quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O fim do Marca BR, digo, Mengo BR. É nisso que dá fazer jornal para flamenguista


Quem me deu o furo foi o nosso sócio vascaíno Jorge Eduardo, jornalista do balacobaco. Como alguém aqui tem que trabalhar, não pude ler ontem o "Comunique-se", onde a matéria acima foi publicada, e só agora publico aqui no nosso Blog. Mas vale uma boa reflexão. Os leitores antigos e imparciais aqui do Blog do PC lembram que cansei de criticar o Marca BR rotulando o jornal de "MENGO BR". Nos tempos do Ronaldinho Gaúcho só davam o cara na capa. A quem eles pensavam que estavam enganando? Claro que quebraram a cara. Como jornalista lamento o fim de mais um jornal, como torcedor e blogueiro imparcial que sou, comemoro. Era mais honesto fazer que nem o Lance! que publica um jornaleco pro Framengo mas assume o que faz.

Mais uma vez o Blog do PC publica um FATO NOVO e foge do blábláblá inútil e sem consistência. E que os coleguinhas aprendam de vez que o leitor não é burro.

17 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu amigo Allan, o "Cacau" não é nick do PC. Apesar de viverem em um mundo de teorias da conspiração que acham que o Batman, a Turma do Chaves e o Papai Noel ajudam o Flamengo, não são a mesma pessoa.

O "Cacau" é um alter ego, mas não do PC.

Anônimo disse...

E eu achava que nunca iria sentir saudades do Shampoo.
GB

PC Guimarães disse...

Caraca! Os caras agora vão negar que o Marca BR era o Mengo BR. É muito fanatismo! Tô com o GB: ai que saudades do Shampoo!

Unknown disse...

É PC, não é PC, é alter ego mas não o é.

Elas estão descontroladas!

Unknown disse...

E o pior é que o comentário em referência, o do framenguista que vê situação em tudo o quanto é canto, veio em alusão a algum 'copy/paste' do allansid, provavelmente limado por não atender aos propósitos do blog.

E igualmente deve ter vindo (agora falo do comentário do sid_allan) em resposta a comentário meu no qual manifestei preocupação com a saúde do flanático iludido.

Essa naçãozinha é mesmo flórida.

Jorge Eduardo Antunes disse...

O Marca acaba por vários fatores.
1) A Egesa, dona do título, está em séria crise econômica. Enfrentam problemas na distribuição do Brasil Econômico em São Paulo. Tudo porque, ao comprar O Dia, a empresa (um grupo luso mal disfarçado) descobriu alguns problemas de endividamento.
2) O grupo O Dia tinha três jornais quando foi adquirido: O Dia, Meia Hora e Campeão. E um sério problema editorial: a autoconcorrência dos produtos. O Dia tinha como concorrente o próprio Meia Hora, lançado para tentar matar o Extra, de O Globo. Supostamente, O Dia seria para as classes B e C (e para a A envergonhada) e o Meia Hora para a C e D, já que a E nem pensa em gastar o pouco em jornais. O problema é que estes jornais-popularescos (vamos chamart assim o Meia Hora) canibalizam a produção dos jornais-mãe (exceto na empresa dos Marinho, onde a troca de conteúdo é modesta). O leitor percebe que pode pagar menos para ler basicamente o mesmo e acaba transfomando o Meia Hora no concorrente de O Dia. Prova disso é que este último saiu do top 10 do IVC e o Meia Hora entrou. Além disso, o Dia tinha um tabloide chamado Ataque, só de esportes, no melhor estilo Flapress, que concorria com o tal Campeão, um jornal dedicado ao Flamengo. Sinal de que o plano estratégico, o plano de negócio, o plano editorial, enfim, todo o planejamento da empresa estava um caos.
3) Ao tentar assumar a bagunça, bagunçaram ainda mais, trazendo o nome Marca, importante na Espanha, mas não mudaram a linha editorial flamenguista descarada do Campeão, transformando o que poderia ser um concorrente do Lance! em um Campeão com título novo. Fora que o Marca era fechado na mesma editoria, pelos mesmos editores do Ataque de O Dia, como pude constatar in loco. Algo impensável e que vai dar um belo processo trabalhista.
4) Imprensa com camisa de futebol embaixo da roupa não dá muito certo. Brasília é como o Rio. Aqui, 49% são torcedores do Flamengo. Logo, todo mundo fica querendo fazer jornal para eles, esquecendo-se que os 51% restantes, isso falando apenas da massa de torcedores, são adeptos de outros times. Não me importo quando a Placar chega na minha casa com o São Paulo ou o Botafogo na capa, mas me incomoda quando é o Flamengo. Agora, a Placar é mensal. Imagine o incômodo de quem lê os jornais todos os dias...
5) Por isso, esse negócio de Flapress é a maior roubada para as empresas. Eu, se fosse montar um jornal de esportes, jamais iria pela receitra Flapress. Eu iria focar nos 51% restantes, um público superior aos 49% de flamenguistas.
6) Some-se a isso o fato de os jornais da Egesa atuarem muito mal na internet. Hoje, muita gente escolhe o que ler na véspera, pela cobertura dada nos sites dos jornais, especialmente quando se trata de esportes. A presença dos caras era medíocre.
Lamentavelmente, vai sobrar para os bagrinhos. Não vai demitir ninguém agora, mas depois...

Unknown disse...

Meus amigos alvinegros.

Vocês lembram como éramos zoados ao tempo do Zárate, o 'atacante-barriga'?

Veja a foto aí ao lado, a do Gordão do Alemão, aquele que recebeu do menguitinho (mais uma vez) sem dar um chute na bola.

PC Guimarães disse...

Belíssima análise, Jorge. Meu garoto!!!

PC Guimarães disse...

Cadê o link, Cacau?

Jorge Eduardo Antunes disse...

Correção: escrevi Egesa e é Ejesa...

Jorge Eduardo Antunes disse...

Aprendi com o melhor.

Luis disse...

E agora ?
Quem vai pubricá as grória do queridão da nassaum
O governo que já deu tanto dinheiro púbrico pros banquero agora tem que salvá o Mengo BR
Sidney pede aí pro Bornier e Edu Pae$ e $erjo Cabral.Dirruba u museu do índio e faz o museu do framengu

Anônimo disse...

Só discordo do Jorge Antunes em relação aos Marinho. Hoje em dia, o Globo não tem nenhuma diferença para o Extra. Ou melhor, tem sim, o tamanho das matérias. A qualidade do jornal é a mesma porcaria.

PC, o seu blog está cada dia melhor. Parabéns. Não é a toa que a Brahma quer pegar carona no seu sucesso.

Abs
Pablo

edgard horacio disse...

a razão do fechamento é simples:
a crise do framengo.

Léo disse...

"Tudo porque, ao comprar O Dia, a empresa (um grupo luso mal disfarçado) descobriu alguns problemas de endividamento." - Jorge Eduardo.

Mandei fechar mesmo, Jorge.

E parabéns pelo arrazoado.