quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Botafogo roubado - Uma Odisséa

Nilton Severiano é um "heterônimo" (os flamenguistas devem consultar o dicionário) de algum repórter gozador do jornal Lance! Vale a pena reproduzir a coluna dele no Lancenet. Diz tudo. Estão querendo acabar com o Botafogo. Estão incomodados com a volta do clube às decisões.

Botafoguenses: reajam.

A coincidência dos erros
Nilton Severiano

Caros alvinegros!

É impressionante ouvir de torcedores rivais e, principalmente, de meus companheiros de imprensa que o Botafogo reclama muito e sem razão. Será que eles já pararam para pensar que se os árbitros fossem isentos não reclamaríamos de nada? O que aconteceu ontem foi apenas o estopim, justifica as atitudes de Cuca, Bebeto e dos jogadores, que não vêem meios de mudar a situação. De que adianta trabalhar seriamente se aparece um soprador de apito e põe tudo por água abaixo? É justamente por isso que, ao lado do meu sobrinho Hermes Martins, fiz um levantamento dos últimos jogos decisivos do Botafogo. Coincidentemente ou não, quase sempre há o dedo da arbitragem. Basta ver:
Taça Guanabara 2008: Recuo de bola do Léo Moura, falta que não houve em Léo Moura, que originou o pênalti que acontece toda hora e ninguém dá (o tal do Gergelim também segurava o Túlio), expulsão injusta do Zé Carlos, primeiro cartão para o Lucio Flavio injusto e o segundo é na seqüência de um lance em que Jorge Henrique sofre falta na meia-lua.
Sul-Americana 2007: Incompetência apenas dos Cavaleiros do Fracasso, nada a reclamar de arbitragem (como não foi reclamado, diga-se).
Copa do Brasil 2007: A bandeirinha da "Playboy" anula dois gols legítimos, um de Zé Roberto e outro de Vágner, e nos elimina, ganhando os holofotes. (falo sobre o caso Simon daqui a pouco)
Carioca 2007: No primeiro jogo, pênalti no Luciano Almeida (muito mais claro do que esse no Fábio Luciano). No segundo, aquele mercenário faria o gol do título, mas é marcado impedimento erradamente e ele ainda é expulso!
Taça Guanabara 2007: Ser eliminado pelo Boavista é incompetência, mas Zé Roberto teve um gol absurdamente anulado.
Sul-Americana 2006: Absurda eliminação para o Timinho da Série C. No primeiro jogo, pênalti no Wando não marcado e gol não dado quando Rissut tirou de dentro do gol. No segundo, gol do Marcão, impedidaço.
Copa do Brasil 2006: Eliminação justa para o Ipatinga.
Copa do Brasil 2005: Contra o Paulista, o gol da classificação sairia no último minuto. Mas o goleiro tira de dentro do gol! Juizão manda seguir, é claro.
Taça Rio 2005: Botafogo 3 x 3 Cabofriense. Já com dois a menos, o Fogão leva um gol de Diego, impedido e é eliminado.
Taça Guanabara 2005: Mais de 70 mil alvinegros no Maracanã vêem o juiz não dar dois pênaltis para o Botafogo e Washington, do Americano, fazer o gol decisivo impedido.

Tudo isso é fato! Coincidência? Choro? Olha que nem falei dos absurdos que ocorreram nos últimos Brasileirões, com o Botafogo sendo sempre grosseiramente prejudicado! Exemplos: contra o São Paulo no ano passado, falta clara em Juninho ignorada, gol deles; contra o Figueirense, golpe de capoeira em Jorge Henrique dentro da área não é pênalti, gol impedido deles; em 2006, Wilson de Souza Mendonça fazendo até o sempre sensato Manoel Renha perder as estribeiras, pois o juiz nos roubou dentro do Maracanã contra o Inter. É o preço que se paga por um ser um clube decente, opositor a estas falcatruas que predominam. Irrita é ver companheiros da imprensa preferindo defender as falcatruas! Aí vem o papo: "Ah, mas o Simon ajudou o Botafogo contra o Atlético Mineiro. Contra o América, teve um pênalti que o juiz não deu em 2006. Contra o Santos, foi roubado, em 1995". É impressionante! Três casos a favor em 13 anos, não é sensacional? Sendo que em 95, o Botafogo teve um gol mal anulado na primeira partida que ninguém comenta! E que o mesmo Márcio Rezende de Freitas nos tirou a Copa do Brasil em 1999, anulando dois gols legítimos.

Do outro lado, o favorecimengo. O time precisa ganhar a Taça Guanabara, para poder pensar na Libertadores, como no ano passado. Logo, os juízes são solidários! Em 2007, foram beneficiados contra Cabofriense, Americano, Boavista e Madureira e levaram (lembram-se do Marcelo sendo expulso por ter sofrido pênalti? Pois então). Este ano, já contra a Turma do Fuscão 68, o primeiro gol nasce de um lance em que não houve falta. Aí, no cruzamento, o tal do Fábio "Curintiano" empurra o zagueiro e faz o gol. Aí pode! É ou não é duvidoso? É por isso que precisamos continuar lutando contra esse mal, o Botafogo é uma fortaleza que nunca se renderá! E momentos ruins eu já vivi, mas nunca parei de cantar! Precisamos de todos - nosso presidente Bebeto há de voltar - para transformar essa indignação em motivação para derrotá-los na final. Aí, enfim, a justiça será feita!

Nenhum comentário: