terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como diria Chico Buarque: "Chame o ladrão!" - 3

Meu ex-aluno Thiago Bokel (bom aluno, por sinal) escreveu hoje no Lance! que "o Botafogo sempre coloca a culpa pelos maus resultados na arbitragem". Thiago diz que concorda, mas...

E é nesse "mas" que mora o perigo e que discordo do amigo.

É por causa desse tipo de argumento que o Botafogo está sempre sendo prejudicado e nada acontece. O time do Botafogo não é tão "fraco" como inistem em dizer alguns jornalistas e mesmo torcedores. O elenco não é muito diferente da maioria dos times do futebol brasileiro atual. Esse discurso é antigo.

Goiás, Avaí e Barueri - só para citar três clubes pequenos que estão entre os oito primeiros colocados têm mais time que o Botafogo? É ruim, hein! É só ver as escalações desses times. Ex-jogadores que já jogaram em times do Botafogo considerados "fracos" são titulares em muitos dos chamados times "fortes". Rafael Marques e Túlio, hoje no Grêmio, são dois exemplos. Mas há muitos mais. É só conferir.

Quase esqueço de comentar: em um jogo de futebol, hoje em dia, cada time tem no máximo duas ou três oportunidades claras de gol (incluindo faltas, pênaltis e até escanteios quando o time tem um bom cobrador). Fora os lances de impedimentos. Se o juiz anula uma ou duas dessas jogadas, como fica? E o jogador ainda desanima quando é prejudicado.

Contra fatos não há argumentos.


10 comentários:

Anônimo disse...

PC Cadê meu aumento? a maioria dos leitores do blog acha justa a minha reivindicação.Só porque eu não tenho diploma de jornalista?o STF já acabou com isso.Quero meu aumento

JLF

PC Guimarães disse...

Escute aqui, JLF, vou acabar chamando você de Romerito: "Quero o meu DENHERO! Quero o meu DENHERO!". Já disse que estou estudando a possibilidade de aumentar o seu salário. Pare de cobrar publicamente. Contratei a Klefer para cuidar do seu caso. E venho pagando religiosamente no 32º dia útil do mês.

Fabio Medici disse...

P.C. falando em salário... Barueri, Avaí e Goiás, por exemplo, pagam os salários em dia.
O Barueri tem uma estrutura bem mntada aqui em SP e os jogadores não caem na noite dia sim e outro também.
Aí é que quando se vê um time medíocre (OU MEDIANO, que dá no mesmo, mas vejo que o amigo fica menos chateado comigo) como esses e o Botafogo e compara-se com o desempenho do FOgo, a diferença aparece.
Os jogadores podem até ser tecnicamente parecidos, mas a estrutura, a organização e a comissão técnica fazem a diferença.
Nem discutirei o fato do André Lima e o Lúcio Flávio não terem feito sucesso no Sâo Paulo e no Santos (acontece). Mas dizer que o Vitor SImões seria titular em qualquer clube... Ok, o Obina é titular no Palmeiras, mas o time tem vários bons jogadores.
Concordo com o Thiago e venho comentando com você desde o início do campeonato: o time é mediano e não chegará nunca nas primeiras posições. O resultado está aí.
Já comentei também: os times paulistas não têm medo dos times cariocas. A imprensa ainda tenta disfarçar para evitar brias e acusações de bairrismo, mas a verdade é que perdemos terreno para o Grêmio e Inter e o Cruzeiro. Depois você encontrará os times cariocas.
Acho até que o Botafogo é o melhor clube carioca e se tivesse uma torcida mais participativa, poderia estar na frente do Flamengo.
9.000 pessoas como média de público no Vazião é deprimente.
Nem mesmo nos jogos finais do carioca a torcida compareceu.
é triste ver como o Rio vem definhando, seja no futebol, seja na violência, seja na política.
abs

