quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Botafogo roubado: nesse assunto eu tenho knowhow

Publiquei hoje no Jornal de Debates (www.jornaldedebates.com.br) no debate sobre "Por que os juízes erram tanto?".

Botafogo roubado: nesse assunto eu tenho knowhow!

Até mesmo o flamenguista Renato Maurício Prado, em sua coluna em O Globo, reconheceu que algo de estranho estava acontecendo contra o Botafogo.

Paulo Cezar Guimarães

Sou botafoguense desde criancinha. Nesse assunto eu mando no pedaço. Tenho knowhow em erros de arbitragens. E vem de longe. "Já andei por esses tapetes", como diria o "banguense" Leonel Brizola. Desde os tempos de José Marçal Filho, que ignorou aquela cama de gato do Marco Antonio no Ubirajara, no lance em que resultou o gol do Fluminense, na decisão do Campeonato Carioca de 1971. Eu estava na arquibancada, atrás do gol do Botafogo, quase 200 mil pessoas no estádio, antes de o Maraca encolher. O Glorioso tinha um timaço, para variar, e, faltando três rodadas para acabar o campeonato, levava a vantagem de cinco pontos sobre o segundo colocado, no tempo em que as vitórias valiam apenas dois pontos, e não os três pontos que valem hoje. A torcida do Botafogo jogou praga no cara e ele nunca mais apitou jogos de futebol. Deve estar arrependido até hoje. E sem o consolo de posar pelado como fez a bandeirinha.

Depois foram quase 20 anos sem títulos e muitos e muitos erros de arbitragens. Fora o inesquecível ataque de Cremilson, Tuca, Puruca e Galdino. Como diria Roberto Carlos, o Rei, não aquele do meião: "Essas recordações me matam!".

Nos últimos anos, porém, têm sido demais. Lembro bem que começamos a cair para a Segunda Divisão do Brasileirão num jogo contra o Vitória da Bahia, no Caio Martins, em que o soprador de apito inverteu uma falta a favor do Botafogo, feita justamente pelo Zé Roberto, à época no time baiano. Esse mesmo que hoje joga no Botafogo dez vez em quando e freqüenta as boas boates do ramo. O Vitória bateu a falta, fez o gol e o Botafogo começou a descer a ladeira. Mas voltou à Primeira Divisão numa memorável campanha sem a menor ajuda dos árbitros. Mas com a ajuda do meu cardiologista, que ficava de plantão a cada jogo do Glorioso.

Sem precisar apelar para o google, apenas usando a memória, que não chega a ter a mesma vivacidade que tem a do comentarista Luiz Mendes, mas que ainda é boa, lembro dos diversos jogos em que fomos prejudicados pelas arbitragens ao longo do ano passado, principalmente no Brasileirão.

Fomos “garfados” em jogos contra o Goiás, o Palmeiras, o Internacional (com um pênalty inventado ao apagar das luzes do gigante adormecido), o Corinthians e muitos outros. De ponto em ponto perdemos a chance de classificação para a Libertadores. Isso sem falar no fatídico impedimento claro do Marcão, no jogo contra o Fluminense, na Sul-Americana, criado pela mesma dupla de árbitros (Djalma Beltrami e Hilton Moutinho) que esse ano “inventou” um impedimento do Dodô na decisão do Carioca com o Flamengo e ainda expulsou o artilheiro alvinegro. O time de Buião, Berico, Michila e Parobé deveria ter vergonha desse título.

Depois veio o jogo que alavancou a carreira de nudista, "modelo" e "atriz" da bandeirinha Ana Paula Oliveira. Somente ela viu dois impedimentos de jogadores do Botafogo no primeiro tempo. Foi afastada, mas o Glorioso ficou com o prejuízo. Os torcedores do Botafogo ameaçaram rasgar a revista em que ela mostrou os seus "dotes"; não sem antes dar uma espiadinha, claro.

E os jogos contra o Paraná, o Figueirense, o Cruzeiro e mesmo o São Paulo no Brasileirão desse ano? Contra o Paraná, uma "banda" no Dodô; contra o Figueirense, um golpe de capoeira nas costas do Jorge Henrique. E o juiz ainda teve a cara de pau de dar lance em dois toques, fora o gol impedido do time da casa. Contra o Cruzeiro, o "homem de preto" (ou seria de amarelo?) deu bola atrasada em um lance em que o jogador do Botafogo resvalou na "maricota" que foi parar nas mãos do goleiro. O time mineiro fez o gol na seqüência da jogada. E a falta cometida no Juninho no segundo gol do São Paulo? Quase tiraram o calção do cara!

Para tentar alegar que houve compensação, destacam um lance duvidoso no jogo contra o Atlético Mineiro, ignorado pelo maior árbitro do Brasil, que até apitou na última Copa do Mundo. Pressionado, esse mesmo árbitro foi quem ignorou a falta em Juninho no tal segundo gol do São Paulo que destaco acima. Até o flamenguista Renato Maurício Prado, em sua coluna em O Globo, reconheceu que algo de estranho estava acontecendo contra o Botafogo.

Agora, os demais times resolveram também reclamar das arbitragens. Até o Fluminense, famoso na década de 60 por ter um dirigente conhecido como "O Rei do tapetão", e o Vasco, conhecido por vencer jogos com pênaltys marcados no último minuto em São Janu. Só falta o Flamengo reclamar dos juízes! Ora bolas! Nesse quesito, eles não têm a mesma experiência dos torcedores do Botafogo. São “fichinhas”, como se dizia antigamente.

Querem saber de uma coisa: BEM FEITO! Quem mandou chamar os botafoguenses de “chorões”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pc, cada um tem direito a lembrar de pelo menos mais um roubo aqui (ou cinco, ou mais).

Eu acho muito pouco comentado também o jogo dos gandulas, em 1981, contra o São Paulo. Pelo que sei, foi uma das maiores roubalheiras, e tirando da nossa mão um título de campeão brasileiro.

PC Guimarães disse...

Vi esse jogo pela tv. Uma vergonha! Bom lembrar.

Tião Martins disse...

Marco Antonio não fez falta em Ubirajara. Eu também estava lá. Assim como o Paulo César Caju, que chorou depois do jogo, vc é um CHORÃO! Rs!
Mas tá bom PC, isso faz parte da cultura botafoguense.
ST

PC Guimarães disse...

Daqui a pouco o nosso Tião vai dizer que o Wilton nao fez gol com a mão e que o Fluzinho não tinha um dirigente conhecido como o "Rei do Tapetão". José Carlos Villela era o nome dele, salvo engano. Até o roubo do Djalma e do Moutinho contra o Flamengo, Marçal Filho tinha feito a maior lambança que eu já tinha visto na minha vida. Pra variar, na dúvida (e mesmo na certeza), contra o Glorioso.
E depois ficam zoando chamando os botafoguenses de chorões. São uns gozadores.

Anônimo disse...

Bom dia, PC AMIGOS do blog!
Vocês já tinham visto esta foto da decisão da Taça Guanabara? Faltou SORTE pra alguém neste lance?
http://img379.imageshack.us/img379/913/apitandoporconvenienciaiv8