domingo, 24 de dezembro de 2006

Feliz Hanuká (Blog do PC também é cultura)

Meu amigo Vitor Sznejder publicou esse interessante artigo sobre o "Natal dos Judeus" no Jornal de Debates (www.jornaldedebates.com.br). "Comprei" do Vitor os direitos autorais (um almoço num restaurante a quilo) e estou publicando aqui também.

Feliz Hanuká!
Vitor Sznejder

Claro que os judeus comemoram o Natal! Só que a festa se chama Hanuká e celebra a vitória dos Macabeus sobre os invasores gregos que haviam tomado o Segundo Templo, no ano 164 a.C.

Claro que os judeus comemoram o Natal! Só que a festa se chama Hanuká e celebra a vitória dos Macabeus sobre os invasores gregos que haviam tomado o Segundo Templo, no ano 164 a.C. É quando se acende um candelabro de oito velas, lembra? Se não lembra, ou se quiser saber mais, leia no excelente site do rabino Nilton Bonder, em http://www.cjb.org.br/

Pois o Hanuká coincide aproximadamente com o período de Natal. Este ano começou na noite do último dia 15 e vai até o pôr-do-sol do próximo sábado, dia 23 de dezembro. Trata-se, como o Natal, de um período de rememoração e de celebração, com direito a músicas e a iguarias especiais, e em que as crianças recebem presentes e ouvem a história dos seus antepassados.

Essa coincidência é perfeita para os chamados "judeus seculares", filhos de pai judeu e mãe católica (ou vice-versa), que têm direito tanto à árvore de Natal quanto ao candelabro de Hanuká e ganham presentes "em dobro", de ambos os lados da família. Nos Estados Unidos, essas famílias mistas já denominam a data de "Chrismukkah" (Christmas + Hanucá), naquele humor tipicamente judaico. Para ler mais sobre o assunto, vá até http://en.wikipedia.org/wiki/Chanuka

É claro que essas práticas não são bem-vistas pela ala mais conservadora do judaísmo (como tampouco devem ser aceitas pelo Papa), mas devo confessar (êpa!) que me sinto inteiramente à vontade e respeito profundamente ambas as celebrações. Afinal de contas, Jesus Cristo era judeu -- ou não era?

Então, Feliz Natal e Feliz Hanuká!

Nenhum comentário: