sábado, 6 de março de 2010

Uma farsa chamada Flamengo

O SRN vai dizer que é OLD. Parece que foi tirado de um site vascaíno. Quem mandou foi um vascaíno. Mas que tem muitas verdades, tem.

Por que o flamengo se tornou tão popular? É uma pergunta que todos que acompanham futebol e que seguem seus clubes nos estádios – e não percebem dentro deles essa superioridade da torcida do flamengo – devem viver se fazendo.

Hoje, quando perguntamos a alguém que não acompanha futebol, não conhece jogadores, nunca foi a um estádio na vida, nunca consumiu nenhum produto de futebol, se bobear não sabe nem quem é aquele homem de preto que fica no gramado, “pra que time você torce?” a resposta será imediata: pro flamengo!

Para entendermos esse fenômeno é preciso voltar quatro décadas no tempo. Boa viagem!

O começo

Anos 1960. O Brasil vivia época de ditadura. Nesse cenário conturbado uma organização começava a dar o “ar da graça”. A TV Globo nasceu e se sustentou da ditadura. Nessa época o campeonato carioca de futebol era o evento desportivo mais importante do país e o futebol já era a paixão nacional há muito tempo. A divisão das torcidas do Rio de Janeiro era parelha e, pasmem, até mesmo o America tinha grande torcida. Segundo pesquisa da década anterior, feita em 1954 por Ibope/Jornal dos Sports, a divisão era assim:

1º Flamengo 28 %

2º Fluminense 18 %

3º Vasco 17 %

4º America 6 %

5º Botafogo 5 %

6º Bangu 2 %

7º São Cristóvão 1 %

Nenhum 22 %

Não opinaram 1 %

Reparem o alto índice de “nenhum”. Pois, essa categoria poderia ser explorada futuramente. Então, veio a década de 1960 e com ela a ditadura e o surgimento/crescimento da TV dos Marinho. Deem pão e circo e o povo ficará feliz, já diziam na antiga Roma. E assim foi feito, só que com uma cereja no (nesse caso) pão, pois o flamengo era o time de coração de Roberto Marinho.

Numa pesquisa realizada em 1971 por Placar/Instituto Gallup, portanto alguns anos após a criação da Rede Globo de Televisão e do começo da disseminação do mito flamengo, o resultado foi esse:

1º Flamengo 35 %

2º Vasco 18 %

3º Fluminense 16 %

4º Botafogo 14 %

5º America 3 %

6º São Cristóvão 1 %

Nenhum 12 %

Notem que houve três grandes mudanças: o Botafogo conquistou muitos torcedores, pois contava na década de 1960 com Garrinha e cia, o flamengo cresceu bastante, apesar do time não ter ganho títulos especiais ou ter contado com grandes equipes e a categoria “nenhum” perdeu muita gente. O nicho começava a ser preenchido.

O apogeu do mito

Chegaram as décadas de 1970 e 1980 e com elas o clímax da mídia no super poderoso flamengo. A essa altura muitos jornalistas e jornais, TVs e rádios já haviam se comprometido também em fortalecer o mito. Foi um festival de cores preto e vermelho nos veículos de comunicação. Na década de 1970 o flamengo ganhou uns estaduais e, pasmem, chegaram a criar dois estaduais no mesmo ano para que ele pudesse vencer os dois e se tornar tri-campeão! Só mesmo nesse país...

Enfim, para alegria da mídia, chegou a década de 1980, que até hoje é lembrada pelos pseudo-jornalistas como a década rubro-negra. Chega a ser hilário para os seres pensantes o fato de não se lembrarem da década de 1960 como a década alvinegra, as décadas de 1940 e 1950 como as décadas cruzmaltinas e a década de 1910 como a década tricolor, afinal esses clubes ganharam muitos títulos e tiveram timaços nessas épocas.

Enfim, na década de 1980, auge do mito, o flamengo ganhou brasileiros, Libertadores e Mundial (mundial jogado apenas por europeu e sul-americano, mas mundial para os acéfalos, que não sabem nem o que é continente, quanto mais o que é mundo). Sempre contou com o 12º jogador. Não, não leitor, eu não caí no conto da mídia para chamar a torcida do flamengo de 12º jogador. Esse clube contava na verdade sempre com os árbitros a seu favor. Os wrigths e coelhos da vida. O Atlético-MG que o diga... Na Libertadores de 1981, disputada, aliás, com os maiores papões do torneio até então, argentinos e uruguaios jogando com times reservas (fato não divulgado pela imprensa), José Roberto Wright expulsou tantos jogadores do Galo, no Atlético-MG x flamengo, em Goiânia, que o time mineiro acabou ficando sem poder continuar jogando. Título dado de bandeja para o flamengo. Hoje, o prêmio para o “grande” árbitro é o emprego de comentarista de arbitragem da Globo. Talvez por esse “pequeno detalhe” (comprometimento com o flamengo e as Organizações Globo) ele, comentando, não veja faltas cometidas por jogadores do flamengo, não veja flamerdistas impedidos, não veja pênaltis contra o time rubro negro... “coincidência”, caro leitor, apenas “coincidência”.

