terça-feira, 14 de agosto de 2012

"O silêncio do treinador", Carlos Eduardo Novaes (com exclusividade para o Blog do PC)

Quem é vivo - e muito vivo - sempre aparece. Mestre Carlos Eduardo Novaes volta a premiar os leitores do Blog do PC com um texto exclusivo e inédito. Acabei de receber. Novaes é um dos meus principais Gurus no Jornalismo.


O SILÊNCIO DO TREINADOR
Por Carlos Eduardo Novaes
''Nunca pensei que fosse sentir saudades de
Leandro Guerreiro na cabeça da área'.  


Deu nas folhas que o treinador Osvaldo de Oliveira, sua comissão técnica e os jogadores do Botafogo estão se reunindo para tentar corrigir no papo o que não conseguem acertar em campo. Permitam-me dizer que não acredito neste tipo de solução. Se Osvaldo de Oliveira – no clube desde o inicio da temporada – ainda não deu um padrão de jogo ao time, não será na base da conversa que ele vai arrumar aquela defesa, dar criatividade ao meio de campo e agressividade ao ataque (ataque?). Mesmo porque nosso treinador é um homem de poucas palavras, pouquíssimas.

Observo-o durante as partidas. De mãos no bolso ou braços cruzados, Osvaldo permanece silencioso como uma esfinge. Mais parece um espectador neutro e privilegiado à beira do gramado. Lembro o último jogo com o Palmeiras. Lá pela metade do primeiro tempo os paulistas venciam por 1 a 0 e Felipão se esgoelava, gesticulava orientando seus jogadores da área técnica. Dava para ouvir sua voz através do som da TV. Do outro lado o técnico do Botafogo – que perdia – não abria a boca.

A cena se repete – e me irrita – em todas as partidas. Será que Osvaldo de Oliveira não tem nada a dizer ao time durante um jogo? Ou tem vergonha de sair do silêncio, perder a pose e berrar como fazem os grandes treinadores, Luxemburgo, Muricy, Felipão, Abel e outros? Se tivesse uma defesa como a do Botafogo eu terminaria o jogo sem voz.

É o estilo, dirão alguns, um estilo contido, reprimido que só se manifesta para reclamar da arbitragem. Mas se é para permanecer calado, não seria mais cômodo assistir o jogo das tribunas? Dá para desconfiar que Osvaldo também se mantém assim, mudo, nos treinos porque em todos esses meses à frente do Botafogo ainda não conseguiu montar um esquema para o time, como se vê no Vasco e Fluminense. O Vasco perdeu bons jogadores – Rômulo e Diego Souza entre eles – mas não perdeu seu jeito de jogar (graças ao treinador) e se mantém no topo da tabela. No Fluminense há um entra-e-sai constante mas o time permanece na mesma batida vencedora.

E o Botafogo? Há quanto tempo o amigo torcedor não vê uma exibição de encher os olhos e o coração? Apontem-me, por favor, uma única jogada ensaiada que resulte em gol. O Botafogo tem sobrevivido de bolas paradas e do esforço de Marcio Azevedo, um jogador limitado que até pouco tempo era execrado pela torcida e diante da mediocridade geral virou a estrela do time. De resto sobram as bolas cruzadas na área , um cacoete adquirido nos tempos de Loco Abreu, que o time insiste em repetir a espera que surja uma cabeça salvadora (como a de Elkeson no joguinho com a Portuguesa).

A mediocridade, é bom que se diga, não vem da qualidade dos jogadores – alguns excelentes – mas da desarrumação do time dentro de campo. Nem dez Seedorfs dariam jeito nesse Botafogo que, como não tem esquema toca demais a bola, torna-se lento nos seus avanços e quando chega ao ataque já encontra o adversário plantado, fechadinho, pronto para sair em contra-ataque. Resultado: o time não consegue chutar a gol e a correria de volta para seu campo é um Deus nos acuda, sem velocidade nem organização.

A prova mais cabal de que o time não sabe o que faz (sem esquema tático) são os chutões de Antonio Carlos e Fabio Ferreira para frente sem qualquer critério, como se não existisse um meio de campo para organizar as jogadas.O que eles pretendem com esses chutões que já caíram de moda? Mas não culpem apenas os dois que sempre expostos e sem proteção são capazes das mais enlouquecedoras pixotadas. Nunca pensei que fosse sentir saudades de Leandro Guerreiro na cabeça da área.  

