sábado, 15 de dezembro de 2007

Oscar Niemeyer, 100 anos


Parabéns, Oscar. Esse cara é bom! Há alguns anos, repórter de O Globo, participei da entrevista em que Oscar Niemeyer e o genial Darcy Ribeiro davam explicações sobre a construção da Passarela do Samba. À época, para atingir o governo de Brizola, surgiu um bando de "entendidos", de Direita, claro, como esses que hoje metem o pau no governo dos trabalhadores e derrubam a CPMF só de pirraça. Afinal, onde estavam todos quando a CPMF foi criada?

Diziam os "entendidos" da época que era impossível construir o sambódromo em seis meses (se não me falha a memória, que costuma falhar), que as arquibancadas iam cair, que passava um riozinho por debaixo do local e outras baboseiras mais que a Direita costuma inventar. Nunca vou esquecer do silêncio de Niemeyer, como que cagando e andando pras críticas; e das explicações de mestre Darcy Ribeiro, naquele seu jeito rapidinho de falar. Lembro que Darcy disse:
"Pô, o Niemeyer construiu Brasília! Brasília é uma cidade, gente. Coisa grande. Vocês acham que ele não vai saber construir um sambódromo? Aquilo pra ele é um monte de escadinhas, uma por cima da outra".
Quem viu, viu. E o sambódromo continua de pé até hoje.

Nenhum comentário: