quarta-feira, 12 de novembro de 2008

As musas do blog do pc: Daniela Tobar, atriz chilena




Meus amigos: estou pesquisando sobre blogs. Em livros. Estou lendo dois e encomendei dois (em breve, publico os nomes). Em um desses livros, "Blog - Comunicação e escrita íntima na Internet", de Denise Schittine, descobri o "case" "Casa de Vidro e Daniela Tobar". Muito interessante. Gosto do Chile (sem famiglia Pinochet) e gosto, especialmente, das chilenas.

Confesso que não conhecia essa história chilena. Um pouquinho do que pesquisei sobre a Casa de Vidro e a Daniela num texto da repórter Valéria Propato, na Istoé Gente:

"Há um mês, a atriz chilena Daniela Tobar, 21 anos, viveu exilada numa casa de vidro na Caje Moneda, no centro de Santiago. Daniela interpretou o papel de Daniela.

Dormiu, comeu, tomou banho, trocou de roupa e teve um público de nariz grudado nas paredes transparentes de sua residência 24 horas por dia. A atriz foi selecionada pelo Fundo de Desenvolvimento às Artes, Fondart, ligado ao Ministério da Educação, para expor sua intimidade e provocar uma reflexão sobre o cotidiano.

No dia 17 de fevereiro, Daniela e o Fondart encerraram a manifestação frustrados. Os pedestres da Caje Moneda não deram a mínima para a intenção do projeto. Só queriam ver a atriz tomar banho e fazer xixi. "Não entenderam nada. Era uma oportunidade para as pessoas enfrentarem a si mesmas", esbraveja uma das produtoras do Fondart, Laura Pizarro.

Os pensadores do Fondart mexeram com um sentimento dificílimo de controlar: a curiosidade. No episódio chileno, trata-se do interesse por detalhes que remetem à própria condição do homem, como usar o banheiro. É onde todo mundo se iguala e a idealização termina. "Nessa ótica, a vida alheia torna-se interessante porque desperta o voyeur que todos têm dentro de si. O problema é quando a intimidade ganha mais relevância que ações públicas", reclama Laura. Não acontece só no Chile".

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente professor... observar uma pessoa fazendo o "número 2" deve ser um tanto quanto reflexivo.. =p