sábado, 7 de novembro de 2009

A difícil vida de torcedor: campeão brasileiro de 1987 é o primeiro rebaixado

O sábado não foi bom apenas para o Vasco na Segundona. O Sport perdeu para o Cruzeiro, o Náutico perdeu para o Santos e o Framengo vai dormir no honroso quinto lugar. O Framengo é a esperança dos cariocas na Sulamericana. Mas o Botafogo ainda pode surpreender e chegar entre os 11. Tudo é possível.

Calorzinho fdp no Rio.

16 comentários:

Rodrigo Shampoo disse...

Quem não tem cinco títulos brasileiros tem inveja.

Anônimo disse...

Todos menos os torcedores do S.Paulo,portanto

Zé Luis

PCFilho disse...

Eu considero os Brasileiros desde 1967. Portanto, o Palmeiras e o São Paulo têm 6 títulos, e são os únicos com mais que 4.

Uma pena ver o Sport rebaixado. Mas faz parte, ainda mais num campeonato brasileiro em que 4 caem...

Anônimo disse...

Desespero é foD@!

HuaHuaHua.

Hoje o doutrinador master do futebol brasileiro vai enfrentar o sub-botafogo do interior (copyright by muhlenberg, arthur - in Urublog - 2009)

Choram e torcem juntinhos os timinhos sem título e de camisa xerocada ....

MFDMFB

ps: pelo menos em 2010 vamos ter mais 6 pontos garantidos sem ter que ouvir choro de criança mimada

xexeu disse...

quanto despeito..PC não prescisa torcer contra não, cuidado com a ulcera.

Anônimo disse...

Boa sorte ao 'Recife'... Rumo ao tri-campeonato da série B: 1987/1990/2010!

SRN

Anônimo disse...

PC Filho com pena do Sport... É melhor ter pena do Flu que está quase rebaixado! É cada uma...

SRN

Anônimo disse...

As torcidas dos clubes do Rio e as 'faixas' de obrigação:

Torcida do Flamengo:
O Brasileiro (série a) é obrigação!

Torcida do Vasco:
O Brasileiro (série b) é obrigação!

Torcida do Botafogo:
Se manter na Série A é obrigação!

Torcida do Flu:
Parada gay é obrigação!

SRN

MarvinMep disse...

Peraí, o campeão de 87 é justamente o único (do Rio) que nunca foi rebaixado até hoje.

Anônimo disse...

curioso,porque a taça do campeonato de 1987 eu vi lá na sala de trofeus do Sport

Ze Luis

MarvinMep disse...

Zé Luís, tem outra na sala de troféus lá na Gávea.

E a que está na Gávea, foi ofertada por mérito ao Flamengo pelos grandes clubes do Brasil que não estavam na segunda divisão em 1986 (o seu time não é um desses, não, né? nunca se sabe).

Fabiano disse...

Primeiramente o Sport disputou a série A do Brasileiro de 86 (e não caiu a serie B), como pode o Sport ter disputado a Serie B em 87 ?

Segundo que o Sport é o campeão legítimo de 87 e disputou a libertadores em 88 (pq será que o Flamengo não?)

O que vale é o que a CBF (que é o órgão máximo do futebol Brasileiro) decide, e não o que meia dúzia de clubes acha...

Isso já foi julgado em última instância e não tem mais como ser voltado atrás!

SA

MarvinMep disse...

Nossa, Fabiano! quanto conhecimento em história do futebol!

Me diz uma coisa: qual campeonato os seus times disputaram em 1987? O organizado pelo então recém formado Clube dos Treze (Copa União) ou o da CBF (Copa Brasil)?

Será que seus times, se tivessem tido a capacidade de chegar a final da Copa União, teriam aceitado jogar o tal quadrangular inventado pela CBF meses depois de o campeonato já ter começado e a ser disputado já no ano seguinte?

Parece que não, pois deram apoio incondicional a Flamengo e Internacional para não participarem. Depois de o Flamengo campeão, apenas o Vasco da Gama não reconheceu o Flamengo como campeão brasileiro de 1987 em documento assinado por todos os presidentes de clubes que participaram daquele campeonato (exceto o do Vasco) e ainda do presidente do Clube dos Treze (sim, dois representantes do São Paulo assinaram).

