segunda-feira, 29 de março de 2010

100 vezes "PC Guimarães comenta": Adriano "patolou" Danny Moraes

A coluna está no ar. A nota do "abre" sobre Armando Nogueira saiu truncada (o que me incomoda muito), mas o editor ficou de corrigir o erro. É a centésima em dois anos. Quem quiser ler é só clicar aqui. No site do Correio do Brasil clique no jornalzinho à esquerda.

8 comentários:

eduardo schiefler disse...

Muito boa a coluna como sempre PC, mas que te deu ?! saudades do Dodô e do Digunho ?! hehe !!
Tu deves ter lançado uma praga das boas nos 2 hein ?! Depois que foram embora do Botafogo não deram mais certo. Quero morrer teu amigo viu ?! :-)

Anônimo disse...

sei não, mas a pergunta que ficou é: o Brasil ficou vazio por que?
Apenas os habituais 25.000 torcedores do Faísca sentiram falta.
COnsiderando-se a população Brasileira é ... praticamente nada.
em compensação, animou uma triste segunda-feira...
ótima semana
Fabio Medici

Anônimo disse...

PC, antes de qualquer coisa, congratulações pela centésima coluna no Correio do Brasil.

Por curiosidade, o Cid Benjamin que vc cita na coluna, além de framengueiro, jornalista e professor, em algum momento no fim da década de 60 teria sido motorista por um dia do embaixador Elbrick?

Léo

PC Guimarães disse...

É ele mesmo, Léo. Grande figura, grande amigo, apesar do defeito. Toda vez que o Framengo ganha ou o Botafogo perde ele me liga várias vezes; já quando o Framengo perde ou o Botafogo ganha o celular dele dá defeito.

PC Guimarães disse...

Obrigado, Eduardo. A opção de colocar a foto do Diguinho e do Dodô não foi minha. Mando o texto e separo a maioria das fotos (como a do Adriano apalpando o o pinto do Danny, a do Armando (tinha opção de uma ilustração, mas não obtive resposta do e-mail divulgado do autor; respeito muito os direitos autorais - sempre dou crédito) e a das Cruzadas (tinha separado uma foto do almirante Vasco da Gama também). Os títulos geralmente são meus. A edição é por conta do pessoal do Correio.

Anônimo disse...

PC, ainda não li sua coluna, pois sou preguiçoso, prefiro aguardar que ela chegue por essas águas. Desde já, deixo meus parabéns pelo feito. E tenho certeza de que está muito bem escrita, e que fala mal do Fla e do Vasco, seu novo xodó.
Quanto ao grande Cid Benjamin, sua participação foi marcante, foi ele [dizem, eu disse, dizem] quem deu a coronhada no VIP. Gabeira, de tanto destaque no filme, teve participação bem mais discreta do que fez parecer depois.

Vascão 2010

Anônimo disse...

Amigo PC, consegui ler parte da coluna, justamente a sobre a Cruz de Malta. Bem, na verdade, a camisa é inspirada nos cavaleiros Templários (Ordem de monges guerreiros) que lutaram nas cruzadas. Não há equívoco algum. E o link com o Vasco? A Cruz de Cristo que aparecia nas Caravelas era o símbolo da Ordem dos Cavaleiros de Cristo. Tanto Cabral, como Vasco da Gama eram cavaleiros da Ordem. Quando os Templários foram perseguidos na Europa, somente Portugal deu abrigo a eles (como escrevi com mais detalhes em outro post). Os portugueses aboliram a Ordem do Templo, e a "transformaram" na Ordem dos Cavaleiros de Cristo, ligada à Coroa portuguesa.
O símbolo que o Vasco usa na camisa (uma Cruz Pátea, ou Cruz Copta) era utilizada pelos Templários. E a Cruz de Malta? Era na verdade símbolo de outra Ordem, a dos Hospitalários. É uma cruz bem diferente, com oito pontas.
A Cruz utilizada nas caravelas é exatamente a que aparece no centro da camisa, dentro da cruz maior. Quem quiser conferir, basta visitar a Nau do Descobrimento que está ancorada para visitação na Praça XV, no Distrito Naval.

Vascão 2010

PC Guimarães disse...

Valeu, Vascão. Mais tarde vou botar mais coisas que o Cid escreveu e não coube na coluna.