quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Editorial do Blog do PC: zoação, sim; ódio, não

Amigos, amigas e tricolores: recebi uma mensagem via e-mail pessoal de um amigo framenguista que fiz através do Blog. Embora ainda não tenhamos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente, incluo no time de outros amigos que fiz aqui no Blog, como os framenguistas Xexéu e Eduardo, os botafoguenses Léo, Gilson e Mário e o vascaíno Edgard. Antes comentaristas assíduos, hoje esporádicos. O Blog do PC foi feito para zoar o adversário sim. Mas não para fomentar o ódio.

Mantenho aqui praticamente o mesmo estilo que adoto nas redes sociais com os meus amigos. Mas numa boa, repito; sem ódio. E, principalmente, sem fanatismo. O ambiente de cordialidade sempre foi uma marca do Blog. Não à toa que durante parte da existência nunca foi necessário monitorar. O que faço há mais ou menos dois anos. Este Blog não é comercial. Não uso comercialmente e preciso monitorar para evitar baixarias. Vindas de todas as partes, inclusive de botafoguenses.

Se o autor da mensagem abaixo, que não identifiquei por não ser um cara leviano e por não ter autorização para tal, sente saudades do "formato antigo", eu também sinto. De comentários espirituosos que faziam a graça do Blog e estimulavam o debate e as controvérsias.

O blogueiro aqui não vai deixar de zoar os adversários, especialmente o Framengo. Mas não vai permitir mais troca de ofensas entre os visitantes. Claro que não sou perfeito e também erro. Mas nunca desrespeitei nem ofendi ninguém. E não vou permitir que o Blog nem meus comentários sejam pautados por fanáticos a quem não devo satisfações pessoais e profissionais.

Zoação, sim; ódio, não. Se não sabe brincar, como diria William Shakeaspeare, não desce pro play. Seja framenguista, vascaíno, tricolor ou botafoguense. Vamos voltar a usar o humor e o espírito esportivo nas zoações.

Faço minhas as palavras do meu amigo abaixo:

"Olá PC, tudo bem? E o livro, está bombando? Vejo que a repercussão está excelente, em breve o Paulo Coelho vai procurá-lo para pedir estratégias de marketing. rsrs.
Caro Guima, não tenho nada com isso, mas vejo que vc mudou a linha editorial do blog, deixou de ser um blog de "zoação" para ser um blog de ódio ao Flamengo e a seus torcedores, inclusive com ofensas que generalizam e estigmatizam o torcedor do clube, o que acaba por incitar o ódio e a violência, isso, é claro em minha humilde opinião. O Blog do PC está começando a ficar parecido com o (...) RSRS.
Eu li a sua discussão com o (...), e não acho que ele esteja errado. Você citou e abriu um link de um blog completamente absurdo, creio que o fez por desconhecimento, mas trata-se de um blog mantido por vascaínos que criam fatos inverídicos para difamar o Flamengo. Não estou escrevendo isso para criticá-lo ou fazê-lo mudar de ideia, mas para alertá-lo, afinal, você é um profissional sério do jornalismo e professor universitário, blogs como aquele são ao meu ver criminosos, e citá-los, como fez o (...), ou mesmo "ofendê-los" não é nada contrário à ética, porque eles fazem muito pior. Tenho estudado esse tipo de comportamento na Internet para minha tese de doutorado, e conheço bem o que fazem, pode ter certeza de que estou falando com absoluto conhecimento de causa. De qualquer forma, eu acho que existe um limite, muitas vezes extremamente tênue entre as brincadeiras clubísticas e a apologia ao ódio, de qualquer forma, meu amigo, o blog é seu e respeito plenamente seu direito de expressar o que sente.
De toda forma sinto saudades do formato antigo. Não leve a mal minhas considerações, fiz por e-mail, como amigo e personagem do Livro do Senta rsrs

Um abração!!!!" 

Apenas uma observação na frase: "Você citou e abriu um link de um blog completamente absurdo, creio que o fez por desconhecimento, mas trata-se de um blog mantido por vascaínos que criam fatos inverídicos para difamar o Flamengo. (...)"