A TV Globo, cujo proprietário Roberto Marinho era torcedor do flamengo, precisava de audiência e conseguia. Os jornais precisavam ser vendidos e assim era feito. A massa que não sabia nem o que era futebol já era flamerdista e vibrava com os títulos. Roubados? Sim, mas que diferença isso fazia?

Em pesquisa realizada em 1983 por Placar/Instituto Gallup o cenário já era muito diferente do da década de 1960. E muito mais flamerdista.

1º Flamengo 54 %

2º Vasco 15 %

3º Fluminense 14 %

4º Botafogo 10 %

5º America 2 %

6º Americano 1 %

7º Bangu 1 %

Outros 2 %

Nenhum 1 %

Veio o Campeonato Brasileiro de 1987 e com ele a maior vergonha da história do futebol brasileiro. O regulamento rezava que os campeões dos módulos verde e amarelo se cruzariam nas finais do torneio. flamengo (campeão do verde) e Inter (vice do verde) se recusaram, então, a enfrentar campeão e vice do amarelo, respectivamente, Sport e Guarani. A CBF, órgão máximo do futebol brasileiro, e a FIFA, órgão máximo do futebol mundial, declararam o Sport campeão brasileiro de 1987. O clube pernambucano e o Guarani foram os representantes brasileiros na Taça Libertadores do ano seguinte. Mas e a imprensa? Até hoje divulga aos quatro ventos que o flamengo é o campeão, ignorando CBF, FIFA, justiça... No ano 2000 um regulamento também confuso afirmava que haveria cruzamentos entre times da primeira divisão com times de divisões inferiores. Tanto é que o Vasco enfrentou o São Caetano na final, mas só que não se recusou a jogar. Ganhou no campo. Provou que não tinha medo e também sabia que não teria costas quentes da imprensa, caso fugisse, como fez o rival.

Anos 1990

Como o Vasco da Gama conquistou muitos títulos nessa época (brasileiro de 1997 e 2000, Libertadores de 1998, Rio-SP de 1999, Mercosul de 2000, quatro estaduais, incluindo um tri), o Botafogo conquistou estaduais, Conmebol e Brasileiro e o Fluminense colocou água na chope do centenário rubro negro, em 1995 com o gol de barriga, aconteceu algo inimaginável: a criação de um jornal de 24ª categoria, nas cores preto e vermelho, denominado Extra. Por uma “pequena coincidência”, afinal só pode ter sido por isso, o jornaleco em questão pertence à família Marinho e tem como manda-chuva Renato Maurício Prado, um dos maiores baluartes da divulgação do mito flamengo. Mais uma vez tudo isso deve ter acontecido por pura “coincidência”: jornal preto e vermelho, pertencente à família Marinho, orquestrado por um flamerdista que odeia e persegue os outros clubes e voltado para as classes baixas. Só não dá pra entender como torcedores de outros clubes compram isso.

E o mito precisava ser alimentado

Com a chegada do novo milênio o São Paulo conquistou títulos, incluindo três brasileiros e, chegando a seis conquistas, passou o mais querido pela mídia. Mesmo que o mais querido pela mídia só tivesse quatro títulos (como Vasco, Palmeiras e Corinthians), pois em 1987, como já sabemos, o campeão foi o Sport. A imprensa ficou desesperada.

O Fluminense historicamente era o maior vencedor de campeonatos estaduais. Sendo assim, com o Fluminense maior campeão carioca e com o São Paulo passando a ser o maior vencedor do brasileiro, como a mídia poderia alimentar os acéfalos compradores de jornais de 24ª categoria e passar a ideia de que o flamengo era o maior em alguma coisa? Simples. “vamos fazer do nosso clube o maior campeão estadual”. Ordem expressa. Ano após ano, título após título, roubo após roubo, em finais e contra os madureiras da vida, o flamengo chegou lá. Como esquecer a falta inventada no final do jogo de 2001? Como esquecer gol do Botafogo anulado? Enfim, o flamengo passou o Fluminense e virou o maior campeão. Não importa se com arbitragens dos índios da vida, com faltas inventadas nos finais dos jogos, com gols legais dos adversários anulados “por engano” e coisas afins. É o maior e pronto. Basta isso pra alimentar os egos dos acéfalos, pra dar audiência e pra vender jornalecos. A coisa ficou tão aberta que a Globo chegou ao ponto de colocar um ex-jogador do flamengo para ser o comentarista da emissora, mesmo no Campeonato Carioca (!), que já pode ser chamado de campeonato da Globo/flamengo.

