terça-feira, 13 de novembro de 2012

Botafogo e Santos, o maior clássico da história do Brasil

E já que falamos em seleção num post mais abaixo, vejam o que acabei de ler no livro do meu camarada Mauro Ventura sobre o famoso e trágico incêndio do circo em Niteroi nos anos 60 (já falei sobre isso aqui também). Reparem nos dois times que foram escolhidos para a partida beneficente. O Framengo na época não era nada, pois a Ditadura Militar ainda não tinha sido implantada e não existia a Globo; o Fluminense era o que sempre foi, um clube de bairro; e o Vasquinho, ora, o Vasquinho sempre foi Coadjuvante. FATOS, meus caros. Mais uma vez FATOS. Direto da História. Vejam lá no finalzinho que foi a maior arrecadação da história do país em partidas interestaduais. No tempo em que o futebol era mais bonito e decidido no campo, mesmo torcedores de times comuns iam aos estádios para ver Santos e Botafogo. Garrincha, Nilton Santos e cia de um lado; Pelé, Coutinho e Pepe do outro. O resto? Sempre foi armazém de secos e molhados.

Sorry, periferia, e ademã que eu vou em frente, pois cavalo não desce nem sobe escadas.




40 comentários:

Unknown disse...

O framengo é isso que sempre falei: um time médio, que à chegada do Walter Clark tornou-se mais forte do que os seus iguais (Guarani, Bragantino da época, etc..).

Por isso, ter que roubar o Santos do Serginho Chulapa em 83, o Grêmio do Mazaropi em 82 e o Sport até hoje.

Era um nada regional e roubalhão aqui até 77, botou a cara fora da água no início dos anos 80 e depois disto, tentou enganar o quanto pôde mas só mesmo no apito para garantir praticamente tudo o que conquistou.

Sorry mulambada mas o menguinho grande é isto aí acima, ao passo que o alardeado foguinho foi O time das 3 melhores Copas do Mundo do Brasil.

Agora chorem à vontade.

PC Guimarães disse...

Vai ser aquele mesmo discurso velho de sempre, Cacau. O Blog publica um fato novo, uma informação nova tirada de um livro que nada tem sobre o futebol, mas já já virão os torcedores de times comuns com o velho discurso: "É que o Foguinho...", "é que nós temos não sei quantos ´títulos`..." e blábláblá. Pensam que a história do futebol começou com a Globo e a Ditadura. Se amarram na dita dura.

Unknown disse...

É.

As preferências desta gente são mesmo esquisitonas, de um lado por parte daquela torcida fofosa, a flagay, e do outro, pelos new boys in the podium: andam por aí com um time bonitinho e já acham que o mundo é seu.

Mas é ruim hein, aprender arrogância com quem come farinha seca e arrota caviar.

Unknown disse...

Aliás PC, desde os tempos dos mestes Saldanha e Sandro Moreira, não vejo jornalista alvinegro com coragem suficiente para defender as nossas cores e a nossa história.

Leio seus textos quando são para marcar a presença alvinegra na história e mentalizo a voz do Saldanha no rádio dizendo ...."nenhum time deu tantos titulares EFETIVOS (titulares absolutos em Copas) para seleções campeãs em Copas do Mundo... tem um time aí (continuava o grande timoneiro) que não pode listar nenhum - e aí a raiva da midiazinha produzia espuma - O BOTAFOGO TEM AOS MONTES (fechava o João sem medo)"

Os de hoje em dia venderam-se para os anunciantes e alguns até entram na linha do 'vamos falar mal dele pois dá ibope'.

Parabéns, amigo e alvinegro guerreiro.

Unknown disse...

"...desde os tempos dos MESTRES Saldanha e Sandro Moreira..."*

Anônimo disse...

Pc, o foguinho ainda não e nada porquê nunca disputou uma Libertadores na sua história que só têm um herói chamado Marcelo Resende que deu um título pra vocês em 1995.

Anônimo disse...

Pc, no post abaixo o meu amigo Allan falou da belíssima atuação do futuro goleiro da seleção o Paulo Victor que e mil vezes melhor do que o Jéferson que já esta velho.

Anônimo disse...

O Flamengo domingo vai rebaixar o Palmeiras e na última Rodada vai acabar com o sonho do foguinho de um dia disputar uma Libertadores na sua história.

Zé do Rádio disse...

Que bela hitória em PC...Pena que faz tempo, salve salve canal 100...

Posso dar uma ideia. Da próxima vez coloca ai a dos 3 rebaixamentos. Um confirmado, outro o clube dos 13 salvou e outro a CBF(quem diria heim)... rsrsrs. Agora entendo o por que de você dizer sempre que o Botafogo não é time comum, afinal só o flusão também tem essa marca, isso é que é incomum, rsrsrsrs.

Mas para a história ficar bem legal, faça com riqueza de detalhe, coloca recortes de jornal da época, vídeos,afinal é meio recente, não é difícil de achar.

Explica, com todos os detalhe como foram todos os 3 rebaixamentos. O apoio ao Clube dos 13 para a criação da Copa União vencida por aquele time sempre ajudado pela CBF e Globo. A rídicula punição ao São Paulo logo após os 6 x 1 em 1999 que o STJD queria impor ao tricolor para assim dar os pontos legítimos ao fogão, colocando assim o Gama, time medíocre do DF sem tradição, sem nada, tudo isso por que o marginal do Sandro Hiroshe, que sequer foi formado no clube, adulterou o próprio nascimento. E para por fim nesse épico da literatura de nosso futebol, explica como foram bons e felizes os dias na segundona em 2003.

Mas para não parecer soberba, coisa que não é peculiar ao botafoguense, retrate aí aquela histórica final de 1995 com o Santos relembrando aqueles anos longincos de rivalidade com o time praiano. Aquela final onde o glorioso venceu com garra, sem ajuda de ninguém, nem de árbitro, nem de assistente, venceu por méritos, de cabeça erguida.

Tem razão PC, ser botafoguense é para poucos.

Anônimo disse...

Felipe Gabriel na seleção me divirto.

Unknown disse...

Sidney e seu alter ego, o allan, conversam entre si no blog.. kkkk
________________________________

Agora sobre esta choramingada do urubuzeca, vale a pena falar algo sim.

- Menguitinho - Recortes por recortes, bem poderíamos pedir o aúdio das emissoras de rádio quando vivíamos a época do abafa/não abafa, no caso das papeletas amarelas, aquele imbróglio pensado por (Márcio 'cheira' Braga ou pelo Clark?) para não deixar o timeco sem o seu sonhado tetra, um tetra que nunca vem (só o Botafogo lhes tirou esta chance por duas vezes).

- Botafogo - o jogador que adulterou é um marginal reconhecidamente citado pela sua pessoa aí do time sem teto e sem moral, mas o Botafogo é que armou? Ô meu pai! Quem será que pode fazer hoje o trabalho do Freud com a mesma eficiência?

- Menguinho - Quer dizer que num mesmo brasileirão, em 1982, roubar o Sport na semi com a anulação de um gol deles depois dos 40 minutos do segundo tempo e em sequência, roubar o Grêmio na final, no terceiro e último jogo, com Andrade tirando a bola que já ia passar a linha do gol com a mão é normal?

- Botafogo - A decisão de 95 foi, no mínimo, compensada com erros de arbitragem cá e lá. Mas estarrece ver que segues a linha daqueles sem recursos verbais, que insistem no erro pró Botafogo (aliás, não lembram mesmo que a decisão foi em dois jogos), esquecendo que se todos os erros fossem corrigidos, o placar agregado DOS DOIS JOGOS DAQUELA DECISÃO iria a Botafogo 3x2 Santos. Isto se os erros compensados não deixassem no jogo daqui, o Botafogo com ânimo para passar dos 3x1 (remember a falta vencida marcada com Tulio na cara do goleiro? Ele iria perder o gol? E se o impedimento do Tulio fosse marcado lá, o Botafogo iria parar e não iria fazer mais nenhum gol? Que futebol linear é este aí mesmo?).

CHORA MAIS AÊ, URUBUZECA!

Zé do Rádio disse...

E ai Cacau,

não quero entrar em discussão com torcedores tão ilibados quantos os botafoguenses, mas se puder me explicar melhor qual foi o roubo daquele time da Globo contra o Santos em 1983, contra o Gremio em 1982 e contra o todo poderos time do Sport(por que só assim para vencer um time taõ bom quanto esse)? Se não for pedir muito claro.

Até onde eu sei e em 1983 se houve um roubo foi o de escalar Zico, Junior, Adilho, Leandro, Mozer, em um mesmo time...absurdo isso..