P.S. mas ainda assim sou loucamente apaixonado pelo Rio e voltaria a morar fácil... saudades da praia da Barra, de ir ao shopping de chinelo, ao cinema de bermuda e camiseta com furinho no ombro ou debaixo do suvaco e ninguém ficar reparando... saudades do "olha só", do chope do Belmonte, do pôr-do-sol do Arpoador (ainda não vi mais bonito), de reclamar da violência com outro carioca, mas fingir que não acontece nada demais quando se conversa com alguém de outro estado. Saudades do Maraca lotado. De gritar "Vassxxxxco" e não "Vasco". De ouvir "porrrrrta" e não "poirta". E de ouvir "de nada" quando alguém responde a "obrigado" e não o infame "IMAGINA, BRIGADO EU!!!!!!"
Ah... que saudades do biscoito glogo e não da bolacha...
dos amigos... dos parentes... até dos cunhados e da sogra... sério...
só se percebe a falta que o Rio faz, quando se está longe, mesmo estando "quase perto"...

PC Guimarães disse...

1) Mesmo com tudo isso que o Barueri oferece o Estevam Soares preferiu vir para o Botafogo. E o Barueri vai entrar em queda livre já.
2) Os times paulistas não precisam ter medo do Botafogo (falo sempre do Botafogo. Não me preocupo com os demais cariocas). Os juízes arranjam sempre um jeitinho de favorecer os paulistas. Vide os últimos jogos do Glorioso contra Palmeiras, Corinthians e São Paulo.

3) Vascaíno de camista com furo no sovaco no cinema! Me poupe dessa cena. Quando vier ao Rio e for ao cinema, me avise, para eu passar bem longe (rs).
grande abraço

PC Guimarães disse...

... Baureri oferece,

camiseta

Sorry, periferia. A pressa passa e a m fica.

PC Guimarães disse...

JLF: tá vendo o que vc me arruma ao falar de salário aqui? No almoço da semana no Antiquarius vc me cobra, tá?

Anônimo disse...

Pô PC é que tem um leilão de vinhos raros neste final de semana e eu gastei o salario todo por conta lá em Punta del Este.Nem com esses novos patrocinadores não dá para adiantar uns 100 mil?

JLF

PC Guimarães disse...

Tá bom. 90 mil e não se fala mais nisso. Tenho 89 mil e vou conseguir completar os 90 com mil do Fluminense. Mil meu com mil dos tricolores, a gente chega lá.

Anônimo disse...

PC,

Sinceramente eu não sei o que os seus "colegas" acham que vai acontecer se o futebol do RJ for para o buraco conforme alguns jornalistas parecem realmente "torcer". Esse reducionismo (falei difícil)que fazem ao desqualificar as reclamações contra as arbitragens feitas pelo Botafogo é de uma falta de "profissionalismo" sem tamanho, além de também uma demonstração de burrice.Caindo Botafogo e Fluminense (este realmente muito mais pelas suas próprias pernas)vão ter que procurar emprego em SP, MG, RS, porque eu duvido que, em uma nova queda para 2 divisão, essas torcidas compareçam, novamente, como já fizeram anteriormente e como vem fazendo a do Vasco e fez a do Corinthias. O fator "novidade" não haverá mais, ficando, somente, a indignação. Vai ser difícil vender jornal etc.
Aliás, se fossem sérios mesmo, já denunciariam esses mesmos erros desde os cariocas ganhos pelo "Mengão" - o que, claro, não fazem porque as "empresas" jornalisticas precisam vender (jornais, publicidade etc), dar lucro. No Brasil o que se tem na verdade, com todo respeito a você, é liberdade do capital, do dono da empresa e não de imprensa.
Abraços,
Guiherme

PC Guimarães disse...

Mas já está melhorando. O reducionismo tem que acabar. O Botafogo é o mais prejudicado. Não há como esconder. Vamos ver se passam a apitar direito depois da vergonha do Rodrigo Cintra no jogo com o Grêmio.