segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Balanço da Rodada. José Luis F admite: "O título do Brasileirão está ficando difícil para o Botafogo"

Num oferecimento das Granjas Couto Pereira (5 frangos pelo preço de 1), Entregas Expressas Ilha do Retiro (sua entrega em menos de 8 minutos), Chocolate Olímpico e Baile do Avaí apresentamos:

BALANÇO DA RODADA

Neste balanço, considerando que já estamos na 6ª rodada do 2º turno, vou me deter na avaliação do desempenho dos times do Rio nos dois jogos, de ida e volta, com os seus adversários da vez. È uma forma mais científica de avaliar o futebol efetivamente jogado em casa e fora, analisando a frieza dos números sem paixões clubísticas que podem obnubilar (nota do editor: framengueiros devem consultar o Aurélio em alguma biblioteca) o raciocínio, conforme tenho visto por aí em colunistas amigos meus.

Fluminense - continua a pré-temporada para 2010. O Cuca até tem feito um bom trabalho, mas o elenco não ajuda. Explicar as regras do nobre esporte bretão poderia ser útil. Algo tipo explicar pausadamente que só se deve fazer gol na área demarcada pelas traves do adversário; nunca nas do próprio time. O Fluminense empatou em 0 a 0 com o Grêmio no 1º turno e perdeu de 5 a 1 agora no 2º turno. Totalizou 1 ponto em 6 possíveis e teve um saldo negativo de 4 gols.

Esses resultados explicam porque o tricolor é hoje o pior time da América do Sul com o pior desempenho relativo de todos os campeonatos nacionais em curso no continente. Para se ter uma idéia, o Fortaleza, último colocado da série B tem 5 pontos a mais que o Flu. O último colocado do campeonato boliviano, o Deportivo Oruro tem um aproveitamento de 27% contra apenas 24% do tricolor das Laranjeiras.

Flamengo - No balanço dos 2 jogos com o Coritiba o mais querido tem um total de 3 pontos em 6 possíveis, com um saldo negativo de 2 gols resultado da vitória por 3 a 0 de ontem somado à derrota por 5 a 0 do 1º turno. Esse balanço, contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento é um sintoma de que as coisas não vão bem na Gávea que, por enquanto, tem se salvado graças a uns lampejos de categoria do jogador mais velho do Brasileirão, o ex-reserva do Goiás, Petkovic.

A favor do Flamengo diga-se que o seu limitado elenco pode se concentrar no Brasileirão porque já foi eliminado da competição internacional em curso logo na 1ª fase e pelo pior time Sulamericano do momento.

Botafogo - Vitória no 1º turno por 2 a 0 e empate sem gols no 2º turno com o Santos totalizando 4 pontos em 6 possíveis e saldo positivo de 2 gols. Não é brilhante considerando que o Santos não disputa vaga na Libertadores mas mostra claramente que é no Botafogo que se concentram as esperanças do Rio de classificar um time para a Libertadores. Aliás como o Botafogo já é o favorito à Sulamericana pode garantir logo por aí a vaga na maior competição de 2010 conforme já previsto na regra deste ano.

O título do Brasileirão está ficando mais difícil. Os jogadores do Botafogo precisam se dedicar mais ao estudo das regras do futebol para entenderem de uma vez por todas que a favor do Botafogo mão na bola dentro da área só é pênalti se forem as duas mãos (mesmo assim essa regra tem exceção nos jogos contra o São Paulo e o Flamengo). Falta dentro da área contra atacantes do Glorioso só será pênalti em caso de fratura exposta. Impedimento do ataque adversário só será marcado se 3 jogadores estiverem em impedimento e fizerem linha de passe entre si. Mais estudo das regras e acabaria esse xororô de dizer que o Botafogo perdeu 14 pontos em erros grosseiros dos juízes.

26 comentários:

Fernando Mattos disse...

Chora PC...Mengão a caminho do G4!!!!

xexeu disse...

e uma injustiça essa comparação que voces fazem dos erros a favor do são paulo e flamengo.
Ex: então me digam os jogos que o fla ganhou no roubo neste brasileiro.,puxa vida parem com isso, o são paulo e imbativel, isso vem arrastando desde o ano passado,caramba isto ai ja e perseguição contra o fla, ja sei o maldito gol anulado do Dodo, desse jeito não vou ficar com do se voces forem pra serie B

Anônimo disse...

Xega Xexeu, tudo com X, que nem a Xuxa!!!

SRN

Anônimo disse...

esqueceu da falta do Emerson sobre o Lucio Flavio antes do gol de empate do flamengo contra o Botafogo?

mario

xexeu disse...

sabem de uma coisa dexisto com x,não vou mais xingar com x, oxes axam axim, xega, podem xorar a vontade, pois xa xei que o proximo flamengo e botafogo vai ser outra xoradeira

PC Guimarães disse...