Em 1982 eu tenho uma foto que explica muito bem o lance do suposto gol do imortal que tanto choram os gaúchos(esse negócio de choro é antigo heim...) clik no link abaixo e veja por si só:

http://flamengonet.blogspot.com.br/2012/08/alfarrabios-do-melo_21.html

Lá também tem uma explicação sobre o jogo contra o Sport, mas claro, esse eu nem acredito, afinal é feito por mulambos...mas a foto não foi feita por eles....

Zé do Rádio disse...

Mas Cacau, o marginal do Sandro Hiroshe, que não foi formado no clube tricolor, os do não rebaixamento, deveria ser punido sim, mas o clube não, até por que é assim que diz a leí, ou não é assim?
E por que será que o Gama entrou na justiça? Atoa? Será mesmo, puxa estou muito desiformado....

Zé do Rádio disse...

Sidney e Allan, vejam vocês também a foto em que Raul salvo o suposto gol chorado pelos gremistas, clik abaixo


http://flamengonet.blogspot.com.br/2012/08/alfarrabios-do-melo_21.html

é de morrer de rir dos gaúchos...

Zé do Rádio disse...

Ah Cacau!!!

Se você já viu a foto do Raul tirando a bola que supostamente teria entrado... você só deve estar falando do roubo contra o time da globo, eu não acredito nisso!!!

Aquele lance do Leão dando uma cotevelada em Nunes não foi nada, eu garanto!!!! Existe uns idioatas por ai que dizem que o Leão fez a mesma coisa no primeiro jogo da final de 1978 quando ainda estava no Palmeiras, mas lá ele foi expulso e o verdão perdeu a final para o Guarani, e dizem que foi por isso que ele foi para o Vasco, mas com certeza mentiras, o Leão jamais faria isso, isso tudo mentira da flapress... não é mesmo

PC Guimarães disse...

Ih! Entrou mais um manipulado no Blog. O discurso é o mesmo de sempre. Recomendo ao amigo dar uma espiadinha no blog umafarsachamadaframengo. Lá ele vai conhecer o que é essa farsa. Próximo da fila, por favor. Os blogs de framenguistas devem estar um tédio só. Não para de chegar framenguistas aqui. São todos bem-vindos. Aqui vão ler as verdades. Querido Zé do Rádio: agora explica aí o que aconteceu recentemenete naquele Framengo e Bangu em que o Djalma Beltrami deu 538 minutos de prorrogação e só acabou o jogo depois que o Framengo fez um gol. Dizem que o pessoal de Bangu não gostou muito
sds alvinegras.

Unknown disse...

PC.

O cara deveria pelo menos tornar-se Mané da TV, já que faz tempo que o Jorge Cury morreu e o rádio não tem mais força para lhes dar guarida. Puxa-lhes o saco sim mas guarida que é bom mesmo, ainda vem da rede das novelas mas cuidado. Agora, depois da Carminha, os números ali não andam passando muito dos 30 pontos e assim, o din din foge para o Bispo e a grana do mais ajudado corre risco em janeiro.

Roubo em 82 - Andrade tirou sim a bola com a mão ou então, vi isto em Marte e Andrade era o inimigo meu Louis Gossett Jr (se a mulambada verdadeira não lembrar do filme, tome chororô de iludido aqui no blog).

Roubo em 83 - Putz, o botinudo da zaga menguitosa entrou para matar o jogador do Santos que entrou na área pela esquerda, tanto que o do FLApito deu obstrução mas aí, Deeeuuussss.. obstrução não é impedir a passagem? O lance foi marcado dentro da área e se foi abalroamento e não lance de marcador parado impedindo o atacante de avançar, FOI PÊNALTI Ô PÁ.

Vá ser iludido assim lá na terra do Cobreloa (What?).

Unknown disse...

E para ilustrar a lembrança do PC sobre os 10 mil minutos de tempo extra no roubo ao Bangu (até o Bangu, Brutus?), muita gente aí jura que a plaquinha que informava o tempo de acréscimo de jogo, exibida pelo quarto árbitro, em vez de mostrar o tempo, estampava um insólito "até a hora em que o amantíssimo menguitinho fizer o seu gol".

Jesus!

Unknown disse...

PC. Não sei se é mesmo difícil entender, ou se de tão bizarros é para a nossa diversão, mas porquê a mulambada tece loas a Felipes botinudos e goleiros Julius entregões (escondeu contusão e entregou o jogo aos holandeses) quando acham que podem tirar onda com atleta seu na seleção, mas têm cólicas e azia quando lembramos QUE O FUTEBOL BRASILEIRO NÃO É BI E SIM, PENTACAMPEÃO MUNDIAL e que o Botafogo É O TIME QUE MAIS CEDEU JOGADORES PARA A SELEÇÃO.

Essa gente precisa se tratar. Os antepassados deles tomavam lexotan à simples menção de nomes tais como Garrincha, Quarentinha, Jairzinho (aquele que de tantos feitos, lhes meteu um de letra no verdadeiro 6x0), Gérson e muitas outras feras e agora, periga os jovens verem Sir Clarence Seedorf de Nassau chegar e o nosso time promover a segunda grande revolução no futebol.

É muita mágoa acumulada. É tanto sangue pisado no peito que nem mil catéteres ali enfiados podem salvar os FLAnimais da extinção.

Unknown disse...

E para fechar, PC e amigos sensatos do blog, vocês já perceberam que na história do futebol, sai século entra século E O BOTAFOGO NÃO PERDE A DIANTEIRA EM MATÉRIA DE JOGADORES NA SELEÇÃO?

Peguem os times brasileiros de 2000 para cá (em matéria de jogadores que foram convocados atuando aqui) e comecem a nova contagem. Se não der Botafogo na cabeça, é questão de muitíssimo pouco tempo.

Afinal, Bruno Mendes, Gabriel, Jadson, Andrezinho e uma leva de meninos de ouro ainda por vir da base (campeões do torneio internacional da Alemanha e vice na Amsterdã Cup, ambos em 2012), quem vai calar?

Anônimo disse...

Cacau Ávila eu já falei no post anterior, qualquer lixo hoje e convocado pra seleção fato, e o foguinho nunca vai disputar uma libertadores na história porquê e um Time Pequeno e sem Torcida.

Anônimo disse...

Pc, o Flamengo têm muitos jogadores de ouro na base como: o goleiro César, e os jogadores Frauches, Marlon, Matheus, Adryan, Thomás, Negueba, Muralha, Nixon, Felipe Dias, ao contrário do foguinho que nem têm base e nunca terá porquê e um timeco que só têm jogadores velho.

Unknown disse...

|

Alansidney, o Bornier 15 lhe espera no link:

http://blogdopckids.blogspot.com.br

Passa lá.

|

Unknown disse...

Xiiiii... O "Cacau" (podem chamar ele de MP, ele vai saber o por quê) mandou um comentário meio "sem querer querendo" falando do PC:

"Os de hoje em dia venderam-se para os anunciantes e alguns até entram na linha do 'vamos falar mal dele pois dá ibope'."

Zé do Rádio disse...

O Cacau, esse lance da obstrução(que absurdo) não é aquele do primeiro jogo???? E não é no mesmo lance que o Santos faz o segundo gol???? Estranho, o Santos chora esse lance? Nunca conheci um santista que reclama disso??? Povo esquisito não acha?

Bom, ou você viu a foto e esta se fazendo de besta e não querendo acrditar na verdade, é, eu sei, é difícil, o coração fala uma coisa, mas os olhos falam outra... E também tem o vídeo, mas a qualidade não é boa, apesar da câmera por cima mostrar muito bem que a bola não entrou, mas bem verdade que não mostra quem tirou-a... mas a foto é clara e sem interpretações... vu deixar o link de novo pra você poder ver caso ainda não fez:

http://flamengonet.blogspot.com.br/2012/08/alfarrabios-do-melo_21.html

Unknown disse...

Já que o amigo Zé do Rádio explicou o jogo contra o Grêmio. Explico eu o jogo contra o Sport:

Cacau
“...roubar o Sport na semi...”

Pra começar figurinha, o “roubo” contra o Sport foi nas OITAVAS. Se informa melhor, acredito que a “FlaPress” tem feito sua cabeça.

“...com a anulação de um gol deles...”

E os gols mal anulados de Zico e Leandro, por que o chorão não mencionou?

Agora olhem o que o chorão falou sobre 95:
“A decisão de 95 foi, no mínimo, compensada com erros de arbitragem cá e lá. Mas estarrece ver que segues a linha daqueles sem recursos verbais, que insistem no erro pró Botafogo (aliás, não lembram mesmo que a decisão foi em dois jogos)”

Ah tá!! Quer dizer que o gol impedidaço do Túlio, o gol mal anulado do Camanducaia, os TRÊS IMPEDIMENTOS na primeira partida do camisa dez santista (que deixariam Giovanni na cara do gol), foram erros lá e cá?