Realmente não conhecia o blog citado. Apenas reiterei um post dos caras que fala sobre um dos outros jogos citados no livro do SENTA. Um jogo dois anos depois do SENTA em que o Flamengo chorou por causa de uma derrota do Botafogo. Assim como em 1947. Os dois casos são citados no livro. Apenas isso. Claro que meu objetivo não foi difamar o Flamengo. O Flamengo é um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro. Todos se equivalem. Têm suas vitórias, suas derrotas, suas virtudes, seus defeitos. Ninguém é melhor ou maior do que ninguém. 

Vida que segue.


24 comentários:

Anônimo disse...

PC, a sua conduta pessoal e profissional JAMAIS estimularam o ódio. Pelo contrário, impressiona a elegância com que você responde aos visitantes desorientados do Blog.

O que ocorre é que você virou celebridade e suas opiniões e crônicas cresceram de importância no cenário esportivo. Com a expansão das redes sociais, as pessoas não se vêem mais obrigadas a se restringir aos mesmos "comentaristas" da flapress de sempre.

Viva a diversidade e a liberdade de expressão ! E sem essa de que criticar o Sistema dos SENTÕES é promover o ódio.

E com todo o respeito e amor ao SENTÃO que lhe escreveu o e-mail, ele tem na verdade medo de que o "formato antigo" do futebrax brasileiro vá pelo ralo.

O Brasil está mudando e vai mudar mais.

Abs
Pablo

Unknown disse...

Não sei quem foi o confrade que escreveu o e-mail, mas fica aqui minha admiração. escreveu tudo que eu queria dizer e não sabia como...

Logo só me resta: CLAP, CLAP, CLAP...

Unknown disse...

Análise bacana:



http://espn.uol.com.br/noticia/443887_banco-luz-do-fim-do-tunel-do-bota-e-um-trem-vasco-sem-terra-a-vista



Mas é claro: o ITAU agora também fará parte do império do mal...

Marcos Paret disse...

Fomento ao ódio, difamação, blog´s criados para deturpar.

Se o que os framenguitistas fazem, dizendo que somos os menores (sic), esnobando a melhor história já escrita (a do futebol brasileiro) e querendo impor um monte de taças como as deste ano contra o Vasco ou vitórias como as contra Corinthians e Coritiba não for, os primeiros, atos de denegrir e difamar e estes últimos, enganação e grosseria, não sei mais o que tudo isto significa.

Chega de mimimi.

Vamos zoar e zoar muito. Quem não aguentar que chore, ou sente, ou vá buscar sua chupeta em Quintino.

Unknown disse...

Não entendi esta preocupação dos framenguistas com o tal "outros blogs". Certamente tem na Internet blogs que reproduzem o que certas torcidas organizadas fazem nas arquibancadas e arredores. Mas isso é uma característica da Internet e a responsabilidade disso são dos seus autores. Tem de tudo, até site nazista. Quem quiser ter sua opinião própria que visite o tal site. E como sou contra censurar a Internet não vejo nisto um problema.

Cada um deve procurar a sua turma. Se o formato do site ou as pessoas que comentam não me agradam e não estou me divertindo, simplesmente me afasto. É assim que funciona.

No blog do PC tem prevalecido a cordialidade com raras exceções. Às vezes aparecem pessoas imaturas que trocam as zoações por ataques pessoais, ou levadas pelo fanatismo ou quase reclamam de comentários, de zoações e até de outros blogs simplesmente por discordarem. (Pode isso Arnaldo?). Pelo que vi até agora todos estes casos são de framenguistas. Aí o clima não fica bom e o blog deixa de ser uma diversão. É uma pena que certos framenguistas se comportem assim pois a presença dos framenguistas só enriquece este Blog, afinal eles são os mais zoados. Os Botafoguenses teriam um desgosto profundo se faltasse o framengo no mundo.

