quarta-feira, 25 de abril de 2012

"A espetacularização da babaquice": Blog do PC apoia carta aberta de Wagner Moura

Amigos, amigas e tricolores. Felizmente nossa convivência aqui no Blog do PC é pacífica, tirando um ou outro quiproquó. No JBlog do Botafogo, porém, a coisa não é bem assim. Por este motivo, o Blog do PC também apoia abertamente a "carta aberta" do ator Wagner Moura, divulgada essa semana por sites, jornais e redes sociais, entre outros veículos. Tal situação se adapta também ao mundo da internet. Jornalistas blogueiros e blogueiros não jornalistas têm sofrido com esse festival de estupidez que assola não apenas a tv brasileira, como também a sociedade de modo geral. Este blogueiro volta e meia é obrigado a censurar (o que detesta fazer) no JBlog do Botafogo comentários agressivos, preconceituosos e até mesmo com teor fascista.

Abaixo a carta que está rolando na Rede e que já deve ter sido lida por muitos dos nossos leitores:

“Quando estava saindo da cerimônia de entrega do prêmio APCA, há duas semanas em São Paulo, fui abordado por um rapaz meio abobalhado. Ele disse que me amava, chegou a me dar um beijo no rosto e pediu uma entrevista para seu programa de TV no interior. Mesmo estando com o táxi de porta aberta me esperando, achei que seria rude sair andando e negar a entrevista, que de alguma forma poderia ajudar o cara, sei lá, eu sou da época da gentileza, do muito obrigado e do por favor, acredito no ser humano e ainda sou canceriano e baiano, ou seja, um babaca total. Ele me perguntou uma ou duas bobagens, e eu respondi, quando, de repente, apareceu outro apresentador do programa com a mão melecada de gel, passou na minha cabeça e ficou olhando para a câmera rindo. Foi tão surreal que no começo eu não acreditei, depois fui percebendo que estava fazendo parte de um programa de TV, desses que sacaneiam as pessoas.

Na hora eu pensei, como qualquer homem que sofre uma agressão, em enfiar a porrada no garoto, mas imediatamente entendi que era isso mesmo que ele queria, e aí bateu uma profunda tristeza com a condição humana, e tudo que consegui foi suspirar algo tipo “que coisa horrível” (o horror, o horror), virar as costas e entrar no carro. Mesmo assim fui perseguido por eles. Não satisfeito, o rapaz abriu a porta do táxi depois que eu entrei, eu tentei fechar de novo, e ele colocou a perna, uma coisa horrorosa, violenta mesmo. Tive vontade de dizer: cara, cê tá louco, me respeita, eu sou um pai de família! Mas fiquei quieto, tipo assalto, em que reagir é pior.

”O que vai na cabeça de um sujeito que tem como profissão jogar meleca nos outros? É a espetacularização da babaquice ”

“O táxi foi embora. No caminho, eu pensava no fundo do poço em que chegamos. Meu Deus, será que alguém realmente acha que jogar meleca nos outros é engraçado? Qual será o próximo passo? Tacar cocô nas pessoas? Atingir os incautos com pedaços de pau para o deleite sorridente do telespectador? 

Compartilho minha indignação porque sei que ela diz respeito a muitos; pessoas públicas ou anônimas, que não compactuam com esse circo de horrores que faz, por exemplo, com que uma emissora de TV passe o dia INTEIRO mostrando imagens da menina Isabella. Estamos nos bestializando, nos idiotizando. O que vai na cabeça de um sujeito que tem como profissão jogar meleca nos outros? É a espetacularização da babaquice. Amigos, a mediocridade é amiga da barbárie! E a coisa tá feia.

”Isso naturalmente não o impediu de colocar a cagada no ar. Afinal de contas, vai dar mais audiência ”
“Digo isso com a consciência de quem nunca jogou o jogo bobo da celebridade. Não sou celebridade de nada, sou ator. Entendo que apareço na TV das pessoas e gosto quando alguém vem dizer que curte meu trabalho, assim como deve gostar o jornalista, o médico ou o carpinteiro que ouve um elogio. Gosto de ser conhecido pelo que faço, mas não suporto falta de educação. O preço da fama? Não engulo essa. Tive pai e mãe. Tinham pais esses paparazzi que mataram a princesa Diana? É jornalismo isso? Aliás, dá para ter respeito por um sujeito que fica escondido atrás de uma árvore para fotografar uma criança no parquinho? Dois deles perseguiram uma amiga atriz, grávida de oito meses, por dois quarteirões. Ela passou mal, e os caras continuaram fotografando. Perseguir uma grávida? Ah, mas tá reclamando de quê? Não é famoso? 

