quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Deu na Folha paulista. Para refletir

A íntegra da entrevista está rolando na Rede.

Chaui diz que mídia inventou a crise aérea
DA REDAÇÃO

A filósofa Marilena Chaui diz que a imprensa montou um cenário de "golpe de Estado" durante a cobertura do acidente com o avião da TAM em São Paulo."A grande mídia foi montando, primeiro, um cenário de guerra e, depois, de golpe de Estado", diz o texto "A invenção da Crise", publicado no site do jornalista Paulo Henrique Amorim.
Chaui diz que "a invenção da crise aérea simplesmente é mais um episódio do fato da mídia e certos setores oposicionistas não admitirem a legitimidade da reeleição de Lula".
Em 2006, ela usou expressão semelhante, ao dizer que o mensalão foi uma "construção fantasmagórica"" da mídia.
No novo texto, a filósofa critica os jornalistas por não darem a greves do INSS a mesma relevância das ações de controladores aéreos. "Mas pobre trabalhador nasceu para sofrer e morrer, não é? Já a classe média e a elite..."
Para ela, a imprensa levou a população a ter "cólera e indignação contra o governo Lula". "Esses sentimentos foram aumentados com a foto de Marco Aurélio Garcia e a repetição descontextualizada de frases de Guido Mantega, Marta Suplicy e Lula."
Chaui afirma que o jornalismo "produziu uma cronologia que faz coincidir os problemas do setor e o governo Lula". Sobre a reação do governo após o acidente, diz que foi "fraca e decepcionante, como no caso do mensalão".

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: