sexta-feira, 25 de maio de 2012

PQPaulinho do Lance!SP cai no gosto do público e dos jornalistas

Taí! Bom tema para a gente debater. E gostaria de ouvir a opinião dos senhores, senhoras e tricolores.
Um amigo (a) anônimo (a) do Blog enviou o comentário no post mais abaixo da manchete do jornal Olé (que reproduzo de novo aqui, ao final):
"O nível da imprensa esportiva desceu assustadoramente nos últimos anos. Mais um pouco e as manchetes deverão vir com tarja preta ou, no mínimo, ser proibido fixar nas bancas".
Respeito. Mas vejam o que acabei de pescar no "Comunique-se", site especializado em Comunicação e Jornalismo:

Com alusão a palavrão, capa do Lance cai no gosto do público e de jornalistas

A capa da edição paulista do diário esportivo Lance desta quinta-feira, 24, traz um xingamento de forma “escondida”, como se refere o editor Mateus Benato, criador da frase “PQPaulinho”, que estampa os exemplares do jornal. Mesmo com o uso da sigla característica de um “palavrão”, a ideia foi elogiada pelo público e por demais profissionais da comunicação.
Comentarista dos canais ESPN, Leonardo Bertozzi afirmou, em seu perfil no Facebook, que o Lance conseguiu ser criativo sem precisar de apelação. No Twitter, a maioria dos seguidores do @comuniquese que comentaram a capa do diário aprovaram a frase. “Gostei da capa, temos que parar com esse falso pudor na mídia. Fazem tanta coisa pior por aí”, postou Evandro Oliveira, que fez questão de informar não ser corintiano.
“Fantástica, representa o que realmente sentimos ontem no Pacaembu, parabéns”, comentou Marcelo Scalzaretto. Reproduzir da melhor forma o que os corintianos pensaram e falaram após o gol de Paulinho, aos 44 minutos do segundo tempo, foi o objetivo do Lance, garante Benato. Ao Comunique-se, o jornalista afirma que o técnico do Corinthians, Tite, aprovou a capa ao ver o material ainda no estádio do Pacaembu.
O editor ressalta, também, que esse formato de manchete não é apenas em homenagem aos corintianos. Ele diz que o Lance sempre busca traduzir da melhor maneira possível o sentimento de qualquer torcedor. Sobre o uso da referência a palavra de baixo calão, Benato explica que buscou deixar a ofensa de lado. “Nunca pensaria no palavrão por si só. Do jeito que publicamos, ele ficou visível, mas, ao mesmo tempo, maquiado”.
pqppaulinho_-_capa_-_atualizado
Jornal quis expor o sentimento dos corintianos



Acima, a manchete de capa do Olé e o texto do lancenet

E ainda teve o:



13 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei.
O esporte desperta esse tipo de paixao. As vezes voce ve um pacato cidadao se transformar em um leao feroz a cada erro de um juiz, por exemplo.
Dia desses escrevi sobre a reacao do Sr. Rafael no gol do Pet contra o Vasco. Quando ele xingou, nao estava me xingando, embora eu merecesse, afinal, foram 86 minutos de provocacoes. Ele apenas expressou o alivio com aquele gl heroico.
O jornalista apenas escreveu o que cada corintiano pensou na noite de quarta...
Eu mesmo, no lance do Diego souza, levantei. Lergui os bracos e disparei:
" Vai, Diego, vai Diego, Vai, Diego, Vai Diego... Filha da puuuuuuuta, Diego!!!!!!!!"
Devo ter feito a alegria dosa porteiros e do meu vizinho do andar de cima. Mas era jogo decisivo. Faz parte.
So nao acho legal o jornal estampar um palavrao todos os dias... Mas num jogo como aquele? Pecado perdoado pela criatividade...
Fabio medici

eduardo schiefler disse...

Olha Fábio, eu vou pelo mesmo lado, mas discordo de ti um pouco.
Quando eu era criança meu pai não permitia que eu falasse palavrões, até que ele me levou ao primeiro jogo de futebol do time da minha cidade (C.N Marcílio Dias), depois de 15 minutos de jogo, eu lá comendo pinhão e maravilhado pelo ambiente do estádio, quando de repetente todo mundo se levanta, e meu pai : SEU JUIZ FILHA DA PUTA DO CARALHO !!!!..cara fiquei congelado...meu pai logo em seguida me olhou do tipo "eu posso, tu não"...claro que passando os anos a coisa mudou.
Concordo que foi criativo o jornal, mas o que não me agrada é que esse jornal fica à vista em qualquer banca, e permite à uma criança embaraçar um pai e perguntar o que quer dizer PQP.
Já tem muita porcaria na tv, na internet ao alcance de todos, jornal na minha opinião é algo que deveria ser mais sério, mesmo falando de esportes.