É só ganhar na bola que não tem PROTESTO.

PC Guimarães disse...

E JLF não falou nada demais.

Xexeu: e também não foi só o impedimento inventado do Dodô. Nos últimos jogos entre Botafogo e Framengo só tem acontecido lances "duvidosos" em benefício do Framengo. Impedimento do Dodô, pênalti inventado no Fábio Luciano (aliás alguém aqui ouviu falar de outro pênalti marcado em iguais circunstâncias? Nunca mais foi marcado um pênalti igual), não expulsão do Juan (por que não expulsaram o Juan? Era um jogo decisivo, início do segundo tempo, Juan era peça-chave no time. Se fosse expulso não jogaria o jogo seguinte). Valeram "tútulos" para o Mengo. Apenas isso.

Fora outros lances em outros jogos como o Mário lembrou. Vcs conhecem o Mário, né?
E o Xexeu e os demais framengueiros não querem que os botafoguenses reclamam.

Se me roubam, eu reclamo, pô!

santos disse...

PC, durante um debate com SRN sobre os costumeiros erros de arbitragem a favor do Urubu, me deparei com um vídeo no Youtube com o lance do impedimento mal marcado quando o Dodô ia fazer o gol na final de 2007. Havia algum tempo que eu não via esse lance. Foi um total absurdo. Retiro o que eu disse antes, que em caso de dúvidas, os caras marcam a favor do Fla. Não havia dúvida alguma, o cara deu impedimento porque quis. Então, quando o Fla ganha roubado, mas a entidade responsável, no caso a Ferj, o proclama campeão, vale. Quando ele não ganha, como em 1987, a entidade responsável (a CBF) diz que ele não é o campeão, mas é declarado campeão moral pela mídia, aí também vale. Vendo a imagem da faixa colocada pela torcida do Santos, proclamando este como o campeão de 1985, acho que é hora de vocês botafoguenses se mexerem também e enfrentarem esse predomínio do Framengo na mídia; afinal, tudo para eles, vale.
Lanço aqui a CAMPANHA BOTAFOGO VERDADEIRO CAMPEÃO DE 2007. Vamos honrar o verdadeiro campeão, vamos trazer a credibilidade de volta ao Campeonato Rio. Já chega de ver o Fla colocar a taça embaixo do braço e levar na marra. Vamos começar a questioná-los também.
Destaco aqui alguns motivos pelos quais considero a campanha legítima.
-- Aquele time do Botafogo era um timaço e praticava um futebol bonito de se ver, bem diferente do futebol de resultados (em campo e extra-campo) de um São Paulo, por ex.;
-- Foi disparado o melhor time daquele campeonato;
-- O time do Cuca não merecia encerrar seu ciclo sem um título sequer, e esse seria o de 2007, surrupiado grosseiramente pela arbitragem;
-- o time do Flamengo era péssimo, desarrumado em campo;
-- o Urubu não ganhou um clássico sequer naquele ano, e olha que o Vasco e Flu eram umas babas (continuam sendo). Que campeão é esse?
-- O Flamengo tomou de 3x0 de um dos piores times do Vasco de todos os tempos, com direito a gol do vovô Romário;

santos disse...

Concluindo: ninguém agüenta mais essa história de a Grande Mídia e a arbitragem decidirem quem é o campeão do Rio, invariavelmente, o Urubu. E, pior, cada vez eles apresentam um time mais fraco. Em 2009, os jogadores do Fla nem estavam interessados no campeonato. Com salários atrasados e desejosos de derrubar o treinador, se arrastavam em campo. Além disso, o Cuca não achava a formação ideal. Se o campeonato tivesse mais cinco jogos, ele escalaria mais cinco times diferentes. Ainda assim, empurrados pela arbitragem chegaram às finais do campeonato, e deu no que deu.
Fica aqui a minha campanha, para restaurar a verdade e a justiça no futebol do Rio.
BOTAFOGO VERDADEIRO CAMPEÃO DE 2007

Gilson, o maior amigo do PC disse...

Impossível ler o JLF sem dar boas gargalhadas. Impagável e imperdível.

PC Guimarães disse...

Santos falou e disse. Só que faço uma pequena alteração: Botafogo tretacampeão: 2006, 2007, 2008 e 2009.

PC Guimarães disse...

Esse tal de Gilson dá boas gargalhadas ao ler o maior colunista do Brasil. Se eu fosse o JLF eu contratava um "adevogado" com a grana que ele ganha aqui no blog e processava esse sujeito. Onde já se viu. O cara escreve coisas sérias e esse Gilson ri!

Anônimo disse...

Pô Gilson,tá certo que você é o melhor amigo do PC mas não fica dizendo que sou impagavel porque vai que o PC acredita e suspende meu pagamento.E aí quero ver como vou pagar minhas trufas do Piemonte

JLF

JLF

Anônimo disse...

