domingo, 11 de novembro de 2007

Pesquisa sobre Blogs na Folha de S. Paulo



Leitores agem como torcida de futebol, diz especialista
Em setembro, 9,1 milhões de pessoas visitaram blogs

DO COORDENADOR DE ARTIGOS E EVENTOS
DA REDAÇÃO


"Um componente de paixão faz parte da política. E na internet a gente vê isso com força. Parte dos leitores de blogs estão ali como se fossem torcida de futebol", diz a cientista política Alessandra Aldé, professora da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e pesquisadora de blogs de política.
De acordo com ela, "os leitores contribuem para colocar o jornalista-blogueiro no papel de autoridade cognitiva, por dentro dos acontecimentos, capaz de desvendar o complexo e obscuro mundo da política".
Segundo o site norte-americano Technorati, há mais de 111,6 milhões de blogs no mundo. Por dia, 175 mil novos blogs são criados. São feitas 18 atualizações por segundo.
Os blogs (abreviação de "web log", diário virtual) surgiram no final da década de 90. No Brasil, não há um levantamento sobre o número dos que tratam de política. Em setembro, cerca de 9,1 milhões de pessoas (quase 45% do total de usuários da internet) navegaram em blogs, segundo o Ibope/NetRatings.
"Os blogs amadores têm audiência jovem porque são alcançados pelos buscadores, que são mais usados pelos jovens à procura do abundante conteúdo existente na rede", diz José Calazans, analista do Ibope. Já os blogs de política são acessados por pessoas mais velhas.
O Ibope informa que mais de metade da audiência dos "blogs profissionais" é formada por pessoas de mais de 35 anos e mais de 20% de toda a audiência tem idade superior a 50 anos. "E mais de 70% da audiência dos blogs profissionais são transferidos das homepages de portais", diz Calazans.
O acesso aos blogs de política varia mensalmente e tende a subir quando surgem escândalos. Mas, normalmente, a audiência dos maiores vai de 70 mil a 250 mil acessos únicos (que são feitos do mesmo IP, endereço que cada computador ou rede de computadores têm ao entrar na internet).
O Ibope diz que, por causa das variações mensais, não divulga dados comparativos entre os principais blogueiros de política. Em setembro, o blog brasileiro mais popular foi o humorístico "Kibe Loko", com cerca de 320 mil acessos.
Para Rafael de Paula Aguiar Araujo, do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP, o potencial dos blogs não é completamente explorado. "Muitos comentários mudam de assunto ou usam uma discussão como palanque de impressões pessoais." Mesmo assim, ele considera que os blogueiros se tornaram "atores políticos importantes".
Para o advogado Víctor Gabriel Rodríguez, autor do livro "Responsabilidade Penal na Lei de Imprensa", os blogs não são "território livre".
Embora afirme ser "difícil adaptar a Lei de Imprensa à realidade dos blogs", ele diz que "as leis comuns podem dar conta da situação" na blogosfera. Enquanto não existir uma lei específica para a informação na internet, sugere a criação de "um órgão de auto-regulação".

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