domingo, 20 de janeiro de 2013

Flamenguista que pensa consegue entender o que foi Garrincha, o que é o Botafogo e o que é ser botafoguense

"Ele não estava interessado, de uma certa maneira, em vencer a partida e nem em ser campeão; nem em receber o bicho da vitória e o prêmio pela conquista do título. Ele estava interessado em jogar futebol, em driblar, em ir a linha de fundo, fazer gol. É como se o futebol fosse uma grande brincadeira." (Ruy Castro no Jornal Nacional de sábado, dia 19 de janeiro de 2013).


É o que eu sempre disse aqui e torcedores de times comuns não entenderam. 

Mestre Ruy Castro matou a pau no Jornal Nacional de sábado ao falar sobre o maior jogador de futebol de todos os tempos. Provou que entende o que é o verdadeiro botafoguense. Campeão qualquer um é. Torcedores de times comuns vivem se vangloriando de títulos. Nem se importam com a forma como foram “conquistados”. Mas nunca terão Garrincha, nunca entenderão Garrincha. Nunca entenderão a grandeza de ser botafoguense. Garrincha ninguém conseguiu ser. Nem conseguirá. Botafogo é pra sempre. O botafoguense é diferente.

Para ver e ouvir a frase do Ruy, clique aqui e ouça a partir dos dois minutos do vídeo.

12 comentários:

Unknown disse...

PC, realmente torcer para o botafogo tem que ser uma brincadeira. Nenhum torcedor adversário leva o botafogo a sério, ou seja, até os rivais veem o botafogo como uma brincadeira. Aliás, se não fosse aquele gol do Túlio contra o Santos completamente impedido... o botafoguense estaria pior que o Atlético, mas brincalhão do que nunca
ST.

PC Guimarães disse...

Onde vc ouviu isso, Pedro? Na Globo? Passou a acompanhar futebol quando?

Unknown disse...

Acompanho futebol há trinta anos. Sou da época em que o botafogo era piada de botequim (fiado só quando o botafogo for campeão, lembra?), até que veio aquele gol do Maurício, jogando a bola e o Leonardo, juntos, pra dentro do gol. A Globo não me enganou, eu vi! rsrsrs. Brincadeiras a parte, seu blog é legal, mantem aquela zoação tradicional entre os clubes da cidade. Domingo tem clássico vovô.
ST.

Unknown disse...

Maurício jogando o lateralzinho que pagou de marginal na Copa de 94 para dentro do gol (framenguista na seleção só serve para isto... Felipe Melo que o diga)?

E o juiz que vocês levaram a campo na Taça GB dando as costas no gol do Paulinho Criciúma, na Taça GB, quando viu o seu frangueiro bater roupa?

Memória seletiva, hein?

E outra coisa importante: O FUTEBOL NO BRASIL JÁ TEM 108 ANOS EM MATÉRIA DE COMPETIÇÕES OFICIAIS.

30 anos é só a fase das estorinhas do vovô Marinho, que queria botar suas chinelas e ficar vendo Zico chupetinha tentar ser lenda MAS TEVE QUE NOTICIAR A SAÍDA DO MAGRICELA DA ITÁLIA VESTIDO DE MULHER PARA FUGIR DO FISCO.

Acho que a história foi assim.

Se não foi, desminta por favor.

Unknown disse...

Agora o que interessa: time, estrutura e organização.

PC. Que gramado é aquele, hein?

Uma pelada no sábado à noite, atletas do Duque de Caxias hoje tomando um baile, pisando de bico com tanto drible que levaram, e o tapete acaba o jogo inteirinho?

A periferia não vai aguentar.

Já já vão achar defeito novo naquela maravilha.

Aliás, saiu (foi inaugurada) a alça (o acesso) para a Linha Amarela. Adeus engarrafamento na saída dos estacionamentos do setor Norte.

Chupa periferia!

PC Guimarães disse...

Obrigado pelo elogio ao nosso Blog, Pedro Jensen. Seja bem-vindo ao verdadeiro Bando de Loucos. Independente de raça, credo ou clube. Mas o mais zoado nunca foi o Glorioso. E lembrou bem o Cacau nos votos de boas-vindas. Só choram por causa do jogo de corpo do Maurício, mas "esquecem" do absurdo gol anulado do Criciúma. E se o ST é saudações tricolores, o amigo não tem a menor condição de zoar ninguém. Nesses 30 anos você ouviu falar no José Carlos Villela, o Rei do Tapetão?

Unknown disse...

Vamos deixar esse negócio de tapetão pra lá, pois vai sobrar pra todo mundo, inclusive pro seu botafogo, que já recebeu umas boas ajudinhas no tapetão.

Cara, vc viu como o gramado do engenhão está perfeito para o tricolor conquistar mais um título lá?
Abç.

Unknown disse...

O tricolor disse: "VAMOS DEIXAR O TAPETÃO PARA LÁ"...

Tradução - não me lembre como foi construída a nossa história.

Hoje, decerto, morreremos todos de rir.

Unknown disse...

A história do fluminense foi construída primeiro fundando o futebol no rio e depois fundando a própria seleção brasileira. É uma história tão forte que até uns garotinhos endinheirados de botafogo iam assistir ao tricolor e resolveram criar um timinho de bairro.
Cacau, vou te lembrar a história do botafogo no tapetão: rebaixado em 86 e salvo pelo clube dos 13 em 87. Vale a ressalva da grande sacanagem com o américa, que foi semifinalista em 86 e desceu no lugar do botafogo; rebaixado em 93 junto com o atlético mg (ambos salvos pela cbf que, por sua vez, havia virado a mesa antes para tirar o gremio da segunda divisão. Aqui foi virada de mesa dupla; rebaixado em 99 e salvo pelo tapetão. Ganhou os pontos do SP após uma sova de 6 a 0. O Gama entrou na justiça e ia ganhar, rebaixando o botafogo. Resultado: salvo novamente pelo clube dos 13, que criou a copa JH.

Unknown disse...

No brasileiro, o que já teve de mala branca quando o menguinho perdia já no finalzinho até para si mesmo e de repente, era goleada no Palmeiras, eram vitórias em sequência de um time sem a menor condição para isto.

Posso citar sem medo de errar os brasileiros de 2005 e de 2012 para ilustrar tal afirmativa.

Agora, virada de mesa maior, clássica, sem vergonha e inigualável, como a de ficar NA LANTERNA DO CARIOCA DE 1933, saber-se haver série de acesso e se recusar a disputá-la, não é somente vergonhoso mas sim, uma afronta à moral.

Em 1933, até um time chamado Modesto ficou à frente do menguinho no carioca (claro.. redundância... o timeco foi o lanterna da competição).

Flamengo: ilegal sim, e daí?

PC Guimarães disse...

Agora explica aí o gol do Wilton com a mão, meu nobre Pedro. E no Framengo!

Unknown disse...

Cacau, vc esqueceu que a mulambada foi a primeira a virar a mesa no esporte mundial. Dizia o regulamento em 1912 que todo time iniciante deveria jogar a serie b antes de chegar a elite do carioca (como fez o vasco, por exemplo) e eles foram para serie a direto.

Porra PC e não sou tão coroa assim, mas se for para escolher, prefiro o gol do Lula em 71. Estavas lá? Mas a maior vitória de todos os tempos de um clube de futebol foi em 95, no gol de barriga. Essa felicidade só o tricolor tem.