Em 2009 o flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro. Campeonato com altos índices de falcatruas, como já era de se esperar. O Corinthians não pode jogar na sua cidade contra o flamengo, mesmo com mando de campo, sob alegação de que havia outro jogo no mesmo dia na capital paulista. Como se em 100 anos do ex-nobre esporte bretão nunca tenha havido dois jogos no mesmo dia em São Paulo. Deve ter sido novidade isso. O São Paulo, concorrente ao título, teve vários jogadores suspensos de forma absurda na reta final do campeonato. Houve denúncias e mais denúncias de malas pretas, brancas e de todas as cores ao longo do torneio. Ou seja, foi um campeonato recheado de roubalheiras e falcatruas que só poderia ter o desfecho que teve.

Em 2009 pesquisa realizada por Ibope/Globo mostrava os seguintes resultados:

1º Flamengo 58%

2º Vasco 17%

3º Fluminense 13%

4º Botafogo 12%

Porém, você, caro leitor, que já se acostumou a ver nos jornais sempre o nome flamengo na frente do rival (Vasco, Fluminense ou Botafogo) quando há alguma matéria sobre um clássico, que se irrita quando as TVs mostram durante muito mais tempo a torcida do flamengo do que as outras, que fica aborrecido quando qualquer programa esportivo de rádio chama o repórter que cobre o flamengo sempre na frente dos demais, jamais vai ver a grande mídia divulgando a seguinte pesquisa, realizada pelo Instituto Gallup. Essa pesquisa foi muito diferente das realizadas anteriormente nesse país, e que tinham o claro objetivo de fazer crescer a massa flamerdista. Essa nova pesquisa buscou o verdadeiro torcedor, aquele que acompanha seu clube, que consome produtos e que frequenta estádios. Foi descartada a massa bovina, alienada e alimentada pela Rede Globo de televisão e seus seguidores da mídia.

Foram entrevistadas 34 mil pessoas, em 1.913 cidades, incluindo todas as 27 capitais, no primeiro semestre de 2008. Eis o resultado:

1º Flamengo-9,91%

2º Corinthians - 8, 93%

3º São Paulo - 7%

4º Palmeiras - 6,9%

5º Vasco - 6,8%

Grêmio - 6,7%

7º Bahia - 5,3%

8º Cruzeiro - 5,29%

9º Atlético MG - 5,27%

10º Inter - 5,11%

11º Fluminense - 3%

12º Botafogo - 2,999%

13º Vitória - 2,8%

14º Sport - 2,7%

15º Goiás - 2,1%

O fato fundamental é que essa pesquisa jamais foi ou será divulgada por jornais, TVs ou rádios, afinal, o mito precisa sobreviver e, para que isso ocorra, ele precisa ser alimentado.

57 comentários:

Anônimo disse...

Fui começar a ler e vi: RETIRADO DE UM SITE VASCAÍNO. Parei imediamente...

SRN

PC Guimarães disse...

Pelo menos não disse que é OLD. Mas eu não disse que foi "RETIRADO"; eu disse PARECE QUE FOI RETIRADO. Este Blog não censura, nem manipula. O autor até dá umas porradinhas no meu camarada Renato Maurício Prado, mas eu não censurei. Também mantenho as porradas que recebo aqui. Mete o pau também nas empresas Globo. Não censurei também, embora tenha trabalhado em uma das empresas da casa e sempre fui muito bem tratado.

Botei o texto aqui apenas para reflexão dos senhores do Conselho.

Anônimo disse...

Achei engraçado o Botafogo, um clube de tanta tradição, ter menos torcida que o América em 1954... Seria o alvinegro um clube de uma década só?


SRN

PC Guimarães disse...

Esqueci de dizer: também não censuro as porradas que você tem recebido aqui dessa turma de doidos que você pensa que são fakes meus. Jamais cutucaria fundo no meu amigo. Como diria a Hebe: "Você é uma gracinha" (sem detector, please). E sócio número 1 do Blog.

