sexta-feira, 23 de outubro de 2009

INDIGNAÇÃO. "Nunca vou torcer tanto para o Fogão como neste domingo", Anderson Silva




O comentário do Anderson Silva, nosso sócio botafoguense de Vitória (ES), mexeu comigo. Tanto que mandei cópia para um grande amigo jornalista conhecido e sem medo e estou reproduzindo (com alguns ajustes de edição) aqui no corpo do Blog.
Chega de Mutretas. Deixem os botafoguenses em paz, deixem o Botafogo em PAZ!



INDIGNAÇÃO!!!
Anderson Silva

É esta a palavra que estou usando para ilustrar o que estão fazendo com este clássico no Engenhão e com o nosso time, o Botafogo.

Sou de Vitória (ES) e daqui sairiam algumas excursões familiares para o jogo de domingo e eu estava dentro de uma dessas excursões.

Acontece que, devido aos estardalhaços negativos da maioria da imprensa escrita e falada, que está "vendendo" o jogo do Engenhão com se lá fosse o Iraque, todas essas excursões que sairiam de Vitória sábado à noite DESISTIRAM!!! É isso mesmo!

Por quê? Porque só falam que vai dar confusão, que a torcida deles vai invadir nosso lado, que no Engenhão não vai ter segurança, dentre outras coisas... Resultado: paguei, estava super-animado para ir ao jogo com meu pai após 16 anos, e agora não vou poder mais ir porque esculhambaram o clássico.

Só falam que o Engenhão não tem segurança... e o Maracanã???? Tem alguma segurança??? Palhaçada!!! Porque não falam que a torcida dos mulambos é a mais violenta do Rio e que, sabendo disso, usam do medo para diminuir a torcida dos outros?? E principalmente a nossa, que é composta (queiram ou não) por jovens e crianças... Olha, é um absurdo o que estão fazendo com este jogo e com o Botafogo. Sim, o Botafogo! Porque o prejuízo é do clube. Se houver alguma confusão será culpa do clube, se a torcida não vai quem sai perdendo é o clube, e por aí vai...

Estou indignado, senhoras e senhores. O que estão fazendo com nossos torcedores é INADMISSIVEL!!!! Eu tô puto!!! muito puto!!!

Nunca vou torcer tanto para o Fogão como neste domingo".

22 comentários:

Anônimo disse...

peco desculpa por nao estar participando mas esta viagem pelas europas esta muito cansativa.Toda a hora me pedem entrevistas sobre o blog do PC,a grande sensacao do momento,e claro sobre a minha coluna ja com fama internacional.Por ai ja vi que nada ha de novo so o roubo contra o botafogo agora e internacional.Volto na terca feira dia 27
JLF

Rodrigo Shampoo disse...

Sinto lhe informar, mas a torcida mais violenta é a Fúria, inclusive entre integrantes de vários “facções” organizadas de todos os clubes do Rio (eu conheço muita gente). Talvez você tenha uma visão de fora do estado e não tenha uma noção do que eu estou dizendo. Pode não ser a maior, e nem mesmo integrantes são presos em flagrantes como a do Flamengo, mas eu falo pro experiência própria. Já fui a vários jogos e nunca vi nada parecido com a violência e a covardia da Fúria.

A Fúria que matou covardemente torcedores do Fortaleza que vieram ao Maracanã. E, em frente à porta da minha casa, fizeram uma tocaia para pegar a Yung Flu, que ia ao Maracanã assistir o clássico vovô, quando foram surpreendidos por um ônibus da Fúria atirando, duas balas entraram na minha casa.

Eu vi um rapaz com a camisa do Fla pedindo para a namorada correr e foi espancado por cinco ou mais integrantes da Fúria.

O que você está dizendo com relação ao que sai na mídia, eu concordo inteiramente, estão fazendo um estardalhaço desnecessário. Mas isso se deu graças à superlotação do Engenhão na partida contra o Avaí - jogo de uma só torcida. E a mídia, que adora um sensacionalismo, fez um barulho.

As torcidas organizadas é que são violentas e não os torcedores de um time, por favor, não generalize.

Eu frequento os jogos do Flamengo e já vi muita briga, mas jamais assisti uma covardia, sei que tem, mas do Botafogo eu já vi muita.

Cebolão disse...

