terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Caio Tulio no Blue Bus

Meu colaborador e parceiro profissional Vitor Sznejder manda mais uma colaboração. Como diria o Serginho Groissman: "Mui-to ... bom...".


Caio Tulio | Jornalistas não são mais os atores principais do Jornalismo

No debate sobre a Mídia e eleições do sábado na Faculdade Cásper Líbero, o presidente do Internet Group, Caio Túlio Costa, disse que a maior derrotada das últimas eleições foi a Mídia.

“Se fizermos uma análise precisa das últimas eleições, vamos perceber que há um grande derrotado que não é o PSDB. A grande derrotada foi a Mídia como um todo, porque não conseguiu formar opinião”.

Avalia que isso aconteceu porque os veículos se concentraram no objetivo de tentar impedir a reeleição de Lula abdicando da sua função de informar. Aprofundou

"Nem nós jornalistas nem os políticos perceberam que há uma extraordinária transformação na questão da comunicação".

Caio lembrou que não dá mais para falar em Mídia sem falar no poder que as pessoas conquistaram ao se tornarem interlocutoras do Jornalismo

“Hoje (com a internet) as pessoas têm a possibilidade de estar na Mídia, de poder interferir na mídia”.

Ensinou - “O papel que os jornalistas tinham antes, de atores principais, mudou”. 04/12

“A Internet é o 2o veículo de massa do país” – seguiu o discurso do Caio.

"E a mídia tradicional não sabe trabalhar este veículo, pois acredita que basta reproduzir neste meio o seu jeito tradicional de ser".

E os jornalistas não sabem como trabalhar para reduzir esta distância

“A notícia está se tornando cada vez mais rápida, mais inexata, mais assertiva e mais opinativa. Ela agora também é a capacidade do público em interferir, retrabalhar e publicar sua versao e interpretaçao dos acontecimentos” - disse.

Ele avalia que os políticos também ignoram o meio. Citou como exemplo deste descaso o site 'Pergunte ao Candidato', abrigado no iG, no qual os internautas podiam fazer perguntas aos candidatos

“Foi um sucesso junto aos internautas e um fracasso junto aos políticos. O Lula recebeu 9 mil perguntas e respondeu 6. Alckmin nao respondeu nenhuma. E o Mercadante nao respondeu nenhuma”.

Para Caio Túlio, exemplos como o Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, e o blog do jornalista Mino Carta, são indicadores da transformação em curso.

“Nao adianta ‘adaptar’ conteúdo para a web. É necessário colocar espaços e ferramentas para que o internauta produza, e discuta, conteúdo. Se não dermos o controle para o internauta, vamos perder o pouco que temos”.

Mesmo jornalistas como Mino Carta, que segundo Paulo Henrique Amorim ainda produz seu blog utilizando uma velha Olivetti (sua secretária é quem digita as notas no computador), "já perceberam que esta capacidade de construção de um diálogo com a audiência é a grande promessa para um renascimento do jornalismo" - comentou.

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