Esqueci de perguntar: por que acordar tão cedo num sábado?

grande abraço. Mas que tem muitas verdades no texto, tem. Embora seja bastante agressivo.

PC Guimarães disse...

Mantive também as coisas que "diminuem" o Botafogo. Este Blog é imparcial. Garanto que você e todos os demais amigos só sabem que eu sou botafoguense por causa da foto da cabeça.

Aliás, Xexéu: o que você acha da minha cabeça?

Bom dia especial a você, SRN, que chegou primeiro, e a todos os amigos. Estou indo pro mato. Volto amanhã a tempo de ver o Glorioso. Não vou ver o jogo do Framengo contra o Resende. Cuidado que o Framengo é freguês dos caras.
A primeira dama está chamando e dando bronca.

Fui!!!

PC Guimarães disse...

Foto da cabeça, não; imagem. É uma ilustração. É nisso que dá acordar cedo. Agora fui mesmo.

Anônimo disse...

Acordo cedo pra trabalhar. Sou comerciante. Daqueles à moda antiga, o primeiro a chegar e o último a sair...

SRN

Anônimo disse...

Nem li, puro clubismo.

Anônimo disse...

É por estas e outras que Resende x Framengo hoje com mando do Resende será em Volta Redonda, a segunda casa do rubro-negro.

Framengo no carioca:
Mando de campo do Framengo = Maracanã
Mando de campo adversário = Volta Redonda

Xecaxeca na Buxexa

Unknown disse...

Um grande "complô da Rede Globo com apoio da ditadura para tornar o Flamengo o time mais popular do Brasil"........
" flamerdistas"...."massa bovina alienada"(sic),etc.....
O autor dessas sandices deve ser o redator mór dos discursos "bolivarianos" do Hugo Chavez.

Como diz a garotada:"o cara viajou nessa"
Reginaldo

Anônimo disse...

Você diz logo no inicio que não consegue vêr a superioridade da torcida do Flamengo, como se o resultado das pesquizas não fosse veridico. Tenho uma sugestão para você acreditar de uma vez por todas quem tem a maior torcida em grau, numero e genero. Passe a observar ( se é que já não observou, pois é obvio)a quantidade de fogos, carreatas e bares cheios ( cerveja e televisão) em uma final de campeonato em que o Flamengo estiver, e quando ele não estiver. Ai você vai ter um belo termonmetro para suas analizes. Fui...

Anônimo disse...

A indigência intelectual de quem escreveu este panfleto é patética.

Não consegue sequer elaborar uma hipótese e declarar um conjunto de idéias que minimamente suporte sua tese com coerência.

Idiota eu que perdi meu tempo lendo.

Anônimo disse...

O coitado Anonymous framenguista que escreve "pesquizas" e "analizes" acabou de ratificar o texto e nem percebeu.
"(...) a quantidade de fogos, carreatas e bares cheios ( cerveja e televisão) em uma final de campeonato em que o Flamengo estiver, e quando ele não estiver".
É exatamente o que diz o texto. A legião do oba-oba aficcionada em finais e títulos é framengueira. Entre os verdadeiros amantes e conhecedores do futebol, a coisa é um pouco mais parelha, mas, claro com predomínio de rubro-negros. Ninguém é louco a ponto de negar isso.
Mais um analfabeto funcional.

Excelente texto, PC. Só nesse blog mesmo para se conseguir ler algo do gênero. Já está devidamente salvo e vou repassá-lo para quem tiver "ouvidos para ouvir". Tem informações ali que nem eu tinha. E olha que estudei especificamente o declínio de Chateaubriand e o surgimento da Globo.
Parabéns!!

Vascão 2010

Ricardo disse...

Numa boa, nessa última pesquisa o BFR ter menos torcida que o Bahia... Nem em Salvador isso deve acontecer.

Anônimo disse...

Essa última pesquisa não tem o Santos?


SRN

Anônimo disse...

Segundo o UOL (será que também é rubro-negro?) essa pesquisa de 2008 não existiu. Foi desmentida pelo próprio Gallup.

http://noticias.uol.com.br/erratas/2008/05/28/ult4317u1735.jhtm

SRN

Anônimo disse...

Tem muita verdade mesmo, mas diminui Botafogo e Fluminense, e exagera o Vasco. O único retratado com verdade é o framengo.

Anti-framengo

PC Filho disse...

O texto poderia dizer que o Fluminense dominou as décadas de 1910, 1930, 1950 e 1970. Não foi só a de 10.

De resto, diz muitas verdades mesmo.

xexeu disse...

Bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

Anônimo disse...

