Amigos, amigas e tricolores. Me amarro em batata frita. Com filé então! Mas detesto essas batatas congeladas de saco. Parece isopor, pô! E o pior é que elas estão em todo lugar. Raramente vou a restaurantes de luxo, mas quando vou e peço filé com batata, fico p da vida quando servem batata congelada. Na Tijuca tem um lugar "legal" (como diria Luis Roberto) que serve batata frita "de verdade", o Churrasqueto Lareira, o do garçom Severino, na calçada do Banco do Brasil (tem outro com o mesmo nome na calçada em frente). Batata cortada na mão que nem aquelas que o sargento Tainha mandava o Recruta Zero cortar. Sei que as mulheres vão dizer: "Quer batata frita "de verdade"? Vá cortar. Você não sabe como dá trabalho". Sei sim. E gosto. Faço tudo por uma batata "de verdade".
Mas gosto mesmo é dessa batata da foto aí de cima. Saiu ontem no caderno RioShow do Globo e é servida num restaurante grã-fino da zona Sul do Rio. Em São Paulo, no Bar das Primas, o Sujinho, da Consolação, também fazem igual. Mas, como não moro e vou pouco a São Paulo, peço um favor aos cariocas: me indiquem onde se faz umas batatas iguais a essas da foto.Mas tem que ser num lugar baratinho.
E logo mais tem Bota e Flu. Mas isso é papo para mais tarde. Estou atualizando a leitura dos jornais. Nem sempre dá para ler durante a semana.
sábado, 27 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
20 comentários:
PC, hoje no Engenhão serão sevidas as batatas assadas do Louco Abreu à moda tricolor.
São batatas cozinhadas em Fogão de sete bocas e servidas com Seven Up, o botafoguense tem direito a um e só um acompanhamento, o chamado acompanhamento de honra.
Lareira, ou B.. de fora para os íntimos
Vai no SALETE, ali na Rua Afonso Pena.
Enquanto espera uma mesa (o restaurante é pequeno), peça uma empadinha de camarão e um chopp, na calçada mesmo.
O Filé a Milanesa era muito bom. A casa tem 50 anos de tradição.
Lá no site tem uma galeria com fotos:
http://www.restaurantesalete.com.br
Exatamente Anônimo...... o famoso Bunda de Fora.
Ontem fui assistir a final da Supertaça entre o Porto e o Barça em um barzinho de um amigo angolano que é torcedor do Sporting e do Botafogo.
Na companhia de outros amigos, enfiei o pé nos geniais petiscos da casa, servidos em magnânimas porções.
Seguindo a ordem de chegada na mesa: bolinhos de bacalhau, presunto e queijo da serra da estrela, camarões ao alho com um cheirinho de pimenta, de pimentão padrão espanhol, espetinhos de lulas grelhadas, legumes no vinagrete e para fechar uns pedacinhos de alheira, carne e linguiça em um molho picante, devidamente acompanhados por um vinho verde do lavrador.
Pena o Porto nao ter vencido, mas a tarefa deles era mais díficil que a minha.
Depois da petiscada pantagruélica, preciso comer um bom bife de verdade, como este da foto, neste caso, nada melhor que a famosa "posta mirandesa", disponível a parcos minutos daqui de casa no restaurante "Pescadores, caçadores e outros mentirosos", na cidade de Lousada. E as batatas são de verdade.
Posta mirandesa:
http://www.flickr.com/photos/tiguh/2187538419/
Pimento padron:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Pimientos_de_padron_amb_sal_maldon.jpg
Léo
Já fui no Salete, Mário. É bom. Mas não achei essa salete toda. E não sou muito de empada. Quanto ao Bunda de Fora acho que esse era o de frente, que hoje tem cadeiras na calçada e aceita cartão. Prefiro o que não fica com a bunda de fora, mas que, pena, não aceita mais cartão Amex. Até porque esse negócio de ficar com a bunda de fora é coisa de tricolor. No Jardim Botânico, perto da Globo, tinha o C... de Fora, Inclusive eles grafavam o nome assim mesmo. Falar em Jardim Botânico lá tem o Filé de Ouro. Da melhor qualidade. Não me lembro se a batata lá é de verdade. Tem também o Cosmopolita na Lapa. Mas também não lembro da batata de lá.
Grande Léo. Estou babando aqui do outro lado. Uma vez comi um bife com fritas num boteco do Porto que jamais esqueci. Curioso é que aí não é todo lugar que tem bolinho de bacalhau, que chamam de pastel de bacalhau. Uma vez, numa casa de fado no Bairro Alto, vi um cliente comendo e pedi igual. O gajo disse que só encomendando de casa (ou do hotel) antes de ir pro restaurante. No dia seguinte fiz isso e deu tudo certo. Aliás me amarro nas casas de fado do Bairro Alto e da Alfama.
