terça-feira, 15 de maio de 2012

Botafogo é "Um time perdedor". Tá certo o Rizek?

Já meti o pau no Rizek, como meto sempre nos framenguistas, nos tricolores, nos vascaínos e especialmente no Xexéu. Aliás, é no Xexéu que meto o pau mais vezes. Mas também elogio quando tenho que elogiar. E concordo quase que plenamente com o texto abaixo publicado no site do globoesporte.com Reproduzo aqui para reflexão dos senhores, senhoras e tricolores. Curioso que dos 29 comentários sobre o texto que li na hora em que pesquei o texto abaixo, a maioria é a favor do Rizek.

Diz aí, corinthiano:
Um time perdedor
seg, 14/05/12

por andre.rizek |
categoria Botafogo

Um comentário (banal) que fiz no último Troca de Passes acabou gerando repercussão entre os botafoguenses. Afirmei (e sigo afirmando) que este elenco do Botafogo é perdedor. Adora uma derrota e sente-se confortável nela. Estou sendo duro com o time de Loco, Maicossuel, Jefferson , Renato e outros bons jogadores. Mas é porque este time também é bem melhor do que aquilo que tem deixado em campo.
Perder do Fluminense é normal, diante da disparidade do investimento nas duas equipes? A lógica (se ela fosse absoluta no futebol…) nos leva a dizer que “sim”. Essa mesma lógica então mostraria que o desempenho do Botafogo contra Treze e Vitória no Engenhão, pela Copa do Brasil, foi mais que vergonhoso. Foi uma afronta.
Só uso estes termos fortes porque a gente tem que cobrar de quem pode dar. Jamais vamos dizer que o time do Caxias ou do Guarani são perdedores. Para o Bugre, decidir o título contra Neymar e Cia é façanha, ato de bravura. Acontece, meus amigos, que o Botafogo não é o Caxias.
Time grande não pode aceitar certas coisas sem reagir. Time grande tem a obrigação de se indignar quando seus jogadores perdem jogos como a mesma expressão de quem está tomando um copo de água no corredor da firma.
Voltemos ao ano passado. O Botafogo jogou, em boa parte do Brasileiro, um futebol de time campeão. Ou seja: este time sabe jogar bola! Mas aí chegou a reta decisiva e a equipe (se alguém tiver outra palavra, que me proponha) amarelou. Fez partidas ridículas, como a que perdeu para o lanterna América, e viu a vaga na Libertadores escapar.
Esta diretoria do Botafogo faz um grande trabalho na gestão do clube. É, com sobras, a mais criativa do Rio. A que faz mais com menos. Seja na hora de reforçar o elenco, seja nas (excelentes) ações de marketing. E contrata bem também! Mas será que esta diretoria também não precisa ser mais dura na hora de cobrar resultados, em relação ao que ela oferece? Porque trazer bons jogadores, pagar em dia e oferecer condições de trabalho é algo que pouca gente faz no Brasil…
Será que estes jogadores foram cobrados, tirados de suas zonas de conforto, depois do papelão que fizeram no Brasileiro de 2011? Oras! Se qualquer profissional de banco, televisão ou limpeza não trabalha direito e compromete os resultados de uma empresa, ele é cobrado ou mandado embora, certo? Caio Junior saiu. Só ele. E nada mudou…
O Botafogo fez, contra Vasco e Bangu, novamente excelentes partidas neste ano. O time tem talento. Mas chega na hora dos grandes jogos e é aquela moleza, aquela passividade que irrita. Assistir ao Treze dar lição de raça no Engenhão foi um alerta. Será que aquela noite foi cobrada de maneira devida? Porque contra o Vitória, de novo, o Botafogo assistiu a um time inferior tecnicamente dominá-lo completamente. Na bola e na fome de bola.
Os jogadores do Vitória, famintos, trataram aquela partida de Copa do Brasil como um prato de comida. O Botafogo já entrou de barriga cheia, como aliás vem fazendo desde o ano passado nos grandes jogos, na hora do vamos ver. Foi assim domingo também, contra o Fluminense. Parecia só mais um jogo, para um time que tinha a obrigação de suar a alma depois da derrota de 4 x 1.
Elkeson-eu-sou-foda
Querem mais um exemplo sobre como as coisas vão mal? Mesmo depois de estar com 2 a 1 no bolso, não vi ninguém do Vitória bater no peito e dizer “eu sou foda”, como o Elkeson fez no Engenhão ao abrir o placar. Esta imagem do Elkeson talvez resuma a zona de conforto em que vivem os jogadores do Fogão. O cidadão se auto-proclamou “foda” por ter feito um mísero gol, três dias depois de seu time ter sido massacrado pelo Fluminense na primeira final do Estadual, com desempenho horroroso dele. Era para o Elkeson estar sentindo a dor da derrota, como todo torcedor. Mas ele está mais preocupado em mostrar que é bom demais. Nem que seja apenas em um lance. Isso não merece uma bronca daquelas inesquecíveis? Não merece que a diretoria lembre ao rapaz que ele está jogando no time do Garrincha, do Nilton Santos, do Didi?
Ou será que muitos botafoguenses, a julgar pela reação ao meu comentário no Troca, também se habituram de forma perigosa às derrotas?
A história está cheia de times com baixo investimento (em relação aos rivais), mas que não aceitavam a derrota sem suar a alma. Era o caso do Grêmio do Felipão, para sempre na história do Tricolor.
Times fracos de espírito como este Botafogo estão condenados ao esquecimento. Ainda que Elkeson se ache muito f…

