quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Que time é meu - 4. Pablo, a ovelha branca da família

A série começa a atrair brasileiros de todos os recantos do país, do Oiapoque ao Chuí, e nosso sócio Pablo mandou a sua colaboração nos comentários. Merece um post. Tremei, arco-íris. Com vocês, Pablo:


"PC, permita-me compartilhar a minha história. Não tem nenhum botafoguense na minha família, nenhum.

Escolhi o Botafogo simplesmente porque já criança não compreendia como um único clube podia receber tantos craques. Ouvia meus parentes falarem tanto no Botafogo, mesmo não sendo Botafoguenses, que não conseguia entender aquilo...

Era um mistério. Acho que é isso, o Botafogo é um mistério, uma predestinação, como diria Armando. E cá estou eu.

As pessoas não botafoguenses não entendem a essência desse clube, desta torcida. Não entendem porque Loco Abreu é tão ídolo. Simplesmente porque ele faz diferente. Desafia o destino, o marasmo, o óbvio. Ele tem a mesma essência moleque de um clube fundado por adolescentes rebeldes.

O Botafogo é essa rebeldia gostosa. É o imprevisível, o imponderável.

Pra gente, o drible do Garrincha, a irreverência do Tulio, a magia do Maicossuel, a ousadia do Loco, são muito mais importantes do que o resultado, o título.

E ninguém consegue nos calar...".

19 comentários:

Mario_av disse...

Disse tudo, Pablo!

Anônimo disse...

é isso aí.
Ser botafoguense é saber que terá poucos títulos?
É... disse tudo...
abs
FM

PC Guimarães disse...

Pois é, Pablo, a mentalidade é sempre a mesma: títulos. Não importa a forma. O Coadjuvante só ganhava títulos na era do Eurico, em São Janu, naquela base. Ou alguém esquece o que fizeram com o São Caetano? Até alambrado derrubaram. A figura daquele porco no campo com o charuto na boca é das cenas mais esdrúxulas da história do futebol.

Beatriz disse...

Belíssimas palavras, falou tudo Pablo.

Anônimo disse...

Pois é PC, o mais curioso é que um pai flamenguista não pode sentar-se com o filho em frente a TV para assistir ao tri-roubo pois quem mais aparece no DVD é o goleiro marginal, exaltado ao extremo. Além de ter que esconder os DVDs tiveram que sumir com as camisas...isso é flamengo.

Já o pai botafoguense pode se sentar com o filho e assistir 200 vezes o DVD do Botafogo. Enquanto a bola do Loco viaja, ele vai contando o passado de glórias e o futuro glorioso que nos aguarda no Engenhão...

Perdoai-vos, PC, eles não sabem o que fazem...

Abs
Pablo

Frederico disse...

Vai ter que assistir 200... mil vezes, porque só tem isso.E é natural que siga as outras tradição do pequenino, isto é, maximizar o passado a exaustão e, ficar se iludindo com o futuro.

Anônimo disse...

Frederico, e nem isso eles têm. Esse passado "glorioso" começa a desmoronar quando você começa a pesquisar os resultados do Fogão nessa época. Bons resultados, mas nada de mais.
Eu começo a achar que se hoje tem Flaprees, naquele tempo tinha a Fogopress. Os caras aumentavam -- e muito -- os feitos do Alvinegro.
De qualquer forma, Pablo, lhe dou os parabéns. Você remou contra a maré e se manteve firme, isso não é fácil. Só não sei se você fez bom negócio...


Vascão 2010

Ramón disse...

Acho um barato flamenguista falando de qq outra torcida sobre maximizar o passado a exaustão.

O que vcs mulambos fazem ao ficar repetindo exaustivamente essa história de hexa?(2 na bola, 3 roubados e 1 inventado)

O que esperam para o futuro do Mengão? Ganhar um brasileiro maroto (pra dizer o mínimo) a cada 20 anos?

Os 4 grandes do Rio estão na lama.

É o que não enxerga falando do cego...francamente...

Frederico disse...

Me "inclua fora dessa", o decadentoso é que só ganhou 1 brasileiro em... 1985. Perdeu a hegemonia tão propalada. jÁ VISITOU ATÁ A TERCEIRA DIVISÃO.

Ramón disse...

E o futuro glorioso do Mengão?

1 brasileiro maroto a cada 20 anos, alguns vexames em competições internacionais sem chegar perto de disputar o título de qq uma elas, alguns carioquinhas roubados, escapadas do rebaixamento na base do auxílio arbitragem...realmente os últimos anos do Mengão foram gloriosos. Quem são Flu, Vasco e Bota pra falar alguma coisa do fuderosão?

Abre o olho, Frederico! Pare de delirar!

Ramón disse...

E continua com a história de repetir uma mentira mil vezes esperando que se torne verdade...

O Flu é bicampeão brasileiro. 70 e 84 (não 85). Informe-se melhor antes de repetir as besteiras que ouve por aí.

Anônimo disse...

Flu campeão de 70 só se for na base do cê tenta, cê tenta, cê tenta e não consegue.

Rodrigo Shampoo disse...

A inveja que a turma do arco-íris tem do Flamengo chega a dar pena! Batem sempre na mesma tecla, para argumentar com invenções as glórias do Mais Querido. De Glorioso o Botafogo só teve Garrincha, daqui a pouco perde esse nome para o Mengão, esse sim tem glórias pra contar.

Ramón disse...

Invenções, Shampoo?

A defesa (com a mão) de Andrade em final de campeonato brasileiro contra o Grêmio é invenção? As injustificáveis expulsões de 5 titulares mais não sei qntos reservas do Galo na Libertadores de 81 tbm é invenção? Um gol legítimo anulado do Sport em mata-mata contra o Framengo em 82 ou 83 que eliminaria vcs do brasileirão tbm é invenção?...poderia ficar horas listando...tudo foi invenção, né, Shampoo?

Beleza. Seja feliz aí no seu fantástico e maravilhoso mundo da imaginação!

Frederico disse...

Ramon, o único foi em84 mesmo, eu sabia, mas faz tanto tempo que nos esquecemos. 26 anos de fila e, um ÚNICO campeonato.85 foi o Coritiba, Bangu vice.

Marco Antônio disse...

Ô Shampoo, menos, muuuuito menos.
Se a única glória do Bota fosse o Garrincha, não teria havido a Selefogo, o Botafogo não seria o time que mais cedeu jogadores à maior seleção do mundo, não teria em sua história grandes craques como Heleno de Freitas, Nilton Santos, Didi, Gérson, Quarentinha, Amarildo, Manga, Paulo César Caju, Gonçalves, Donizete entre outros, muitos, tantos que chega a não valer a pena argumentar com alguém que, ou ignora os fatos, ou não entende de futebol.

santos disse...

Gonçalves e Donizete? Nossa Senhora, como diria o Renato Maurício Zandonaide:
-- Pano rápido!


Vascão 2010

Frederico disse...

A melhor jogada do Gonçalves pelo Bota foi aquele golaço contra o Mengo em 89... mas ele jogava no Fla rsrs

Ramón disse...

Vai repetindo a mentira, Frederico.

Não argumenta, apenas insiste na mentira...típico.

A CBD organizou o campeonato brasileiro de 67 a 78. Depois a CBF foi criada e inventou essa de que o brasileiro começou em 71...o pior é que tem acerebrado que acredita.