Sandro Moreyra, um autor à procura de um personagem

Sandro Moreyra, um autor à procura de um personagem
À venda no buscapé em 16 livrarias e em diversas livrarias ao vivo (Clique na imagem acima)

Livro do Senta

Livro do Senta
Clique na imagem e encomende o seu

terça-feira, 30 de junho de 2009

Lugar de flamenguista é aqui. No blog do Luciano Garrido




Não se assustem botafoguenses. O dono do blog não pirou de vez que nem o Ney Franco.

É que meu camarada framengueiro Luciano Garrido, repórter e professor dos bons, acaba de lançar um blog pra falar dos jogos do time do Djalma Beltrami; digo do Marcelo de Lima Henrique ... Vá lá que seja: do Mengo.

Escondidinho, no final do "menu" do blog, Luciano destacou uma frase de Nelson Rodrigues: "Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa aberta em arco". Nelson esqueceu de incluir os árbitros.

Mas não estou divulgando o blog do Luciano por eu ser gente boa. Nada disso. Divulgo apenas porque Luciano botou o blog do pc em destaque, abaixo do Garotinho (verdadeiro) José Carlos Araújo, na lista dos seus blogs favoritos.

Vida longa para o blog do Luciano. E que divulgue os jogos do Mengo na Segundona do ano que vem.

Clique:http://flamengoeseusjogos.blogspot.com/

Atenção vascaínos: casa de Eurico Miranda em Angra pode ser leiloada

São poucos os vascaínos que visitam o blog, mas a notícia, que saiu hoje na coluna da Mônica Bergamo, na Folha, pode fazer a alegria de muitos deles. Nem é preciso comentar.

Você tem pena do Eurico?

PC Guimarães comenta - 65. Agora aqui no blog

Para ler é só passar a mãozinha.

Chacrete diz que pegou o Garrincha, o Jairzinho e o Falcão. Caso típico do "pega um, pega geral"

Deu hoje na coluna "Gente Boa", do Joaquim. Não me lembro se elas tentaram me pegar.

Adeus mundo cruel. Minha carta-testamento (Revista e atualizada)

Adeus mundo cruel. Minha carta-testamento

Esta crônica eu escrevi numa das muitas decepções do meu Botafogo. Foi escrita quando o Botafogo caiu para a Segunda Divisão do Brasileirão. O Bebeto de Freitas, então candidato à presidência do clube, comentou no programa de TV do Juca Kfoury. É uma paródia da carta-testamento do Getúlio Vargas.
Com a atual situação do Glorioso no Brasileirão e sem perspectivas de mudanças, precisei fazer uma nova versão. Foi muito bom conviver com vocês. Adeus.

Adeus mundo cruel. Minha carta-testamento
Paulo Cezar Guimarães

"Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade
e saio da vida para entrar na História
- ou melhor, saio da primeira divisão para entrar na segunda".



"MAIS UMA VEZ, as forças e os interesses contra o Botafogo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre o meu time. Os torcedores do Flamengo não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o meu Botafogo e principalmente seus humildes torcedores das besteiras de André Silva, Anderson Campos e cia. Não tem culpa Ney Franco.

Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação de juízes e assistentes como o Marçal Filho, o Wilson de Souza Mendonça, o Djalma Beltrami, o Hilton Moutinho, o Marcelo de Lima Henrique e times como o Flamengo, fiz-me parte de uma revolução e venci o Campeonato Carioca de 89 e 90, a Commebol, o Campeonato Brasileiro de 1995, o Torneio Rio-São Paulo de 97, o Carioca de 2006 e outros torneios pelo mundo afora, inclusive um na Espanha. Iniciei o trabalho de libertação e ajudei a instaurar o regime de liberdade social tentando fazer a cabeça de dois sobrinhos para torcerem pro time da estrela solitária.

Tive de renunciar. Um escolheu o Vasco, o outro o Flamengo Voltei ao Maracanã nos braços do povo. A campanha subterrânea do Eurico Miranda, querendo criar a disputa apenas entre dois times no Rio, aliou-se à dos grupos nacionais (Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro e outros) revoltados contra o período de vitórias dos anos 60. Eurico e o Vasco acabaram na Segundona. Bem feito.

O faturamento de lucros extraordinários conseguido em excursões pelo exterior nos anos 60 foi suspenso no período de Galdinos, Purucas, Tucas e Artures Pai Dégua. Contra a justiça da revisão do salário de nossos craques se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Seven Up e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Hyundai foi obstaculada até o desespero. Hoje vivemos às custas da Liquigás e outras mais (por menos). E ainda nos botaram na FILA. De novo. Não querem que o Botafogo seja livre.

Não querem que o Botafogo seja independente. Assumi a posição de torcedor do Botafogo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho e de um regime de força; era apenas um adolescente. Acabaram com o nosso estádio e nos colocaram nos braços de um marechal. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano.

Mas meu time sucumbiu ao Borer, Rivinha e outros. Veio a crise do Gilson Nunes e depois do Mauro Fernandes, e não valorizou-se o nosso principal produto: os juniores. Tentamos defender o trabalho do Mauro e seus ternos bem cortados e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa equipe, a ponto de sermos obrigados a ceder, escalando o Ruço, Marcelinho Paulista e o Galego. Hoje voltamos a esses tempos com Tony, Lucas Silva, Jean Coral e Fahel. Já se fala até em Josiel.

Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o meu Botafogo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue e minha camisa número 7 dos tempos do Túlio. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o botafoguense, eu ofereço em holocausto a minha vida.

Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.

E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo da gozação dos torcedores do Flamengo, inclusive do meu prédio, e hoje me liberto para a vida eterna.

Mas essa torcida alvinegra de quem fui escravo não mais será escrava de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Botafogo. Lutei contra a espoliação da nossa torcida. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio.

Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História - ou melhor, saio da primeira divisão para entrar na segunda".

Com muito orgulho, com muito amor

Botando as coisas no seu devido lugar (ver post mais abaixo e nota na coluna "PC Guimarães comenta").

Fé de mais

Deu hoje no Ancelmo. Cá entre nós: também acho isso um saco e uma picaretagem. Sou do tempo em que Pelé dava um soco no ar.

Propaganda enganosa e desperdício

Vocês já viram a capa do Extra hoje? Diego Hypolito beijando uma ... MULHER e Cléo Pires amassando a Juliana Paes! É ruim, hein!

Vou voltar a dormir. Devo estar sonhando. É nisso que dá acordar cedo. Volto mais tarde para confirmar.

Meninas do vôlei brilham mais uma vez

Pra terminar bem a noite e começar bem o dia. Ah se o Botafogo jogasse assim! E ainda faz bem pros olhos.

Mas tem gente que acredita no Tony e nos gorduchinhos da diretoria do Botafogo.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bate em mim, Ronaldo Fenômeno

Quase esqueço de postar. Deu hoje na coluna do Ancelmo.

Alguém sabe por onde o Ronaldo vai passar amanhã? Vou de carro até São Paulo - se for preciso.

Libertadores faz mal?

Esqueci de comentar. De na coluna do excelente Xico Sá, na Folha de S. Paulo. Como é que pode, né? Todo mundo sonha em disputar. O Mengo ganhou uma há quase 30 anos e até hoje fala nela. Mas até que o Xico tem razão.

A mancada do dia, digo, do Lance

E não é que o PC Caju virou lateral!

O cara foi atacante, pô! O melhor ponta-esquerda que eu e Zagallo vimos jogar.

Só pode ser coisa de foca. Deu hoje no Lance.

Estrela Gloriosa, novo blog sobre o Botafogo

Meu camarada Bruno acaba de avisar. Seja bem-vindo ao mundo da blogosfera, Bruno. E achei lindo o "layout" (ou template, como preferem alguns).

Vida longa para o Estrela Gloriosa.

Volta Maicosuel!

O globoesporte.com acaba de divulgar a foto de Maicosuel em seu primeiro treino na Alemanha. E a gente aqui tendo que aturar o Tony.

Botafogo líder do Brasileirão 2009

Essa e outras notícias na coluna "PC Guimarães comenta" - 65, que acaba de entrar no ar no site do Correio do Brasil:

No site é só clicar no jornalzinho à esquerda e navegar no flip.

O dia em que virei Michael Jackson. E, pior, tricolor

Veja na coluna "PC Guimarães comenta" 65. Após às 16h no http://www.correiodobrasil.com.br

É só clicar no jornalzinho (à esquerda do site) e navegar no sistema de flip.

A ilustração é do meu amigo Tiburcio.

Michael Jackson não morreu!

Veja após às 16h na coluna "PC Guimarães comenta" 65.

Clique: http://www.correiodobrasil.com.br

domingo, 28 de junho de 2009

Vendo lanterna



Meus amigos: ganhei esse troço de presente e não sei como usar. Está novinha.

Alô alô Panasonic: manda pelo menos umas pilhas em troca da propaganda 0800.

Eu, eu, eu, Spike Lee se fodEEUU

Deu no "Painel FC", da Folha de S. Paulo. Guardei só pra sacanear o Spike Lee - se ele aparecer por aqui.

Vá procurar tua turma, Spike Lee!