Logo aqui que falam tanto em ética no futebol, continuam dando pano pra manga nessa discussão inútil? Antes de contestarem o título de Flamengo de 1987 (o mesmo que seus times disputaram - há 22 anos!!), discutam com seus correligionários qual é a posição do seus clubes de coração (não ajam contra eles).

P.S. É interessante observar que tem gente que considera os "campeonatos brasileiros" anteriores a 1971 (tem mais é que considerar mesmo), mas não usa os mesmo critérios para o ano de 1987.

P.S.2: O Vasco só não ficou com o mesmo problema na Copa João Havelange em 2000 (apesar de ter criado, por incompetência mais problemas que mancharam a já ridícula história daquele campeonato), porque àquela altura a CBF, além de estar afundada em problemas jurídicos, já tinha a (péssima) experiência de 1987 e resolveu aceitar sem contestar o que fora acordado pelos clubes (inclusive com um clube da segunda divisão disputando o título da primeira, consequência inesperada da virada de mesa em favor do Florminense) e declarou um campeão sem sequer ter organizado um campeonato. Isso foi só pra ilustrar, apesar das condições suspeitas, reconheço o Vasco como campeão daquele ano, portanto, o mais próximo ao Flamengo em títulos nacionais no Rio.

P.S.3: A mesma CBF defendida e respeitada como órgão máximo do futebol brasileiro quando se trata do campeonato de 1987, é a primeira a ser contestada quando o assunto são as supostas robalheiras contra o Foguinho ou a favor dos times de são Paulo.

P.S.4: Chega, né? Vamos falar do campeonato de 2009? Organizado pela CBF e que nesse momento tem um Vasco se reabilitando na Série B, um Fluminense dando seu último suspiro antes de cair de novo e um Botafogo desesperado e despreparado tentando fugir do descenso. Se dessem mais atenção à realidade e aos seus clubes, talvez os torcedores desses três "grandes" cariocas não estariam sofrendo agora.

Anônimo disse...

Até o Roberto Porto (jornalista botafoguense e consequentemente sério) considera o Flamengo campeão de 1987... Talvez o melhor campeonato de todos... só tinha jogaço!

SRN

Fabiano disse...

Como o poder da mídia Fla-Globo consegue influenciar tanto o povo ignorante, não ?

Primeiro que o campeonato já estava defindo entre módulos verde e amarelo antes de começar, mas a rede globo já tinha vendido essa "idéia" de Copa união para o povo e achou que ninguém ia reclamar no final...

A taça de 87 está com o Sport e a taça de bolinhas (1 penta campeão) com o São Paulo, mas os framengueiros preferem se iludir com a taça de bolinhas de isopor, né? rsrsrs

Você acha justo times como o Guarani (2 lugar em 86), Sport e entre outros simplesmente serem excluidos do campeonato de 87 só pq os 13 clubes grandes quiseram?

SA

MarvinMep disse...

Não, a Taça do Penta Campeão ainda não saiu do cofre, simplesmente porque covardemente a CBF não se posiciona a respeito (se já já foi para São Paulo, tanto pior, pois o fez às escondidas como se tivesse vergonha do que está sendo feito).

Minha fonte não é a Globo, mas sim várias na imprensa escrita e na internet e também a minha memória. A sua fonte deve ser a Record talvez, não sei, se limita a indicar a Globo como culpada da confusão.

E concordo que não é justo o vice-campeão ficar de fora do campeonato (estou me lixando para o Sport e os outros), mas isso é o que o seu clube decidiu e na época você deve ter gostado.

Talvez vocês preferissem que tivéssemos mantido 80 times na primeira divisão até hoje. Pelo menos, não estariam três dos principais times do Rio nessa situação ridícula em que se encontram.

P.S.: Sabem quem jogou os aviões nas torres do World Trade Center? Foi a Globo, fez isso pra aumentar a audiência. A culpa dos males do mundo é sempre da Globo. :P