terça-feira, 19 de abril de 2011

Colunista flamenguista assume que tem uma "queda pelo Botafogo"

Pago R$ 1,99 por mês ao Sydd Benn, o Interino. É um desses cinquentões ressentidos (no caso dele, sessentão. Ou seria setentão?) que passaram a infância e a adolescência sendo gozados pelos amigos na escola. Na época ainda não se usava o termo zoar; eles eram gozados mesmo. Por trás e pela frente. Muito menos a expressão "bullying" estava na moda. Bastava ter um jogo Botafogo e Flamengo, Manguinha fazer a feira no sábado por saber que o bicho era certo no domingo, para eles se esconderem atrás das saias das "mamis" pedindo para não ir à escola na segunda, geralmente na zona Sul. Botavam o uniforme lavado e engomado com Rinso, passavam Gumex no cabelo, vestiam meias três quartos, sapatinhos envernizados e iam serelepes direto pra sala da "tia" na esperança de fugir da hora do recreio. Eram capazes até de doar o conteúdo das merendeiras (geralmente maçãs embrulhadinhas, pão doce e suquinho de laranja coada).

Mas aí veio a Ditadura, o Walter Clark, o Márcio Braga e a Globo e ... o resto da história vocês já conhecem.

Com vocês, Sydd Benn, o Interino:

“O presidente me disse que precisava montar um time forte, de personalidade, pois não aguentava mais perder do Flamengo nas finais. Já conhecia a força do Flamengo e fiquei empolgado com o desafio.”

As palavras não são minhas, mas do maior ídolo do Botafogo, Loco Abreu, numa entrevista de página inteira ao Globo de domingo último. O “presidente” a que ele se refere é o presidente do Botafogo – sem dúvida a mais abalizada voz para falar sobre o clube.

Penso que Loco Abreu é um jogador apenas bonzinho. Mas tem uma inteligência acima da média entre seus pares. Comparado com Alessandro, por exemplo, pode ser considerado um verdadeiro Einstein. Sua personalidade e sua inteligência compensam, em parte, suas deficiências técnicas.

Na entrevista ao Globo ele teve a coragem de se referir ao maior problema do Botafogo nas últimas décadas: o complexo de inferioridade diante do Flamengo.

Só vi tamanha sinceridade numa conversa entre PC Guimarães e Osvaldo Munteal, na sala de professores da Facha, onde dou aulas. Os dois – sem saberem que eram ouvidos – desfiaram as mágoas, chegando quase às lágrimas. PC chegou a confidenciar uma de suas grandes frustrações: que sua mulher era Vasco e – pior! - sua filha era Flamengo.

A cena era tão pesada que guardei um silêncio respeitoso na época, dando um prazo de carência para revelar o que eu e o professor Gilson Caroni ouvimos.

Já disse nessa lista que tenho muitas razões para gostar do Botafogo.


Alinho algumas. 1) Meu pai, figura muito querida, era botafoguense. 2) Fui vice-campeão de futebol de praia como quarto-zagueiro do infantil do Botafogo (até 15 anos), cujo técnico era o lendário Neném Prancha. 3) O Botafogo ocupou o lugar do América em meu coração: é aquele time médio que mantém alguma competitividade, mas não chega a ameaçar.

Por isso mesmo, lamento ter acertado no diagnóstico que fiz depois da saída do Joel: com o time (?) que tem, o Botafogo não pode se dar ao luxo de jogar aberto. Tem que ficar na retranca, esperando o erro do adversário. Esse rapaz, Caio Júnior, vai cair logo, caso não reveja a disposição de jogar no ataque.

Fico na esperança de que o Botafogo consiga vencer o Avaí quarta-feira, de forma a seguir na Copa do Brasil. Espero, também, de todo coração, que não precise da ajuda do juiz, como ocorreu quando eliminou o River Plate de Sergipe, na fase anterior da Copa do Brasil. Como é de conhecimento geral e foi fartamente demonstrado pelas imagens da TV, o Botafogo beneficiou-se por um gol em que a bola não entrou. Só assim prosseguiu na competição.