Brasil e Estados Unidos: um jogo à parte no twitter

Tô viciado em twitter. Leiam algumas frases que pesquei em alguns twitters que estou seguindo até o Brasil empatar o jogo em 2 a 2:

"A seleção tá tomando na dunga" (Hélio de la Peña, Casseta e Planeta)

"Essas comemorações de gol à Michael Jackson estão cada vez mais elaboradas. Daqui a pouco alguém vai comer uma criancinha na lateral". (Kibeloco)

"O Kaká só apanha. Depois dizem que quem dá o dízimo não sofre" (Danilo Gentile, CQC)

"O Galvão querendo um chip na bola e o Richarlyson querendo um chups nas bolas". (Kibeloco)

"Ui! A bola entrou! Sentiu aí, Galvão?" (Jacaré Banguela)

Renato Maurício Prado e Felipão

Vocês leram a entrevista que Renato Maurício Prado fez com o Felipão? Deu no Globo de hoje. Destaco o lide. Se quiserem ler na íntegra, comprem o jornal ou acessem na Internet. Sou jornalista com diploma e tenho que prestigiar a classe, que está sendo estropiada.

Bingo pro Renato. Fez o que todo bom repórter faz: aproveitou a oportunidade.

INDÚSTRIA DA MULTA, PICARETAGEM OFICIAL (mais cartas)

Como meus bilhões de leitores sabem, coleciono cartas de leitores contra a maldita INDÚSTRIA DA MULTA. Nem sempre consigo postar todas aqui. O Globo de hoje publicou mais duas. Postei mais três, publicadas no dia 21 de junho. Tenho mais.

CHEGA DE PICARETAGEM DE GOVERNANTES!

Técnicos não estão com essa bola toda, diz Tostão

Vocês leram a Folha hoje? Tô com o Tostão e não abro. Não aguento mais esses "professores" cagando regras nas coletivas. Aliás, não aguento mais coletivas de técnicos, jogadores e dirigentes nos finais das partidas. Abram os vestiários. Deixem os verdadeiros repórteres livres.

Para ler é só passar a mãozinha. Na imagem.

A frase da madruga, digo, do blog

"Luxemburgo soube que sairia do Palmeiras há um mês. Ou vcs acham que ele pediu o Obina à toa? Já foi para sacanear o sucessor!" (Do twitter do kibeloco)

Melô do Botafogo



Agora estou mais calmo. E ainda me autossacaneio (é assim mesmo que se escreve na nova ortografia?).

sábado, 27 de junho de 2009

Meu computador deu pau

Meus amigos: deu pau no meu computador. Já chamei socorro.

Por que o juiz marcou pênalti pro Goiás?

Por que a regra contra o Botafogo é sempre mais regra?

Tô de olho num ex-gay!!!

Mas não é nada do que vocês estão pensando é de um BOTECO que estou falando, o "Baixo Araguaia", na Freguesia, em Jacarepaguá.

Sou comilão e uma das coisas que eu me amarro é pão de alho. E convenhamos que o da foto é pra comer e aplaudir.

Alguém já esteve lá?

Deu ontem no caderno "RioShow", do Globo.

Hierarquia dos espetos

Mudando de assunto. Deu hoje na coluna do Joaquim, no Globo.

Curioso. Mas eu sempre ouvi dizer que o cara que serve o cupim é aquele que está para ser demitido.

Entre na Justiça e ganhe um emprego

Primeiro foi o Pet, que entrou na Justiça contra o Mengo e arrumou uma "boquinha". Agora é o Donizete "Pantera". Sinal dos tempos.

Deu hoje no Globo.

Ué, você conhece o Vagner Love?

Deu hoje na coluna do Ancelmo Goes, no Globo. O marido não precisa se preocupar. Acredito na mulher. Esses jogadores de futebol são umas figuraças. Se vestem como árvores de Natal, usam cabelos com adereço de escola de samba e falam um idioma diferente do português.

Wanderley Luxemburgo demitido



http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Palmeiras/0,,MUL1209885-9872,00-QUEBRA+NA+HIERARQUIA+TIRA+LUXEMBURGO+DO+PALMEIRAS+E+POE+MURICY+EM+LISTA.html

Vocês já leram isso?

O que a TV Globo tem contra o Botafogo?


O Lance de hoje chamou a atenção para o assunto. Por que o Botafogo só joga aos sábados? Por que o interesse em esvaziar os jogos do Glorioso? Sabemos bem que a CBF de Ricardo Teixeira faz de tudo para prejudicar o Botafogo. Os framengueiros da Globo também.

Como diria Brizola: "Algo há".

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fora Sarney! Envie o seu protesto também

Clique: http://www.forasarney.com/

Michael Jackson acaba de chegar no céu

O pessoal não perde tempo. Quem mandou foi o Marcelo Matytutytutyu, meu camarada vascaíno.

Kaká, Ronaldo e Adriano lá onde o diabo gosta. Só o Fenômeno reclamou

Vocês leram o Lance hoje? Deu que o Ronaldo Fenômeno vai processar a empresa que acaba de lançar uma linha de cuecas femininas. Só porque a empresa botou a carinha do Ronaldinho lá no ... lá no... (a foto já diz tudo). Adriano e Kaká preferiram ficar quietinhos, no canto.

