quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Será que vale a pena disputar a Libertadores para ser roubado?

Não é de hoje que o Botafogo é roubado. Isso vem de longe. Faz parte da história do clube. O Botafogo, tirando um pequeno período, sempre teve grandes jogadores, sempre teve grandes times. E nunca deu muita bola para títulos. Ganha alguns de vez em quando, para calar seus críticos, mas o que o torcedor botafoguense gosta mesmo é de craques. Vide as estátuas colocadas no Engenhão. Não fazemos estátuas de troféus (ou "troféis", como diriam os framenguistas), mas de ídolos.


Por isso me chamou a atenção o texto do meu querido amigo Zé Antônio Gerheim, que meu camarada Renato Maurício Prado publicou hoje em seu blog.


Gerhein lembra dos jogos contra o Colo Colo do Chile na Libertadores de 1973. ERa criancinha ainda, mas lembro que foi ali que criaram a chamada "BARREIRA PARAGUAIA". Os jogos na época não eram televisonados ao vivo e times e juízes faziam o que queriam. Nos jogos do Botafogo, os juízes davam dois ou três passos nas faltas na entrada da área do adversário. O Botafogo tinha um dos maiores batedores de falta da época, Marinho Chagas. Precisa comentar?


Diz aí, Gerheim.. E vejam os destaques em amarelo.

"Caro Renato: como vê continuo seu leitor (e do jornal) assíduo, além de acompanhá-lo também pela Sportv, no Redação, no Tá na Área, no Bem Amigos, enfim em toda a programação da Sportv.

Essa mensagem é para fazer um reparo no seu comentário de hoje sobre o nosso sonho (eu estou sonhando e acreditando) de ser campeão (parece utópico, o Loco Abreu acha, mas de sonhos e utopias, nós, alvinegros, o Natalino, e vocês, rubro-negros, conhecemos melhor que o nosso desengonçado, mas carimástico e adorável caneleiro uruguaio).

A correção, se me permite, é quando você comenta em cima da racionalidade do Loco de que o G-3, a vaga na Libertadores, já é bom de mais, de bom tamanho para o Botafogo. "Afinal foram só três participações, 1963 (fomos eliminados pelo Santos num jogo atípico, estava zero a zero no primeiro tempo, quando Nilton Santos foi expulso, ai o Pelé ficou solto e..5 a 0, um placar que não dizia do equilibrio dos jogos entre os dois melhores times do Brasil bicampeão mundial, tanto que este era o terceiro jogo, o primeiro, 4 a 3 Santos no Pacaembu, o segundo 3 a 0 Botafogo, no saudoso Maracanã), 1976 (?) e 1996. Aliás naqueles tempos só participavam os campeões e vice campeões nacionais.

A retificação é que não foi em 1976 (nessa o Cruzeiro é que foi o campeão, aliás, bi, pois ganhara o título da Li de 75), mas sim em 1973. Os representantes brasileiros foram o Palmeiras (campeão de 72) e o Botafogo (vice). O Palmeiras de Leão, Ademir da Guia, Dudu, Servilio, a Academia; o Botafogo de Jairzinho, Roberto, Nei Conceição, Carlos Roberto, Fischer, Ferreti, Dirceu, Marinho Chagas.

Como mandava o regulamento, Botafogo e Palmeiras se enfrentaram em um mata-mata inicial, onde só um sobreviveria. Foram três jogos emocionantes e inesquecíveis , o primeiro em São Paulo( houve sorteio de quem jogaria o segundo e eventual terceiro em casa e pasme Renato, deu Botafogo na bolinha da Conmebol) ganhou o Palmeiras de 3 a 2; o segundo no Rio, deu Fogão 2 a 0, um show de Jairzinho/Roberto e cia: o terceiro no Maracanã, novamente Fogão, 2 a 1. Na segunda fase, o Botafogo caiu num grupo com Nacional de Montevidéu e Peñarol: ganhou todos os jogos, aqui e lá no Centenário: na terceira fase, uma semifinal, caiu num grupo com Colo Colo e Cerro Porteño, sempre em jogos lá e cá: aí veio a zebra chamada Caseli e o Colo Colo venceu o Botafogo por 2 a 1, com o ponta chileno dando um show de bola em cima do Marinho; na segunda partida em Assunção, o Botafogo vencia bem por 2 a 0, gols de Jairzinho e Fischer, quando em 15 minutos, a torcida invadiu o Defensores, a policia cavalar do Stroesner também e os paraguaios após a interrupção virou para 3 a 2, com penalti inexistente e histórias que o futebol sul americano está cheio.

Mas ainda dava, pois Cerro e Colo empataram seus dois jogos (eram dois pontos e não três, como hoje) e lá em Santiago no Estádio Nacional (minha primeira cobertura internacional, pelo JS), o Botafogo, com destaque para Fischer, Ferreti e Dirceu fazia um jogo espetacular, vencia por 3 a 2, quando o arbitro, ao faltarem cinco minutos, expulsou Nei Conceição sem motivo aparente. E no último lance, numa bola cruzada, Brito falhou na cabeçada, Caseli apareceu, 3 a 3 e fim do Botafogo na Libertadores. A vitória sobre o Cerro no Maracanã, no último jogo, que era certa, de nada adiantou. Foi a tal vitória "moral"..O Colo Colo foi para a final com o River Plate e foi vice.

Me estendi demais, né? Afinal era um simples equivoco de ano...
Sonhar não custa nada e é isso que faz o encanto do futebol, não achas?
Zé Antonio Gerheim"

11 comentários:

xexeu disse...

e ninguem segura esse xororo, fazia tempo!

Rodrigo Shampoo disse...

Pensamento pequenininho, típico de um time que ainda usa chupeta!

PC Guimarães disse...

O cara, aí!!! Brinca com soldadinhos de chumbo e vem falar em chupeta! Vá roubar pra ser preso, manolo.

eduardo schiefler disse...

Calma ai né PC, naquela época times brasileiros apanhavam um monte, hoje em dia todos os jogos são televisionados.
E pra lembrar, já que sempre que fala da libertadores fala de Jorge Willstermann, e etc.
No ano em que o Mengão levou a taça, os argentinos não passaram adiante, apenas isso, não deixaram de participar, apenas não se classificaram, como a própria Argentina pra copa de 70.

Saulo disse...

Hj, vamos ganhar mais uma partida com mais um show do nosso Loco, deixando a gente louco.

E a tabela vai ser boa pra gente novamente nos deixando a três pontos do líder.

Vamos, fogão!

Frederico disse...

É PC, não vale a pena. Mas por favor vençam hoje. Não quero o Atlético-GO nos meus calcanhares, vamos para a Sul- Americana juntos, quem sabe uma final Mengão X Bota?

xexeu disse...

o bOTAFOGO NA lIBERTADORES seria igual ao Vasco, um coadjuvante.

Frederico disse...

Pagode de botafoguense... rsrsrs, o SRN tá certo, mas são amigos do PC, então tá bom.

PC Guimarães disse...

Xexéu: não sei te mando a ou para. O que vc prefere?

Anônimo disse...

Quem costuma ser coadjuvante na Libertadores é o Framengo

PC Guimarães disse...

Boa, anônimo. Pau neles.

Saulo: bom ver vc aqui. Sempre bem-vindo.