Agora, fora do estadual, seria muito ruim se meu segundo time fosse também eliminado da outra competição que disputa, porque isso o obrigaria a ficar parado por quase 30 dias, até começar o campeonato brasileiro.


E sobre o campeonato carioca, lembro ao amigos botafoguenses PC, Zé Luiz Fevereiro e Passarinho: fosse ele disputado em pontos corridos, o Flamengo – o melhor time do Rio – já teria sido campeão com uma rodada de antecedência. Mas como a vida é cheia de injustiças, teremos que disputar a final (caso não sejamos também campeões da Taça Rio). Que seja assim. Não vamos ficar de chororô. Nos damos ao respeito.

PC, Fevereiro e Passarinho, eu os tenho na conta de pessoas que querem a justiça, por isso, pergunto: vocês torcerão pelo Flamengo? Ou se somarão à torcida arco-íris?

Espero que a ética fale mais alto.

E, já que falei na torcida arco-íris, penso que seu representante será o Vasco, que cresceu com a vinda do Ricardo Gomes e as contratações que fez.

Não acho ruim. Apesar da minha queda pelo Botafogo, devo dizer que, como vice, prefiro o Vasco. Perde com mais dignidade. Não fica com aquele chororô patético diante das câmeras de TV.

Por fim - devo confessar - me equivoquei. Não acreditava que fôssemos ter um pequeno nas semifinais da Taça Rio. Achei que teríamos apenas times grandes e médios.

Mas os melhores analistas também se equivocam.

34 comentários:

Anônimo disse...

PC, que história é essa de não haver bullying nem zoação, só gozada? Quando você era criança você era muito gozado?

PC Guimarães disse...

Quando eu era criança meu time tinha um ataque assim: Rogério (Zequinha), Gerson, Roberto, Jairzinho e Paulo César. Era eu quem gozava os menininhos framenguistas. Vc deve ter sentido.

Rodrigo Shampoo disse...

Perfeita análise, Sydd Benn. Agora é aguardar as lástimas "chorosas" dos botafoguenses que inventam histórias mais mirabolantes do que Star Wars para argumentar a deficiência do time médio do canil!

Agora que história é essa, PC? Quando você era pequeno seus amiguinhos te gozavam muito?

PC Guimarães disse...

Aliás, tinha um que morava na Voluntários da Pátria, que lutava jiujitsu e era muito estranho. Pela frente era uma dama, mas por trás era muito estourado.

Anônimo disse...

Um autêntico idiota esse Sydd Benn

PC Guimarães disse...

Depois do cinquentão ressentido, o "teen" afetado.

Anônimo disse...

O Botafogo seria campeão nos últimos cinco anos se o campeonato fosse por pontos corridos seu mané.

Rodrigo Shampoo disse...

Tá vendo só, os botafoguenses não poder ler a verdade que começa a ofender. Totalmente sem argumento.

É triste ver que a torcida que segrega e diz ser superior baixar o nível desta forma com um cara tão racional e sensato como o Sydd Benn.

Daqui a pouco chega o insano do Aqipossa proferir palavras ofensivas contra mim. Que pena!

Agnaldo Timóteo disse...

Apesar de não gostar do que ele escreve, não posso deixar de dar razão ao Sydd Benn.
De fato, está difícil torcer pelo nosso Botafogo.

Anônimo disse...

quem é esse syddeu benn. nunca ouvi falar.

PC Guimarães disse...

Esse Agnaldo Timóteo é o alterego do Sydd Benn.

PC Guimarães disse...

Alô alô, Sydd Benn: já tem pra hoje, hein! Ganhou um fã aqui no Blog. Né, Shampinha?

Frederico disse...

Verdade seja dita o campeonato carioca está uma M... ninguém jogou nada até agora. Só vale pela zoação e rivalidade.Estou desanimado e esperando o brasileiro com preocupação, se não houver uma mudança, difícil de acreditar, nossos times vão se arrastar e torcer para que não aconteça o pior.
ABS a todos

BLOG DO XEXÉU disse...

rEALMENTE FREDERICO TIRANDO O FAISCA QUE ELES ACHAM QUE TEM UM TIMÃO, OS OUTROS VÃO TER QUE MELHORAR NO BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE A DEFESA.

BLOG DO XEXÉU disse...

PC ja que vc falou do zequinha, na epoca eu fiquei revoltado o flamengo trocou o zequinha pelo zelio, o gb lembra disso, era o tempo do jogo de botão.

eduardo schiefler disse...

PC, eu imagino a cena desse cara conversando contigo sobre futebol, deve ser uma comédia !!

Anônimo disse...

time do Flamengo, ter que melhorar ? ué , não contratarm o maior jogador de todos os tempos da última semana ?...aliás que constrangedor aquele dia com o grande craque em campo e a torcida gritando o nome do Adriano. Acho que o Flamengo tem um timaço, não deveria mexer em nada, tá muito bom pra jogar o brasileiro e qualquer competição internacional. Te cuida Barcelona.

Anônimo disse...

Para de falar asneira Xexeu.

PC Guimarães disse...

Eduardo: ele é que nem todo framenguista. Só aparece quando o Framengo ganha e foge do pau quando o assunto é roubalheira. Só que assume. Fica de gracinhas dizendo que "time grande é sempre beneficiado".

PC Guimarães disse...

Essa troca do Zequinha pelo Zélio é da época em que se formou a geração dos Cinquentões Ressentidos.

eduardo schiefler disse...

:)

Anônimo disse...

Botafogo está virando um novo América-RJ, um time que não faz mais mal a ninguém e ganhou a simpatia dos torcedores dos outros times.

Anônimo disse...

participou das todas as finais nosúltimos 5 anos, ganhou dois títulos, várias taças GB e Taças Rio...realmente é bem parecido como América. Até o estádio é parecido, que por sinal, bom lembrar, o América também tem um , coisa que nem isso a dupla fla-flu tem.

ahhh é verdade, o Vasco, esse que não sabe o que é um título há 8 anos, também tem um campinho. tá meio velho caindo aos pedaços e mal cuidado, mas ainda é.

Anônimo disse...

Quanta bobagem.

Anônimo disse...

Pensando bem, disse uma idiotice. De fato o Botafogo está cada vez mais parecido com o América. É preciso admitir isso.

Anônimo disse...

De fato, quem participou de todas as finais foi o Vasco

Anônimo disse...

Tá todo mundo falando que o Vasco está 8 anos sem título, mas nós fomos campeões da SérieB, coisa que nem o faísca e nem o flu-flu conseguiram.

Anônimo disse...

parabéns pra você

Anônimo disse...

nesta data querida

Carlos disse...

muitas felicidades...

Anônimo disse...

Muitos anos de vida !

Anônimo disse...

É interessante o recalque desse mulambo tal de SydBen (PC, isso é nome artístico?).

O sujeito deve ser um poeta que se desequilibra quando fala do Botafogo. Deve ser trauma de infância, ou trauma da cavadinha do Loco Abreu. A maior humilhação a que já submetido um clube de futebol em pleno Maracanã.

Se o Botafogo é tão inofensivo, porque gasta tanta tinta para "convencer"? Parece aquele menino que não come ninguém e fala mal de quem come pras meninas se afastarem. Geralmente o tiro sai pela culatra...

Abs
Pablo, que assim como o Gilson Lucas no domingo estará leve como um policial do BOPE em férias no Caribe...

Mario_av disse...

"Botavam o uniforme lavado e engomado com Rinso, passavam Gumex no cabelo, vestiam meias três quartos, sapatinhos envernizados e iam serelepes direto pra sala da "tia" na esperança de fugir da hora do recreio."

Você quis dizer que o cara ia disfarçado de tricolor para a escola?

Rodrigo Shampoo disse...

hahahahahahahaha... Boa, Mário!