Parece que agora estamos no auge da petulância framenguista. Os framenguistas querem dizer como os Botafoguenses podem zoá-los. Por exemplo, o framengo não pode ser chamado de framengo, não pode ser citado certos blogs (que só eles conhecem), etc.. Encarnaram o espírito da Globo que determina o que pode. Imagine que, se o fluflu tivesse torcida, os tricolores aparececem aqui querendo nos impedir de chamá-los de bambis e depender de advogados; ou que os vascaínos quisessem nos impedir de chamá-los de vice (zoação framenguista)? Pessoas imaturas não suportam bem a zoação. Acho que o PC tem uma tarefa árdua para manter o bom nível deste imparcial Blog.

PC Guimarães disse...

"Os framenguistas querem dizer como os Botafoguenses podem zoá-los. "
Mata-me de rir. Podem rir também framenguistas. É desse espírito que o Blog vive.
Boa frase também: "Imagine que, se o fluflu tivesse torcida, os tricolores aparececem aqui querendo nos impedir de chamá-los de bambis e depender de advogados; ou que os vascaínos quisessem nos impedir de chamá-los de vice (zoação framenguista)?"

Unknown disse...

FOGO F,



Nós não nos preocupamos com o que os outros blogs dizem, como você mesmo citou, cada um diz o que quer...

O que protestamos, eu ao menos, é vocês falarem em ética, moral e querelas afins e, ao mesmo tempo, serem anti-éticos.

Por exemplo: eu não acho correto, embora respeite, o Pc dizer pra eu não citar outros blogs a passo que ele usou a citação pra referendar sua "zoada"...

PC Guimarães disse...

E até logo mais: alguém aqui tem que trabalhar.
pc (17h38)
Volto depois do debate.
Ah, é Mauro Iasi!

PC Guimarães disse...

"(...)pois a presença dos framenguistas só enriquece este Blog, afinal eles são os mais zoados. "
A frase é boa também. Não vejo o problemas. Cabe a vcs comuns encontrarem uma forma de rebater com HUMOR. Pois é fato que no Brasil os framenguistas são os mais zoados. É disso que eu falo. Nenhum ataque pessoal. Apenas uma constatação.

PC Guimarães disse...

Agora fui mesmo. Boa noite a todos.
Ah, Tarcísio!

Léo disse...

Esses editoriais do literato patrão PC Guima são um plus a mais nas noites do outono português, já estava sentindo falta dessas elegantes palavras no velho estilo "é esporro ou ideia?".

Antes de mais nada, cabe informar que nao abri o link objeto da discórdia por dois motivos: em homenagem ao missivista internético misterioso que afirma tratar-se de um site de "segunda" e, por efetivamente, a assertiva estar correta, eles pertencem a segundona este ano.

Tenho vindo aqui todos os dias, erudito patrão alvinegro, leio sempre tudo, mas nem sempre dá tempo para sentar na mesa e beber um chopp, ademais, com o advento do tablet e o aumento residual da preguiça derivada do avanço inclemente da idade nao posso ficar teclando demais naqueles quadradinhos sob pena de adquirir uma lesao de esforço repetitivo nas articulações dos dedos, e sabe cumué, como diria a doutorada sabedoria mineira: depois de velho sobram a língua e os dedos, portanto, tenho que preservar... correto Xexeu?

O Blog continua firme e forte, encampando ideias divergentes, tirando sarro dos "comuns", fazendo rir nos comentários, semeando a discórdia e colhendo os frutos da mesma em forma de amizade. Duvido que o citado Paulo Coelho com a sua trilogia de auto-ajuda tenha conseguido sacanear tanto na vida como fizemos em épocas passadas e outros continuam fazendo por aqui atualmente. O "camarada" do email nao deve ter saudosismo.

Por derradeiro e "deleve", uma pergunta apenas midiático patrão: você conhece alguém do interior de Minas que tenha recebido das mãos do carteiro um santinho da minha amada Dilma? Pago um trocado pela lembrança deste crime eleitoral.

Agora, vou voltar para o tablete!

Ahhh, Tarcísio...Meira foi genial naquele papel do detetive Aristênio Catanduva, lembra-se? E somente o Blog do PC para me tornar Araponga de Blog..







Marcos Paret disse...

Olha a poesia aí PC.

Ótimo para refletir e ensinar aos iludidos mais novos.

