segunda-feira, 11 de junho de 2012

Do fundo do baú: Gol 1.000 no Fogão? É ruim, hein...

Foto: reprodução da internet

Hoje cedo, zapeando na Rede, encontrei antigos textos meus publicados nos bons tempos em que fui Editor no Rio do "Jornal de Debates", do meu querido amigo Paulo Markun. Como este sobre a tentativa do Romário de fazer o milésimo gol (segundo as contas dele) no Botafogo.

"Diz a lenda do futebol que uma vez jogavam Santos e Vasco e o segundo ganhava do primeiro de 1 a 0. Fontana, zagueiro do Vasco, tri-campeão do mundo em 1970 na reserva de Piazza, era um zagueiro vigoroso, mas pouco técnico e resolveu tirar onda com Pelé. Bem próximo ao Rei do Futebol, chamou seu companheiro de zaga, Brito, titular da mesma seleção e perguntou:


"E aí, Brito? Você ouviu falar num tal de Rei?".


Brito, cauteloso e preocupado, respondeu:"Deixa disso, Fontana. Não provoca o homem!".

Pelé ouvia calado. Fontana insistiu:"Ouviu ou não ouviu falar? Eu não estou vendo Rei nenhum...".

Faltando poucos minutos para acabar o jogo, Pelé fez dois gols e decidiu a partida. Antes de sair de campo, olhou para Fontana e disse:"O Rei sou eu!".

Sou um privilegiado. Vi Pelé jogar e vi Romário jogar. Mas vi também Reinaldo Rei, Paulo César Caju, Maradona, Zico, Beckenbauer, Falcão, Sócrates, Jairzinho, Rivelino, Gerson e, mais recentemente, Ronaldinho Gaúcho. Vi muito pouco Garrincha e Nilton Santos, em final de carreira. Ouvi falar de Di Stefano, de Puskas, de Zizinho, Ademir e Jair Rosa Pinto. Romário disse na televisão que depois de Pelé, vem ele. Seguido de Maradona e, depois de pensar muito, Zico. É. Pode ser.

Ontem eu vi o Romário na tevê. Contra o meu time, o Botafogo. A festa já estava pronta desde a segunda-feira passada, depois que Romário não conseguiu fazer o milésimo gol contra o Flamengo. Achavam que era "carta marcada", "fato consumado" etc. Levaram um troféu horroroso para dentro de campo, a família do Romário recebeu crachás comemorativos e a torcida do Vasco compareceu em peso ao Maracanã. Tudo pronto para a festa. Chegaram a colocar uma rampa de acesso das cadeiras para o campo. O juiz disse que o jogo poderia ser interrompido para as comemorações.

Como sempre acontece nessas situações, não lembraram de combinar com o adversário. E esqueceram que Márcio Theodoro não joga mais no Botafogo e que Romário não é Pelé.

Manchete de hoje no jornal O Dia: "Gol 1.000 no Fogão? É ruim, hein...".

Se por acaso alguém quiser ler outros sobre assuntos diversos, clique aqui.


7 comentários:

Fla Cruzeiro disse...

VALEU PC AGORA O BLOG VAI SER MAIS FAMILIA, PAU NOS ANONIMOS,

Mario_av disse...

Esta história do Fontana tem uma outra versão.
O Pelé pega a bola do jogo, entrega para o Fontana e diz:
"Leva de presente pra a sua mãe, diga que foi o Rei quem mandou".

welles disse...

Foi sensacional os jogos, a expectativa, o goleiro do Botafogo era jovem na época, todo mundo fazia gol no jogo menos Romário ,ai o jogo foi para os pênaltis e os repórteres queriam saber se bater conta ou não conta, até que Romário coloca a mão na coxa e diz “não vou bater”..

Haaaaaaaaaa Vasco ,só o Vasco me dá essas alegrias

Merece o vídeo do Jogo PC ,os Vascainos Merecem


Welles

eduardo schiefler disse...

PC, não sei se foi no mesmo jogo, mas o Canhota uma vez contou que um zagueiro falou, cadê o rei?? falei pra minha mão que ia jogar contra o rei, mas cadê o rei...dizia o canhota que o Santos perdia por 2 ou 3 gols, e que no fim o Pelé virou o jogo, e no fim da partida ele pegou a bola, e foi até o zagueiro e falou, "pega a bola e dá pra tua mãe!"

Em dias de Caio Ribeiro, Neto....o canhota secava o mengo na cara dura, mas faz muita falta comentando jogos na TV,

Fabio Medici disse...

tem uma historia parecida, mas aconteceu na Rua Javari, onde a torcida do Juventus vaiava o Pelé o tempo todo e ele realmente nao jogava bem. COm raiva, avançou, driblou 567 jogadores e marcou o gol mais bonito da carreira. No filme Pelé Eterno, eles recriam esse gol pelo computador...
abs

Fabio Medici disse...

e o jogador do River? Vai dar sangue assim pelo time la longe...

http://globoesporte.globo.com/platb/brasilmundialfc/2012/06/11/stress-argentino/

Mario_av disse...

Esqueceu o OB?