O Shampoo sente informar mas só vê que quer.
Não deve lembrar dos arrastões da torcida do framengo em pleno maracanã nas ultimas finais de estaduais.
Não deve lembrar da covardia dos framenguistas que invadiram o espaço dos botafoguenses roubando e dando porrada em idosos, mulheres e crianças;
Não deve lembrar do ataque da torcida do framengo a um ônibus da torcida do Botafogo que tinha o pneu furado em plena Dutra e que tentaram escapar do ataque dos torcedores do Framengo, que tinham armas, foice, facões, porretes e barras de metal, fugindo para os matagais nas margens da rodovia. Na ocasião um torcedor alvinegro de 20 anos, morreu no local com três foiçadas no peito e uma no queixo outros dois garotos foram levados ao hospital com traumatismo craniano, fora os feridos a pedradas.
Não deve lembrar do Botafoguense de 24 anos que foi assassinado a tiros dentro de um ônibus após o jogo da final de 2008.

Não é a fúria que é a mais violenta Shampoo, todas as organizadas tem seus marginais.
Já cansei de assistir a jogos do Botafogo no meio da Fúria na maior tranquilidade.
Já assisti a um Botafogo e Vasco no meio da Furia acompanhado de um amigo framenguista sem qualquer problema.

O que tem acontecido no Rio ultimamente é que a torcida do framengo por ser a maior, acha que pode tudo, que são os donos do pedaço. Cagam para os outros.
Tenho amigos framenguista que não vão mais ao Maracnã porque já apanharam e foram roubados por sua própria torcida.
Esses torcedores, se é que se pode chamar esses vândalos de torcedores não respeitam ninguém.
Falta bom senso como é o caso de torcedores do framengo comprando ingresso para o setor destinado ao Botafogo. Isso é desrespeito com os outros.

Então não venha com esse papo de experiência própria pois experiências qualquer um que frequenta o Maracanã sabe como é, agora querem sujar o Engenhão que é um estádio setorizado e muito mais fácil de garantir segurança.
Infelizmente os torcedores do framengo querem burlar o esquema invadindo um espaço que não lhes é de direito neste jogo.

Há muito tempo o torcedor comum vem desistindo de ir ao estádio em jogos do framengo. Nos clássicos a torcida do framengo ocupa maior parte do estádio não porque é maior, até porque qualquer um dos 4 grandes do Rio tem torcida pra encher mais de 10 Maracanãs. O torcedor não vai mais a estes jogos simplesmente por pura falta de segurança.
Frequentar estádio no Rio virou aventura perigosa, a estrutura interna do Engenhão poderia ajudar a solucionar este problema desde que a santa torcida do framengo respeitasse o espaço que lhe é destinado.

Anônimo disse...

estão dizendo que a torcida do flamengo mandou fazer 12 mil ingressos falsos e a pm já tá ligada.
a ferj já informou ao botafogo e o clube garante que os ingressos não passam na roleta.
de qualquer maneira a confusão tá armada e torcedor do flamengo que tentar entrar disfarçado na torcida do botafogo com certeza não será bem vindo.
concordo com o amigo aí em cima, os caras acham que podem tudo e não respeitam ninguém.
boa parte dos ingressos deles são doados pela diretoria para suas organizadas.
é mesmo um absurdo o que estão fazendo com o Botafogo, com sua torcida e o Engenhão.
e a midia flamenguista puxa-saco faz vista grossa pra todos estes problemas.
é lamentável e o rio ainda tem a cara de pau e a pretensão sediar uma olimpiada quando não tem competência nem pra organizar uma simples partida de futebol.

chega de mutretas !!!

sergio machado neto
niterói-rj

xexeu disse...

Bem como eu não moro no rio não posso palpitar, mas de uma coisa eu posso falar, existem torcedores do bem e do mal, em todas as torcidas.

xexeu disse...

PC não me recordo o ano, mas teve um jogo importante em Volta Redonda entre Flamengo x Botafogo, o fla estava nas ultimas posições, fui ate com o Gilson Botafoguense, e não hove probelma nenhumm, com a capacidade do estadio toda tomada, o Fla ganhou de 3 x 1, o gilson achou que o bota entregou o jogo, pois estava jogando com um a mais desde o primeiro tempo, na saida no encontro das 2 torcidas foi tudo tranquilo.

Saulo disse...

Vamos ter que jogar muita bola para derrotar a arbitragem nesse jogo contra o time do apito (fla).

xexeu disse...