O Botafogo foi garfado no Campeonato Carioca de 2007... FATO! Mas pra levar essa idéia à frente é muito complicado... Sem o apoio da grande mídia fica impossível... Ninguém considera o Brasil campeão 'moral' de 1978... Agora, a 'bronca é livre'... Estão no direito de reclamar... Não parem nunca e exijam da Diretoria do Botafogo providências sempre que se sentirem prejudicados...

SRN

Fernando Mattos disse...

Falar do roubo contra o Santos no Brasileiro de 95 ninguém fala né...e a falta do Maurício no Leonardo??? Já esqueceram???

Charles Borer disse...

buáááá, buáááá, buááá
Porra, nunca vi tanto chororô junto.
Depois, os botafoguenses reclamam quando seus filhos se recusam a usar a camisa do time para não serem sacaneados no colégio como chorões.

Fabio Medici disse...

essa coluna do JLF está de matar de rir. Faísca na Libertadores? de qual ano?
Sul-Americana? Só se for a moça que vende chá de folha de coca na frente de estádio boliviano... ou melhor, equatoriano, aproveitando o confronto do Horroroso (ex-glorioso) com o Emelec (A)...
as arbitragens na segundona são piores ainda...
ótima semana,
Fabio Medici

xexeu disse...

e isso mesmo fernando mattos, e na semifinal da copa do brasil, o penalti em cima do jogador do atletico no fim do jogo que o simon,não deu, ai eles ficam mudo

PC Guimarães disse...

É sempre assim. Fernando e mais meia dúzia sempre lembram de jogos "datados" em que o Botafogo teria sido beneficiado pelos árbitros. São 4: esse jogo do Santos em 1995 (mas esquecem de dizer que o jogador do Santos ajeitou a bola com a mão e otras cositas más), o jogo contra o Flamengo em 1989 (em que Maurício fez um jogo de corpo no franzino Leonardo, coisa que o Adriano "Imperador" faz em todos os jogos do Framengo) e ... e...

Ah, teve aquele jogo contra o Atlético Mineiro em que o Simon teria deixado de marcar um pênalti do para o time mineiro numa bola em que Alex deu um carrinho NA BOLA dentro da área. Isso uma ou duas semanas depois de o Botafogo ter sido garfado pelo Framengo no Maraca no fatídico jogo do impedimento inventado do Dodô.

Já que falei em Dodô pode ser que encontrem mais um jogo dos tempos em que o outro Dodô jogava no Andaraí.

O roubo mais novo contra o Glorioso é bem mais recente: foi ONTEM.

PC Guimarães disse...

Eu não disse? Acabei de escrever, fui reler e enconteri o texto do nosso querido Xexeu falando do "pênalti" contra o Atlético. TRrs ou quatro situações dos tempos da minha avó desbocada e desalmada pseudo-favoráveis pró Botafogo contra um caminhão de erros constantes, sistemáticos a atuais contra o Glorioso.

PC Guimarães disse...

Esse Charles Borer é fake. Tem as mesmas iniciais, C e B, mas é falso como um título do Framengo.

PC Guimarães disse...

Fábio Médici entende de erros de arbitragens. Quem esquece os tempos de Roberto Dinamite, aos 45 do segundo tempo, em São Januário?

xexeu disse...

nossa senhora em são januario no tempo do eurico e caixa d agua, não tem pra ninguem, os caras entravam na area era penalti, teve um jogo que não recordo mais contra quem, que o juiz deu descontos ate sair o gol do vasco acham que foram 6 minutos, saiu o gol ele terminou a partida, ainda bem que não a mal que dura pra sempre, e o castigo veio a cavalo hj esta disputando a serie b

santos disse...

O problema do título de 2007 não é "apenas" o lance do Dodô na final. O Framengo não ganhou de ninguém naquele ano. Aqui perto do meu trabalho tem uma banca de jornal que vende vídeos comemorativos dos campeonato vencidos pelos times do Rio. Você vai lá e pede o vídeo do Vasco campeão da Libertadores, da Mercosul e por aí vai. Eu tive a curiosidade de perguntar se ele tinha o título do Framengo de 2007. Ele não tinha. O cara ficou sem entender nada, ele não sabia o porquê, mas não foi feito o vídeo desse campeonato. Lógico que não tinha. Ia mostrar o quê? Não tem uma vitória em clássico pra mostrar. Que campeão é esse? Conclusão: foi um título de m... O erro do árbitro prduziu uma aberração. Esse tri do Framengo tem pés de barro, pra não dizer outra coisa.

Anônimo disse...

pés de barro e apito de ouro

mario

xexeu disse...

atenção diretoria do Clube de Regatas do Flamengo, favor não disputar o campeonato carioca de 2010, senão vai perder a graça