segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Até para o ano!". Carlos Eduardo Novaes se despede do Botafogo em pleno mês de agosto

Acabo de receber do Mestre CARLOS EDUARDO NOVAES mais um texto exclusivo para o Blog do PC. É pau puro no meu Glorioso. E em mim também, pois sou um desses sonhadores e otimistas que ele cita logo no início. Mas como este Blog é o mais IMPARCIAL da blogosfera e presente do NOVAES eu aceito e publico até se ele me xingar de framenguista, aí vai:


ATÉ PARA O ANO!

"O que fez então o técnico Osvaldo de Oliveira? Pediu a contratação de um ´japonês` e improvisou o garoto Elkeson de centro-avante, posição onde – logo se vê – está mais deslocado do que cuíca em orquestra sinfônica". 

"Que me perdoem os sonhadores e otimistas, mas depois do deplorável empate com o Flamengo, ´joguei a toalha`. Desisti de aguardar pela grande exibição e vou guardar as poucas esperanças que me sobram para a próxima temporada. Com esse futebolzinho que está jogando, tudo que o nosso Botafogo pode pretender é ver a luzinha da Sul-Americana no fim do túnel.

Desde que os ingleses inventaram o ´esporte bretão` sabe-se que para marcar gols é preciso chutar (de preferência entre os paus da baliza). O chute é o gatilho que dispara a bola. Pois no jogo com o Flamengo, o Botafogo não apertou o gatilho uma única vez. O goleiro Felipe saiu com o uniforme limpinho, como quando entrou. Nem precisa lavá-lo.

Depois de um inicio promissor no campeonato, quando permaneceu quatro ou cinco rodadas no chamado G-4 e exibiu uma artilharia pesada, o Botafogo perdeu os caninos e definhou como um doente terminal. O time tornou-se tão inofensivo, tão pouco agressivo quanto uma freira de convento. Claro que a diretoria tem sua parcela de responsabilidade ao se desfazer de jogadores de frente imaginando – sabe-se lá! – que não precisaria de atacantes para vencer os jogos.

O que fez então o técnico Osvaldo de Oliveira? Pediu a contratação de um ´japonês` e improvisou o garoto Elkeson de centro-avante, posição onde – logo se vê – está mais deslocado do que cuíca em orquestra sinfônica. Dá vontade de chorar ao vê-lo se movimentando pelo gramado: quando não está impedido, está fazendo falta ou errando passes. Atrás do Elkeson vem um meio de campo formado por cinco jogadores, alguns tidos como brilhantes – Seedorf, Renato, Lodeiro e Andrezinho – mas que não são capazes de articular uma jogada sequer a altura de seus talentos. Seedorf já está se arvorando como “dono do time”, falando mais que Loco Abreu em campo. Fez sua pior partida pelo Botafogo contra o Flamengo. Renato, que tem as graças da mídia (sempre com boa atuação), está se especializando em passes laterais e de vez em quando parece que desce ao vestiário porque some do jogo. Lodeiro e Andrezinho – assim como Felipe Gabriel – correm pelo gramado de um lado para o outro como vestais enlouquecidas, sem o menor sentido de organização.

Atrás do meio de campo estão os quatro jogadores da defesa, que prefiro não comentar. Marcio Azevedo no jogo de domingo mais lembrava um personagem de comédia pastelão. Um amigo,rubro-negro, disse-me que ele foi o melhor jogador do Flamengo. Marcio, no entanto, é superior ao seu reserva que consegue a proeza de bater um lateral para fora do campo!!! Finalmente, atrás dos defensores temos o goleiro Jefferson que, como nos tempos de Joel Santana, vai se virando para tentar defender o leite das crianças. Domingo deixou o campo com o uniforme imundo.

Mais do que tudo porém, o que me faz arrancar os cabelos – se os tivesse – é a lentidão do time, tanto quando ataca (ataca?), como quando tem que correr para conter os contra-ataques. Junte-se a isso os chutões dos zagueiros para a área adversária, como se não acreditassem no seu meio de campo. Será que a Comissão Técnica não se dá conta de que o Botafogo não está jogando nada, nadinha? (por favor não venham me falar do segundo tempo do último jogo com o Palmeiras quando marcou o terceiro gol aos 27m e não soube fechar o caixão). Às vezes penso que a queda de produção se deve ao fato de os adversários já terem descoberto como joga o Botafogo e tratam de explorar suas deficiências – que não são poucas. Assim sendo, ou o treinador apaga tudo e muda o plano de vôo – mesmo com o “avião” em movimento – ou a luzinha da Sul-Americana pode se extinguir antes do final do Brasileirão".

23 comentários:

Émerson disse...

Em minhas opinião, mais culpa tem o presidente Maurício Assumpção, que mantém um inepto (para não usar adjetivos piores), o Anderson Barros, no cargo de gerente de futebol. Conseguiram se livrar de 5 atacantes em um mês... e trouxeram RAFAEL MARQUES!

Mario_av disse...

Eu não lembro de ter perdido o tesão de ver jogos do Botafogo como agora.
E não é pelos últimos jogos, mas este ano o Botafogo ainda não jogou.
E para o "professor" é tudo muito simples, é só azar, a bola não entra. Ontem eu não assisti o jogo, e parece que fiz bem.

Unknown disse...

"...quando não está impedido, está fazendo falta ou errando passes..."

Esse é Elkeson, nosso atacante!

Unknown disse...

Estou com o Mário. Nunca senti tão pouco tesão de ir aos jogos do Botafogo como esse ano.

PC Guimarães disse...

Calma, pessoal, calma Mestre Novaes. Hoje começou vida nova para o Botafogo. Túlio Maravilha vai trazer novas vibrações e o Blog do PC vai penetrar ainda mais na alma dos botafoguenses quando isso acontecer. Quinta-feira ganhamos do São Paulo e partimos para o tri.

Unknown disse...

Parece que o "gênio" OO já disse que não há a menor chance do Túlio jogar...

Ricardo Rocha disse...

PC, não tira do destaque:

FORA OSWALDO DE OLIVEIRA!!!

FORA ANDERSON BARROS!!!

Unknown disse...

|
O Oswaldinho vai pedir o afastamento do Túlio Maravilha, que não se encaixa no seu revolucionário esquema 1-9-ZERO.

Tamofu.

:[

|

eduardo schiefler disse...

me divirto!!

Luis disse...

Wedel,Miranda,Osmar,Artur e Marinho Carlos Roberto,Ademir Vicente e Dirceu Cremilson, Puruca e Nilson
Eu era feliz e nao sabia
rsrsrsrsr

Ricardo Rocha disse...

Wendel, Marinho e Dirceu jogaram( e convenceram) pela seleção.
Carlos Roberto, Osmar e Nilson Dias eram nível seleção.
Ademir Vicente, um jogador mediano ANULAVA o franguinho pipoqueiro de Quintino que sempre apelava pra violência pra fugir à marcação.
Realmente, Luis, éramos felizes, você tem toda razão...

Luis disse...

Valeu Celso
vamos torcer por dias melhores

Unknown disse...

Um jogo entre o Glorioso e o sempre ajudado corria em 0x0 e Ademir Vicente transformava o pipoqueiro da Rua Lucinda Barbosa (bairro de Quintino) em cinzas.

A coisa (aquela tetracampeã de baralho - Copas fora) já estava espumando pelos cantos da boca de tanta raiva, por não conseguiu encaixar uma jogadinha sequer quando, ali pelos trinta e poucos minutos do segundo tempo, aproveitou um local favorável do campo e desferiu aquela cotovelada no rosto do Ademir.

O nosso meia teve que sair de campo para ser atendido e assim, a coisa se deslocou para a área e fez o gol deles.

Sempre assim. Por isso, Bertoni (78), Graziani (82), Ruggeri (86) e Lizarazu (98) ganharam Copas do Mundo.

Unknown disse...

CORRIGINDO - ".......A coisa (aquela tetracampeã de baralho - Copas fora) já estava espumando pelos cantos da boca de tanta raiva, por não conseGUIR encaixar uma jogadinha sequer.........."

santos disse...

PÔ, Loco Abreu, Herrera, Maicosuel e agora até o Novaes! Tá todo mundo abandonando o barco!

Daqui a pouco até o Túlio Maravilha e o PC vão se mandar!


Vascão 2012

Unknown disse...

Sonha visceíno.

Vai sonhando mas quando acordar, convém nem olhar lá "para dentro".

Se tínhamos o Herrera 'quase gol', vocês têm o Alecsemgol, o atacante que marca com a língua.

