terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Presidente do Botafogo responde a leitor do Blog do PC

Aos botafoguenses e a quem interessar possa. Justiça seja feita. Não sou sócio do Botafogo (sou apenas sócio torcedor), nunca participei nem pretendo participar da política do clube, mas começo a admirar esse novo presidente do Botafogo, que conheci pessoalmente quando ele perdeu a eleição do segundo mandato do Maurício Assumpção e deu uma entrevista para o Blog. À época ouvi e dei (no bom sentido) espaço igual para os dois candidatos.

Quando o livro do Jogo do Senta foi lançado no ano passado ele foi extremamente gentil e, mesmo num dia em que iria participar de um debate na Rádio Manchete com os outros candidatos, deu uma passada no lançamento do livro na Travessa Botafogo. E ficou na fila. Venho trocando mensagens com ele via e-mail e sugerindo algumas contratações, como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar. Mas dessa vez ele extrapolou. Comuniquei que tinha recebido no blog uma crítica à sua administração (ver mais abaixo) e ele se prontificou a responder diretamente ao leitor (abaixo).

Resposta do Presidente do Botafogo:

"Carlos Eduardo da Cunha Pereira
12:57 (Há 1 hora)

para mim 
psc

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Carlos Eduardo da Cunha Pereira <......>
Data: 5 de janeiro de 2016 12:40
Assunto: Contato PC
Para: paulo... veira@


Rio, 05 de janeiro de 2016.
Prezado Sr. Paulo Cesar,
Antes de mais nada, gostaria de desejar-lhe um Feliz Ano Novo, extensivo à Família, com tudo de melhor.
Recebi sua mensagem através do PC e não poderia deixar de responder-lhe.
Inicialmente, cumpre destacar que as últimas eleições no Clube foram disputadas por nada menos que quatro chapas distintas, uma prova de que não há nenhuma "panelinha de síndicos".
Desde 2011, quando me candidatei pela primeira vez, Eu e meu grupo político procuramos divulgar os fatos e chamar a atenção para o rumo desastroso para o qual nosso Clube se dirigia. Infelizmente não fomos ouvido.
Mas só final de 2014, sim. Vencemos a eleição. Só que a situação se deteriorara de forma acentuada.
Desconheço qualquer "acordo de cavalheiros", como referiu-se e, apesar de todas as dificuldades, estamos avançando com o processo interno de afastamento do ex-Presidente e em vias de contratar a empresa Ernst Young para realizar um trabalho investigativo nas contas do ex-Presidente.
Pode ter certeza de que jamais aceitarei qualquer tipo de acobertamento de irregularidades e estou sempre pronto a determinar a apuração de denúncias que me sejam encaminhadas. Sinta-se a vontade para fazer as suas e pode ter certeza de que serão respondidas.
Nossa gestão tem se pautado pela total transparência de conduta e as reuniões do Conselho Diretor, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal são uma prova disto.
Gostaria de me colocar ao seu inteiro dispor para quais quer esclarecimentos que deseje sobre o funcionamento do Botafogo.
Aproveito para enviar-lhe minhas melhores,
Saudações Alvinegras,
Carlos Eduardo Pereira
Presidente"

Carta do leitor do Blog:

"Caro PC
Não tenho site mas estou contactando alguns botafoguenses devido à preocupante situação do nosso querido Glorioso. Queria saber de vc se existe chance de se pressionar o quadro de associados a policiar as sucessivas péssimas e interesseiras diretorias , verdadeira panelinha de síndicos que se revezam no comando deste importantíssimo clube e que o está levando à falencia praticamente sem protesto de conselheiros, eméritos, beneméritos e sócios comuns. É impressionante que as chapas se degladiem nas disputas pela presidencia e depois ninguem faça qualquer objeção às atitudes obscuras de gerentes e diretores do clube. Parece que há um "acordo de cavalheiros" no qual não se pode interferir nas gestões até o final das mesmas e isto vem acabando com o Botafogo. A prometida auditoria às contas do Mauricio Assumpção não foram feitas e ninguem mais se pronuncia, dando a impressão de que o cancer já está num estágio tal que ninguem pretende mais abrir o moribundo. Isso vai custar muito caro ao Botafogo pois os torcedores já desconfiam desta gestão, de protecionismo a desvios e negociatas por membros que participaram de outras gestões. Porque todos estão vendo o Botafogo definhando e ninguém faz nada? Porque não se cobra transparencia na gestão? Gostaria que este assunto fosse levado aos associados pois o apoio financeiro de torcedores deveria estar muito maior mas não vai decolar se a desconfiança no clube aumentar. Essa panelinha de síndicos precisa acabar.
Paulo Cesar O..."