17 comentários:

Anônimo disse...

PC, não dá pra concordar com o Rizek. Não vejo ele fazer os mesmos comentários para outros times, caso de Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e outros. No dia em que comentários como esses forem feitos também para outros times que não o Glorioso, darei crédito ao Rizek. Como acho difícil que isso ocorra, continuarei a achar que o Rizek não passa de um fanfarrão integrante da Flapress...
Gutof

Alberto disse...

Concordo com quase tudo do que ele disse, menos com isso:

"Esta diretoria do Botafogo faz um grande trabalho na gestão do clube. É, com sobras, a mais criativa do Rio. A que faz mais com menos. Seja na hora de reforçar o elenco, seja nas (excelentes) ações de marketing. E contrata bem também!"

Tirando a parte do marketing, que até faz umas campanhas legalzinhas, o resto é uma besteirada total, dita por quem não acompanha o noticiário e o dia a dia do clube.

Por acaso grande trabalho de gestão seria aumentar cada vez mais a dívida do clube, acima de todos os outros clubes do futebol brasileiro, como vem sendo noticiado na imprensa por várias vezes? Essas notícias são falsas? Se forem falsas, que os "responsáveis" publiquem no site do clube o devido desmentido e os números corretos.

O indivíduo também tem a cara de pau de elogiar as contratações?! Passamos anos tendo que aturar Alessandros e Lucios Flávios da vida e agora não temos nem um reserva no elenco para a lateral direita. No ataque, quando estamos precisando de gols apelamos e colocamos o Herrera! Isso sem falar em Felipe Menezes, Vinicius Colombiano, Jean Coral e muitas outras contratações absurdas e infelizes.

E quanto a gestão do Engenhão? Quanto estamos ganhamos com o único estádio decente do Rio até 2013 ou 2014? Será que o aluguel simbólico cobrado dos co-irmãos é suficiente para, pelo menos, pagar as despesas. E já que o estádio é nosso, pelo menos até o término do contrato de aluguel/concessão, será que temos que aguentar a humilhação de termos que ceder o nosso estádio para outros times grandes do Rio jogarem enquanto enfiamos o rabinho entre as pernas e vamos jogar em Volta Redonda ou Macaé? Somos obrigados a ceder o melhor vestiário para os co-irmãos? Podemos decidir quem vai jogar ou não no "nosso" estádio?

Isso é gestão competente?

Mata-me de rir.

Manel... disse...

Bacana o texto.
Agora, pede ao Rizek para dissertar sobre o framengo PERDEDOR, eliminado na primeira fase da Libertadores e 4º colocado no estadual.
Quero saber por que o framengo, sem apito-amigo, sempre é eliminado nas primeiras fases da Libertadores e Sul-Americana?

O framengo é AMARELÃO ou CAVALO PARAGUAIO nas competições sem apito-amigo?

Sem um novo José Roberto Whrigt o framengo voltará a ganhar alguma coisa fora do Brasil?

PC Guimarães disse...