Por Rica Perrone

No dia 3 de março de 1953 nascia Arthur Antunes Coimbra, o Zico. Quase 60 anos se passaram e a única coisa que este sujeito fez na vida foi brilhar. No campo, como dirigente, como embaixador, como ícone, como treinador, como pai, como avô, como ídolo. Muitos tem capacidade com a bola nos pés. Alguns conseguem suportar a fama e manter uma carreira tão gloriosa quanto correta. Raríssimos conseguem levar o rótulo de uma derrota sem se abalar.

Apenas um consegue representar 35 milhões de pessoas e não cometer um ato sequer que diminua ou apague essa adoração.

Zico nasceu em Quintino Bocaiuva, Rio de Janeiro. Daí, e do seu pequeno porte físico, o apelido “Galinho de Quintino”.

Chegou ao Flamengo com 14 anos, e lá ficou até os 30.

Ali, diante da maior torcida do mundo, no maior estádio do mundo, marcou mais de 500 gols.

Conquistou apenas Mundial, Libertadores, 4 Brasileiros, 7 cariocas e alguns outros torneios pelo mundo.

Foi a Copa de 1982, a mais adorada de todas, como o maior craque dela. Perdeu, como os outros 21 perderam.

Foi machucado à Copa de 86, e de heroi virou vilão.

Vilão dos tolos, diga-se.

Perdeu um pênalti que até hoje dói na alma de cada torcedor, e provavelmente na dele.

Foi rotulado, criticado, esmagado por muitos. Foi consolado por uma nação, que jamais viraria as costas ao seu maior ídolo.

Como sempre digo, todos tem ídolos. O Flamengo tem “o ídolo”, e os outros ídolos.

O jovem de 20 anos, que sequer viu os gols do Galinho ao vivo, o adora.

O senhor de 50, que viu, reviu e não cansa, o agradece eternamente.

Zico transformou o mais popular time do mundo no maior time do mundo. Foi dos pés dele que sairam os principais gols até que o Flamengo fosse ao topo do planeta em 1981.

Foi com sua venda que muitos choraram de tristeza. E com sua volta que os mesmos choraram de alegria.

Foi ali, naquele antologico Maracanã, palco onde só brilha gente grande, que o Galinho fez sua história.

Lá, no México, os raros infiéis do futebol acharam motivo para desmerece-lo.

Acharam, não. Inventaram.

Zico se mantém assumindo responsabilidades desde que nasceu. Assumir a 10 do Flamengo é algo que poucos tem capacidade de fazer.

Pedir a bola em decisões, idem.

Perdoar quem lhe quebra o joelho, menos ainda.

Assumir um cargo público, criar uma lei que muda o esporte nacional, inventar o futebol em um país e ainda ousar voltar a seleção para tentar colaborar, é uma carreira de muita coragem.

Mais do que coragem: Exemplo.

Zico jamais arranhou sua imagem perante a nação rubro-negra e ao bom torcedor brasileiro, aquele que não tem o direito de não reverenciar o talento do Galinho.

Falar da qualidade técnica dele é chover no molhado. Quem viu, viu. Quem não viu, tenha plena certeza, não verá nada igual.

Sua carreira se resume a 2 números: 1.180 jogos e 826 gols.

E ele não era centroavante…

Era muito mais do que isso.

Zico foi o herói de 35 milhões, anti-herói de outros 140 milhões por um dia.

Eu tive a honra de ver este sujeito jogar futebol e devo a ele o fato de amar futebol e não apenas um time. Devo, indiretamente, minha profissão e minha carreira ao dia que vi aquele cara com a 10 do Flamengo e fui na sala perguntar: “Pai, porque o Zico não joga no nosso time? Eu quero ele aqui!”.

Não o conheço, e está na minha listinha dos 10 maiores sonhos que tenho apertar sua mão.

Eternamente alguns ingratos jogarão na cara aquele argumento estupido do penalti para diminui-lo. E eternamente haverá sensatos torcedores para gargalhar diante de tal absurdo.

A frase mais famosa da conquista do hexa do Mengão em 2009 cabe como uma luva neste caso, nesta historia, nesta carreira gloriosa e brilhante.

Foda-se o penalti.

Feliz Natal, nação rubro-negra.

Feliz aniversário, Galinho

SRN

PC Filho disse...

Podem dizer o que quiserem. Zico foi um baita jogador.

Mas cometeu um pecado capital para qualquer jogador brasileiro pós-1958: não ganhou a Copa do Mundo.

É um ídolo do Flamengo? É, sem dúvida. O maior dos ídolos do Flamengo.

É um ídolo do povo brasileiro? Não, definitivamente não.

Anônimo disse...

Opinião de quem nunca viu jogar não vale.

SRN

Ricardo disse...

Eu o vi jogar, bom jogador, idolo rubro-negro, e ponto final.
Como torcedor brasileiro, não deixou nenhuma saudade. Compará-lo com Maradona me dá até náuseas. O argentino foi 10 vezes melhor.

Anônimo disse...

Zico é ídolo dos brasileiros não-recalcados. Quem tem recalque não considera ele ídolo.

SRN

Ricardo disse...

E, não podemos esquecer, foi vice campeão pro Mazolinha em 89.

Anônimo disse...

Zico só ganhou troféus roubados. Sem a ajuda do apito nunca conquistou nada. Uma mentira repetida mil vezes.

Anti-framengo

PC Filho disse...

Xará, já que vc colocou uma foto do Peri da Pituba ali no canto, olha só essa foto RARA que eu achei: Perivaldo na Seleção Brasileira!

:)

Anônimo disse...

Zico.......Bla....bla......

Esse cara é mais um dos idiotas globais......

Anônimo disse...

O SRN aproveitou qeu o PC viajou pra postar essa bobagem sobre o Zico.
Como ele mesmo diz:
TOTALMENTE OFF TOPIC.

Zico só é ídolo dos framenguistas e mais nada.
Pra mim foi um bom jogador mas fica atrás de muito craque brasileiro, inclusive o Romário que fez mais gols e ganhou mais títulos.
Mas como os framenguistas são carentes de ídolos expressivos, ficam forçando a barra em exaltação ao amarelão do galinho.

Silvinho Roça Nuca

Anônimo disse...

"Zico transformou o mais popular time do mundo no maior time do mundo. Foi dos pés dele que sairam os principais gols até que o Flamengo fosse ao topo do planeta em 1981."

hahahahahahahahahahahahahaha

Esse cara é comediante, só pode!

Time mais popular do mundo? Time com mais torcida, o que é bem diferente...no restante do mundo o flamengo não é (e nem nunca foi) mais conhecido que nenhum grande europeu.
Maior time do mundo? Jogando contra potências bolivianas e chilenas? Como as pessoas conseguem chamar aquele amistoso em solo japonês de campeonato mundial? Um jogo. Para o qual os europeus sempre cagaram solenemente. Uma mariola pra quem conseguir me mostrar um jogador do Liverpool correndo, um pouco que seja naquele joguinho. O próprio Júnior afirmou eufemisticamente que o Liverpool "não entrou com a mesma vontade que a gente"

Vou parando por aqui porque fazer flamenguista cair na real é mesmo impossível.

O Realista

Anônimo disse...

E o Império do Barraco hein?

"O Barraco. Quebra-quebra de ex-noiva Joana Machado em baile funk provocou 'sumiço' de Adriano.

O problema "conhecido e notório" que afetou e afastou Adriano do Flamengo tem nome e sobrenome: Joana Machado. Na madrugada desta sexta-feira, a agora ex-noiva do atacante protagonizou cenas de novela na entrada de um baile funk, na favela da Chatuba (Zona Norte do Rio).

Após retornar de Londres com a seleção brasileira, o Imperador participou de uma festa no Recreio dos Bandeirantes. De lá, acompanhado por Vagner Love, Bruno, Álvaro, seguiu para o Complexo do Alemão, e participou de um baile funk em uma quadra poliesportiva.

Pouco tempo depois de chegar ao local, o quarteto rubro-negro foi surpreendido pelos gritos de Joana. Alterada e ofendendo os atletas, a namorada de Adriano atirou pedras e quebrou os pára-brisas dos carros de Love e Álvaro. Ao se dirigir ao veículo do goleiro, foi contida e ofendida pelo capitão do time.

- O meu carro você não quebra, não, sua p... - gritou Bruno.

Adriano, então, interveio e foi agredido a socos por Joana Machado. O jogador revidou as agressões da noiva, sob olhares dos chefes do tráfico local, e pediu aos traficantes para que a expulsassem da favela. Caso ela se recusasse, Adriano deu ordem para que ela fosse amarrada a uma árvore até o amanhecer.

Desnorteado e envergonhado com o fato, Adriano conversou com a diretoria do Flamengo e explicou que não teria condição de treinar neste fim de semana. Ele foi liberado até segunda-feira e não viaja com a delegação para a Venezuela, onde o time enfrentar o Caracas na quarta."

Bruno disse...

Esse Adriano é muito doido mesmo, deixar um mulherão daquelas em casa pra ir a baile funk com Love, Alvaro e Bruno é dose.
Já tave aquela festa com traveco, agora vem essa.
Framenguista tem cada gosto esquisito.