4 comentários:

Vinícius Assumpção disse...

Caro Paulo Cesar e o Presidente Carlos Eduardo,

li com atenção os seus questionamentos e tenho conhecimento que a situação do clube é desastrosa e sempre participei da política interna do clube, sem assumir qualquer cargo diretivo, mas ajudei com minhas limitações as sucessivas gestões.

Nunca participei de qualquer panelinha e sempre coloquei minhas posições, mas infelizmente pouco foram ouvidas internamente e externamente, não tenho a mídia necessária para expor as idéias.

O Botafogo é o clube mais fechado entre os grandes do futebol brasileiro e talvez este seja o grande motivo do clube, a cada ano, perder espaço no cenário do esporte brasileiro.

Enquanto o Internacional elege o seu Presidente com 40 mil votantes, o Botafogo, mesmo com 4 chapas concorrendo, elege seu mandatário com "apenas" mil e poucos associados. Se falar que a arrecadação do Colorado Gaúcho com isto chega a mais de R$ 3 milhões mensais com o Programa Sócio Torcedor, afinal são mais de 80 mil, enquanto o alvinegro acabou de ser ultrapassado pelo Remo do Pará e hoje se encontra com 13 mil sócios torcedores.

É verdade, alguns poucos se acham donos do Botafogo e, tem o medo de abrir o clube e permitir que a torcida tenha alguma influência no poder decisório. isto não é uma crítica pessoal ao atual presidente, mas a todos que em algum momento estiveram a frente do poder do clube e não fizeram as reformas necessárias para democratizar e profissionalizar o clube

O Botafogo precisa permitir o Sócio Torcedor ter direito ao voto para presidente do clube e depois de 3 anos pagando em dia o seu plano (aquele que permitir esta transferência), o mesmo teria um desconto na compra do título de Sócio Proprietário, que assim daria o direito de ser votado. Precisamos oxigenar a política interna do clube.

Além da questão democrática, o Botafogo precisa profissionalizar sua gestão por inteiro e assim cobrar a todos que estão a frente do clube 100% de dedicação. Hoje e sempre, são dezenas de diretores que não podem ficar a disposição do clube na totalidade do seu tempo, sem prejudicar sua vida pessoal e financeira. Isto tem que acabar e o Botafogo precisa sair na frente e colocar em todos os setores do clube gente com gabarito e experiencia necessária para enfrentar os desafios do cotidiano...que não são poucos.

No mais continuo a disposição para ajudar o clube que tanto amo, sem perder o direito da crítica construtiva, assim sempre me pautei no clube e acho que tanto o leitor (Paulo Cesar) e o Presidente (Carlos Eduardo) tem suas razões.

Avante Botafogo e não podemos ficar para trás neste mercado tão competitivo como é o futebol e os esportes olímpicos.

Anônimo disse...

O CEP está agindo bem ao se comunicar mais frequentemente com a torcida através das outras midias. Ele não pode ficar refém da midia tradicional do Rio que é muito hostil com o Botafogo.

Não acho que o Botafogo seja um clube fechado. Acho que é aberto até demais. Enquanto os dirigentes, sócios e torcedores não entenderem que o inimigo age de fora para dentro do clube, com golpes tipo venda de General Severiano, doping do Dodô, cotas de TV, fechamento do Nilton Santos, má vontade dos tribunais, etc, etc, etc...não vamos avançar.

Quem controla a midia no Rio (com influência em nível nacional) odeia o Botafogo. Para entender isso não é difícil. Basta fazer um levantamento das notícias que são veiculadas e perceber o enfoque diferenciado. A última foi o deboche das "cadeiras de praia".

Por que o Vinícius Assumpção, que é do PT, não voa até Brasília e traz um patrocínio da Caixa na bagagem? Seria uma grande ajuda ao clube e o credenciaria para futuras eleições.

O Bebeto conseguiu um patrocínio salvador da Petrobrás via Luiz Eduardo Dutra num momento crucial para o clube.

Abs
Pablo

Marcos Paret disse...

O CEP é fiel aos torcedores sim. Quando se candidatou em 2011, eu era assíduo lá no blog Lancenet e do nada, apenas por uma publicação minha falando do momento das eleições, ele respondeu diretamente no meu email.

Anônimo disse...

Xiii...situação tá feia na SENTONA:

http://www.msn.com/pt-br/tv/noticias/tv-globo-ter%C3%A1-demiss%C3%A3o-em-massa-funcion%C3%A1rios-vivem-em-clima-de-terror/ar-AAgnJ3j?li=AAggXC1&ocid=UP21DHP

Cadê a audiência da "nassão" que ia salvar os empregos?