terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Caía a tarde feito um viaduto



O acidente do metrô de São Paulo lembra a queda do Elevado Paulo de Frontin, em 1971, no Rio de Janeiro, no auge da ditadura militar. Dizem que Aldir Blanc se inspirou no acidente pra escrever um dos versos de "O bêbado e a equilibrista" (aquela música que cita o irmão do Henfil, o Betinho). Morreram 26 pessoas e 22 ficaram feridas. O projetista foi Joaquim Cardozo, pernambucano, um dos maiores calculistas que o Brasil já conheceu, segundo os especialistas. Calculou toda Brasília praticamente sozinho (era o profissional preferido de Oscar Niemeyer). Ele foi co-responsabilizado pelo acidente com o Paulo Frontin, embora os laudos apontassem como causa "stress corrosion".
"Stress Corrosion" é o mesmo que fadíga dos materiais, que ocorre em decorrência do vencimento de validade dos materiais utilizados e é gerado por uma série de fatores tal como combinações destes materiais entre sí mais ações de temperatura, dilatação, corrosão etc... Nos alimentos chama-se "prazo de validade".

Joaquim era um excelente poeta. Morreu amargurado com o desastre do Paulo de Frontin.

4 comentários:

Unknown disse...

Não imaginaria uma cena dessas. Deve ter sido feio quando o paulo de frontin caiu.

PC Guimarães disse...

Ricardo e demais leitores amigos:
Está rolando debate sobre o assunto lá no:
www.jornaldedebates.com.br
cujo editor no Rio é este que vos escreve.

pequeno erudito disse...

Pitadas históricas que eu não conhecia, seja sobre o acidente no elevado ou a inspiração de Aldir. Prestas um bom serviço.
Um abraço.

PC Guimarães disse...

Muito obrigado pela presença e pela força, Niltinho.
abs
pc