
VÉIO...
Excuse (... Hospital...)
O VÉIO...
Claudionor Gonçalves da Silva, o Nonô, é o décimo quarto maior artilheiro da história do Flamengo, com 123 gols em 143 jogos disputados.
Destaque do clube de 1920 a 1930, Nonô foi o jogador que mais marcou com a camisa do clube na década de 20. Conquistou quatro títulos e fez parte da geração que profissionalizou o futebol rubro-negro que ainda jogava no estádio da Rua Paysandu.
Em 1925, quando o conquistou o seu terceiro título carioca pelo Flamengo, obteve a incrível marca de 30 gols em 21 partidas no ano pelo clube.
http://flamengoeternamente.blogspot.com/2009/07/grandes-craques-da-historia-nono.html
SRN
Com essa touca ?
Será que naqueles tempos a touca fazia parte da "vestimenta" ?
Aliás, qualquer semelhança desta "vestimenta" seria apenas mera coincidência com os uniformes dos reclusos da época?
O VÉIO...
Que papo é esse Véio?
Esse assunto, talvez o PC possa dar um parecer. Nasci muito tempo depois!
SRN
Mais respeito com o Nonô, ele já foi muito famoso:
http://blig.ig.com.br/tvmaniacos/2009/01/27/no-compasso-do-desespero/
KKKKKKKKKKKKKKK realmente só se for esse Nonô!
Querer comparar ídolos também já é demais, vocês não acham?
Qual o quesito pra ser ídolo no framengo? Não sei, mas Adriano, Bruno, Leo Moura e Obina foram...
Seria como o Glorioso idolatrar Alessandro, Fahel, Victor Simões e Castillo...
O que é ídolo no framengo fica no framengo e não faz diferença nenhuma ao resto do país... quer dizer... fez sim. Lembra do frangueiro Júlio César que perdeu sozinho a última copa pra gente? Verdade... ele era do framengo... sério, olha esse goleiro, é a cara do framengo, egocentrico, narcisista e acha que é o melhor do mundo. Se o Kleber Leite conseguir virar chefão da FIFA, pode deixar que o framengo terá vários ídolos como o João Ninguém da Esquina fazendo sucesso na "SELESSÃO".
Asura
ô hangman!! Tenha paciência.
Esse nôno aí é o PC de caleos aparados. esrito e rabiscado:
A pipa do nonô não sobe mais!!!!!
aNONÔnimo
bom ter o SRN de volta... sinônimo de bons textos...
sobre o Vasco de ontem, 1.235 gols perdidos!
O Vasco não pode perder tantos gols. FIco pensando quando jogarmnos contra o Faísca na semi (isso se o Faísca se classificar, claro). Será mais um jogo contra pequeno em que, se perdermos tantos gols, correremos riscos desnecessários...
Fabio Medici
Mas nada que um juiz amigo não resolva, como resolveu nos dois últimos jogos.
Faça uma correção ai PC, nos últimos três jogos, já que contra o Bangu, a coisa estava feia, mas nada que uma expulsão não facilite o caminho para a vitória, esse é o coadjuvante atual, como nos melhores tempos do Caixa D'agua e Eurico.
GB
Quantos mais amigos melhor.
Imagine se fosse juiz inimigo?
Como disse Exupéry:
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Grato pelo bons textos Fabio.
SRN
Postar um comentário