Mas acho que tudo vai correr bem, esta pressão toda e antes da bola rolar,depois o pessoal fica atento a partida, não sei se vc lembra PC, teve um ano que o Fla estava nas ultimas posições fez um jogo em Volta Redonda, eu fui assistir casa cheia, O flamengo teve um numero maior de torcedores, mas tambem tinha bastante torcedor do bota, o mengo ganhou de 3 x 1 depois de estar perdendo de 1 x 0 no primeiro tempo com 10 jogadores, la fora depois do jogo não teve nada de violencia, então eu acho que estão fazendo muito sensacionalismo, pois tenho certeza a maior parte que vai aoEngenhão vai para assistir a partida, e não pra arrumar confusão.

Rodrigo Shampoo disse...

Eu já havia dito que todas as torcidas organizadas são violentas, mas eu conheço integrantes influentes de todas elas. A Fúria é considerada pela grande maioria a mais violenta. Não estou defendendo a organizada do Fla, mas minha crítica faz referência aos imbecis que generalizam cada torcida como um todo. Para mim, a única coisa boa das organizadas são as músicas de provocação, coisa do futebol, fora isso, eu desprezo todas elas.

Anônimo disse...

shampoo, eu estava na final do brasileiro de 92 em que caiu aquela galera. Foi na minha frente e eu vi claramente: tava rolando uma "ola" legal no estadio quando de repente explodiu uma briga enorme no meio da torcida do fla e dai, como domino, a galera foi caindo. Coisa horrivel!
So ai ja deu pra assustar!!
E logo apos o segundo gol do urubu (gol de julio cesar fazendo 2x0), a torcida do flamengo simplesmente avançou pra cima da nossa (que estava em muito menor numero) dando porrada a torto e a direito e o pior: com a ajuda da policia, que batia junto com eles!!!

Ninguem me contou isso: eu estava la e tive de fugir de la (eu e meu pai). Nem vios gols de empate do Botafogo. Perdi ate os chinelos neste jogo e a torcida de voces quase quebraram o onibus em que eu estava indo para o maracana.

Anônimo disse...

Em 2003 eu e meu pai estavamos a passeio no RJ e num domingo chuvoso preferimos ir para a rodoviaria do RJ de taxi, pois eu achava que ir de onibus demoraria demais (estavamos ospedados no aterro do flamengo).

Naquele dia tinha um flaxvasco e o time do bacalhau vencera por 2x1 com gol do edmundo. Nao tinha muita gente no estadio (era campeonato brasileiro) no entanto quando passavamos de taxi por perto do maraca, notei que muita gente estava correndo nas ruas. Eu achava que era por causa da chuva, mas ledo engano: era confusao e da pesada!!!

Para meu azara briga estava se encaminhando em direção a rodoviaria e para minha infelicidade, quando o taxi encostou na porta da rodoviaria, um torcedor rubro-negro de arma em punho, chamava um outro vascaino para "o pau".

Eu apavorado saltei do taxi esquecendo mala e tudo. Meu pai que tava logo atras lembrou e pegou nossa bolsa.

So sei que subi as escadas rolantes correndo e lembro ate hoje do barulho da rajad ade balas que rolou la fora, fora o pessoal que saiu correndo para onde estavamos. Fiquei assustado pois como o pessoal tava subindo tambem, achei que a briga vinha junto.

Gracas a Deus nada aconteceu, mas foi uma coisa horrivel ver aquele mulambo armado e gritando "palavras de ordem".

Ai eu te pergunto:porque ninguem (globo, imprensa, autoridades) fala desse lado desta torcida!!! Porque ha "tumulto"nos jogos doBotafogo, mas nao ha "tumulto" nos jogos dos mulambos"!!!! Por favor, hein...

xexeu disse...

Bem eu ja fui ao maraca varias vezes, e nunca tive problemas, a não ser na ultima vez que tive la, Flamengo x Vasco que o Jean fez 3 gols, o fla foi campeão carioca, a Van estava procurando lugar para estacionar em volta do estadio, e quando fechou o sinal, estavamos na frente da concentração da torcida do Vasco Força Jovem, os caras viram que estava cheio de flamenguista na Van e partiram com pedaço de pau pra cima, a sorte e que apareceu policias, mas mesmo assim eles arremessaram latinhas de cervejas cheias na Van, passei o maior cagaço, e a gente aqui de Cruzeiro so fomos la pra torcer mais nada. Eu ja falei pra turma não vai com nada do Clube, tem que ir vestido normal.