Anônimo disse...

Eu que o diga, rapaz!

Ronaldo

xexeu disse...

SRN parabens pelos comentarios sobre o ZICO.

Anônimo disse...

SRN fiquei muito comovido com a sua narrativa sobre o framengo do zico,até chorei.Sou botafoguense e sempre achei zico bom de bola mas compará-lo a maradona é sandice.E o q o PC Filho disse procede, o fato de ele nunca ter ganho nenhum título expressivo na seleçao o torna um simples jogador como tantos q passaram pelo time canarinho.André/Minas

Anônimo disse...

Actual, but old! Essa história de que no framengo só tem pedófilo, acéfalo, analfabeto, COVARDE QUE BATE EM MULHER, favelado, bandido, traveco e semelhantes... ahh essa história é VELHA!

Fdiego

Anônimo disse...

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1224253-7824-BRUNO+PARA+OS+REPORTERES+QUEM+DE+VOCES+NUNCA+SAIU+NA+MAO+COM+A+MULHER,00.html

Fdiego

Bruno (não é o goleiro de voz fininha) disse...

O Bruno goleiro da voz fininha deu entrevista defendendo o Adriano e soltou essa:
"Quem nunca saiu na mão com a mulher?"
Era melhor não ter falaado nada.

Anônimo disse...

Andrade também soltou uma pérola em defesa do Empurrador (agora de mulher também).
"- Aumentaram um pouco. Eles não estava em baile funk. Estavam sentados num bar, mas está tranquilo. Todos têm problemas. Se ele necessita de ajuda, por que não vamos ajudar? Cobram comportamento exemplar do Adriano, mas se ele tivesse (comportamente exemplar), estaria na Europa e não no Flamengo".

Falou tá falado Andrade.

Anônimo disse...

Leo Moura e Alvaro também fazem parte da "Família Flamengo"?
E o Pet também é?

Anônimo disse...

Na saída da favela Vagner Love atropelou um cachorro e quase apanhou do dono do animal.
Denis Marques também estava na farra.

Carlos_3A disse...

Ta explicado !!!!

O porque a GLOBO nao fala nada quando o juiz rouba pro FLA!!!

Eu ja desconfia, até porque os comentaristas da GLOBO sao praticamente todos FLAMENGUISTAS, GALVAO, Junior e varios outros !!!!

Rodrigo Shampoo disse...

Este texto é uma vergonha para quem gosta de futebol. Recalque tem limites.

Anônimo disse...

Sou botafoguense, mas concordo que o Zico foi um bom jogador. PONTO
Craque eu acho que ja é exagero. Nao falo isso pq sou botafoguense,é só vcs flamenguistas pensarem um pouco e vao se lembrar de jogadores, de craques muito melhores que o galinho.
Exemplos rapidos:
Zizinho ( que apesar de ter sido esquecido e limado da historia futebolistica por causa de 50, foi um cracaço só comparavel a Garrincha e à Pelé)

Evaristo de Macedo ( que chegou a jogar pelo Real Madrid e pelo Barcelona, numa época que isso nao era comum... bons tempos)

Entre outros.

O mito Zico continua vivo mesmo hoje, quando ele ja nao mais é jogador. Um tecnico que é, para ficar na elegancia, sofrível, e todos da Fla-Press dizem que tem potencial. Hilário.
Esse mito do Zico é reforçado apenas para que se diga que o Flamengo teve craque em um período recente, o que nao é verdade, alias, nao é verdade para nenhum grande do Rio de Janeiro.

Rodrigo Balbi.

Anônimo disse...

Apenas uma palavra sobre tudo isso: INVEJA.

SRN

MarvinMep disse...

Como se eu já não tivesse lido baboseira suficiente no artigo (obviamente, não me dei o trabalho de lê-lo até o final), resolvi ler os comentários... KkkKKkkkKkkk... Até o Zico (um dos maiores jogadores da história - anos luz à frente de Maradona) colocaram nessa zona.

Cruz-credo, PC. Tá caindo a qualidade do blog.

P.S.: "chegaram a criar dois estaduais no mesmo ano para que ele pudesse vencer os dois e se tornar tri-campeão!" Como assim "criaram para que o Flamengo pudesse vencer"?? Todos os times do Rio concordaram e jogaram os dois estaduais, logo todos podiam vencer.