Anônimo disse...

REALMENTE, NA PROXIMA CAGADA DO BOTAFOGO COMO A DE DOMINGO PASSADO CONTRA O SÃO PAULO, QUE TENHO DUVIDAS SE VOLTARÁ A ACONTECER. A MANCHETE DEVERIA SER "O BOSTA É FOGO"

Anônimo disse...

O Bosta é Fogo e a mãe do anonimo ai de cima, uma vaca.

edgard horacio disse...

tudo isso é para agradar a classe "c".
novelas, jornais, etc... tudo vai
baixar de nível.

Anônimo disse...

O OUTRO ANONIMO CONCORDOU QUE O BOSTA É FOGO E XINGA A MÃE DOS OUTROS. EU DIRIA QUE ISSO É UMA CARACTERISTICA DOS BURROS NEGROS. SERIA UM MEMBRO DA FLAGAY ENRUSTIDO? QUANTO A MÃE EU NÃO ACHO QUE A SUA SEJA UMA VACA, PREFIRO CHAMAR DE BEZERRA, POIS MAMA QUE É UMA BELEZA.

santos disse...

Bom, a questão não é retratar o sentimento do torcedor. A questão é, como sempre foi, vender jornal.
Em São Paulo acredita-se que quem compra jornal esportivo é o corintiano, assim como no Rio os editores fazem jornal apenas pros framengueiros.
É bem provável que na próxima vitória importante do Framengo (se tiver) algum jornal vai vir com "É Mengão, porra!".
Acho que isso é nivelar por baixo. O jornal deveria elevar o nível do seu leitor.
Para quem lê em inglês, aconselho um pulo no site do New York Times. Não é um jornal fácil de se ler. Mas, se você insistir um pouco, acaba desenvolvendo seu inglês.
Aqui, ao contrário, os jornais trabalham com um rol de umas duzentas palavras. A ordem é simplificar ao máximo.
E agora, pra piorar, ainda vai vir com palavrão na capa?
Concordo com Schiefler. Foi desnecessário. Foi puro olho grande para vender jornal a rodo pros corintianos.


Vascão 2012

tiago disse...

A mídia impressa busca satisfazer ao seu público, não acho que seja papel da mídia, elevar o nível de ninguem. Esse papel cabe as ecolas e a sociedade. Estão colocando a carroça na frente dos burros.

santos disse...

"A mídia impressa busca satisfazer ao seu público".
Caramba, Tiago, essa história de satisfazer seu público tá parecendo mais é papo de representante de fábrica de consolo, rs.
O jornal impresso, online, 3d, ou o que for, existe é para levar informação. E essa informação pode ser levada adiante aos palavrões ou em linguagem de bom nível. Se for em linguagem de bom nível, melhor para o leitor que ainda pode aprender alguma coisa. Afinal, nem todo mundo teve a oportunidade de estudar em bons colégios, como você. Acho que a leitura continua sendo uma boa forma de aprendizado. Quer dizer, leitura de bons textos, não os do FLance!.


Vascão 2012

tiago disse...

É a minha opinião sincera e não adianta o senhor deprecia-la. Acho que o problema é que, infelizmente nem todo mundo pode estudar em bons colégios,como você. Obrigado por concordar com o meu argumento logo acima. Meu pai estudou em um excelente colégio público e teve que me matricular em um colégio particular. Não porque goste de gastar dinheiro. Acredite. A educação no Brasil foi desmontada.
A culpa não é dos Jornais.

santos disse...

Oi, Tiago, não estou depreciando sua opinião, não. Foi só uma brincadeira bem no estilo do Blog. Mas como fui jornalista, costumo dar mais pitacos em assuntos relacionados à comunicação.
Respeito sua opinião, sim.

Abs,

Vascão 2012

tiago disse...

PQPSantos. Não tem problema.
Desculpa a brincadeira.

santos disse...

Tá tranquilo.

Vascão 2012