A bronca aqui é livre.

Anônimo disse...

Alberto,
Excelente comentário, parabéns.
Quanto ao texto do Rizek, faço uma pergunta: O jogo contra o Vasco foi o que? Amistoso? Esse negocio de que na hora H amarela é o caralho... falta elenco só isso.
Saiu o meia boca do Andrezinho, quem entrou no lugar dele? a lesma do inutil Felipe Menezes...no ataque entra Herrera, Caio, William pqp com esse caras não viramos jogo nem contra o São Cristovão. O culpado pela montagem incompleta do elenco é do fdp do Anderson Barros com a conivencia desse presidente babaca e omisso.
GB

Anônimo disse...

Ótimo texto, tapa na cara dos botafoguenses que não enxergam que o clube se apequenou depois dos anos 60.

Anônimo disse...

Gostei do texto.
So lembrar que o faisca nao disputa uma libertadores desde 96...
Perder pra time pequeno toda hora nao da...
Fabio medici

Anônimo disse...

Concordo em vários aspectos, principalmente da falta de cobrança da diretoria e da zona de conforto destes jogadores que recebem em dia, tem ótima estrutura de trabalho e não estão dando resultado. Espero que a diretoria leia e receba o puxão de orelha.
Porém time "PERDEDOR" tem aos montes aí, a começar pelo time da Globo, o Framengo, o Vasco que só chega a vice, o Cruzeiro em franca decadência, o Palmeiras entre outros. Não concordo em rotular o Botafogo de perdedor porque neste elenco tem vários jogadores campeões. O que falta é um planejamento decente e um elenco completo capaz de suprir ausências a altura em jogos decisivos e no decorrer da temporada.
Não se ganha campeonatos com Lucas, Felipe Menezes, Herrera, Caio, Brinner e garotos dos juniores recem promovidos. Falta banco e falta competência do gerente de futebol Anderson Barros que não faz bem seu trabalho.
O time "perdedor" ganhou a Taça Rio e o Framengo e o Vasco que não ganharam nada são o quê? Vencedores?
Então esse rótulo não me pega. Botafogo é Glorioso não é a toa.
Falta a torcida acreditar, os jogadores entenderem a grandiosidade de um dos maiores clubes de todos os tempos e essa diretoria sem vergonha a começar pelo diretor de futebol e o vice trabalharem como profissionais e cobrarem resultados de quem veste essa camisa.
Ao invés de multarem o Jobson deviam multar o Herrera pelos gols perdidos, o Caio por ficar mais no chão do que em pé e o Elkeson por achar que joga mais do que realmente joga entre outros descompromissados com nossa Gloriosa, Tradicional e Vencedora Camisa.

Xecaxeca

Anônimo disse...

Pc, discordo do amigo. Esse Rizek é mais um zandonaide bobalhão da Globo.

Ele tenta limpar um pouco a barra nesse comentário, visto que foi desproporcional a agressão desferida à instituição naquele programa de ibope decadente, o tal Troca da Passes. Levou pancada da torcida do Botafogo, que é muito maior do que as "pesquisas" proclamam. E, principalmente, mais engajada do que a concorrência.

O Botafogo perdeu o estadual porque cometeu um erro grave no primeiro jogo. Caso contrário, o time da Unimed, com folha de pagamento 4 vezes maior, fora luvas e comissões de empresários, ficaria mais um tempo sem vencer o Botafogo (desde 2010). Lembrando ainda que, na hora H, o Botafogo recentemente despachou o FluminenC em todas, incluindo semis e decisões de taça, com gol de Fahel, Renato Silva, Lúcio Flávio e outras porcarias que vestiram nossa camisa. Esses jogadores, hoje em dia, não vestem mais o manto glorioso.

Se um dirigente do Botafogo for flagrado dando uma dura no elenco os zandonaides vão dizer que a instabilidade do time é por conta do "desequilíbrio psicológico" de seus dirigentes. Foi o que disseram sobre o Oswaldo quando este foi flagrado dando esporro no time.

Esses babacas não estão lá para exercer a profissão de jornalistas. São na verdade executivos que defendem o interesse particular de uma empresa privada, a Globo. E os interesses dessa empresa divergem dos interesses do Botafogo e convergem com os interesses do time dos Marinho.