Risível.

E por falar em Titanic... Diego Souza, Ramon, etc. etc. etc....

santos disse...

Ramon? Nem sei quem é...


Vascão 2012

Duda disse...

Esquema 1-9-ZERO é caso de polícia. Chamem a Polícia para tirar o Anderson Barros de lá...

Unknown disse...

Nem eu. O Vasquinho é um milagre da era moderna nos esportes: um ótimo Juninho cercado de "quem?" (vários deles), enganou por 40 rodadas.

Goleiro? O que é aquilo, meu Deus do céu?

Carlos Alberto? hahaha.. Uma semana aí para rir, por favor?

E nem estou tirando onda pois também vou de Fábio Ferreira, Amaral, Lucas e outras bombas. O impressionante é que tiram onda com aquilo.

Unknown disse...

Ah se todos os torcedores, blogueiros e jornalistas torcedores do foguinho fossem como o Carlos Eduardo Novaes, não veríamos posts como: "Tremei, flameguistas!! O milésimo pode ser contra vocês". Nem o Romário, que é o Romário fez o milésimo contra o Flamengo, imagina o desconhecido e ex jogador Túlio. Depois o Pc fala do Flamengo, lembram do R. Gaúcho ?? Que o Pc tanto falava mal, ex jogador, não joga nada, etc, agora me vem o foguinho, e contrata o Túlio, se nem os jogadores ditos novos, em forma fazem gol, imagina o Túlio ?? Content-se com a 5° ou 6° vaga da "Sulameriquem?", time sem torcida, sem alma, time pequeno.
.
SDM.

Léo disse...

O Renato Maurício Prado deve ter sonhado a noite passada inteira com os sacodes do Botafogo que tanto o desesperaram na infância e adolescência.

Ao escrever um texto para elogiar - merecidamente - o técnico Cuca e sua fase no Galo, fez uso de sete parágrafos e conseguiu através de um malabarismo fantástico esconder a melhor passagem do treinador por um clube brasileiro, exatamente no Botafogo.

Falou de Adriano e Cuca, de Cuca e Flu, de Cuca e Petkovic e nenhuma citação sobre a fenomenal passagem dele pelo Botafogo.

Passagem esta que ficou marcada por um escandaloso roubo em uma final contra o Flamengo e que ele como jornalista "teria" a obrigação de ter denunciado e preferiu calar-se diante dos interesses do seu patrão.

Para fazer jus ao último parágrafo dele e também para finalizar, ele simplesmente dá a impressão de que Cuca sequer passou pelo Botafogo ou a sua passagem é tão desimportante que nao merece citação. Em suma, um engodo...

Anônimo disse...

OO disse que quer avaliar a situação do Tulio para "ver como é que fica...".

Inteligente esse Oswaldo, pois diante do quadro caótico em que estamos no ataque seria o cúmulo da idiotice dizer que o Tulio não teria nenhuma chance no time.

É óbvio que ele não vai armar o time com o Tulio escalado de titular. Não faz mesmo sentido. Aliás, logo iriam dizer: "pô mas o Loco não servia para o esquema, agora o Tulio serve?".

Só que o Tulio pode salvar a pele dele, e a nossa, em jogos em casa quando estivermos no desespero precisando daquele golzinho salvador. Principalmente no finzinho do jogo com os times cansados. Já tivemos a situação de até ter um jogador a mais e não conseguirmos empurrar a bola pro gol...

E se o Elkeson for suspenso ou se contundir? Ele vai colocar quem? O William? O Sassá? E mais quem? O Telechea?

OO, seja inteligente e coloque a responsabilidade nas costas do Tulio quando o desespero bater nos jogos em casa.

O Tulio vai te salvar !

Abs
Pablo

Anônimo disse...

Leo, o Zandonaide está enlouquecida com a volta do Tulio 1000.

Quando esperam que o Botafogo saia da midia, eis que surge um fato novo relevante.

Parabéns ao marketing do Botafogo, que mantém intenso o brilho da estrela, mesmo nos momentos mais difíceis.

É nessas horas que se mede o talento de um marketeiro...

Abs
Pablo
PS: esse fim de ano vai ser incômodo para o zandonaide e seus seguidores mulambos. Já imaginaram o gol mil no Engenhão, contra eles, no último jogo do campeonato? Um carimbasso para a eternidade (mais um)...