Tem razão, PC. Poucos lugares tem bolinhos de bacalhau e destes que vendem, apenas um ou outro, fazem na hora. Em geral, ficam prontos e exposto como se fossem uma coxinha...
Raramente como bacalhau. Apenas e nunca dispenso um bacalhau na brasa(foto abaixo), o resto do tipo: bacalhau Gomes de Sá, no forno, com grão de bico, com broa e as mais variadas modas disto ou daquilo, já nao puxam muito a carroça...
http://cincosentidosnacozinha.blogspot.com/2010/06/bacalhau-na-brasa.html
Léo
E aquelas castanhas na brasa vendidas nas ruas de Lisboa no inverno! Não sou muito de castanha, mas aquelas aí da terrinha...!!! Me apraz também um cafezinho no Martinho da Arcadia ou na Brasileira, lugares que Pessoa frequentava.
Fui ver os links. E lembrei das sardinhas da Alfama. Vc conhece aquele boteco no meio de uma escadaria com umas mesinhas do lado de fora, né? Acho que ali perto do Beco do Tricolor.
Leo,
que menu... daqui a uns 2 anos, estarei na terrinha, se Deus quiser...
PC,
em SP, alem do Sujinho, que e muito bom, voce pode comer um fillet fantastico no FIllet do Morais. De preferencia com catupiry por cima e batatas de verdade.
Se quiser um gra-fino, Figueira Rubayatt (nao se se escreve assim) serve cortes incriveis e uma batata "soprada" que e uma coisa. Brinco que eles devem pagar alguem pra soprar aquilo... Vale a pena. Mas gosto muito mais quando vou como " pessoa juridica" pagando com o AMex corporativo... risos...
La Parrilla Argentina, no bairro Jabaquara, serve uns bifes de ancho de comer ajoelhado...
E o Barbacoa tambem tem carnes excelentes...
Boa sorte no jogo de logo mais...
Fabio Medici
P.S. no dia-a-dia, confesso: o "Boca de porco" bem pertinho da Siemens tem um bife-a-cavalo honesto e bem interessante. E custa R$15,00!
Fábio
Conheço o Moraes. Bingo. Bom preço., Já o Rubayat fui muito na época em que trabalhava na Souza Cruz. Preferia o Rubayat, o da Alameda Santos, ao Dinho´s Place. Gostava muito da Rodeio também. O de Jabaquara e o Barbacoa não conheço. E bife a cavalo honesto e interessante por 15 paus, tô dentro (rs). O bom de São paulo é isso: tem pra todo bolso
No Rio, o Lamas é imbatível. Me amarro no Filé a francesa. Batatas fartas, petit-pois e presunto. Peço sem cebola.
Ah, tem um milanesa com espagueti no Lamas que também é do balacobaco. E bem mais barato do que o filé. Mas há anos não vou lá. Fora a Majórica. Boa, mas cara para caralho.
Xará, como este é um blog imparcial, tenho certeza que você publicará a estatística atualizada do Clássico Vovô, com 128 vitórias tricolores, 100 empates e 110 acidentes de percurso: História - Fluminense x Botafogo.
Quando vier avise, Fabio. Vamos marcar uma petiscada. E concordo com você, o cartão corpotativo é um excelente molho em qualquer prato.
Nao conheço nada em SP que seja motivo de recordação. Aliás, conto nos dedos de uma mão, as minhas idas a SP.
Esse filé do Lamas é bastante famoso, reconheço que é um pecado nao conhecê-lo.
O PC Filho é um gozador com classe. E neste sentido, vale a pena ler a crônica dele no dia seguinte ao jogo Botafogo 4x2 America-MG. O título é "O Botafoguense".
http://jornalheiros.blogspot.com/2011/08/o-botafoguense.html
Léo
Nesse "acidente de percurso" tem aquele gol do Marçal Filho, Xará? Mas com certeza é um levantamento bem antigo. Vc tem o levantamento dos jogos mais recentes?
Vou lá ver, Léo. O Xará é tricolor, mas é um cara bacana. E dizem que é um tricolor atípico. Se é que vcs me entendem.
Belíssimo texto. Duro é o comentário do cara. Não entendeu nada.
Xará: me passa o seu endereço. Estou enviando a ficha de inscrição de torcedor do Glorioso. Vc entendeu bem o que é ser botafoguense.
O La Parrilla Argentina eu conheço, realmente é muito bom.
Foram 6 anos morando em São Paulo.
Postar um comentário