Vamos tratar de fazer os devidos ajustes do elenco e na diretoria, sem rupturas. Aprendendo com os erros, estamos eveluindo a cada ano.

O Botafogo tem disputado todas as competições em igualdade de condições com seus adversários melhor remunerados, apesar das arbitragens claramente nocivas ao clube da estrela solitária. Fato que, somado à posse do Engenhão, tem incomodado muito a concorrência. Mesmo em 2006, quando ganhamos o estadual, não tínhamos time para competir em nível nacional e internacional. De lá pra cá melhoramos muito.

Vamos ganhar o Brasileiro ou a Sul Americana e virar mais uma página. Sem rupturas e desespero.

Loco Abreu acertou de novo. Trata-se de esporte. Não é vida ou morte. Se tivéssemos "morrido" domingo, não teríamos nova chance de calar a boca dessa cambada.

Já a nossa boca, ah, essa ninguém cala...

Abs
Pablo

Anônimo disse...

No primeiro jogo da final em que o time da Unimed ganhou do Botafogo com 1 a menos, ninguém comentou que eles estavam a 10 dias treinando e sem jogos enquanto o Botafogo vinha de uma sequência de decisão da Taça Rio e o jogo contra o Vitoria na Bahia.
Sem falar nos desfalques dos jogos eu gostaria de saber se em igualdade de condições o Unimed conseguiria sair da fila.

Anônimo disse...

Eu acho que não precisa mandar ninguém embora ,basta mudar o conceito de gestão, essa já deu provas que não e bem sucedida.

Retirei esse texto do blog do zefogareiro, foi exatamente o que eu pensei no dia da final,e penso não só do Loco,mais do Maicosuel, Elkeson, Antonio Carlos.

“já que logo aos 7 minutos de partida, o Loco Abreu perdeu um gol claro, que mudaria a história do domingo cinzento. Um gol que atacante mortal mesmo não costuma perder. O “se” não resolve nada, mas nos ajuda a parar e pensar. Então, fica aí mais uma reflexão para essa idolatria precoce e, a meu ver, um tanto quanto supervalorizada que entregamos pro uruguaio. Mas não o acho um inútil, ou que deveria deixar General Severiano. Não mesmo. Caminho até na contramão disso, Zé, mas também defendo que o nosso camisa 13 está longe de ser absoluto e precisa urgentemente de uma sombra de grande nível”


Um time consegue títulos pensando na felicidade clube não na felicidade dos jogadores,
O Internacional está de olho no Nilmar mesmo tendo Leandro Damião e Dagoberto, o Botafogo devia pensar em grandes contratações para melhorar o time titular não para modificar o nome do banco de reserva.

Quanto ao Rizek é só mais um babaca que tem que falar frases de efeito para aparecer igual ao Milton Neves,ai eu pergunto foi só o Botafogo que perdeu o estadual ,e o Cruzeiro com suas instalações de 1º mundo e o flamengo ganhou o que.

O Corinthians tem o maior faturamento dos clubes brasileiros paga os maiores salários e até hoje não tem libertadores e ai Rizek tem explicação ou não.



Welles

ZaZo, o Zabumbeiro de Zona... disse...

Parabéns Pablo, pelo comentário lúcido e verdadeiro!
Ao contrário do mulambo Rizek, que morde e assopra no seu cometário de meLda.

Anônimo disse...

Perfeito o Pablo. Só esqueceu de acrescentar o Caio que fez o gol que eliminou o Unimed na Taça Rio2010.

San
Gilson Lucas

Anônimo disse...

Concordo com o texto.
Se eu fosse o oswaldo de oliveira eu mostraria esse texto pro time, pro elkesson principalmente

Anônimo disse...

Rizek?
Quem é?

Anônimo disse...

botafogguiiiiiiiiiiiinho
time de merda
portuguesa do rio
time de meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerda

Anônimo disse...

Rapza, quem acompanha, ainda que de leve, esse jornalista, sabe que ele nutre alguma coisa boa pelo Botafogo. Vive inclusive batendo de frente com seu coleguinha, o RMP. Ele pode até ter errado, exagerado na dose, sobretudo quando superestima a diretoria do Fogão.
Mas na essência ele está correto.
O botafoguense verdadeiro sofre com esta mediocridade toda.
Abs,