sexta-feira, 18 de maio de 2012

PC no Portal dos Jornalistas. Do Grajaú para o mundo



Deu no "Portal dos Jornalistas". A entrevista foi feita pela repórter Mariana Ribeiro. Não é para qualquer um.

16.05.12 - Blogueiro profissional

Paulo Cezar Guimarães, ou simplesmente PC, é o que se pode chamar de blogueiro profissional. Com cinco blogs na rede, cada um deles sobre um tema específico, PC diz que apesar de não ser um nerd sempre foi antenado em lançamentos tecnológicos: “Quando lançaram o DVD, fui logo comprar. A mesma coisa com o celular. Gosto de descobrir quais recursos aquela nova tecnologia pode me oferecer”.
Com blogs, em especial, a história foi um pouco diferente, mas não menos curiosa. “Como professor universitário [da Facha, no Rio de Janeiro], levei meus alunos para acompanhar o fechamento de O Globo, com meu amigoJorge Antônio Barros. Quando terminou a visita, já de madrugada, eu e ele fomos jantar. No caminho, fomos abordados com certa agressividade por policiais em uma blitz. Eu tenho cabelo e barba branca, o Jorge é evangélico e nós nos identificamos. Não havia necessidade de tudo aquilo”, conta. Após o episódio, Jorge comentou que publicaria o acontecido em seu blog. Curioso, PC diz que logo se interessou pela explicação do amigo sobre o que era o tal blog. “Logo depois, o Blog do PC Guima estava na rede”, lembra.
Os demais vieram em consequência do primeiro. “Após um período publicando assuntos variados no Blog do PC Guima, notei que eram muitos os comentários sobre esportes. Então resolvi focar sobre o assunto no blog, mas não queria deixar de lado o conteúdo que postava para meus alunos da faculdade”. Foi assim que no ano seguinte – 2007 – PC estreou seu segundo “filho virtual”, o Blog do Professor PC Guima. Um ano mais tarde, este se desmembrou e deu origem a outro blog, agora específico para crônicas, o Crônicas do PC Guima. O espaço mais recente de PC é o Livros de Jornalismo, em que dá dicas de obras importantes para estudantes, professores e profissionais da área. 
Além de seus blogs independentes, PC escreve sobre o Botafogo para o portal do JB. Também utiliza a ferramenta com seus alunos da Facha. “Dependendo da disciplina que estou ministrando, escolho o enfoque do blog. Já fizemos blogssobre os 100 anos de Noel Rosa, Beatles e Woodstock. Agora estamos fazendo um explorando a revista Realidade”, conta.
Sobre a relação internet e Jornalismo, ele comenta: “A internet valorizou a nossa profissão de todas as maneiras, mas também trouxe muitos aventureiros. Por exemplo, um blogueiro que escreve sobre o Flamengo no JB é advogado – muito competente, por sinal. Quando ele se intitula jornalista, periodista ou cronista, eu rebato dizendo que jornalista sou eu. Ele é um advogado blogueiro”.
PC atribui o sucesso de suas publicações justamente ao olhar diferenciado do jornalista. “O leitor entra no blog pra ver uma brincadeira, comentários sobre coisas que saíram na grande imprensa (que, inclusive, eu replico no meu espaço). Porém, já tive chamada de posts publicados no site do JB”, afirma. E completa, assertivo: “Li muitos livros sobre blogs, inclusive estrangeiros. Manter o blog atualizado é o segredo, senão você perde o leitor”.
“O blog que começou como diversão, tornou-se um meio de trabalho. A única coisa que ainda não consegui com eles foi ganhar dinheiro”, brinca o jornalista, que hoje também faz blogs sob encomenda.
Por: Mariana Ribeiro

11 comentários:

Mario_av disse...

Ganhou amigos, PC.
Isto vale mais do que as ações do facebook.
:-)

Reginaldo disse...

Parabéns PC.
Belo texto da Mariana Ribeiro.
Só faço uma pequena resalva: será que você não tinha uma camisa mais bonita e colorida para colocar(tipo vermelha e preta)??.

Um grande abraço.
Reginaldo

Carlos disse...

Onde que vermelho e preto é colorido? Putz...
Parabéns PC!

BLOG DO XEXÉU disse...

EOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEO OLEOLEOLAOLAOLA
EEEEEEEEEEEEEEEEE
VIVA O PCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC

BLOG DO XEXÉU disse...

EOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEOEO OLEOLEOLAOLAOLA
EEEEEEEEEEEEEEEEE
VIVA O PCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC

D Cid. disse...

Parabéns PC....

PC Guimarães disse...

É impressão minha ou o Xexa quer me dar?
Obrigado, amigos.

Anônimo disse...

Metiiiiiiiiiiido!!

TRICOLOR CHORÃO disse...

Parabéns, PC!

snif, snif, BUUUÁAAAA...

Anônimo disse...

Depois reclama da mordida do Leão.
GB

Anônimo disse...

http://www.theatlantic.com/infocus/2012/05/scenes-from-brazil/100300/#img10

Enquanto isso...