sábado, 10 de maio de 2008

A soberba rubronegra



Belo texto de André Alt (que não conheço pessoalmente) no Lancenet. Vale para os menos flanáticos. Façam uma reflexão. E aprendam a respeitar os adeversários. O Flamengo não é melhor do que ninguém. É apenas mais um grande clube. Como o Botafogo, o Vasco, o Flu - só para falar dos cariocas.

A soberba do Flamengo e o ópio da torcida
André Alt

"O Flamengo estava festejando o título até hoje. Por isso sou estressado mesmo, a bola pune. Eu falo isso para meus jogadores. Você fica repetitivo: 'toma cuidado com isso, com aquilo'. Para o Flamengo foi um desastre porque desde o México já estava resolvido. Futebol não é assim. E vocês (imprensa) também davam de barbada o negócio."

Esta foi a análise do técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, após a trágica derrota do Flamengo para o América do México e a conseqüente eliminação da Libertadores. O comentário do treinador são-paulino não poderia ser mais adequado.

Em vez de comemorar apenas no campo a conquista estadual, o time foi para restaurante/boate brindar a vitória. Não se preparou bem às vésperas do jogo contra o América-MEX e deu no que deu.

A realidade é que o Flamengo está fora - novamente logo nas oitavas-de-final - da principal competição que disputa na temporada. O contexto só não é pior porque o time conquistou o Campeonato Carioca três dias antes. Mas é aí também que está o problema.

O flamenguista se acostumou a se contentar com o título estadual. Ganha-se a competição mais fácil que disputa e fica tudo bem - até porque o time da Gávea tem ido muito bem nela recentemente. Mas, parando para analisar a grandeza do clube e de sua torcida, é pouco, muito pouco, vencer somente um Carioca.

Está na hora de o Flamengo conquistar novamente um Brasileiro ou uma Libertadores. A Copa do Brasil (2006) já não vale tanto, uma vez que os que disputam a Libertadores ficam fora. Levando em conta que a Mercosul (1999) também não era das melhores, o Rubro-Negro tem uma dívida longa com seus fãs, uma vez que a última conquista muito importante foi a do Brasileirão de 1992.

Portanto, a torcida do Flamengo merece um título mais expressivo, que só irá para a Gávea quando o time entrar em cada partida sem achar que ela já está ganha.

3 comentários:

Felipe Maynard disse...

No blog do Ledio tem um texto bacana do Aydano André sobre a derrota de quarta-feira.

PC Guimarães disse...

Vou lá. Valeu a dica. Aliás, foi impressionante a participação do Lédio no programa do Sportv após o jogo de quarta. Não sei se o Lédio, que é uma pessoa educada e simpática, é flamenguista, mas me pareceu. Demonstrou irritação no programa e muitas vezes foi flagrado com a cabeça abaixada.

Felipe Maynard disse...

Acho que ele e o Gilmar Ferreira são Vasco.
Gilmar, com certeza. Ele, acho que também.
Não vi pela Sportv.