Ah! Sei...

Agora, que tal o amiguinho explicar como o ético Nilton Santos nos deu uma copa do mundo... Como foi a ajuda da CBD pra acabar, literalmente, com o Metropol... Como foi que o marginal do (quem?) Mauricio tirou o foguinho de uma fila de 21 anos... Como é “escapar do nada” de rebaixamentos nos anos de 1986, 1993, 1999...

Pano rápido. Esquece isso tudo e volta com o “menguinho sempre beneficiado”.

Me divirto e muitoooooooooooooooooooooo!!!!!

Zé do Rádio disse...

Felipe, pô cara, para com isso!!!
Aqui é Botafogo meu irmão, o time ilibado, sem lisuras, arranhões, o mais honesto e roubado do Brasil... assim você vai ser bloqueado....

Unknown disse...

Cacau
"Andrade tirou sim a bola com a mão..."

Eu sei que é um sonho da torcida arco-íris pra preencher os jornais da "FlaPress", "lamento" mas não aconteceu.

Unknown disse...

Então Marcos Paret, ainda vai se travestir de Cacau Avila?

Anônimo disse...

Esse papo tá bom de zuar o foguinho aliás meus amigos flamenguistas, o Cacau Ávila pensa que o timeco,dele e o único prejudicado do mundo e também acha que o foguinho e uma vítima.

Zé do Rádio disse...

Felipe,

com certeza você já viu a foto..... mas os caras mesmo assim não querem acreditar... incrível isso... e o Cacau precisa melhorar seu conhecimento histórico sobre a Flapress, ele sempre da umas bolas erradas(deve ser por causa do time)... ou sabe só a metadade da história mesmo, claro a que lhe é conviniente.

Anônimo disse...

Me divirto Felipe Flanatico.

Anônimo disse...

O Cacau Ávila e um flamenguista disfarçado só pra ganhar elogios do professor Pc.

Unknown disse...

Foi mal aê, galera.

buá buá meu botafogo é sempre roubado buá buá

buá buá o Batman quer acabar com o botafogo buá buá

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Anônimo disse...

Me divirto Felipe Flanatico.

Anônimo disse...

Felipe o mais engraçado de tudo e que os torcedores do foguinho bota a culpa na Tv Globo que não têm nada a ver com time do foguinho.

Anônimo disse...

O Loco Abreu foi rebaixado domingo no novo time dele o figueirense, isso e porquê o cara e ídolo aqui no foguinho, que têm um zagueiro chamado Doria.

PC Guimarães disse...

Tá feia a coisa! Uma boa quarta para todos. Mais tarde trago novidades.

Unknown disse...

Ah sim. Então aquele papo antigo é que eu era Marcos Paret, meu brother lá do blog alvinegro?

:)

Diversão garantida esses urubuzecas mas agora, vão ter que combinar.

Ser Marcos Paret realmente, seria uma honra pelo que o cara cria e escreve no seu blog mas se não me engano, para o allan, sou o PC.

E já fui também, em outros sites, mengãosempreroubando e outros nick´s.

Alguém aí pode me dizer finalmente quem sou?

kkkkkkkkk

Framenguistas: como não rir deles.

E como contam estorinhas para justificar roubazzos, hein? Tudo no Botafogo é marginal (até Nilton Santos, a lenda, tipo de jogador com que sempre sonharam mas só chegaram perto com o frouxo Zico chupetinha).

Conformem-se. Vejam post mais acima e não é meu, meu com meu eu PC ou com meu eu Paret mas sim do Lancenet. Fogão e seleção..

Têeeemmm que aturaaaaarrrrrr.

Mas quanto ao sidney (e para vc sidney, além de - éca - framenguista, quem sou o o que sou?) só tem lixo, né? E o que seriam os menguitenses então?

Explique-me, por exemplo, o que o maior jogador.... da história... dos clubes grandes NA SEGUNDA DIVISÃO, Vagner Love, faz que não consegue se transformar neste lixo?

Todas as respostas para este blog.

Anônimo disse...

Cacau Ávila, eu repito mais uma vez qualquer lixo hoje e convocado pra seleção infelismente, e não coloque o Vagner Love no meio.