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/meia-encarnada/post/duelo-alvinegro-passado-em-cinza.html


Tá "serto" que os sentões só vão enxergar que a nossa zaga é delivery mas ainda assim, o texto é uma ode ao melhor que o futebol já produziu.

Ante o que representou BotafogoxSantos nos campos, BarçaxReal é um belo retrato na parede e nada mais.

Frederico disse...

Caro Guima, amigos do blog.

Quem leu o Livro do Senta e acompanha este blog já deve ter deduzido de quem foi a autoria do e-mail. Também não sou homem de anonimato (OLHA A BRAVATA AÍ GENTE!), nosso Guima se pautou pelo princípio jornalístico do respeito às fontes, como todos sabem é um jornalista respeitado e ético. Eu assumo, com prazer, a paternidade.

Resolvi escrever uma coisinha a mais e deixar minhas digitais mais uma vez nas já desgastadas teclas de meu velho pc, entendam: velho é o meu pc, porque o nosso PC, esse está tinindo... pelo menos é o que atestam alguns botafoguenses... também vou antecipar uma óbvia gozação: até escrevendo framenguista deixa as digitais rsrs

A verdade é que pelo que li meu e-mail não foi bem compreendido por alguns companheiros de blog. Em nenhum momento passou por minha cabeça, por menos sã que ela seja, que algum botafoguense deixe de sacanear com força a massa flamenga, seria como pedir ao sacristão para descer ao sétimo círculo do Inferno para converter o Capeta, ou pedir ao Capeta para subir ao Paraíso e subornar santos, depende do ponto de vista.

O que entendo é que ESTE blog é diferenciado, ou por favor alguém cite aí um outro que tenha textos escritos sob medida por um Novaes, ou pelo eterno e venerável guerreiro Cid Benjamim???

A diferença também está no fato, incontestável, de que aqui existe uma convivência entre torcidas, ao contrário de outros que descem a lenha aqui e ali, mas só contam com a presença de um determinado grupo de torcedores, blogs de bandeira única, verdadeira masturbação, aqui o negócio é suruba,no sentido figurado, é claro. Com exceção dos dias em que o GB, o Xexa e o PC se encontram RSRSRS.

Tenho vindo pouco, gostaria de voltar mais vezes, mas esse troço de ficar discutindo quem tem mais glórias, títulos, ética, história...francamente, parece a mim um bando de adolescentes reunidos para ver quem tem o bilau maior, e convenhamos, não somos mais adolescentes, somos bem adultos, e aí a tal competição fica parecendo gincana de sauna gay, se é que isso existe, porque realmente não entendo nada de sauna gay.

Enfim, o que prego e prezo é o respeito mútuo, a brincadeira saudável e o divertimento entre amigos. Ou será que alguém prefere escrever para passar raiva????

Um abraço a todos.

Marcos Paret disse...

Já já, a galerinha do play vem ao blog pensando que estamos no play, para dizer que o Botafogo está no Z4.

Calma galerinha sem noção: o Palmeiras jogou antes e assim, podemos já passar mais dois clubes, ele e o seu adversário de hoje.

Anônimo disse...

É impressão minha ou já tem SENTÃO pedindo clemência?

Esse livro do PC tá mesmo abalando Bangu, Grajaú e o Ninho do Urubu.

Daqui a pouco aparece a Regina Duarte dizendo que tem medo do Blog do PC...

Abs
Pablo

Thomas Beta disse...


Tendo em vista que faço várias incursões por aqui, gostaria de deixar claro que jamais me senti ofendido.

Muito pelo contrário, quando começo a constatar que o Flamengo está em baixa, perdendo importância, devido a inúmeros problemas de gestão que não cabem aqui, venho correndo pro Blog do PC, a quem muito admiro pelo boa praça que é.

E aí, após ler de quem admira o Sandro Moreyra e chama o Armando Nogueira de "Mestre", coisas como:

"Aliás, se vc gostasse mesmo da verdade não seria framenguista."