Anônimo disse...

Torcida organizada é coisa de BANDIDO. Deveria ser proibido se o Brasil fosse um país sério! Não importa se é a Fúria Jovem do Botafogo ou a Raça Rubro-Negra do Flamengo. País de MERDA e sem lei! Eu não vou ao Maracanã há quase dez anos e obviamente não vou me aventurar no Engenho de Dentro para ver este jogo. Vai ser perigoso sim, não adianta querer afirmar o contrário! É caso de Polícia ou até mesmo do Exército, não tem outro jeito.

SRN

xexeu disse...

O PC uma ideia abre uma coluna assim:

O cagaço que passei no Maracana.

Rodrigo Shampoo disse...

Mas o que integrantes de outras torcidas organizadas dizem que a Fúria não é a maior, mas é a mais violenta. Eu tenho um projeto no Maracanã e, este ano eu fui a todos os jogos do Maracanã (aos domingos), inclusive jogos do Flu, já que Vasco e Bota não mandam seus jogos para o estádio. Eu só vi uma confusão (Fla 2x0 Flu). Realmente a torcida do Fla que foi atrás da Yung, ou seja, todas as torcidas organizadas são violentas, mas entre eles mesmos, consideram a Fúria a mais violenta e covarde, e olha que eu conheço muito torcedor de todas as organizadas. Não estou defendendo a Raça ou a Jovem. Só estou dizendo para não generalizarem ao dizer que todos os flamenguitas estragam o futebol incitando a violência e o medo contra o adversário.

xexeu disse...

Parabens Rodrigo, primeiro eles ja estão tentando convencer a galera que o flamengo so ganha roubado, agora que marginaliza a torcida do mengo, poxa estou sendo repetitivo,mas existem gente do bem e do mal, em todas as torcidas.

PC Guimarães disse...

Seja bem-vindo, Sérgio de Niterói. Moro perto do Maracanã. Sei muito bem o que acontece nos jogos do Framengo. Não se trata de generalizar. E lembro muito bem do arrastão nas cadeiras. No meu prédio os pais morrem de medo quando tem jogo do Framengo no Maracanã. A orientação é que o filhos evitem passar perto do estádio. Experiência própria. Nem todo mundo na torcida do Framengo é igual ao Xexéu, ao SRN, ao Shampoo e outros amigos framengueiros. Vocês já viram o que a PM faz na Quinta quando tem jogos do Framengo? Não tentem tapar o sol com a peneira. Mas concordo com o Shampoo: a Fúria foge do padrão da maioria dos torcedores do Botafogo. Só espero que amanhã haja paz no estádio do Botafogo. E se o Framengo perder que os torcedores não façam o mesmo que fizeram alguns torcedores do Fluminense. Nada de quebrar cadeiras, viu?

PC Guimarães disse...

E o JLF? Sempre gastando a grana que eu pago para ele escrever de ez em quando aqui no blog. Eu no meio do mato e ele nas Oropas.

Rodrigo Shampoo disse...

PC, no único jogo do Flamengo no Engenhão, contra o América, a torcida se comportou e não fez nada no estádio. Resta saber se as paredes da caixa de fósforo vai aguentar a pressão da massa rubro-negra.

Anônimo disse...

Coitado desse shampoo, tem o rei na barriga e acha que torce pro barcelona esse trouxa.
Baixa essa bolinha shampoo, não tem estadio vem falar mal da casa dos outros? Se liga ô mulambo.
Um Manezão mesmo. Vai ver o silêncio na favela neste domingo pra aprender a ficar de bico fechado.

Bruno;

PC Guimarães disse...

Pau nele, Bruno, pau nele. O cara torce por um time que não tem estádio e que só ganha com a ajuda das arbitragens e ainda quer tirar onda! Se quebrar alguma coisa no estádio vai ter que pagar. Os depósitos deverão ser feitos na minha conta.

Rodrigo Shampoo disse...

Sinto muito Bruno, mas mesmo sendo favorecido pelo juiz, seu time não venceu o meu.

É melhor falar depois do jogo, pois antes você pode queimar a língua!

MENGOOOOOOOOOOOOOOOO!