P.S.2: Sobre a discussão do indiscutível. Se títulos de copa do mundo são parâmetro (o PC não concorda com essa história de que títulos são glórias), o Cafu foi muito melhor que Maradona (um merda que jogava muito, mas que é muito mais endeusado do que Zico sem motivo nenhum aparente - inclusive por alguns brasileiros ignorantes). Futebol é um jogo coletivo, não se perde nem se ganha sozinho. Essa discussão de fulano é melhor que beltrano é totalmente subjetiva e não chega a conclusão nenhuma.

P.S.3: Também não me dei ao trabalho de ler todos esses comentários.

PC Guimarães disse...

Tá caindo não, Márcio; tá subindo. É que vc está de cabeça pra baixo.

Sergio disse...

É interessante que esse jogador que estava "anos-luz" a frente do Maradona, nunca tenha conquistado um título expressivo para a seleção brasileira. Mas o mais curioso, é que esse jogador "anos-luz", tão bom que ele era, nunca tenha despertado o interesse de nenhum grande clube europeu. Quem diria, o jogador "anos-luz" foi parar na Udinese.

Ricardo disse...

Vá em Udine e pergunte por Zico.
Uns três ou quatro devem lembrar. Depois vá em Nápoles e pergunte por Maradona.
Quanta diferença, hein??
Essa discussão em Buenos Aires seria motivo de piada.

Anônimo disse...

kd meu comentário que começava assim?!?!?(Ah, então é só isso?)
já não é a primeira vez que sou censurado nesta "tribuna livre"

PC Guimarães disse...

Aqui não há censura. Deve ter ocorrido algum problema de configuração. Não mexo nos comentários.

Anônimo disse...

ha ha ha o fra é clube de um idolo só !!!!!

quantas copas o fra ajudou ????

Perdeu todas !!!

kkkkkkkkkkkkk

PC Guimarães disse...

E bem-vindo novos comentaristas. Inclusive torcedores do time do apito.

PC Filho disse...

Xará, vc é o melhor!

Ramón disse...

Maradona foi muito melhor que o Zico.
Nenhum ser sensato duvida disto.

Anônimo disse...

Pelo seu comportamento profissional e pela sua correição na vida, Zico é um exemplo a ser seguido por muitos jogadores, infelizmente, não o seguem.

Como jogador de futebol, foi um dos mais talentosos de sua geração, inequivocamente, tinha um talento extraordinário e foi responsável por momentos mágicos no futebol brasileiro. E eu tive a (in)felicidade de assistir alguns momentos ao vivo.

Na seleção, infelizmente, não teve a mesma sorte que tinha no clube, arrisco a dizer que não fez nem 30% daquilo que fez no clube. Aliás, sequer consigo recordar de um título da Seleção, e não estou falando de Mundiais, e sim de Copa América e outros menos votados, em que o Zico tenha levantado o troféu pela Seleção, se houver me avisem, sinceramente não lembro.

Sendo assim, a passagem do Zico pela seleção foi bem abaixo da expectativa alimentada pela suas atuações no clube. Apesar da imensa esperança depositada nele pelos brasileiros, nos momentos decisivos ele falhou, e ai reside, para mim, a diferença entre ídolos nacionais e regionais, logicamente que o futebol é um grupo também, mas quando a Argentina ganhou a copa de 86, o Maradona levou o grupo nas costas ao assumir e resolver TUDO.

Zico é uma figura emblemática e respeitada no futebol em todo o Mundo, sim, mas não é um ídolo de todos os brasileiros, quando muito, é merecidamente o maior ídolo da história do Flamengo, mas o Flamengo não é a Seleção Brasileira e eu não sou flamenguista.

Mas, respeito a idolatria dos rubro-negros por ele, certa vez, em um futebol de fim de ano na Barra da Tijuca, dois dias antes daquele jogo que ele realizou com a presença do Maradona, conheci-o pessoalmente(apertei a mao dele SRN), mas, o interessante foi um amigo flamenguista que estava ao meu lado, um cara super-equilibrado, que após tirar uma foto com ele ficou chorando copiosamente por alguns minutos, isto é a tradução do que eu penso: o Zico é uma grande pessoa com um enorme caráter, e um ídolo... dos torcedores do Flamengo.

Léo

Anônimo disse...

Não dá para comparar Zico e Maradona. Futebol é arte, sim, mas é resultado também. Maradona jogou em dois times piolhentos da Argentina e os levou a duas finais de Copa, ganhando um. Zico jogo rodeado por craques e não chegou nem nas semi-finais. Reconheço que ele foi grande no Framengo (a Era Zico foi F... pra gente), mas na Seleção ele não foi NADA. Nem Copa América ele ganhou.

Vascão 2010