quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ronaldo Cristiano, o ´Puto´ Maravilha, por Ígor Lopes

Conforme prometido (vocês pensavam que eu estava brincando?): o primeiro texto enviado pelo Ígor Lopes, nosso correspondente em Portugal. Curioso: não sabia que parte do nome dele é uma homenagem ao Ronald Reagan. Que mau gosto dos pais, ô pá! Reagan foi um dos mais reacionários presidentes do EUA.


Ruuuuuuuuuuuuuuuuuuunaldo... em português de Portugal

“Lá vai Cristiano Ronaldo com a bola, na entrada da área. Driblou o adversário, passou pelo guarda-redes, lá vem o remate e golo de Portugal”. É assim o desfecho de quase todos os jogos em que Cristiano Ronaldo está em campo.

Considerado pela imprensa mundial uma das maiores revelações no futebol dos últimos tempos, Cristiano Ronaldo é visto como um grande jovem talento do esporte rei no mundo pela sua habilidade e facilidade com que lida com a bola. Nascido em Fevereiro de 1985, na ilha da Madeira, o seu nome foi uma homenagem de seu pai, já falecido, a Ronald Reagan, ex-presidente dos Estados Unidos.

Esta semana, o “puto maravilha” de Portugal foi destaque na imprensa mundial, ao ser incluído na equipe titular da Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais (FIFPro 2007/2008), além de ter sido eleito o jogador do ano por essa instituição.
Mas as alegrias do nosso discípulo lusitano não ficam por aí. O camisa 7 do Manchester United, da Inglaterra, e titular indiscutível da seleção portuguesa é hoje um dos jogadores mais bem pagos do mundo. Por semana, Ronaldo ganha cerca de 190 mil euros, o equivalente a quase 570 mil reais.

A casa recentemente comprada por Cristiano Ronaldo custou 5,3 milhões de euros. Mas ele precisa jogar apenas meio ano para pagá-la.

O que parece mesmo interessar o jogador símbolo da nova geração de atletas portugueses é a vida dentro dos relvados.

Este ano, foi ainda eleito o melhor jogador da liga inglesa. Na temporada 2007/2008, Ronny, como é conhecido em terras de sua majestade, foi escolhido para integrar o time do ano da Premier League, ganhando ainda a Bota de Ouro Barclays, como melhor artilheiro da liga inglesa. O garoto de ouro foi ainda o melhor jogador e melhor atacante da Liga dos Campeões 2007/2008. A revelação portuguesa foi o destaque da prestigiosa revista France Football, da qual recebeu a Bota de Ouro.

Mas o seu sonho de consumo é mesmo ser detentor do título de melhor jogador do mundo, pela Fifa. Parece que os deuses estão ao lado de Ronaldo, que é um autêntico fenômeno português, tendo como antecessores nada mais, nada menos do que Luís Figo e o “pantera negra”, Eusébio.

A sua melhor época na seleção de Portugal foi quando o treinador brasileiro Scolari decidiu apostar no talento do jogo mágico de Ronaldo. O jogador teve, porém, duas desilusões nessa sua ainda curta carreira. Foi vice-campeão da Eurocopa, em 2004, e ficou apenas em quarto lugar na Copa do Mundo de 2006. Foi muito criticado pelos portugueses pela forma apagada com a qual atuou em campo.

Ronaldo é também criticado pelo povo e vigiado pela imprensa no quesito vida pessoal. O garoto gosta de boas farras e muitas mulheres, algumas com profissão duvidosa, mas que parecem realizar o jogador fora das quatro linhas, dando-lhe o gás necessário para abater a defesa adversária.

Gostaram do texto? Agora cliquem lá no anúncio do google para eu poder pagar o salário do meu correspondente.

2 comentários:

Unknown disse...

Como sempre, em todos os textos que já li escritos pelo Ígor, este é mais um muito bem redigido que entra para o hall dos melhores.
Cris.

PC Guimarães disse...

Obrigado pela visita e comentário, Cris. O Ígor merece.