Ou de quem teve presidente condenado por envolvimento em 53 assassinatos e que não foi preso, frases como:

"O Framengo é a maior prova da impunidade no Brasil"

Sempre saio bem mais aliviado e convicto de que torço pelo clube mais importante do planeta, e que só resta aos adversários recorrer ao nonsense para atacá-lo.

Claro que não é bem assim, como já disse. Há muitas coisas que poderiam ser ditas e que chateariam os flamenguistas. Espero que vcs não aprendam nunca.

Não muda, PC!

Abraço

Thomas Beta disse...


"esnobando a melhor história já escrita"
(Marcos Paret)

Cara, acho que matei a charada.

O Marcos confunde história com estória, ou então, já que alguns dicionaristas condenam o "estória", vc confunde História (ciência) com história (conto).

História (com maiúscula) não se escreve! O que se escreve são histórias. Vc falou a verdade sem querer! Só assim mesmo...

Claro que vcs escreveram (contaram) ótimas histórias! Afinal tinham um timaço: Armando Nogueira, Sandro Moreyra, Geraldo Escobar, Cláudio Mello e Souza, Luiz Mendes, Waldir Amaral, Geraldo Borges, Clóvis Filho, Otávio Name, Oldemário Toguinhó, João Saldanha, etc. É o time dos jornalistas!

É como falou o Ruy Castro: "Para um clube do qual se dizia que tinha apenas dezoito torcedores, era como se todos esses dezoito vivessem com uma caneta ou um microfone na mão. "

Era um mundo maravilhoso, onde seus jogadores eram agraciados com apelidos pomposos, todos dados por jornalistas (Povo? Que diabo é isso?): Furacão, Enciclopédia, Possesso, Canhota, Folha-Seca, etc. Os melhores dribles e até frases de seus jogadores saíram das canetas dos citados.

Só que, caro Marcos, História é algo bem diferente. A de vcs começa com um título dado pelo Caixa D’Água. Melhor parar por aqui. Não acha?

Unknown disse...


Além de frangueiro, lhe faltou humildade para admitir que ERROU sete vezes:

"Preferia perder por 1 a 0 com um erro meu do que perder de sete"

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/07/1483069-preferia-perder-por-1-a-0-com-erro-meu-diz-julio-cesar-apos-a-goleada.shtml

PC Guimarães disse...

Armando Nogueira foi um dos maiores textos da história do jornalismo esportivo. Qual o crime dele? Ter trabalhado na Globo? E o Botafogo passou 21 anos sem títulos mesmo com um monte de repórteres na Mídia. Aconteceria o mesmo se fosse o Framengo? E dar apelido a jogadores sempre aconteceu no futebol. Galinho de Quntino, Geraldo Assoviador, Julio Cesar Uri Geller... Arrume outras desculpas, amigo. Vcs, comuns, não perdem essa mania de rebater tudo. SEmpre justificando com os suspostos erros de outros. E não vamos falar de presidentes. Quem teve George Helal, Edmundo Santos Silva, Kleber Leite, Patrícia..., Márcio Braga...

santos disse...

Léo:
"(...) depois de velho sobram a língua e os dedos".

Amigo Léo, já inventaram o Viagra justamente pra resolver esse problema. Deve ter isso aí em Portugal. Talvez os portugas o conheçam por outro nome. Como em terras lusitanas os nome são todos ao pé da letra, eles devem conhecê-lo por algo como "levanta-porrete", "acorda-morto", "alegria de perseguida" (parece nome de cachaça, né?) ou algo assim.

Eu, claro, nunca usei, mas dizem por aí que é uma maravilha!

Abs, Léo, e vê se "aparece" mais vezes.


Vascão 2014

Marcos Paret disse...

hahaha.

Confundo história com estória.


Thomas, como sempre, repetitivo, hilário, totalmente histriônico.


Há anos venho mostrando aos mais novos quem construiu a história do nosso futebol brasileiro, caro sentão.

Leia o link que mandei aí e procure, de novo, o play para encontrar platéia.

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/meia-encarnada/post/duelo-alvinegro-passado-em-cinza.html


Não fui eu quem escreveu este, mas presenciei sim, uma parte notável desta história na qual o menguitinho sequer posava de coadjuvante.


Seu time é apenas mídia meu caro. Um titulozinho importante aqui e ali, sem maracutaias (é um dos 4 grandes do Rio) mas longe desta grandeza toda que querem alardear.

_______________

Mas cuidado com "..Povo? ..Que diabo é isso?.."


Não achei que você gostava deste tipo de descalabro.

Cristian Hofman disse...

A minha opinião,
Discordo e conconcordo com com o amigo rubro-negro:
A discordância é em relação ao amigo acusar o PC de fomentar o ódio. Em nenhum momento nesses mais de um ano em que frequento o blog, jamais presenciei tal fato, e apenas vejo o conceito da "zoaçao" e até admiração ao CRF.
Frequento o blog exatamente por todo esse conceito comigo e folclórico de exaltação e crítica ao Fla, e nós, rubro-negros estamos aqui exatamente para "contrazoar" os argumentos dos faíscas (estou zoando) e provar que seu clube não tem porte para enfrentar o CRF.

A parte em que concordo e que ódio e a intolerância são disseminados por uma pequena minoria de imbecis que se dizem torcedores do botafogo (falando sério) , e usam isso como pano de fundo para atacar e a instituição CRF ,a grande mídia do país e os poderes constituídos como se fossem inimigos mortais.
O blog do PC e o PC nada tem haver com esses recalcados extremistas que aqui aparecem. O melhor a fazer é ignorar.
Continue no blog e divirta-se!

Jferson disse...

De vez em quando comento aqui no Blog, e não percebo incentivo ao ódio. Acho que quem deixa se levar pela brincadeira e perde a linha deve urgentemente se tratar. O único ponto que discordo de certas "zoações" é usar problemas sociais como pobreza ou violência no futebol, chamando e generalizando Flamenguistas ou quaisquer outros torcedores de "Bandidos", "Analfabetos", etc... Já vi em algumas ocasiões páginas anti-Flamengo ridicularizando CRIANÇAS por serem Rubro-negras. Isso sim, é ódio descabido e deve ser combatido. No mais, parabéns ao PC pelo blog e por buscar retomar o futebol saudável, com zoações e reconhecimento de mérito dos rivais quando necessário. Afinal, se há uma VER-GO-NHA ( rsrsrs),é a forma como o Brasileiro coloca o Futebol acima de seus semelhantes muitas vezes. Um abraço e Saudações Rubro-negras.

Caju disse...

Fala PC...quer dizer que saiu uns tiros essa semana aqui?! Hehehehe

Nada mais natural, até porque o futebol mexe muito com o ego e até porque não, com um certo grau fanatismo, para o bem e para o mal. Vide caso Aranha.

Mesmo com a linha editoria completamente voltada ao "antiflamenguismo", e isso é um direito apenas seu, como dono e editor, aqui ainda não nos proíbiu de tecermos críticas e rebatidas, tanto da forma mais equilibradas, como as mais fanáticas.

Como disse Thomas Beta, a "Historia" que nosso clube escreveu está lá, intocável, mesmo que algumas vezes aqui, tentam deturpar a mesma, sempre com mil e uma teorias conspiratórias que envolvem a CIA, KGB e até a Securitate romena...rssss.

Isso, na minha humilde opinião, é um erro, mas para outros pode ser a tábua de salvação para nos criticar. Relembrando do "fakes" como do Maxi Rodriguéz e Libertadores, "compra" do título da Copa do Brasil do Atlético-PR, trafico de influência da Peugeot no BNDES e outras invencionices...Mas, isso é a sua decisão em coloca-la ou não, e partir dela desenvolver a sua ideia de opinião.

Assim, não vejo problema nenhum em seguir essa "linha editorial", porém também deverá esperar criticas variadas, até porque o Faísca em si, para nós, já é uma anedota ("quatro grandes que se equivalem". Tá bom......rsss.)

Bom, para finalizar, falando de presidentes,e do amigo do "bacharel" ... Bom, deixamos para lá...rsss

Tá feia a coisa lá no "Soldado" Severiano....Hehehehe

"Senta" Limeirinha...Senta no Z4.

SRN!