Depois o Fenômeno reclama quando o pessoal fala...


Me amarro numa tcheca! Iveta Benesova

Me amarro nessas tenistas dos antigos países da "Cortina de Ferro". Fico imaginando se elas fazem atrás da cortina o que fazem nas quadras. Ou seja: dão raquetadas.

E o nome da Iveta ainda rima, né?



Botafogo na segundona?! Vira essa boca pra lá, Dapieve!

Deu hoje na coluna do meu camarada Arthur Dapieve, no Globo. E o Dapi é botafoguense! Tô mandando e-mail pra reclamar.

Já não basta o olho gordo dos inimigos?

Josiel no Botafogo! O Globo está de gozação



Deu hoje no Globo: Zé Roberto pode voltar e Josiel pode ser contratado. Quanto ao Zé tenho minhas dúvidas. O cara joga pacas e fez boas partidas no Carrossel do Glorioso.

Mas Josiel!!! Não joga nada. E cobra muito. Prefiro o Laio. E por que não tentam o Tartá, que está saindo do Flu? É garoto, corre pacas e chuta bem. Boa aposta.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

E lá se vai mais uma musa do blog

Valeu, tia Farrah! Quantas "homenagens".

Mas tem gente que prefere ps panteras Donizete e Victor Simões.

Você já entrou no twitter do Mano Menezes?

Deu no "Meio & Mensagem" que o twitter do Mano Menezes está fazendo o maior sucesso. O cara já tem mais de 300 mil seguidores. Também! Com a torcida do Corinthians por detrás!!! Quero ver ele fazer que nem eu que preciso correr atrás de framengueiros, tricolores e vascaínos.


Síndrome de Franco Montoro

E a Ana Maria Braga, hoje cedo na Globo, que confundiu Cruzeiro e Grêmio com Espanha e Estados Unidos? Perguntou ao repórter Tino Marcos, que está na África do Sul, o que ele tinha achado do racismo do ...

Tino Marcos tentou disfarçar dizendo que o dia lá na África estava bonito, que o hotel era bacana e...

Até que alguém soprou pra Ana o que tinha acontecido.

Por que a Aninha não se limita a falar de receitas e conversar com o papagaio?

Será que ela tem diploma?

quarta-feira, 24 de junho de 2009

E a Espanha deu uma de Botafogo!

Cá entre nós, botafoguenses (que os framengueiros e torcedores de times da segundona e da terceirona não me leiam):

Vá frustrar a torcida lá na p!@#$%¨&*+

E tudo por causa do borogodó do Léo Moura

Quem mandou foi Cid, um framengueiro.

Prefiro não comentar. Não é a minha praia.

Fica Ibson. E você? Vai dar dinheiro para o Kleber Leite administrar?

Perguntar não ofende.

Deu no Globo.

Só pode ser "macumba" de flamenguista!

Taí! Concordo com o "Nilton Severiano", do Lance. São muitas coincidências!

Vixe! Vai dar encrenca com meus amigos framengueiros (rs). Mas não deixem de votar no blog, viu?

Adriano pega um, pega geral?

Deu hoje na coluna do framengueiro Ancelmo Goes. Prefiro não comentar.

E quem vai punir do Djalma Beltrami?

Deu hoje na Folha e no Lance. Djalma vive fazendo cagadas e ainda vai prejudicar o jogador do Santos.

Será que Djalma não estava "de sacanagem" quando aceitou o aceno do Hilton Moutinho e inventou impedimento do Dodô na decisão com o Mengo? Será que Djalma não estava de sacanagem quando expulsou o Dodô na mesma jogada? Será que Djalma "não estava de sacanagem" quando aceitou o aceno do MESMO Hilton Moutinho e validou o gol em impedimento do Marcão do Flu contra o MESMO Botafogo?

Como escreveu o José Luiz Portella em uma das notas acima: "Djalma Beltrami é garantia de confusão".

Está tudo errado mas está bom?

Eu hein! Deu hoje na coluna do Ancelmo.

Falando pelos cotovelos; digo, batendo

Deu hoje na coluna do Calazans.

terça-feira, 23 de junho de 2009

PC Guimarães comenta - 64. Agora aqui no blog

Para ler é só passar a mãozinha.

"O Botafogo não tem time, enquanto Fla e Flu pensam que têm", Roberto Assaf

Taí. Nessa eu concordo com o meu camarada Roberto. É frase do dia, digo, do blog.

Deu hoje no Lance.

Onde ele deve enfiar o diploma? Por favor não respondam

Lembrem-se: tem crianças, moças, religiosos e tricolores sensíveis no blog.

A foto é de Pedro Jardim, estudante da FACHA.

"Futebol na TV vira piada na internet"

Interessante. Deu hoje na Folha de S. Paulo.