Então agüenta! O que que é isso, gente? Du Moscovis e Lázaro (Ramos) também já escreveram sobre o assunto, e eu acho que tem, sim, que haver alguma reação por parte dos que não estão a fim de alimentar essa palhaçada. Existe, sim, gente inteligente que não dá a mínima para as fofocas das revistas e as baixarias dos programas de TV. Existe, sim, gente que tem outros valores, como meus amigos do MHuD (Movimento Humanos Direitos), que estão preocupados é em combater o trabalho escravo, a prostituição infantil, a violência agrária, os grandes latifúndios, o aquecimento global e a corrupção. Fazer algo de útil com essa vida efêmera, sem nunca abrir mão do bom humor. Há, sim, gente que pensa diferente. E exigimos, no mínimo, não sermos melecados.

“No dia seguinte, o rapaz do programa mandou um e-mail para o escritório que me agencia se desculpando por, segundo suas palavras, a “cagada” que havia feito. Isso naturalmente não o impediu de colocar a cagada no ar. Afinal de contas, vai dar mais audiência. E contra a audiência não há argumentos. Será?”

15 comentários:

Jorge Eduardo Antunes disse...

Porra, tira o Flamengo da cabeça e corrige o título. Não é Wagner Love, é Wagner Moura.
E a notícia é de 2008...

Jorge Eduardo Antunes disse...

Mexeu rápido. Mas eu vi...

Anônimo disse...

Aconteceu isto novamente? Acho que esta carta, embora continue atualíssima para efeitos de debate, trata de um fato bem antigo.

Léo

Anônimo disse...

PC,
Como diria o falecido SRN, Old...mas estou com o Leo.
GB

Anônimo disse...

O Jorge sacou que o PC escreveu o Wagner errado, pq uma carta com mais de duas linhas, nunca poderá ser do Wagner Love.
GB

Jorge Eduardo Antunes disse...

Hahahaha... Isso mesmo, GB... E a do Love teria o seguinte texto:

"Çênhor juiz,
Çou inoscente. Num bebo, num fumo, num chêro. Só mimto"

Anônimo disse...

Matam-me de rir, GB e Jorge.

Nem se o Capitão Nascimento colocasse a cabeça dele em um saco cheio de livros do professor Pasquale Neto, ele conseguiria escrever duas linhas desse texto. O negócio dele são umas linhas que se vendem na Rocinha.

Léo

Jorge Eduardo Antunes disse...

Linhas bem claras...

edgard horacio disse...

Silveira e Silveirinha -Na madruga Wagner Moura Panico na TV

http://www.youtube.com/watch?v=0cRuS9oEwIY

Anônimo disse...

Quanta maldade... o cara foi até o entrevistado da Playboy, não sei o que um sujeito desse tem a dizer, mas como joga no Flamengo, eles querem de qualquer maneira emplacar alguém, já que o RG, nem que a vaca tussa.
GB

Anônimo disse...

tai... nao teve xingamentos, ninguem chamando o outro de retardado.
é o blog do PC unindo as torcidas...
Fabio Medici

PC Guimarães disse...

Curioso. A carta, que confesso não ter lido na época, voltou a rolar na Rede essa semana. Mas antiga ou nova, continua atual.
https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&gs_nf=1&pq=wagner%20moura&cp=19&gs_id=s&xhr=t&q=wagner+moura,+carta&pf=p&sclient=psy-ab&oq=wagner+moura,+carta&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.,cf.osb&fp=692e450190f4a900&biw=1280&bih=699

Anônimo disse...

esse texto é atemporal

PC Guimarães disse...

Boa!

santos disse...

È, esse texto é antigo, mas é excelente. Foi escrito quado o Repórter Vesgo e o Ceará estavam no auge no Pânico, fazendo o nome deles em cima ds artistas famosos que eram esculachados por eles.
A coisa era escrota. O famoso tinha que parar para ser sacaneado por dois caras que mal conhecia, sob a ameça de ser perseguido e a "humilhação" ganhar ainda mais repercussão. Foi o que aconteceu com o Jô Soares, por exemplo.

O texto continua atual, mas esse tipo de quadro parece ter perdido força. Na época fiquei bem impressionado com esse depoimento do Wagner Moura. Era o que todos os artistas pensavam, mas ninguém queria levantr essa bandeira.


Vascão 2012