16 comentários:

Unknown disse...

Excelente PC.

O Botafogo sempre é cultura. Eu cheguei a estudar no segundo grau, no Liceu de Artes e Ofícios, com uma jovem lindíssima, irmã do Novaes, e a inteligência era mesmo de berço.

Agora, inteligência, cultura e bom gosto não se fazem com mídia.

Publica aí, nobre jornalista. Rodrigo Santoro, interpretando Heleno, começa a fazer festa com prêmio internacional.

http://www.lancenet.com.br/botafogo/Rodrigo-Santoro-premio-interpretar-Heleno_0_755324595.html

Isto é Botafogo

Anônimo disse...

Ninguém elogia o melhor time do mundo o flamengo que foi campeão em 1981 contra o liverpool no mundial de clubes e da libertadores no mesmo ano o mengao e o rei do rio e quantos títulos tem o foginho so 16 no carioca.

Mario_av disse...

Perfeito!

Unknown disse...

Belo texto e uma análise preciosa. Se não podem comentar por falta de capacidade, não escrevam besteiras. C...U...de zumbi, como de bêbado, não tem dono.

Wander Costa disse...

PC, deixe eu meter meu bedelho:

Renato e Seedorf acabaram se anulando. As viradas de jogo são constantes. O adversário apenas recua a marcação e não toma bola nas costas. (Esse esquema serve para jogar contra time grande, fora de casa. Menos contra o Corinthians!)

Em compensação, o cabeça de área marcador (me recuso a utilizar o termo volante) sai para o combate já na desvantagem, sempre leva cartão amarelo e expõe a defesa.

Esse ar blasé do Oswaldo para mim tem a intenção de evidenciar superioridade intelectual em relação ao torcedor comum e passional.

sds, Wander.

Unknown disse...

|
Parabéns pelo texto, Carlos Eduardo.

Volta, Cuca!
Volta, Loco13!
Volta, Herrera, Caio, Wellington Paulista, Victor Simões...
:)

FOOORA OSWALDO DE OLIVEIRA!

|

Unknown disse...

Wander para treinador.

Unknown disse...

Craque é craque! Carlos Eduardo Novas colocou no papel todo sentimento que sinto quando vou aos jogos.
Com destaque na passividade desse " intelectual" e prepotente treinador(?) à beira do campo. Me irrita profundamente!

Anônimo disse...

O melhor treinador do foginho seria o tiririca esse sim resolveria o problema SDM.

Anônimo disse...

Nem o Zagallo que mais treinar o foginho.

Haroldo-DF disse...

Nem o Zagallo que mais treinar o foginho.


"que" e "foginho"
Uma linha, dois erros.
Para um burronegro está ótimo mas alguém expulsa esse analfabeto da "lã rause".

PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Haroldo o foginho significa botafogo que nunca disputou uma libertadores na história ao contrário do flamengo que sempre disputou todas as edições. O foginho nunca ganhou uma copa do brasil na história so sei que o flamengo vai ser campeão brasileiro este ano. E vocês vão disputar mais uma copa do brasil e serem eliminados por times de segunda divisão SDM.

Unknown disse...

|
Como disse o R10 que virou 49:
mulambo É mulambo. ponto.
|

Haroldo-DF disse...

Não expulsaram e ele aprontou de novo!

Mesmo avisando ele não percebeu que escreveu "que" em lugar de "quer" e ainda achou que eu estava perguntando "O que é foginho".
Até que se esmerou em escrever um recorde de três linhas, três frases, nenhuma vírgula e muitos absurdos.
Mesmo assim, vamos dar os parabéns para ele.
Para um mulambento isso é um desempenho notável!
Como lembrou o Zabumbeiro, Mulambo é mulambo e ponto.

Anderson Silva disse...

quanto mais atencao voces derem pra esse pús que escreve aqui, mais ele vai escrever suas melecas...
merda, quanto mais a gente mexe, mais fede.
Deixa ele pra la!
To mais preocupado com o Botafogo...

SAN

Unknown disse...

Haroldo.

Esta gente tem sua importância medida pela quantidade de carne de terceira (bola da pá e assemelhadas) que se consegue vender no Guanabara. É para isto que eles existem.

A emissora que cultiva esta seita não está nem aí para a educação, senão divulgaria livros e não o Zorra Total.

Não insista. Ele ainda vai achar que é o bambambam e vai continuar com a sua diarréia bucal.